MENU

sábado, 30 de novembro de 2019 - 10:01Indústria automobilística

O UNO DA VOLKSWAGEN

RIO (sim, eu sei que tem corrida, estou desovando notinhas!) – Ótima matéria na “AutoEsporte” do Ulisses Cavalcante, também autor da foto, sobre o protótipo By, que a Volkswagen desenvolveu nos anos 80 para ser concorrente do Uno. Lembro bem das fotos meio fora de foco dos testes na “Quatro Rodas”, aquelas imagens meio clandestinas que eram típicas das reportagens sobre os segredos de fábrica.

O By acabou não entrando em produção, mas é muito bom saber que um dos protótipos foi guardado pela montadora na sua Garagem VW, um espaço na fábrica de São Bernardo do Campo que preserva alguns modelos históricos em estado de zero quilômetro. Aliás, estou esperando um convite da VW para conhecer, já que o museu informal, até onde sei, não é aberto ao público. Deveria.

Aqui tem mais fotos do By. Um dos detalhes que chamam a atenção é o banco traseiro corrediço, que as matérias informam ter sido adotado no Fox anos depois. Mas eu lembro que a Renault fez isso no Twingo em 1993. Uma sacada genial, diga-se.

5 comentários

  1. PRNDSL disse:

    A sacada mais legal de carro compacto que já vi foi de uma carro europeu (não consigo lembrar fabricante nem nome) que tinha dois bancos dianteiros e um individual traseiro do lado direito (passageiro) . O espaço atrás do motorista era a área de “porta-malas”, com acesso por uma tampa traseira. Parece que umas barras protegiam os ocupantes do interior do veículo de “transbordos” da carga.

  2. Marcelo Magalhães Rebouças disse:

    A própria Fiat, quase 30 anos depois, “aproveitou a ideia” e criou o seu Mobi que nada mais é que o atual Uno encurtado(com entre eixos menores ao do Uno atual e iguais nas medidas aos dos “primos ricos italianos”, o ´charmoso Cinquecento e o simpático Panda).
    No Fiat Mobi, fabricado em Betim/MG(e exportado para alguns países sul americanos), o banco traseiro deita-se por inteiro junto ao assoalho se for necessário aumentar a capacidade do porta malas(que originalmente é pequeno mas bem acabado).
    Já que este tal By derivaria do Gol e terminando por não acontecer a Fiat brasileira derivou recentemente o no mínimo prático Mobi do Uno mais atual(isso sem falar do furgão Fiorino).

  3. LEANDRO VIEIRA COSTA disse:

    Até o lançamento do uno Mille, não fazia muito sentido a Volks lançar esse modelo, visto que a família bx dominava as vendas. No entanto, era melhor esse carrinho do que o gol 1000, um carro espartano, onde até o retrovisor direito era opcional

  4. ALLAN PEREIRA GUIMARAES disse:

    Será que ela guardou o Santana Tecno II?Adoraria transformar um ano 86, mas praticamente não há referências de quem doou as peças…

  5. André disse:

    Uma mistura de Gol, Uno e Brasília, na traseira. Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *