MENU

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 - 10:52F-1

RB16

RB16: apresentação discreta e sem pintura especial

RIO (aaaahhhhh…) – Poxa, por que nem uma pinturinha especial de testes, dona Red Bull?

Bom, vamos lá. O RB16 é o segundo carro oficialmente apresentado para 2020 e já foi para a pista em Silverstone fazer o shakedown regulamentar. Rigorosamente nenhuma novidade na pintura, que para mim sempre foi um enorme desafio em se tratando da marca de energéticos — o logotipo da Red Bull é de difícil acomodação em qualquer “plataforma”, e o azul e prata das latinhas é o tipo de combinação cromática que não funciona; é um fenômeno, esse troço.

O que dizer do carro? Olha, Adrian Newey é um gênio e suas criações são as últimas autorais da F-1. Nas outras equipes, grupos de engenharia se encarregam de desenhar e projetar cada pedaço dos carros, e eles não saem do forno com uma assinatura. Tem o pessoal que cuida da suspensão dianteira, a turma da asa traseira, a patota da asa dianteira, a comunidade da barbatana, o bando do bico, a facção da suspensão traseira, o povo dos sistemas de refrigeração, a seita dos motores, a panelinha do câmbio e por aí vai. Os de Newey, sim. São sua cara e diz a lenda que ele ainda faz tudo a lápis e na prancheta.

Acho que a Red Bull vai lutar pelo vice com a Ferrari e que tem mais condições de desafiar a Mercedes no último ano do atual regulamento. Muito por conta de Verstappen e por uma intuição — puro palpite — de que a Honda dará mais um salto.

Não vou nem perguntar se vocês gostaram do carro, porque ele é muito parecido com o do ano passado. O que está nas suas entranhas é que fará a diferença, creio.

7 comentários

  1. FUMIO KURIHARA disse:

    na real. a F1 está muito chata. quem tem mais $$$$ tem os melhores projetistas e melhores equipamentos. estão perto de 1s na frente dos outros, que vão fazendo a mesma escadinha. só pista travada e mau tempo para equilibrar e aparecer o braço de algum piloto. agora anunciaram que ano que vem é mudança então esse ano não tem mudança. só o que estava detectado de ruim no ano passado poderá eventualmente ser modificado.

  2. Wilson Carpini disse:

    Flávio, certamente que a Honda dará mais um salto… torço pra isso, quero muito ver isso, pois sou grande fã da Honda…
    Quero crer que os “Japas” farão o impossível para dar mais um salto…

  3. Vinicius disse:

    Acho que o logotipo da Honda na tomada de ar está maior.

    Torço bastante para que a Red Bull ao menos ameace a Mercedes com mais consistência, porque gosto do estilo do Verstappen e acho que seria bacana ver a Honda ainda mais forte na categoria.

  4. RAFAEL PIQUEIRA CHININI disse:

    o fato é que essa temporada será perdida em termos de novidade.
    A configuração é a mesma do ano passado, portanto as novidades seriam as pinturas, que as equipes mais tradicionais não vão mudar!!!
    O objetivo das equipes menores será ter menor prejuízo possível pra começar bem 2021..e é isso.

  5. guilherme costa disse:

    não é lenda não:

    He is also clearly a one-off. Quite literally so when it comes to his job. He famously still uses a 2B pencil when it comes to sketching the diffusers and suspension layouts which propel his cars to success.

    “I am probably the only dinosaur left in the pit lane who still uses a drawing board rather than a CAD [computer aided design] system,” he shrugs. “I suppose I’m a creature of habit. As the computer generation comes along, they have never worked with one.”

    https://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/redbull/8396139/Red-Bull-designer-Adrian-Newey-still-ahead-of-the-game.html

  6. Cristhian Gärtner dos Santos Camilo disse:

    É os dutos de ar? Alguma melhoria?

  7. Ricardo Bigliazzi disse:

    Gostei do carro, também gosto da pintura atual, não dava para esperar muita coisa diferente em virtude da manutenção do regulamento e das leis da física (estas estão difíceis de serem revogadas)

    Obs.: Curioso para ver o lay-out da “Alfa Tauri” com o “preto e branco” dominante na marca (que por sinal tem roupas bem caras, uma “Parka” a 600 Euros não deve ser barata nem na Europa).

    Torcida total para que a vida do Hamilton seja muito mais agitada nesse ano. Continuo com a esperança que a RedBull e até mesmo a Ferrari compliquem a vida da Mercedes em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *