PROCURAM-SE PISTAS

RIO (só Europa?) Azerbaijão, Japão e Singapura cancelaram de vez suas etapas deste ano, como já haviam feito, também em caráter definitivo, Austrália, Mônaco, Holanda e França. São sete provas riscadas do calendário original de 22 etapas, o que numa conta de português de padaria reduziria o Mundial de 2020 a 15 GPs.

Mas a gente sabe que não é essa conta simples que vai desenhar a temporada ainda por ser iniciada — aliás, neste fim de semana, não fosse a pandemia do novo coronavírus, estaríamos falando sobre o GP do Canadá, nona etapa do campeonato. Como se sabe, o Mundial só vai começar de verdade no dia 5 de julho, na Áustria — data original da corrida, diga-se.

Baku e Singapura, corridas de rua, não poderão acontecer por conta da logística necessária para montar os circuitos. O Japão preferiu adotar uma postura cautelosa e resolveu não arriscar. A FIA divulgou um calhamaço de 70 páginas com protocolos de segurança e sanitários para as oito etapas já confirmadas — as duas da Áustria e da Inglaterra, mais Hungria, Espanha, Bélgica e Itália. Chamou a atenção o número de jornalistas que terão acesso aos autódromos: 12. DOZE! Putz. A F-1 arrasta um contingente de mais de 400 por corrida, vindos de todas as partes do mundo. Como são estranhos, estes tempos…

Para ampliar esse minicampeonato, cogita-se recorrer a autódromos que ou nunca receberam a F-1, ou não o fazem há tempos. Algarve (foto), em Portugal, Imola, na Itália, e Hockenheim, na Alemanha, estão na lista. Mugello, na Itália, e Jerez, na Espanha, também. Talvez seja impossível correr fora do Velho Continente neste ano, embora Abu Dhabi e Bahrein estejam no radar, ainda. Falar em provas nas Américas, por enquanto, é prematuro. Interlagos corre risco? Sim, muito. Embora esteja marcado para novembro, apenas, o GP do Brasil é um ponto de interrogação porque o país também é. As pessoas lá fora sabem o que está acontecendo aqui. E, por isso, não tem muita gente no mundo disposta a mergulhar neste pântano de obscurantismo e ignorância enquanto for governado por milicianos e psicopatas. O Brasil perdeu a graça.

A Europa oferece uma facilidade de transporte que não deve ser ignorada. Dá para fazer tudo de caminhão, sem recorrer ao caríssimo transporte aéreo de todo o equipamento da categoria. Isso pode ser decisivo também pela questão dos custos.

Será um segundo semestre frenético para quem gosta de F-1. Corrida quase todo fim de semana. Gostamos? Ô! E digo mais: nessas condições, o favoritismo da Mercedes cai um pouco. Pode acontecer qualquer coisa, principalmente se a temporada for curta, com dez ou 12 corridas. As 18 pretendidas pelo Liberty, porém, recolocam o time alemão como maior candidato ao título. Com Hamilton, claro.

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Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Corridas em pequenos circuitos podem favorecer a Red Bull.
Eu diria que o Verstappen passou a ter uma chance enorme de ser campeão a partir da escolha de 2 provas na Austria pra iniciar o campeonato: a Red Bull é mais do que favorita lá, e sair na frente com 2 vitorias (se acontecer ) vai dar uma moral danada. Depois vem Hungaroring, que também, teoricamente, deve favorecer a Red Bull: dai, se vierem 3 vitórias nas provas iniciais, numa temporada de 8-12 provas, será um belo handicap. Dá correr o resto da curta temporada gerenciando pontos.
Silverstone 2 vezes deve favorecer as Mercedes e o Hamilton, Monza idem, mas Spa e Barcelona podem ser boas pra ambas.
Outro ponto é que, nos últimos anos, Hamilton parece demorar pra esquentar, não vai bem nas primeiras provas. Mais um fato que se acontecer só confirmará o handicap em favor da Red Bull.
Jarama e Portimão – será maravilhoso ver uma corrida lá – podem ser muito boas pra Red Bull, e Imola pra Mercedes.
Ah…e a Ferrari ??? não acredito na Ferrari disputando o titulo, mas ela pode ser o divisor de águas. E achoque ela pode muito mais roubar pontos da Mercedes do que da Red Bull.
Conclusão??? Embora não seja fã do Verstappen acho que que ele está com a maior chance de ser campeão, e que Hamilton vai ter que esperar 2021 pra igualar Schumacher em títulos, e até mesmo em numero de vitorias.
Pra terminar, acho que a Liberty Midia não vai querer deixar os USA de fora dessa F1 encurtada: acredito que a corrida de Austin aconteça, e depois, muito provavelmente, uma prova em Indy. Dali pro Mexico, não é nada difícil….e o Brasil, se essa “temporada americana” acontecer, volta a ter chance, quem sabe em dezembro.
E se acontecerem essas 4 corridas, as chances de Hamilton voltam a aumentar.
Mas, claro, tudo exercício de adivinhação….
Na pratica, vou torcer pelo Hamilton e por uma vitoria de alguma equipe afastada a tempos do degrau mais alto do pódio ou que nunca chegou lá. Quem sabe uma vitoria do Ricardo na McLaren, ou do Perez na Racing Point. Utopia ? Sim, mas seria muito legal de ver acontecer.

