MENU

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 - 17:01DKW & cia., Nas asas

NAS ASAS

RIO (cinquentinha, já) – A foto foi enviada pelo blogueiro Britto, e mostra o antigo prédio da VASP em Congonhas. O ano? 1970.

Pois é, já se vai meio século da onda nacionalista ligada à Copa do México — a decoração da fachada se refere a isso, adaptando algum dos slogans babacas da ditadura militar. Era pra frente Brasil pra lá, pra frente Brasil pra cá, noventa milhões em ação, ame-o ou deixe-o, essas coisas ridículas.

Claro que o que mais me interessa na imagem são os carros (o rapaz da Vemaguet precisava urgente de um funileiro e pintor). Mas não deixa de ser curiosa a onda verde-amarela nos piores tempos deste país.

Quem se repetem agora, diga-se.

A propósito, o prédio ainda está lá e, salvo engano, o letreiro da VASP foi retirado há não muito tempo. Se é que foi.

Aliás, é bem louco isso… Passo por esse lugar todo mês, desde que vim morar no Rio, e passava aí quase todo dia, quando morava em São Paulo. E não é que não sei o que foi feito desse prédio?

Como só vou no fim de semana, se alguém quiser contar antes o que tem aí é só mandar aqui nos comentários. Não sei se o prédio ficou com a Gol, com a Latam, ou se está fechado e ainda tem VASP no alto. A gente não repara nas coisas como deveria… Enfim, a turma dos aviões deve saber.

30 comentários

  1. Guilherme Zahn disse:

    Passei lá ontem, continua com o “VASPEX”.

  2. Bola da Vez disse:

    Gostei do “Avante Brasil”. É algum filme de Ficção?

  3. mario aquino disse:

    Ainda colocam o nome de Orestes Quércia em monumentos públicos e viadutos. este foi um dos maiores ladrões do erário público, entrou para o governo com um fusquinha e saiu com coberturas em frente o Parque Vila Lobo, nomeou o Canhedo para destruir a Vasp.

  4. Cristiano disse:

    Boing 737 que era da Vasp numa fazenda do interior do Paraná, passando em uma rodovia próxima é possível ver, é a última foto: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colecao-de-avioes-no-meio-da-lavoura-vira-espetaculo-no-parana-2jgkr1cyndecnfll0fh3iwjrj/

  5. Pedro Wolthers disse:

    Ouvi dizer que a Leroy Merlin vai abrir uma loja no pátio antigo da Vasp.

  6. Ney Dias disse:

    E como vai a equipe alvi-rubra? E a rubro-negra? Sem Charlinho a audiência não vai, tem que ter Charlinho!
    Cofesso que eu preferia a época onde a babaquice era menos, menos presente, e as equipes eram mesmo branca e vermelha, etc, e os pilotos eram Leclerc ou Charles. agora é Fittipaldinho, Hamiltinho , Versttapinho, Cocôzinho, e Merdinha!
    E vamu qui vamu, copiando as invencionices dos péssimos locutores da Globo.
    Fazer o que, nénão?????

    • RODRIGO disse:

      Uau, mas que cara legal esse aqui…!

      • Jô Zerroela disse:

        Fox Golf,
        O prédio administrativo, o hangar 1 , prédio de operações (onde fica o simulador do 737-200), estacionamento e área do vaspex estão lá abandonados. O Hangar 2 estava sendo usado pela Avianca , agora não sei. E a entrada principal na praça Cmte Lineu Gomes, era um abrigo de gatos, quando passei por lá.
        Frt 73.

  7. João Paulo Taveira Toledo Piza disse:

    Correção : Estava nesse pé o prédio da Vasp.

  8. Alex disse:

    Até 2018 havia letreiro da Vasp lá mas não era o mesmo e a fachada também está alterada. Infelizmente estamos de volta à onda ufanista da ditadura militar. A de hoje também é acompanhada de entreguismo, só que incomparavelmente pior do que naquela época. Aliás, o discurso nacionalista também é importado e não deixa dúvida sobre suas origens: hino e bandeirinha nacional pra todo lado, militarismo, xenofobia.. Adivinha…

  9. Fernando disse:

    No google earth ainda está lá, mas como vaspex.

  10. Victor Penteado disse:

    O prédio deve estar abandonado, mas ainda de pé. Se não me engano ainda com o letreiro, mas bem escondido atrás de diversas árvores que se espalharam por esses gramados da foto.

  11. rodrigo disse:

    ué..vc queria vermelho ?

    • Flavio Gomes disse:

      Não entendi a pergunta.

      • Carlos disse:

        Acho que ele quis dizer que com ou sem as “babaquices nacionalistas/patrióticas/ufanísticas, ditadúricas ou bolsonáricas” as cores do país são o verde e o amarelo e não o vermelho, eu entendi, acho, sempre lembrando que nacionalismo e slogans idiotas não são exclusividade da direita, as vezes muito pelo contrário, mas é uma bosta do mesmo jeito.

  12. Christian - Do Niva disse:

    O prédio continua aguardando uma decisão sobre a massa falida da Vasp. Como ele está situado dentro da área patrimonial do aeroporto de Congonhas há dúvidas quanto a posse e propriedade do mesmo, pois, em tese, ele foi construído em comodato e deveria ter sido revertido para a União após o final do contrato com a SPU / Infraero, só que o juízo de falências pode ter dado um entendimento diferente, como aconteceu com outros bens da falecida Vasp..

  13. Pepe disse:

    Bom dia FG. Piores dias para os comunistas, amigos de Fidel, Che e da Rússia que queriam se apossar do Brasil como fizeram com Cuba, Venezuela, etc e queriam fazer o mesmo no Brasil, Bolivia, Peru, Chile, etc. esses perseguidos a quem vc tanto idolatra eram terroristas impiedosos e criminosos sem qq escrúpulo que assaltavam e matavam sem dó. Vc é muito jovem para saber da verdade, só sabe do que ouviu falar por esses que, por serem derrotados, ficaram revoltados e tudo fizeram, e fazem, para infernizar os de boa fé, cultos e educados de boa índole, o comunismo só serve para os que mandam, roubando descaradamente e matando seus opositores, sem poder entrar ou sair desses paises como Cuba e seu “paredón”. FG ser comunista não é mais “chique” como foi algum tempo atrás, vc ainda não caiu na real, cara vc precisa se reciclar, jovem como vc é, atrelado a ideologias nefastas e ruim para vc mesmo, eu já fui idealista enganado até ver a utopie e merda que isso representa, mudar para melhor não é vergonha, permanecer no erro sim é falta de recursos mentais, evoluir é preciso. Abs FG
    .

  14. Britto disse:

    Quanta história de lutas essa vemaguete não teria pra contar, não? Bem, se o embróglio jurídico é federal, esse prédio está pedindo pra ser invadido!

  15. Walter disse:

    Flavio, bom dia,
    Está lá, abandonado, ocupando um espeço precioso que poderia ser utilizado por outras companhias.

  16. João Paulo Taveira Toledo Piza disse:

    Em 2017 estava nesse prédio da Vasp.

    https://hinouye.wordpress.com/2017/07/22/predio-vasp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *