INTERLEWIS (10): MEMORÁVEL

Verstappen e Gasly: os grandes nomes de um GP inesquecível

SÃO PAULO (a gente ama esta pista) – O autódromo de Interlagos deveria ser tombado como patrimônio histórico-esportivo da humanidade. Ô pista para fazer corrida boa! Mesmo quando se caminha para um desfecho previsível, daqueles que farão a prova ser lembrada como “disputada”, mas não “épica”, alguém estala os dedos no Céu do Automobilismo, habitado por deuses galhofeiros, e decide bagunçar o coreto.

Hoje foi assim, com uma prova mais ou menos normal se desenrolando para consagrar a superioridade de Verstappen no fim de semana, até um coadjuvante juramentado, Bottas, quebrar e estacionar seu carro no fim da Reta Oposta. A direção de prova, com uma pontinha de malícia, acionou o safety-car e juntou o pelotão. Não precisava. Um safety-car virtual ali já seria suficiente para remover a Mercedes do finlandês, mas se podemos melhorar as coisas, por que não?

Fizeram muito bem, os homens na torre de controle.

Àquela altura da corrida, já na volta 54 das 71 previstas, Verstappen dominava as ações não sem alguns imprevistos, como a perda da posição para Hamilton quando saía dos boxes em seu primeiro pit stop, na volta 21. Isso porque a Williams, na extremidade do pit-lane, liberou Kubica de sua parada e ele quase joga o holandês no muro.

[bannergoogle]

O tempo perdido na manobra evasiva para evitar a batida com o carro do polonês foi suficiente para Hamilton assumir a ponta, ele que tinha parado uma volta antes e perseguia o holandês de perto desde o início. Ambos colocaram pneus macios, indicando claramente a estratégia de dois pit stops. Mas já na volta em que saiu dos boxes Max nem quis saber de lamentar o atraso e passou o inglês, retomando o lugar que era seu.

Na volta 44, Lewis parou de novo, para pneus médios. Max fez o mesmo na volta seguinte, momento em que Vettel, que havia largado mal e tentava se recuperar para pelo menos garantir um pódio, assumiu a ponta. Como tinha apenas uma parada, a liderança era ilusória. Ele faria seu segundo pit stop na volta 50, pouco antes do momento decisivo do GP.

Bottas, que vinha numa corrida apagada em sexto, estava com pneus médios novos e tentava passar Leclerc. O monegasco saíra de 14º para sexto nas dez primeiras voltas, e tinha uma estratégia de apenas uma parada. Já estava com pneus duros quando o finlandês chegou nele. Mas não conseguia passar. E o motor do Mercedes #77 acabou abrindo o bico.

Assim que o safety-car entrou na pista porque o carro de Bottas precisava ser removido do acostamento, na volta 54, a Red Bull foi ligeira e chamou Verstappen para uma terceira parada. Ele colocou pneus macios. Hamilton ficou na pista com médios já gastos. Leclerc também parou e colocou macios. Na relargada, na volta 60, Lewis liderava seguido por Verstappen, Vettel, Albon, Leclerc e Gasly, todos com pneus macios novos.

Nos braços da Red Bull: vitória espetacular de Verstappen

Max, com o estilo que todos conhecem, foi para cima de Hamilton sem dar tempo de o rival entender o que estava acontecendo e passou o hexacampeão por fora no S do Senna. Albon, na outra Red Bull, fez o mesmo com Vettel e assumiu o terceiro lugar, partindo para cima do inglês. A corrida ficou espetacular. E melhor ainda na volta 65, quando Leclerc atacou Vettel e passou o companheiro no S do Senna.

Furioso, o alemão embutiu no monegasco na Reta Oposta e foi por fora para retomar a quarta posição. Os dois se tocaram, a suspensão dianteira direita de Leclerc quebrou e o pneu de Vettel furou. Em frações de segundo, dois carros da Ferrari fora da corrida e o ódio entre seus dois pilotos exposto para o mundo, via satélite. Caos na Itália. Amanhã falaremos sobre os desdobramentos da crise.

Vettel x Leclerc: mais um capítulo de uma briga que vai longe

De novo o safety-car foi acionado e, dessa vez, a Mercedes chamou Hamilton para colocar um jogo de pneus macios e tentar alguma coisa no fim. Na fila indiana atrás do Mercedão que conduzia o pelotão estavam três carros da família Red Bull — Verstappen, Albon e Gasly, da filial Toro Rosso –, com Hamilton em quarto. Na relargada, na volta 69, Hamilton passou o francês sem dificuldade. Na sequência, tentou o mesmo com Albon, no Bico de Pato, e bateu no tailandês. Já na entrevista ao sair do carro, Lewis assumiu a culpa. Uma hora depois, recebeu a punição de 5s e perdeu o terceiro lugar, herdado por Carlos Sainz Jr., que largou em… último! E o espanhol fez apenas uma parada, conseguindo de forma espetacular o primeiro pódio de sua carreira. Foi também o primeiro da McLaren desde o GP da Austrália de 2014 — que teve Magnussen em segundo e Button em terceiro.

Festa da McLaren no pódio: primeiro depois de mais de cinco anos

Como também chegou ao pódio pela primeira vez o renascido Gasly, dispensado da Red Bull depois do GP da Hungria e rebaixado para o time B dos energéticos, sediado em Faenza. Quando Hamilton se enroscou em Albon, ele assumiu o segundo lugar e na última volta, na Subida do Café, segurou o inglês de forma comovente, para receber a bandeirada em segundo lugar. Foi quase inacreditável.

Verstappen venceu pela oitava vez na carreira, terceira neste ano. Foi o 18º piloto diferente a ganhar em Interlagos em 30 edições do GP do Brasil desde 1990, quando a prova voltou a São Paulo. Por alguma razão inexplicável, o velho autódromo — que no ano que vem completa 80 anos — é pródigo em oferecer ao distinto público espetáculos estranhos, imprevisíveis e inesquecíveis. Quando não é a chuva é o calor, quando não é um acidente é uma quebra acompanhada de um safety-car brejeiro e gaiato, e o fato é que sempre acontece algo diferente por aqui — para não falar nos seis títulos decididos nas franjas da cidade em 2005 e 2006 (Alonso), 2007 (Raikkonen), 2008 (Hamilton), 2009 (Button) e 2012 (Vettel).

E é possível que nas próximas horas mais acontecimentos insólitos emanem deste local sagrado que fica entre as represas Billings e de Guarapiranga. No momento em que escrevo, seis pilotos podem ser punidos por uso da asa móvel na segunda relargada, o que vai embaralhar totalmente a classificação final da corrida — Sainz é um deles, e pode perder o pódio.

Mas disso só saberei quando pousar no Rio daqui a algumas horas, porque tenho um avião saindo agora que não vai esperar. Acompanhem tudo no Grande Prêmio. A noite vai ser longa.

As noites de Interlagos são sempre longas e memoráveis.

[bannergoogle]

Atualizando…

Cheguei ao Rio e ninguém foi punido, exceto Hamilton, que caiu de terceiro para sétimo. Sainz e a McLaren foram para o pódio por conta para fazer sua festa e a Alfa Romeo foi dormir em êxtase, com um quarto lugar de Raikkonen e um quinto de Giovinazzi. Ricciardo ficou com a sexta colocação e, depois de Hamilton, fecharam a zona de pontos Norris, Pérez e Kvyat. Foi demais, em resumo.

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Foi uma corrida maluca, como já disseram aqui e o Dick Vigarista da vez foi Hamilton que, na minha opinião, sofreu uma punição leve.

DEOVALDO MARTINS
DEOVALDO MARTINS
4 anos atrás

A corrida foi emocionante porque é…INTERLAGOS !!!!
Vitoria mais que merecida de MAX (frase velha) MAX é o máximo !!!!
Albon tambem merecia mas dai um FDP veio e o arruinou…. que merda!!!
Gasly e sainz merecem pela persistencia, de acreditar até o final e com certeza eternamente grato ao hamilton chapadão , charles lec lec lequerque e ao Vii..,,,ttel ,
a corrida teve fatos extras : motor mercedes abrindo o bico e hamilto sendo punido ( o protegido) voltando aos velhos tempo s de fazer cagada e ainnda ferrar os outros, tem um video pos corrida duns tempos atras em que o hamilton tá dando entrevsita e o massa chega e da um murro nele sem cerimonias e xingando ele pela merda feita, massa nem se importou em estar sendo filmado, esse massa era macho !!!!
a corrida deve servir de padrao da fia pra acabar com aqueles corridas mordorrentas que vinham acontecendo há muito tempo,

Mônica
Mônica
4 anos atrás

Demais! O meu gatão conquistou a sua melhor colocação com a Alfa! E trazendo o seu companheiro junto com ele. Eu posso dizer que foi uma “dobradinha sem pódio”, o que não deixa de ser!
Eu amo o meu gatão!

#IceKiss

Pierre
Pierre
4 anos atrás

A ultrapassagem do Leclerc no S foi bem arrojada mas o deixou com um traçado ruim no Sol e o Vettel, que fez o sol no traçado ideal, entrou na reta com muito mais ação. Ali o Leclerc não tinha a mínima chance de se defender, Vettel de asa aberta… Leclerc decidiu deixar o lado de fora. só que em vez de ocupar o lado esquerdo da pista, resolveu ficar no meio mesmo, espremendo, deixando o mínimo de espaço quando tinha tanto mais a disposição. Da próxima ele fica mais esperto e dá mais espaço ao ser ultrapassado.

fredy
fredy
Reply to  Pierre
4 anos atrás

Dar mais espaço para ser ultrapassado? Isso não existe mano. Moleque foi bem correto na disputa. Se fosse o schumacher ou senna tinha jogado o vettel na arquibancada pra aprender a não tentar ultrapassá-los por fora.

Pierre
Pierre
Reply to  fredy
4 anos atrás

existe sim Fredy. Lando Norris deu espaço a Leclerc passando por fora na descida para a junção, na primeira volta da corrida. se agisse como leclerc, acabava ali para os dois.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Pierre
4 anos atrás

Se rever a imagem verá que foi o Vettel que deu uma guinada desnecessária pra esquerda causando o choque. Isso mostra o quanto ele é fraco e não está aguentando a pressão de um Leclerc bem mais novo atormentando a vida dele. Foi assim na Red Buul quando o Ricardo chegou e andava muito rápido, ele não aguentou. Sem um carro muito superior o Vettel é apenas mais um piloto mediano. A história que está mostrando isso.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Clayton Araujo
4 anos atrás

O que a história está mostrando é que Ricciardo não passa de um piloto mediano.
Leclerc, se não abrir o olho, vai acabar seguindo o mesmo caminho.
E Vettel vai para a Mercedes em 2021, para desespero das viúvas.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Clayton Araujo
4 anos atrás

Vettel na Mercedes? KKK. A Mercedes pensa grande. Não quer ver um menino chorão gritando “blue flag” pelo rádio. É mais fácil o Leclerc ou Ricardo ganhar essa vaga. A Ferrari deve está totalmente decepcionada com a contratação do Vettel. Nunca fez nada.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Clayton Araujo
4 anos atrás

A Mercedes vai querer novamente um alemão em suas fileiras. Aguarde e verá!
Vettel nunca fez nada na Ferrari? Fez mais que Alonso. É só conferir.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Dois motores Honda e uma Mclarem no Podio!!! FESTA NAS ASTURIAS!!!!

Paulo Proenca
Paulo Proenca
4 anos atrás

o mais triste é que parece que a cada ano que passa, o nome Piquet some proporcionalmente a exposição do nome Senna….

Luiz
Luiz
4 anos atrás

E o Kubica!!
Chegou na frente de uma Mercedes e duas Ferraris.
Merecia uma Taça.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Luiz
4 anos atrás

Até a vovozinha chegaria à frente de uma Mercedes e das Ferrari, a partir do momento em que os três bólidos quebraram.

fredy
fredy
4 anos atrás

Ferrari precisa dispensar Vettel e ir com tudo atrás de max. Esse é o primeiro passo para voltar a ser campeã. Além de ser mais lento do que o companheiro novato o alemão comete erros demais. O de ontem foi o cúmulo, pois tirou da corrido os dois carros da equipe. E depois ainda temos que aturar o seu choro no rádio. Cara é quatro vezes campeão, mas não se comporta como tal. Chega a dar vergonha alheia.

José Fernandes
José Fernandes
4 anos atrás

Vettel fez a mesma manobra contra o Webber uma vez..
Só que lá, Vettel era o “futuro” da equipe..

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  José Fernandes
4 anos atrás

Interessante! O “futuro” da Red Bull se encontra “gramando” na Renault na atual temporada.

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
4 anos atrás

Bom dia
Excelente corrida ontem! A melhor do ano sem nenhuma dúvida, e olha que este ano tivemos algumas corridas excelentes. Mudar de autodromo no Brasil é sacanagem. Duvido o arquiteto da FIA fazer uma pista no padrão de Interlagos. A Prefeitura de SP devia investir um pouco mais na área de box e arquibancadas e tá ótimo. Achei a decisão do SC acertada nas duas ocasiões. A F1 devia banir o SC Virtual!!!
Excelente reportagem e um forte abraço!!!

Marco Brotto
Marco Brotto
4 anos atrás

Já defendo há algum tempo que Verstappen é (ou está) naturalmente bem mais rápido que Hamilton. Some a isto a energia e o arrojo comuns da juventude. Vide as ultrapassagens impiedosas de ontem. Alonso lembra como isto funciona, Vide a temporada de 2007…

É o curso natural. Rossi, por exemplo, viu Lorenzo e Marquez aparecerem e o resto já é história.

mario aquino
mario aquino
4 anos atrás

Meninos mostrando a que vieram, sem burocracia.

Michel Aleixo e Silva
Michel Aleixo e Silva
4 anos atrás

Flávio, após entregar o troféu de vencedor para o Max, o Dória parou para falar, por uns 30 segundos, com o Hamilton. O que será que o prefeito precisava tanto falar com o campeão? Pediu votos? Meu palpite: prometeu que a corrida fica em São Paulo, sabendo que Lewis é contra a destruição da floresta no Rio.

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

– Foi uma corrida sensacional. Menino Gasly espetacular, cascudo. Herói do dia, o mais emocionado.
– (E o Galvão Bueno, até depois da bandeirada final esperando o Hamilton ultrapassar o Gasly? #SQN Hahahaha!!)
– Gasly provando para o mundo que ele não é um “Timo Glock da vida”.
– E a Ferrari é a casa da “mamma” Joana mesmo. Sem Jean Todt e Ross Brawn, virou bagunça.
– “Pierre Gasly making F1 great again”. (Por esse resultado, vale o exagero)
– Mensagem via whatsapp da familia Gasly para o chefão/dono da RBR: “CHUPA!!”

gildo
gildo
4 anos atrás

Flavinho querido, teu texto descreve perfeitamente nossa emoção! Interlagos, sempre….nosso templo. Místicos cerimoniais lá se realizam, deuses, também bruxos, misturam velocidade e adrenalina para todos saborearem!
Estava lá também ontem na torcida Alfa Romeo, saí em êxtase! e até a final da Porsche CUP foi eletrizante….

emerson57
emerson57
4 anos atrás

Pelo tamanho da besteira o Vettel merece a aposentadoria!

maionnayse:
Daria para fazer uma reforma na pista que ficaria: largada, s do Senna, desvio depois da saida dos boxes para acessar o retão antigo, curva 3, curva 4, ferradura, lago, reta oposta, acesso ao sargento, laranja, etc.? ……Obra relativamente pequena!
Tres pistas pelo preço de uma porque com isso, o anel externo estará praticamente resgatado.
Se eu fosse síndico da bagaça, eu FARIA!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  emerson57
4 anos atrás

A única categoria, que ao fazer besteira (não importando o tamanho), ganha aposentadoria, é a categoria de juízes no Brasil.

Vettel, infelizmente pra você e muitos, vai continuar na F-1.

Adriano Francisco dos Adriano Reis
Adriano Francisco dos Adriano Reis
4 anos atrás

A boa notícia que gostaria de ouvir hoje: “Terremoto destrói autódromo de Yas Marina – última prova da Fórmula 1 será novamente em INTERLAGOS!”.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Adriano Francisco dos Adriano Reis
4 anos atrás

vai te tratar, seu psicopata da porra

Assombração
Assombração
Reply to  Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Terremoto do deserto é um tanto difícil.

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Mercedes manteve Hamilton na pista no primeiro SC pra ficar com o pior jogo de pneus entre os candidatos a vitória, e depois o chamou no segundo SC para voltar somente em 4º? Mas os caras não são os reis da estratégia????
E baixou o Maldonado no Inglês pra acabar com a corrida do Albon.
Pra tirar nota nove no fim de semana, explode o motor de Bottas.
Sim nota nove por o dez é da Ferrari. Ah Ferrari ano que vem vai um campeonato a parte.
Sainz deu um banho na concorrência e é o melhor do resto.
Gasly fantástico e Kimi/Giovinazzi também merecem aplausos.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
4 anos atrás

Saudações Flavinho Gomes ! O Dia em que os “Trapalhões “ assinariam embaixo.
Poucas vezes vimos tantos erros em uma corrida de F1. Dos chefes de equipes aos pilotos, – menos Verstappen – Imbatível numa condução digna de Jim Clark inspirado – o que se viu em Interlagos foi um dia para ser repensado pelas grandes equipes que deram um vexame se tamanho.
Hamilton estava dormindo, Vettel não aceitou uma ultrapassagem sensacional e fez “M”, me fazendo lembrar o Incrível exército de Brancaleone, em fila longobarda…
Deveriam ter colocado no término da corrida, a abertura dos trapalhões… abs

Felipe
Felipe
4 anos atrás

E a Globo continua desesperadamente tentando transformar Leclerc no novo ídolo imortal, sucessor de Senna. Reginaldo falando da tal “leclerc mania” que ninguém sabe, ninguém viu. Falaram que Leclerc com pneus médios estava mais rápido que Vettel com macios, logico, após 20 voltas o médio é pra estar melhor mesmo, Pior foi esperaram a volta seguinte para ver quanto Leclerc estava mais rápido, eis que Vettel vira 0.2s a menos..kkk.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Felipe
4 anos atrás

Chegaram ao disparate de antes da largada a Mariana Becker soltou a seguinte pérola: “Temos um novo fan numero um de Senna, O Menino Charles” destituíram o Hemilton…a Globo é de dar nojo!!

Garagista
Garagista
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Isso é o que dá! O Charlinho ouviu a Mariana e bateu no Vettel, pensando que era o Prost na outra Ferrari.

Valter
Valter
4 anos atrás

A Ferrari tem que descontar dos seus pilotos todo o prejuízo que eles causaram. Agiram feito 2 meninos birrentos. Ridículos.

Assombração
Assombração
Reply to  Valter
4 anos atrás

Falta liderança na equipe italiana. Esse Binotto não passa de um banana.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Assombração
4 anos atrás

É só trazer o Ross Brawn de volta e a coisa entra nos eixos!

RAFAEL PIQUEIRA CHININI
RAFAEL PIQUEIRA CHININI
4 anos atrás

O Gasly na Toro é melhor que o Albon
E o Albon na red é melhor que o Gasly

Só duas decepções pra comentar:
– globo ridícula, nem no GP Brasil mostraram o podium. Como os caras querem rendimento de uma coisa que eles mesmo boicotam. é ridículo.
– FIA deixar pra decidir a punição de Hamilton DEPOIS!! essa coisa de “pós” podium é ridículo. Tirou a maior alegria do cara no seu primeiro podium.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

Acho que a Mercedes errou em trocar o pneu do Hamilton no segundo Safety Car. Só faltavam 3 voltas…..

Rodrigo Garcia
4 anos atrás

“GP2 Engine, GP2!!! Aaaaaaargh!!!” Chora Alonso, o Mercedão não pegou o Honda na última subida kkkkkkkkk Parabéns pros japas…

Tales Bonato
Tales Bonato
4 anos atrás

Vettel deu um grau no volante para a esquerda. Para intimidar o Leclerc.

Só Vettel acredita que ele ainda pode intimidar o Leclerc…

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
Reply to  Tales Bonato
4 anos atrás

Foi exatamente o que pensei. Já tinha feito o mesmo com Webber em 2010. É Vettel, tem piloto que não se intimida não…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marcelo de Castro
4 anos atrás

O garoto não se intimidou diante do tetra e ambos faturaram ZERO pontos para eles e para a equipe.

Que maravilha…

Paulo Rickli
Paulo Rickli
4 anos atrás

Com as batidas e quebra de cinco dos seis melhores carros , essa corrida serviu como amostra do que a F1 poderia ( ou poderá ? ) ser se as diferenças entre equipes não fossem tão imensas .

Gabriel P.
Gabriel P.
4 anos atrás

Pelo jeito a Mercedes só participou da corrida de Interlagos porque (imagino) deve ser obrigada, além dos carros não renderem, um deles quebrou e Totó nem veio, ou seja “ligaram o dane-se” já somos campeões mesmo.
No caso da Ferrari, todos os membros da equipe deveriam ir para algum terreiro na Bahia para um banho de descarrego e tomar uns passes.
Concordo com o Flávio, não tinha necessidade de entrar o Safety car na parada de Bottas, muito menos o tal trator e menos ainda tanto tempo para tirar o carro e liberação da pista.
E ficou mais feio ainda, porque as duas Ferraris pararam, ficaram detritos na pista e a liberação foi praticamente imediata. ( sem falar no carro do Albon que também deve ter ficado ali no caminho.)

