ONE QUESTION
RIO (todos!) – Qual desses é o mais bonito? Para quem não identificou ainda, são os capacetes dos pilotos que participaram da temporada de 1990 na F-1. Parece ter mais piloto que o normal, né? Pois tinha mesmo. Nada menos do que 20 equipes se inscreveram para aquela temporada. Algumas nunca passavam da pré-classificação. Esses foram os 40 que, de um jeito ou de outro, disputaram o Mundial — ainda que muitos não tenham largado em nenhum GP. Alguns, inclusive, mudaram de time durante o ano.
Sem nostalgia barata, eu achava os capacetes de antigamente mais bonitos que os de hoje. Tinham mais personalidade e eram carregados por toda a vida, com uma ou outra modificação. Uma espécie de assinatura do piloto.
Isso acontecia, entre outros motivos, porque nem todo mundo tinha contratos milionários com fornecedores. Hoje, um piloto usa um capacete por fim de semana de GP, ou mais. Antes, o cara fazia a temporada inteira com o seu — eles sempre foram muito caros. Se desse, mantinha no ano seguinte.
Eles também eram mais visíveis, deve-se admitir. Nos carros atuais, com cockpits de laterais altas e largas, e ainda com o Halo para atrapalhar a visão, os pilotos ficam afundados de tal forma que a gente mal vê o que estão usando sobre a cabeça. Por isso que aquela determinação recente da FIA, de que piloto não podia mudar o capacete ao longo do campeonato para poder ser identificado, não fazia mais nenhum sentido. Tanto que foi revogada.
Bom o mais ícônico todos sabemos a quem pertence, pois já foi alvo de enquete, agora no quesito beleza?:
1-Mansell
2-Boutsen
3-Prost
4-Senna
5-Piquet
vamos para o TOP FIVE:
N. Piquet 1º; T. Boutsen 2º: J. Herbert 3º; G. Foytek 4°; G. Brabham 5º
Lembro que na Folha de São Paulo na semana da abertura da temporada saia na ´página de esportes a Lista dos pilotos e seus capacetes bem como sua história como piloto da F1 ou categorias de acesso para os estreantes. Bons tempos!!
O capacete mais bonito desde a década de 80 é capacete do Piquet.
Uma marca ORIGINAL.
Boutsen, sem dúvida!
Meu favorito fica entre o do Gugelmin e do Boutsen
Todos os brasileiros tinham capacetes bonitos. Dos estrangeiros, destaco Mansell, Patrese, Alesi, Johansson, Johnny Herbert e principalmente Boutsen.
ALEX CAFFI e GARY BRABHAM
Thierry Boutsen . Sempre gostei daquele desenho de um laço formando um X .
1 – Boutsen, 2 – Larini, 3 – Brabham.
Memorável a Temporada de 1990: Piquet, Senna, Prost, Mansell, Berger, Patrese, Gugelmin, entre algum outro.
O mais bonito o do Piquet, seguido pelo do Mansell kkk
Bom dia Flavio!
Sem dúvida alguma o mais bonito é o do Thierry Boutsen (5).
Abraço
Bons tempos. Gosto do capacete do Satoru. E como tinha piloto italiano! Contei 14, estou errado?
Vou contar também. Patrese, Modena, Alboreto, Caffi, Capelli, Tarquini, Nannini, De Cesaris, Pirro, Martini, Barilla, Larini, Morbidelli, Giacomelli. Sem consultar o Google nem a Wikipédia.
É isso mesmo. São 14! Uma esquadra italiana. Eles devem sentir uma falta danada desses tempos.
Dessa turma aí pra mim o mais talentoso e que poderia ir mais longe era o Nannini. Justamente o que teve sua carreira abreviada por um acidente besta.
Juntando todos, são apenas 12 vitórias – seis de Patrese, cinco de Alboreto e uma de Nannini. Não chega a um Coulthard, que tem 13…
Sempre gostei do capacete do Gugelmin. Mas tem 2 pilotos aí que eu não conhecia, e olha que sou velho nisso. Claudio Langes e Gary Brabham.
Acho que ninguém tinha ouvido falar do Claudio Langes. Só o Roberto Moreno e o Rodrigo Mattar, do pra lá de ótimo blog que leva seu nome. Ele sabe o nome de todo mundo. Tem uma série deliciosa que ele fez falando de várias equipes pequenas dos anos 80, 90 e 2000.
Esse Langes foi mais obscuro que o segundo piloto da Andrea Moda.
Boutsen e Gugelmin
Roberto Moreno
Gosto do capacete de gugelmin.. o número 15.
Me lembro dessa época, achei o do Nicola Larini mais bonito.
Tarquini,
Mansell,
Piquet,
Boutsen,
Alesi.
Nesse ordem de beleza… o casco do Tarquini é lindo. É do Piquet icônico.
Bons tempos em que olhávamos pro carro e reconhecíamos o piloto pelo capacete.
Claro que era outro contexto. Sem HANS, cockpits mais expostos, não tinha tanta propaganda. Hoje um capacete parece um vidro de porta de restaurante de beira de estrada com milhões de adesivos de motoclubes colados (nada contra os motoclubes, pelo amor de Deus!), de tanta propaganda que tem colada ali. O que menos se vê é o desenho do piloto. Qual é o desenho do capacete do Vettel? Não sei. E do Max Verstappen? Também não sei. É muita propaganda. Agora qual é o capacete do Tarquini? Eu lembraria mesmo que o post não tivesse a foto, que era fundo branco com umas listinhas pretas que parecia uma coisa meio espacial. Johansson com aquelas folhinhas, Boutsen com as listas fazendo um X na lateral, a gota na lateral do capacete do Piquet e a bandeirinha da áustria no do Berger. Era bater o olho e reconhecer. Simples.
Agora o cara muda o capacete a cada corrida. Fica uma miscelânea de informações, tipo, qual é o desenho do capacete do Hamilton hoje? Todo mundo sabe que era inspirado no do Senna (que se tornou icônico, mas não era necessariamente bonito), mas hoje? É inspirado em qual? Nos patrocínios, né?
Ah, qual o mais bonito pra mim? Difícil eleger só um. Sempre gostei da sobriedade do capacete do Patrese, as linhas que engrossam conforme descem. Gostava do degradê das cores do capacete do Gugelmin e daquele efeito “fita” do capacete do Moreno. E nada mais inglês do que a bandeira estilizada do capacete do Leão.
Sempre gostei muito do capacete do Mansell.
Ricardo Patrese. VAI CORINTHIANS.
Sempre gostei muito dos capacetes do Mansell e do Prost.
Os capacetes dos anos 80 e 90 são muito mais bonitos que os de hoje em dia.
Gugelmin.
Se os antigos eram mais bonitos eu não sei. Alguns sim, outros não…
Mas em relação a personalidade, difícil não concordar!
Todo mundo sabia quem era o piloto só de bater o olho no capacete: verde e amarelo com listras horizontais? Senna. Bola de tênis? Piquet. Um Azul, branco e traseira amarelo? Rosberg
Até mesmo capacetes como o do Jacques Villeneuve ou dos Hill (Graham e Damon), erma feios (na minha opinião) mas com muita personalidade.
Meu favorito desse é o do Schneider. Me lembra o atual do Vettel com mais áreas coloridas. Inclusive o do Vettel é o que mais se assemelha ao estilo dos antigos.
O do Gugelmin. Pena que este capacete não ficou mais famoso. Porque ele não conseguiu repetir na F1 os excelentes resultados que teve nas categorias de acesso.
Penso que se a March/Leyton House quebrasse menos a história poderia ter sido um pouco diferente, dado aqueles brilharecos que o carro tinha de vez em quando. Tanto ele quanto Capelli poderiam ter tido melhor sorte. Porque o Capelli foi pra Ferrari numa das piores épocas da equipe. Gugelmin nem essa chance teve.
O mais bonito já não fazia mais parte do grid, que era do Eddie Cheever.
Sim, também acho que o do Cheever foi o mais bonito que já vi. Mas ele saiu da F1 em 1989.
Boutsen em primeiro, Alboreto em segundo e Gugelmin em terceiro.
Prezado F&G : 1- N.Piquet, 2- R.P.Moreno, 3- Andrea de Cesaris, 4- Stefano Modena e 5 Michele Alboreto.Desing clássicos e outros modernos.
Boutsen
Gary Brabham!
O do Gugelmin era muito bom! Também sinto falta da “identidade” dos capacetes. Essa moda de mudar a toda corrida é péssima!
Eu tambem penso assim.
Piquet, Mansel, Prost, Gugelmin, Senna…., mas o casco do Berger era o mais bonito.
Eu sempre gostei do capacete do Gugelmin
Domo Designer de Produto preciso dizer: CAPACETES MARAVILHOSOS! Interessante como alguns funcionam muito bem em uma vista lateral, mas nem tanto quando sobre a esfera:
Outros como o do Piquet e do Alesi (uma versao do de Angelis com uma esfera ou gota no topo) sao maravilhoso em TODOS os angulos.
PS: Também nao faco idéia quem seja Claudio Langes
Legal que tinha piloto pacas, mas destes, só não me lembro de Olivier Grouillard, Claudio Langes e Gary Brabham. O capacete mais bacana é o do Piquet.
O do Alboreto. Que época boa, ter 10 anos e fazer os álbuns da F1. Os capacetes eram sim mais bonitos, os carros também.
Piquet, Moreno e Giacomelli. Menção honrosa ao do Foitek.
Caramba, quem era Cláudio Langes?
Era um piloto pagante e acima do peso. A Eurobrun tinha o piloto mais leve (Moreno) e o mais pesado (Langes).
Na verdade o que me chamou atenção é que todos os pilotos são relativamente conhecidos, com uma carreira consistente de antes ou depois da F1, menos um:
Quem diabos é Cláudio Langes?? De qual equipe?
Fácil, Nelson Piquet, mas o capacete que mais gosto é o do Moco, José Carlos Pace.
Gugelmin, o capacete mais bonito de todos, disparado…
Piquet, Patrese, Gugelmim, Mansell, Alboretto. Mas em 90,o que metia mais medo quando aparecia no retrovisor era o amarelo de Senna
Gugelmin, era lindo.
Brabhan e Giacomelli, pela ordem
Sempre achei o do Mansell muito bonito, mas o meu preferido é o do Nelson Piquet.
Verdade, antigamente os cacos era o “rosto” dos pilotos.
Me lembrou muito os álbuns de figurinhas das temporadas de F1. Lembro que, quando criança, gostava muito do capacete do Johnny Herbert. Hoje em dia, com o passar dos anos, prefiro do Philippe Alliot.
Meu amigo, a primeira coisa que me lembrei ao ver esses capacetes foi o album de figurinha, muito bacana! realmente os cascos eram mais simples, que dava mais personalidade ao piloto, bons tempos.
Nelson Piquet. O mais original (sempre quis saber o significado do pingo na horizontal), o resto é só uma mistureba de cores.
Seu designer, Sid Mosca, disse uma vez que a “gota” do famoso capacete de Piquet foi uma ideia do próprio piloto, e fazia alusão a forma aerodinamicamente perfeita.
https://www.autotrac.com.br/blog/o-capacete-de-piquet-previa-o-futuro/
Sim, mas tem a ver também com as linhas da bola de tênis, já que Piquet sempre gostou e praticou o esporte. Se não me engano até no início da carreira o pai dele queria que ele fosse tenista (e por isso ele corria com o nome Piket, pra disfarçar o sobrenome).
Piquet 1º; Boutsen 2º: Mansell 3º; Giacomelli 4; Gygelmin 5º; Senna 6º