DICA DO DIA

RIO (ansioso) – O Matheus Mossmann mandou o e-mail, que reproduzo com os links. Trata-se de uma animação japonesa sobre F-1, dos anos 70, que parece muito interessante. Vi alguns minutos de alguns episódios (são muitos!), mas já gostei! Então, divido com vocês:

“Oi, Flavio. Uma curiosidade/dica para o blog. É um desenho japonês de 1977, em que Niki Lauda atua como mentor do protagonista. Chama-se GRAND PRIX no TAKA. Segue os moldes de aventura de Speed Racer (Mach Go Go Go, 1968). No primeiro episódio, mostra até uma animação do acidente do Lauda em 1976, e a sua superação. Mascarado, ele aconselha o herói da série, mantendo o mistério tal como fazia o Corredor X no Speed — com algumas diferenças, é claro. É curioso que o desenho estreou em setembro de 1977, meses antes de o Lauda conquistar o bicampeonato — infelizmente isso não pôde ser citado na série, pois o campeonato ainda estava em andamento (ou até mesmo no começo, não sei quanto tempo levou) durante a produção do episódio inicial. Também há aparições de outros corredores da época, como Ronnie Peterson, Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi. Segue uma playlist com os episódios dublados em espanhol. Infelizmente a série não foi exibida no Brasil na época. Teve apenas um DVD lançado em 2006, com uma compilação de episódios.”

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano de Avance Moreno
Adriano de Avance Moreno
3 anos atrás

Esta série foi produzida pela Toei Animation, sendo exibida na Fuji Television entre setembro de 1977 e agosto de 1978. O personagem central se chama Takaya Todoroki, que tem como objetivo tornar-se um piloto de grande sucesso, e chegar até à F-1. A série mostra vários detalhes interessantes do mundo das corridas, além do fato do protagonista receber a ajuda de um piloto mascarado que depois é revelado como sendo o próprio Niki Lauda. Para quem curte automobilismo, é uma série muito interessante, e bem mais focada no automobilismo do que Speed Racer, onde o protagonista, apesar de vivenciar o mundo do esporte a motor, era uma série mais focada em aventura. Aqui no Brasil saiu apenas um DVD, contendo os quatro primeiros episódios da série de TV, montados como se fosse um longa-metragem animado, e com os nomes “americanizados” (Takaya, por exemplo, “virou” Sean Corrigan. Infelizmente, esta série nunca passou na TV brasileira. Eu consegui baixar a série completa com dublagem em italiano, ripada dos DVDs que foram lançados na Itália, muitos anos atrás. Vale a pena ser assistida.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Interessante! Vi o começo do episodio I. No 19 segundo tenho a impressão que esta retratado o Copersucar (nas cores azul, vermelho e spoiler em amarelo) inclusive com o capacete do Ingo.

Vou aproveitar algum momento de TV vaga e ver alguns capítulos.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

É mesmo! Muito as linhas do FD-04, só que em cores diferentes…

Marcos
Marcos
3 anos atrás
Jonny'O
3 anos atrás

Sensacional, não conhecia esta serie!
E mais incrível, no episodio 14 ……mostra claramente que engenheiros da Mercedes f1 assistiram também!!!

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Legal! A única pena não ter uma versão em português desse desenho.
E bem que podíamos ter uma animação moderna que abordasse o tema do automobilismo. Claro que fariam um protagonista japonês que seria mais lendário e fodástico que uma fusão de Nakajima (o pai, não o filho), Sato, Kobayashi e Ultraman, e que, claro, seria o primeiro japa campeão do mundo.
No Japão há animes e mangás com temas esportivos que fazem um enorme sucesso lá. Talvez até exista e não saibamos.
Não, animação do Senninha pra mim não conta.

Adriano de Avance Moreno
Adriano de Avance Moreno
Reply to  Amaral
3 anos atrás

De certa forma, tivemos uma animação mais recente abordando o universo das corridas. Chama-se CAPETA (é o nome do protagonista, Capeta Taira), que sonha se tornar um piloto profissional, com a história mostrando os primeiros passos do garoto ainda nas competições de kart, ainda criança, e tendo vários desafios para conseguir vencer, frente a competidores, não apenas com talento, mas com esquemas superiores de competição. Foi produzido em 2005/2006, contando com 52 episódios. Infelizmente, nunca foi lançado no Brasil (e com esse nome, a série seria excomungada, antes de qualquer coisa).

wallace carvalho costa
wallace carvalho costa
3 anos atrás

Boa tarde Flávio. Cadê o post da Bia Figueiredo?

José marinho
José marinho
3 anos atrás

Parece com o speed racer

Garagista
Garagista
Reply to  José marinho
3 anos atrás

Speed Racer mais maduro.