RELÍQUIA
RIO (de volta, sem troféu) – O vídeo que o Felipe Scavone mandou é muito interessante. Uma reportagem sobre a primeira corrida de caminhões do Brasil, realizada em 1987 em Cascavel com enorme público. E uma morte. Me surpreendi ao ver, entre os entrevistados, meu amigo Francisco Santos. Não sabia que ele estava por trás da criação daquilo que, depois, virou Fórmula Truck — e, hoje, é a Copa Truck.
Eu estava nessa corrida, era muleque. Além dos caminhôes, nesse mesmo dia, tivemos corrida de mobilete, corrida de trator, caminhonetes e os caminhões. O piloto que veio a falecer era pai de uma conhecido meu e morreu asfixiado pelo capacete, pois os comissários e primeiro socorristas, não sabiam como desafivelar o capacete.
Caraca!!! Tirando a fatalidade nos caminhões, nunca tinha visto uma corrida com as caminhonetes!! Eu ganharia fácil com minha saudosa D-20 com motor Perkins Q-20B heheh
O Francisco Santos era responsável pela editora da publicação O Carreteiro, organizadora do evento na época. Gosto muito dos anuários de automobilismo que ele publicava e assinava na época, fundamentais na biblioteca de todo fã de automobilismo
Puxa vida que vídeo, veja que aparece um Fiat Prêmio Targa verde
Flávio, eu também me espantei quando vi ele no vídeo, conheço-o apenas dos anuários de Fórmula Um e não imaginava que ele estava por trás das cortinas dessa nova categoria até então.
Uma pena pelo piloto que morreu – que decididamente não era novato – mas naquelas condições não havia mesmo como garantir o mínimo de segurança; era tudo na base da experimentação…
Que doideira as camionetes correndo na pista, uma cabine dupla chegando em segundo lugar – rsrsrsrsrsr
Tb me espantei. já conhecia pelos anuários e a própria história dessa primeira corrida, mas não sabia que o organizador era o FS.
cordiais saudações
Ricardo
Que loucura…os caminhões estavam com a altura que andavam na rua. Fazer curva numa geringonça dessa em competição devia ser um calvário.