HABEMUS CALENDARIUS!

RIO (alvíssaras!) – Onde a pandemia foi controlada, onde há governo — apesar do primeiro-ministro britânico ser uma besta –, onde a população entendeu o que estava acontecendo, onde a ciência é o farol e não o obscurantismo, onde negacionistas não são levados a sério, onde não tem presidente que anda a cavalo, onde se acredita que a Terra é redonda, onde há ministro da Saúde, onde há civilização, enfim, a vida vai começar a voltar aos poucos. E a F-1 junto.

Hoje o Liberty Media Group e a FIA divulgaram o calendário das primeiras oito corridas da temporada, que se tivesse começado na Austrália em 15 de março, como previsto antes de o planeta ser engolido pelo coronavírus, estaria chegando neste fim de semana à oitava de suas 22 etapas.

O esboço desse calendário já estava rascunhado com a solução inédita de abrir o campeonato com corridas em finais de semana seguidos nas mesmas pistas — o que facilita, inclusive, o controle das pessoas envolvidas promovendo uma espécie de confinamento nesses locais. Quando o governo da Áustria deu sinal verde para receber a F-1 em julho, as coisas caminharam. Detalhe não pouco relevante: por enquanto, de acordo com os organizadores, os eventos não terão público.

O Mundial de 2020, assim, começa no dia 5 de julho com o GP da Áustria no Red Bull Ring. No domingo seguinte, dia 12, o mesmo circuito abriga o GP da Estíria (nome da região austríaca onde fica o autódromo). Em seguida, todos se deslocam para Budapeste, ali do lado, onde no dia 19 será realizado o GP da Hungria.

Após uma semana de folga, Silverstone se prepara para sua rodada dupla. No dia 2 de agosto, GP da Inglaterra; no dia 9, uma semana depois, a pista recebe mais uma prova, que foi batizada como GP do 70º Aniversário, numa alusão ao primeiro GP da história, lá mesmo, disputado em maio de 1950.

Na correria, o domingo seguinte, dia 16, verá o GP da Espanha, em Barcelona. Aí, mais uma semaninha de folga e a F-1 segue para o GP da Bélgica, em Spa, no dia 30 de agosto; e uma semana depois, em Monza, GP da Itália no dia 6 de setembro.

Por enquanto é só. A F-1 segue com a intenção de fechar um calendário de 15 a 18 corridas até dezembro, mas as outras provas ainda dependem de negociações com promotores, autoridades de saúde de cada país (todas as etapas restantes vão acontecer na Ásia e nas Américas) e de desatar os nós de logística. Aguardemos. Eu cheguei a pensar, em algum momento, que não teríamos campeonato. Mas que bom que errei feio!

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
3 anos atrás

Flávio, eu lembro em 2015, quando assisti ao GP do Brasil a galera puxando o coro mandando uma certa presidenta tomar naquele lugar, e agora cinco anos depois essas mesmas pessoas colocaram esse presidente e não terão um palco internacional para ofender ninguém. Interlagos não merecia isso no seu aniversário de 80 anos.

Sanzio
3 anos atrás

Spa merecia uma rodada dupla também…
Ah! E os ingleses, que tiveram as manhas de cair num Brexit da vida by Cambridge Analytica, podem muito bem achar que a Terra é plana. Não aliviemos para eles.

andre
andre
3 anos atrás

FG, você acha que essa parada longa, sem atividades de pista, pode influenciar no desempenho dos pilotos?

José marinho
José marinho
Reply to  andre
3 anos atrás

Eu também estava pensando isso, mas os caras devem estar se preparando fisicamente, e devem estar com uma vontade louca de acelerar novamente talvez até passem dos limites de tanta vontade .

Thiago
Thiago
3 anos atrás

Uma certeza eu tenho, A F1 não virá ao Brasil, não haverá segurança pra isso. Será triste. Enquanto alguns países irão recusar receber o circo por medo, aqui o circo terá medo de pousar.

andre
andre
Reply to  Thiago
3 anos atrás

Tem nem perigo. Só basta o circo que está o país.

Sanzio
Reply to  Thiago
3 anos atrás

Eu já acho que é capaz de encerrar o campeonatoo aqui. Assim a galera pode voltar e ficar 14 dias em quarentena.

andre
andre
3 anos atrás

No Brasil há subnotificação de casos. Um sistema totalmente ineficiente não tem a capacidade de contabilizar todos os casos. O cavalo aí mencionado nada mais é do que o próprio povo. Agora aguenta as esporas, Brasil!!

andre
andre
3 anos atrás

Ainda bem que a transmissão da primeira corrida não será de madrugada. Pense aí numa coisa sem futuro.

Saima
Saima
3 anos atrás

Tenho lá minhas dúvidas ainda. Mas torço para que dê certo e tenhamos as corridas, com a saúde de todos garantida.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Muito bom. É bom termos a f-1 de volta. Em relação a pandemia o que mais me assusta é que todos os trabalhos de testagem feitos na Espanha indicam que apenas 5% da população possui “anticorpos” para o vírus. A “proteção do rebanho” não pode ser constatada depois dessa crise de contágio e mortes. Com apenas 5% da população atingida o sistema de saúde espanhol ficou em frangalhos. Muitos falam que eles venceram a pandemia, mas eles mesmo sabem que ainda podem morrer centenas de milhares de pessoas se os cuidados necessários não forem aplicados.

Queria morar na China, lá o vírus matou menos de 10.000… ou Eles são fantásticos… ou mentirosos.

#vacinajá

mario aquino
mario aquino
3 anos atrás

Ou seja, onde há governantes, nós estamos à deriva.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Pois eh Flavio, que imbecil esta cavalgando nosso pais….e sobre a MotoGP, alguma coisa no horizonte ? abracos

Gabriel M
Gabriel M
3 anos atrás

Seria um auto suicídio não ter campeonato, que bom.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
3 anos atrás

Parece que teremos despedida do Vettel então! Assumindo que ele pendura o capacete.
Ser campeão é virtualmente impossível, mas o impossível tem dado as caras ultimamente. Torço pelo menos para que ele possa disputar algumas boas provas. Uma vitória seria Sensacional!

Rafaelle
3 anos atrás

Covid-19 vítimas / população em milhões – 02/06/2020 d/m/A

Brasil 31.243 / 210
China 4.634 / 1,395
Vietnã 0 / 95
Cuba 83 / 11
Laos 0 / 7
Coreia do N. ? / 26

“-A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”, disse o terrorista Militar Reformado pelo Exército Brasileiro…
Conquista do tal Liberal / Conservador / Privatizante .

Jorge
Jorge
Reply to  Rafaelle
3 anos atrás

Vc acredita mesmo que na china morreram somente 4634??? se tá de brincadeira… ninguem sabe a verdade lá, nem mesmo os chineses

Rafaelle
Reply to  Jorge
3 anos atrás

Esses são números oficiais, não tenho como dizer se é ou não é. Mas o trabalho deles é de longe bem melhor que o nosso, se o número deles é mentira, imagina aqui, que as embaixadas de vários países convocarão seus profissionais e cidadãos a deixarem o Brasil.

Fabio
Fabio
3 anos atrás

Flavio, o que você acha da posição do Chase Carey de que dessa vez não vai cancelar o GP mesmo se ocorrer um novo caso do Covid-19 no paddock ?
Obrigado

https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/formula-1-vai-manter-gps-mesmo-se-equipe-abandonar-etapa-por-caso-de-coronavirus/

FELIPE NUNES MARZULLO
FELIPE NUNES MARZULLO
3 anos atrás

Comecei a acompanhar hoje seu blog, Flávio.
Adorei. Obrigado pelas informações. Uma pena não termos, aqui em nosso país, todos os aspectos mencionados no início do texto.
Será que teremos GP de Interlagos?
O que você acha?

José marinho
José marinho
Reply to  FELIPE NUNES MARZULLO
3 anos atrás

Seja bem vindo então amigo, acompanho ha´anos!

leandro oliveira
leandro oliveira
3 anos atrás

E onde a ciência é coisa do demônio, onde negacionistas são levados a sério como se fosse pastores sérios, onde tem presidente que anda a cavalo, onde se acredita que a Terra é plana, onde não há ministro da Saúde, onde não há civilização, continuam acreditando em GP do brasil no RJ este ano … pq o MINTO prometeu

Dimaz
Dimaz
3 anos atrás

algumas semanas atrás estavam falando de traçados diferentes nos locais q tivessem mais de 1 prova… alguma confirmação que isso ainda está sendo cogitado… acho que será muito chato 2 corridas seguidas no mesmo lugar… sem tempo de fazer algo diferente…adoraria Silverstone ao contrário por exemplo… ou em um traçado antigo…

Austria ja nao sei, acho q nao dá pra fazer algo diferente…e nao tem como correr ao contrário pq nao tem area de escape reversa na curva 1 e 3….

adoraria q tentassem trazer de voltas algumas pistas ”antigas’ q ficam próximas dessas… daria pra correr em Imola na semana seguinte de Monza por exemplo ou em Brands Hatch… mas nao sei se as pistas ainda tem aprovacao para provas de F1…

Michael Schumacher
Michael Schumacher
Reply to  Dimaz
3 anos atrás

Mais umas pistinhas clássicas na Europa… aaah, que sonho!

Imola, Mugello, Fiorano, BRNO, Algarve, Le Mans.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Michael Schumacher
3 anos atrás

Nossa! Você já melhorou!

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Bestas como mandatários tem sido uma regra no mundo contemporâneo. Infelizmente.
São representantes mais do que dignos do eleitorado que têm.

A humanidade faliu faz tempo. Estamos caminhando rápido para o abismo e não merecemos nada menos do que isto.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Tales Bonato
3 anos atrás

Tem razão Tales, não importa a cor da Camisa, se “Azul” ou “Vermelha” essa safra dos ultimo 20 anos é de levar a humanidade ao extermínio.

Rafaelle
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Tudo culpa de Bancos. Banco não pode ser privado, bancos não devem pensar em lucro, o bancos tem o dever de servir a sociedade e investir no seu desenvolvimento.
Educação, Esporte e Fomento.

Antônio Ermírio de Moraes disse:
“- “É preciso entender que para se ter mais saúde e mais justiça, é preciso se ter um setor educacional forte. Uma educação forte, com um atendimento de saúde digno, mudam a face da cidade. E vai se gastar menos com pessoas doentes, a educação leva a higiene e assim por diante, e também a um saber se alimentar melhor”, em matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo”

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
3 anos atrás

Acho que China, Japão, Vietnã, Bahrein e Abu Dhabi serão as provas restantes.