Leandro Batista
Leandro Batista
4 anos atrás

Interlagos é um templo do automobilismo. Não tem como substituir essa meca da corrida de automotores por uma porcaria dum tilkodromo sem alma. Ainda que façam o mesmo traçado, faltará a alma de uma verdadeira pista de corrida. Alma que só Interlagos, Spa e Monza tem. Iria citar Hockenheim mas este perdeu a graça quando foi mutilado.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Esqueceu de citar Silverstone.

Carlos
Carlos
4 anos atrás

Ah, ver uma Ferrari batendo na outra é sempre uma delícia, só por isso a corrida valeria, mas muito melhor, foi ótima mesmo.

Sergio Telles
Sergio Telles
4 anos atrás

Corrida espetacular! E sua descrição mais incrível ainda.

https://www.youtube.com/watch?v=PYqWbuA0dbI veja essa reportagem, mostra a pista de Interlagos sendo reformada no final da antiga curva 3 pra se fazer uma chicane no final do retão e diminuir a velocidade daquela curva (se for notar no Google Maps, aquele trecho tem uma área com “terraplenagem” feita ao lado da pista. E se fala em um traçado de 4,8 km, e nada a respeito do S do Senna. O S do Senna já veio depois duma reunião do Bernie Ecclestone (citado na reportagem) e que o Senna se meteu na história pra superar a ira dos pilotos das antigas, que estavam vendo o “velho” Interlagos ser mutilado pra sempre.

Marmelada-44
Marmelada-44
4 anos atrás

O inglês se diz fã de Senna e tenta imitá-lo, mas está cada vez mais parecido com Schumacher. Pensou que ia se dar bem tirando o adversário da disputa, mas foi exemplarmente punido.
Está na hora de trocar de ídolo.

Sergio Telles
Sergio Telles
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Nessa ele pareceu mais o “torpedo” Kvyat, deu no meio de quem tava na frente no finalzinho pra passar de qualquer maneira. Uma pena que o Albom dançou no provável pódio.

John Player
John Player
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Só diz merda.
Quem jogou o carro PROPOSITALMENTE no rival para conquistar um titulo PRIMEIRO?
Senna ou Schumacher?
Senna jogava seus rivais para fora da posta desde a F3 inglesa. viúva hipócrita e analfabeta até da carreira do Senna.
Schumacher no inicio também se dizia fã de Senna.
Então, quem foi o mestre para Schumacher e Hamilton com esse tipo de ‘manobra’?
De novo: HIPÓCRITA.
Mas nã s preocupe, não vou te pedir para trocar de ídolo. Afinal, você é um exemplo perfeito dos fãs de Ayrton Senna no Brasil…

Marcos
Marcos
Reply to  John Player
4 anos atrás

Calma menina, Senna negou autógrafo a vc foi?

tá brincando
tá brincando
Reply to  John Player
4 anos atrás

…e voçê , sem conseguir disfarçar, a maior recalcada do Blog!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  John Player
4 anos atrás

Foi o Prost!

Senna jogou no segundo título sobre aquele que havia feito isso com ele no ano anterior.

Schumacher já fez logo no primeiro.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  John Player
4 anos atrás

Calma, gente! Eu já não sei a quem respondo primeiro, se aos fãs do alemão ou aos fãs do falecido.

Por favor, façam fila e exponham as suas críticas com clareza.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Você não disse que ia embora?

Parece marido traído: fala para mulher que vai embora, arruma as malas, nota que ela não está nem aí pra você, perdoa e fica.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A primeira a se apresentar é uma viúva. Muito bem, a sua crítica se refere a uma traição!
Amiga, entenda, homem é assim mesmo! Diz que te ama e te trai com a vizinha!
Faz o seguinte, meu bem: largue esse cafajeste e continue curtindo a sua viuvez!
Bjs!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Fique sabendo que eu sou uma viúva fiel à memória do finado e já passou da hora de você ir embora!

CRSJ
4 anos atrás

Verstappen deve ter ultrapassado o Hamilton umas três vezes, o pior momento foi na saída do boxe onde uma tartaruga Williams atrapalhou sua volta, mas assim mesmo o Verstappen ultrapassou o Hamilton.
O Hamilton detonou o Albon sem querer não querendo, sua penalidade deveria ter saído antes do pódio.
Pierre Gasly se vinga do Helmut Marko conseguindo o seu primeiro pódio bem aonde foi rebaixado, pro Gasly esse segundo lugar teve até um gostinho de campeonato mundial.
Pra Alfa Romeo esse quarto e quinto depois da penalidade do Hamilton tem um saborzinho de vitória.
Carlos Sainz em terceiro numa McLaren, tá certo que foi através da penalidade do Hamilton, mas foi bacana pra equipe.
A Ferrari perde sua corrida num Fogo Amigo, ainda bem que o Comendador Enzo Ferrari não viu isso por aqui.

Sergio Telles
Sergio Telles
Reply to  CRSJ
4 anos atrás

O Hamilton tomou um passadão de surpresa do Verstappen que ele tá procurando o holandês até agora kkkkk

CRSJ
Reply to  Sergio Telles
4 anos atrás

Agora o Verstappen pode dizer que passou o Hamilton várias vezes numa corrida só.

Luiz Filipe
Luiz Filipe
4 anos atrás

Estou pensando em qual será o comentário do Alonso, sobre os motores Honda!

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Luiz Filipe
4 anos atrás

Do Alonso não sei. Mas dos motores Honda será: “GP2 driver!” kkkkkk!

