EU QUERO!

RIO (isolamento vem de “isola”, que em latim é ilha. De nada) – Vejam o que será leiloado dia 24 na minha querida Pelotas, e vai sair quase de graça! Mas como está sendo vendido como sucata, não é qualquer um que pode comprar. Precisa ser cadastrado como empresa autorizada a desmanchar carros e tal…

Espero que quem compre não desmanche. Isso aí é uma cápsula do tempo. Não sei se pode regularizar ainda para rodar, mas mesmo se não for possível eu pegaria no colo e deixaria guardado desse jeitinho aí. Esse Chevette era usado como carro de auto-escola pelo Touring, que já foi mencionado aqui em outros posts.

O Touring era uma potência, uma marca muito forte principalmente nos anos 60 e 70, quando houve uma explosão na produção de automóveis no Brasil. Digo “era” porque pesquisei rapidamente na internet para concluir que não existe mais — se alguém souber de algo mais, me conta.

O Touring, basicamente, prestava serviços a donos de carros. Fazia o que fazem hoje as seguradoras. Sócios do Touring tinham direito a guincho numa época em que carros enguiçavam muito (adoro “enguiçar”, aqui no Rio ainda se usa muito), havia uma rede de postos de gasolina com sua marca, hotéis e motéis (que na época eram hotéis de estrada) ostentavam orgulhosamente sua chancela, acho até que o mesmo acontecia com restaurantes testados e indicados — coisas como adesivinho do Tripadvisor na porta não surgiram semana passada, pimpolhos. Tudo que tinha a ver com automóvel passava pelo Touring Club do Brasil.

Inclusive, como se vê nesse Chevette que vai a leilão, auto-escola.

E inclusive, como se vê neste post do meu amigo Luiz Salomão, rali.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROBERTO BUSATO FILHO
ROBERTO BUSATO FILHO
4 anos atrás

E em tempos idos o Touring Clube expedia as carteirinhas internacionais de habilitação. Estive na sua sede em Curitiba no ano de 2003, antes de viajar de carro pelo Uruguai, Argentina e Chile.

Jonivan
Jonivan
4 anos atrás

E eu pegaria essa Elba ali do lado…

José
José
4 anos atrás

Flavio, posso acrescentar algumas informações, passadas por um primo de Pelotas, que adora carros antigos?

Realmente já tem baixa no Detran, então somente pra “colocar na estante”, o que de qualquer forma não deixa de ser uma relíquia. Segundo ele, o leiloeiro era o fiel depositário de vários bens de várias empresas de Pelotas que quebraram ou sofreram ações judiciais, enfim. Mas esse leiloeiro a uns anos atrás faleceu e ficou tudo trancado na justiça, não pelas dívidas, mas pelo leiloeiro ter morrido mesmo. E ficou anos dentro do galpão do cara e agora estão fazendo esse leilão da justiça federal, estadual e do trabalho, um leilão unificado pois a intenção é que nesse galpão, que era o depósito judicial dele, será utilizado para um novo modelo de presídio, onde os presos trabalharão nesse galpão industrial que será tipo uma fábrica, por exemplo dentro do presídio que será privado, numa parceria com o estado. Segundo ele, a intenção é que seja um modelo mais interessante tanto pra sociedade quanto pros escarcerados.

Jose
Jose
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Mais uma então que acho que você vai gostar. Esse mesmo primo mandou agora. Veja a partir de 1:40

https://youtu.be/c_ezCtGgXak

Marcos Abreu Ferreira
Marcos Abreu Ferreira
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Último lance do leilão $200,00. O leilão ainda está rolando.

https://www.zagoleiloes.com.br/lote/1791/show?page=2

José C.
José C.
4 anos atrás

Eu, se fosse você, meteria ficha e colocaria na sua garagem… vc não poderia re-comprar da empresa de desmanche depois?

Diogo Lima
Diogo Lima
4 anos atrás

Tenho pouco mais de 30 anos, então pergunto: O “Touring” seria um “ADAC brasileiro”?

ALBERTO
ALBERTO
4 anos atrás

Caro FG,

Respeitosamente, acho o novo formato do blog mais difícil de ler, porque tenho que clicar em cada post para abri-lo, antes podia ler o texto das matérias apenas “correndo a tela para baixo”. De qualquer forma, continuarei visitando e lendo tudo. Com meus melhores cumprimentos, desejo-lhe sucesso e saúde.

guest
guest
Reply to  ALBERTO
4 anos atrás

Também tenho a mesma impressão

Zé Maria
Zé Maria
4 anos atrás

Pneu traseiro direito furado no rally. ..

Paulo Corrêa
Paulo Corrêa
4 anos atrás

Flávio, desculpa não tinha percebido o link.
Abs

Paulo Corrêa
Paulo Corrêa
4 anos atrás

Flávio, podes me passar o link do leilão, agradeço antecipadamente,

Edu Zeiro
Edu Zeiro
4 anos atrás

Se no Rio é enguiçar, aqui em Minas se fala mais pifar. O enguiçar, aqui, é usado mais como característica humana, tipo, “aquele é um camarada que vive enguiçado”, como uma pessoa de humor difícil.

Costa
Costa
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Ou dar o prego…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Costa
4 anos atrás

Sim, também, mas essa é mais recente.

Edison Guerra
Edison Guerra
4 anos atrás

Fui sócio do Touring Clube em 1976, quando comprei meu primeiro carro. Lembro até hoje que levava o carro para “revisão gratuita” no posto, então Petrobrás, na Avenida Rubem Berta, 857. O posto hoje é Shell.

LucPeq
LucPeq
4 anos atrás

Eu tive Automóvel Clube do Estado de São Paulo (acredito que eram concorrentes), na fina do Brasileiro de 1990 precisei pedirum guincho na Rod. dos Bandeirantes, lembro que era bonitão, preto, vermelho e branco. Naquela época não tinha seguro, pagava uma miséria por mês e tinha esse serviço.

Marcio
Marcio
Reply to  Marcos Abreu Ferreira
4 anos atrás

E não é que apareceu uma propaganda para me filiar à maçonaria no meio da leitura deste post?
Eu hein…..

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
4 anos atrás

Touring, realmente foi uma potência. Não soube se adaptar aos novos tempos…. foi engolido pelas seguradoras.

Jefferson Farias
4 anos atrás

E a Elba ali atrás??