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sábado, 19 de outubro de 2019 - 15:06Indústria automobilística

LA FABBRICA BLU

SÃO PAULO (agradecemos mais informações) – Não sei bem como caí neste vídeo aí embaixo, mas ele me deixou intrigado. “La Fabbrica Blu” foi o fruto do sonho maluco de Romano Artioli, um empresário italiano que em 1987 comprou a marca Bugatti (depois foi dono também da marca Lotus) e montou uma fábrica maravilhosa em Campogalliano, perto de Modena.

O sonho durou muito pouco e apenas um modelo, o EB110, foi produzido. Menos de 150 unidades foram montadas — incluindo aqueles finalizados por uma empresa alemã que comprou o espólio da Bugatti Automobili SpA, que faliu em 1995. Michael Schumacher teve um desses e bateu num caminhão com o carro. Mas ficou com ele até 2003 e depois vendeu.

A Bugatti nasceu na Alsácia no começo do século passado numa cidade que hoje pertence ao território francês — a região foi disputada por França e Alemanha por séculos, milênios, sei lá. Ettore Bugatti, nascido em Milão, fez alguns dos carros mais lindos de todos os tempos, se meteu com aviação e até transporte ferroviário, mas depois de sua morte, em 1947, a Bugatti embicou para o brejo. Artioli tentou reviver a marca, mas acabou ele também dando com os burros n’água.

Mas essa fábrica linda está lá, de pé. Foi tomada pela Justiça italiana quando Artioli quebrou e vendida a uma empresa que fazia móveis — mas essa também foi para o vinagre antes de se mudar. A marca Bugatti foi comprada pela Volkswagem em 1998 e nem sei onde fazem os carros hoje em dia — são brinquedos de multimilionários, superesportivos que mais enfeitam garagens do que circulam por aí.

Pelo que entendi do vídeo, alguém ainda toma conta da “Fabbrica Blu”, que é um primor de arquitetura e resta abandonada sem que um destino muito claro se desenhe no horizonte. Parece que fazem encontros de Bugattis e Lotus lá, e o zelador informal oferece visitas guiadas.

Essas fábricas abandonadas sempre me trazem uma enorme melancolia.

10 comentários

  1. Paulo F. disse:

    Fábricas fechadas = trabalhadores desempregados.

  2. Cristiano disse:

    A atual fábrica da Bugatti é na Alsácia (Molsheim), segundo o site da marca.

  3. Valter disse:

    Se não me engano Schumacher bateu na traseira de um caminhão em uma estrada da Alemanha com um Renault. O caminhoneiro ao reconhecer o piloto famoso dispensou o pagamento da avaria com a condição de poder escrever no parachoque a frase: “Schumacher bateu aqui”.

  4. kleber disse:

    Daria um belo museu da marca.

  5. Gus disse:

    Flávio, se não me engano Michael bateu um Ford Mondeo (1994, patrocínio Ford) no tal caminhão. Ele teve um Bugatti EB 110 s Amarelo Canário que quase bateu em um teste numa pista de corridas. Ele estava levando um engenheiro de pista da Ford junto e os freios falharam, obrigando-o a meter uma segunda marcha no carro provocando uma rodada antes de bater muito forte no guard-rail.
    Li isso há décadas no Anuário de Fórmula Um de Francisco Santos, edição 1994.

  6. JOÃO MARCOS FILIPPE MARIANI disse:

    “Da força da grana que ergue e destrói coisas belas”

  7. Nick B disse:

    Grande história, Fla.
    E o que dizer da Gurgel em Rio Claro?!
    Adoro a história da Gurgel.
    Alguém indica algum vídeo pra mim?.

    Abraços.

    Nick B.

  8. Ewerton disse:

    Uma marca com um enorme apelo, pelo menos entre os autoentusiastas. Quem sabe?Triste história. Comovente mesmo.

  9. Flávio disse:

    Sonho gigante. Vídeo comovente.

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