Só uma brincadeira, claro que Alonso é um baita piloto.

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Luiz Filipe
4 anos atrás

Do Alonso não sei. Mas os motores Honda retrucariam: “GP2 driver!”. Rsrs!

Só uma brincadeira. Alonso é um baita piloto, é claro.

Rodrigo Garcia
Reply to  Luiz Filipe
4 anos atrás

GP2 Engine, GP2, uhahuauhahuahu chupa Alonso

Tulio
Tulio
Reply to  Luiz Filipe
4 anos atrás

Deve ser que agora acertaram, não sou advogado dele não, mas não tinha como o cara bicampeão do mundo, com idade perto do fim pra F1 ter paciência pra esperar as cagadas passarem não, o cara mal completava uma volta, se bem que com melhora e tudo da Honda a Red Bull tá longe de ganhar um campeonato.

Marcio Cardoso
Marcio Cardoso
Reply to  Luiz Filipe
4 anos atrás

Vai dizer que melhoraram porque ele cobrou… Mas aquele motor dele daria o mesmo que o Gasly teve hoje? O mesmo pode acontecer com a Williams. Hoje é péssima, fato. Amanhã pode se redimir… Mas isso não elimina o fato de que é horrivel, hoje…

McLaren-12
McLaren-12
4 anos atrás

Era só empurrar o carro para dentro da agulha, mas o glorioso Bottas largou o carro engatado e sem o volante no lugar. Ninguém conseguiu tirar no braço e foi necessário que o trator.

Trator atuando em local interno da tomada de curva é SC.

murilo
murilo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Verstappen mostrando que está maduro. São 8 vitórias em 4 temporadas de RedBull tendo sempre o terceiro carro do grid, atrás de Ferrari e Mercedes. Venceu mais (por ano) que o Kimi de Ferrari (16, 17 e 18), que o Bottas de Mercedes (18) e que o Vettel e Leclerc esse ano.

Para as viúvas do Senna:
Hamilton tá mais pra Schummacher,
Verstappen é que tem o arrojo (e por isso mais erros) de Senna.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  murilo
4 anos atrás

Concordo plenamente! Verstappen está mais para Senna do que Hamilton.
Hamilton imita Schumacher não só nas atitudes antidesportivas, como também nos resultados impressionantes.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  murilo
4 anos atrás

Que maluquice é essa de dizer que o merdinha holandês está mais para o meu amado e idolatrado Senna?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Corrida bem agitada! Parabéns a Mclarem e aos seus dois pilotos que recolocaram a Equipe no caminho nesse 2019. Como é bom poder torcer por Eles novamente!!!

Elber
Elber
4 anos atrás

Safty Car acionado no caso do Bottas, devido a necessidade de utilizar o tratorzão lá. Minha opinião. Tmb acho que os dois ferraristas tem culpa no cartório. Tbm outra minha opinião. rs rs. Show de corrida, outra minha o…a deixa pra lá. kkkk

Toma tento........Schukruzete
Toma tento........Schukruzete
4 anos atrás

Outra corridaça do alemão da Ferrari einh……?? Incrível como alguém ainda pode considerá-lo entre os grandes campeões!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Toma tento........Schukruzete
4 anos atrás

Ele figura entre os cinco maiores campeões da F-1, enquanto o teu ídolo aparece em sexto, juntamente com os demais tricampeões.
Aceita que dói menos, viúva!

tá brincando
tá brincando
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

kkkkk……..pode ser no seu imaginário Schukruzete! O meu ídolo já foi atestado como o maior de todos os tempos, e não só uma vez. Pelo jeito ta doendo muito em voçês, hahaha.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

O teu ídolo já foi atestado como óbito. Se foi o maior óbito de todos os tempos, eu não sei.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

O Pinto é engraçado. Ele já prometeu ir embora no blog no nick oficial e no Marmelada-44, mas não sai daqui.

Continua lendo tudo e, assim que o nome do Senna surge, sua excitação é tão grande que ele não consegue resistir.

Vigarice-44
Vigarice-44
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Não seja por isso, viuvinha! A vigarice que o Hamilton fez com o Albon merece uma troca de nick.
Tá satisfeitinha agora?

#CadaVezMaisParecidoComSchumacher.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah!

Assumiu de vez que usa vários nicks, Paulo Pinto? Você é uma comédia. Criou um nick chamado Marmelada-44 para criticar o Hamilton pelo GP da Rússia de 2018. Entretanto, seu maior ídolo exigiu que a Ferrari fizesse o Barrica para na linha de chegada por dois anos seguidos. Agora mudou para Vigarice-44. Talvez não tenha pensado que o maior vigarista da F1 se chama Michael Schumacher e sua fama vem desde o GP da Austrália de 1994. Estou brincando. É claro que você sabe disso. O que me espanta é que desde que você prometeu ir embora daqui, nunca mais falou do alemão favorito. Nem do segundo alemão favorito. Percebendo que Hamilton quebrará todos os recordes, você só fala dele. Já está virando a casaca?

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

E pare de responder que o teu pinto já tem dona! Isso mexe com os meus brios de viúva enlutada…

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Toma tento........Schukruzete
4 anos atrás

Ele tem quatro mundiais e ninguém tira dele.

William
William
Reply to  Toma tento........Schukruzete
4 anos atrás

O TETRA FAKE já esta atrapalhanfo.o LEC LEC.

tá brincando
tá brincando
Reply to  Toma tento........Schukruzete
4 anos atrás

Aqui o que o jornal italiano disse a respeito do Alemão, em mais um episódio em que ferrou o Leclerc :

“Por algum motivo, Vettel se comportou como um bebê que acabou de ter roubado seu brinquedo”, escreveu o jornalista Giorgio Terruzzi. “Gestos semelhantes aos de gritos raivosos. Agora, é muito fácil sugerir que Mattia Binotto agora emprega o gerenciamento completo dos dois pilotos da Ferrari, mas é realmente difícil gerenciar um dos principais pilotos que de repente dá errado. Vettel ainda é o principal piloto, mas, infelizmente, seus limites de caráter obrigarão a Ferrari a limitar a liberdade de Vettel quando houver objetivos mais importantes do que uma luta pela quarta posição”.

……….corrieri della sera

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  tá brincando
4 anos atrás

Limites de caráter? Esse jornalista está achando que o Alonso ainda se encontra na equipe italiana.

Sanzionovisk
4 anos atrás

Interlagos é um templo. A F1 tinha é que pagar pra correr aqui!
Flavio, só faltou comentar da suspensão arrebentada do Stroll logo após o acidente das Ferraris. Acho que ele colaborou para a reentrada do safety car….

Luís Eduardo
Luís Eduardo
4 anos atrás

Interlagos é completo. Retas longas mas não longas demais, curvas de alta, curvas de baixa, subidas, descidas. Uma síntese de tudo que se deve exigir dos melhores pilotos da F1. E tem uma grande tradição, Nesse quesito está no mesmo patamar de Monza, Spa, Silverstone. E olhe que é um circuito que foi mutilado, o original era ainda mais fascinante. E é incrível a tendência do brasileiro pra querer estragar tudo que funciona, com essa ideia esdrúxula de levar a F1 pro Rio, devastando uma área de protecao ambiental, pra descartar o melhor circuito do mundo,. Acho que Deodoro foi definitivamente enterrado hoje.

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

Corrida maluca! As maiores beneficiadas foram as duas Alfas, que conseguiram as melhores colocações do ano. Kimi e Giovinazzi devem estar sorrindo e orelha a orelha, melhor dizendo, só o italiano.

Mônica
Mônica
Reply to  Bola da Vez
4 anos atrás

O meu gatão também sorriu e muito!

rafaelle
4 anos atrás

Que doideira, achei errada a punição pro L.Hamilton, mas tanto faz… Agora um especial parabéns para o pessoal da limpeza da pista, deram uma de “A Feiticeira” e limparam a pista para um final de corrida em alto nível. E pocha essa de deixar pra depois não combina com F1, baralho que merda em 5 min da pra analisar, resolver e pronto. 100%Galvão nessa parada.

Rafa
Rafa
Reply to  rafaelle
4 anos atrás

O Hamilton achou que a punição dele foi correta

Assombração
Assombração
Reply to  Rafa
4 anos atrás

A punição aplicada ao Hamilton foi suave.

Samuel Barrocas
Samuel Barrocas
4 anos atrás

Interlagos, no traçado atual, é uma boa pista, não é espetacular como Spa, Suzuka, Silverstone ou Austin, por exemplo, mas é uma pista que permite ultrapassagens e emoção, isso ninguém pode negar.

Quanto a construção do autódromo do Rio, creio que a única hipótese em que isso poderia valer a pena seria se o Brasil abrigasse dois GPs da F1, digamos, um GP da América do Sul e um GP do Brasil, e além disso fosse utilizado apenas dinheiro privado. Fora isso, não parece ser boa ideia apenas construir um autódromo novo e de repente correr o risco de inutilizar o outro…

Mas é questão de opinião…

Carlos
Carlos
4 anos atrás

Mercedes, orfã do Toto, tentou de tudo mas nada pareceu dar certo. Ferrari, mais perdida ainda, definitivamente não sabe lidar com dois pilotos de mesmo nível. Azar da Ferrari. Verstappen, sublime, exorcizou o gp do Brasil de 2018, e, levou a Honda a mais uma vitória. Gasly, sólido a corrida toda, e merecidíssimo depois de todo o calvário e do rebaixamento. Também de Honda. Uma prova que parecia morna, mas de repente, ficou sensacional.

Zé MCZ
Zé MCZ
4 anos atrás

A direção de prova cometeu decisões equivocadas, quando não era para ter deixado o safety car várias voltas, fazendo resfriar os equipamentos, aliás bastava o virtual. Quando seria necessário ficar mais tempo, apressaram em tirá-lo para a prova não ser encerrada com o carro de segurança. Eu não vi se limparam a pista totalmente. Sabia se o Hamilton ia ser penalizado, mas deixaram ele compor o pódio, tudo para não tirar o brilho do pódio e também não seria legal punir o Lewis a caminho da premiação. Só lembrando que o Max já foi punido nessa circunstância.
Outra barbeiragem foi do Vettel que não admitiu ter levado o drible do Leclerc e apelou. Nitidamente foi irresponsabilidade dele, tentou ultrapassar num ponto que só se passa um retardatário, no final da reta oposta, por dentro, e o pior tentou por fora e mudou sutilmente a trajetória. Ele tem que admitir que o Charles é superior a ele, independente do salário que recebe. Merece uma punição da Ferrari. É decepcionante para o time, um trabalho enorme de todos, a caminho do pódio e terminar com os dois carros destruídos entre si.
A Ferrari deveria ter apostado as fichas no Charles Leclerc há muito tempo.

Joao paulo
Joao paulo
4 anos atrás

Foi muito legal a poça de hoje
Fazia um tempo que não assistia um GP inteiro( suas resenhas sobre algumas provas são melhores que elas em si, por isso que não assisto kkkkkk)
Teve ultrapassagem, brigas, batidas, brigas em equipes.
Vai da saudades de Interlagos ….
Aguardando ansiosamente o post de segunda sobre a corrida heim
Abraço
P.S E a muie fico pistola com o que aconteceu com o Vettel?

Guilherme
Guilherme
4 anos atrás

Um dos melhores circuitos da F1, traçado que permite boas brigas por posições. E meus amigos que linda manobra a ultrapassagem do Leclerc sobre o Vettel no s.

Sem falar nas manobras do verstapen que são sempre no limite da emoção.
A F1 merece mais circuitos como o de Interlagos!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : GP BRASIL/INTERLAGOS 2019, cheio de emoções Max fez a melhor corrida da temporada, GASLY surpreendente disputando até a linha de chegada com L. Hamilton .Destaque :Carlos Sainz ( Mclaren ), injusta punição para Daniel Ricciardo.
(Renault).
O Pior da corrida : FERRARI , Falta organização e alinhamento de conduta sempre teve pilotos 1-2, e assim funcionou .Vai precisar delinear uma nova postura, isso custou caro , resultados medíocres . RESULTADO DO GP-BRASIL, poderá ser contestado, vamos ver a bagunça da direção de prova .
Nota zero para transmissão da Globo.

Gramsci
Gramsci
Reply to  Paulo Fonseca
4 anos atrás

Legal. Você, eu e o mundo todo comenta. Livremente, sem freios. Porém, a Ferrari não está nem aí com o seu ou com o meu comentário. Sem a Ferrari, a F1 simplesmente não para em pé. Ela é o charme, a paixão e a história. Não vai demorar muito, e ela estará monopolizando todos os números. Mais dia, menos dia…

Sergio
Sergio
Reply to  Gramsci
4 anos atrás

Verdade, sem Ferrari agente vai rir de quem? Equipe com mais tempo na categoria, mais receita, mais regalias e ….mais mímimi, mais incompetência… Vira e mexe esperneia ameaçando ir embora mas nunca vai, Ferrari precisa mais da F1 do que a F1 dela, se a Ferrari sair outras montadoras entrariam na categoria, não entram pq ela para atrapalha.

Gramsci
Gramsci
Reply to  Gramsci
4 anos atrás

Pois é, Sergio… Na verdade, o que sempre atrapalha é a conjunção “se”. Por exemplo, e “se” a Williams não estivesse nessa “draga” atual, e se a Mercedes não tivesse sido tão incompetente quando tinha nas mãos o “gênio” Schumacher, e se a Honda não tivesse escorregado tanto na graxa e feito tanta “caca” antes de começar a se reencontrar na F1, e se a McLaren não tivesse virado uma equipe média a partir do momento em que teve que pagar cem milhões de dólares de multa e ser penalizada com a exclusão do mundial de construtores de 2007 por espionagem industrial contra a Ferrari, e se… Pois é, e se a Ferrari sair da F1? Obviamente que eu não sei a resposta. Nem você. Porém, uma coisa é certa: essa F1 que conhecemos hoje (e que tanto amamos) não existiria mais. Talvez surgisse outra coisa, e a audiência já claudicante perderia a sua maior e gigantesca legião de fãs. Vermelha.

Saima
Saima
4 anos atrás

Grande corrida. Verstappen e Gasly lavaram a alma da Honda. Sainz foi o melhor do dia, com ou sem asa móvel – coincidentemente, sem o adesivo da Petrobras que o ocupante do Planalto mandou tirar. Além de burro, é pé-frio.
Vettel jogou levemente o carro para cima de Leclerc. Pena para Albon ter perdido o pódio.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
4 anos atrás

Aos cartolas da Ferrari, um só recado: chamem o Ross Brawn de volta. Urgentemente!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

E o Jean Todt também, rs

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Paulo F.
4 anos atrás

Chamem o Rubinho e assim o time fica completo. Vettel vai gostar!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Paulo F.
4 anos atrás

Eu prefiro o Massa.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Só discordo de o safety car ser desnecessário. Depois do acidente do Bianchi, todo cuidado é pouco. Devemos lembrar que não tinha grua para levantar o carro naquele lugar, o carro travou e um trator entrou na área para guinchar o Mercedão pra fora. E foi batendo em um trator que aquela fatalidade aconteceu.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Alfredo Aguiar
4 anos atrás

O VSC obriga os veículos andarem 40% mais lentos.
Um carro de F1 chegar no fim da reta oposta a 160 km por hora não permitiria nenhum acidente.

Victor Dutra
Victor Dutra
Reply to  Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Honestamente, não era nem necessário retirar o carro dali. Setor interno, completamente fora de qualquer traçado, risco mínimo pra quem ainda corria.

Mas se o cara bate, no seco, num trator naquela posição, é porque o chamado do além era mais forte que qualquer outra coisa.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Victor Dutra
4 anos atrás

Já pensou se Vettel e Leclerc batem um pouquinho antes? Advinhe onde Charlinho iria parar? Sim, isso mesmo: no meio do carro do Bottas.

Na F1 atual, os carros danificados ou sem condições de rodagem devem estar completamente fora do traçado e área de escape.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Victor Dutra
4 anos atrás

E tenho certeza que você ainda não pensou se Vettel e Leclerc batessem um pouquinho depois.

Na F1 atual é assim, às vezes eles batem um pouquinho antes e às vezes um pouquinho depois.