Boca
Boca
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Pra ver essa vitória do Ricciardo na mclaren, só ano que vem, companheiro.

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Só mesmo o covid19 pra adiar o hexa do hamilton44. Tempos estranhos.

Leo
Leo
Reply to  Rodrigo
3 anos atrás

…Hepta, companheiro…

Arthur Rijo
3 anos atrás

Boa noite Flavio, me chamo Arthur , muito lucida a sua frase, esclarece bem o atual momento sócio-econômico do nosso pais, E, por isso, não tem muita gente no mundo disposta a mergulhar neste pântano de obscurantismo e ignorância enquanto for governado por milicianos e psicopatas. O Brasil perdeu a graça.
Me preocupa o caos social que possa vir a ocorrer no Brasil.

Arthur Rijo
3 anos atrás

Boa noite Flavio, me chamo Arthur Rijo, muito lucida a sua frase, esclarece bem o autal momento sócio-econômico de nosso pais,E, por isso, não tem muita gente no mundo disposta a mergulhar neste pântano de obscurantismo e ignorância enquanto for governado por milicianos e psicopatas. O Brasil perdeu a graça.
Me preocupa o caos social que possa vir a ocorrer no Brasil.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Acho que pode tomar uma Bottada

Alexandre Arias
Alexandre Arias
3 anos atrás

Sei que as chances são praticamente nulas, mas adoraria ver o velho traçado de Hockenheim e o circuito do Estoril. E Imola, com o traçado original que infelizmente não existe mais por questões de segurança, depois daquele sombrio maio de 1994. Poderiam também usar o traçado de Silverstone do início da década de 1980. Sonhar não custa, embora eu saiba que são só sonhos, sem chance de se realizarem, uma vez que boa parte desses traçados já não mais existem…

Victor
Victor
Reply to  Alexandre Arias
3 anos atrás

Não existe mais. A Floresta Negra tomou de volta o velho traçado de Hockenheimring.

marcio rezende
marcio rezende
3 anos atrás

Flávio, desculpe se for muita besteira, mas Estoril não lembra Interlagos?

Erton Domingues Leite
Erton Domingues Leite
3 anos atrás

Flávio, bom dia! Por que Estoril está fora?

Victor
Victor
Reply to  Erton Domingues Leite
3 anos atrás

Estoril = Algarve.

jandir
jandir
Reply to  Victor
3 anos atrás

Estoril = arredores de Lisboa (Capital de Portugal), Algarve fica a uns 300km a sul. Cidade de Lagos . Umas 3h de carro.

CARLOS GALVÃO
CARLOS GALVÃO
3 anos atrás

Um campeonato com menos corridas e em circuitos que não costumam receber a categoria.
Rapaz, vai ser motivo de discussões eternas se o campeão daquele ano realmente mereceu o caneco. Afinal, “IF is F1 spelled backwards”

Amaral
Amaral
3 anos atrás

#corridatodasemana Eu apoio essa ideia. Com todas as forças.
E que, dentro das questões de regras, contratos, logística, burocracia e dinheiro, que as corridas aconteçam, traçados alternativos (soluções mais criativas que chicanes improvisadas, chega de chicane!), a categoria possa ousar um pouco, se permitir ser diferente num momento tão diferente. Qualquer circuito, traçado ou acontecimento que me faça ansiar pelo primeiro treino livre já estará valendo nesse ano tão insano.

Paulo Moreira
3 anos atrás

Aqui em Portugal já não se fala de outra coisa, com a noticia que a F1 pode incluir o circuito de Portimão no calendário.
Quando a correr aí no Brasil, ainda é um pouco cedo para tirar conclusões. As coisas por aí ainda estão longe de ficarem resolvidas. Vamos torcer para que daqui até Novembro o vírus desapareça e a corrida se realize.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Lagerbeer
Lagerbeer
3 anos atrás

Nossa ..lista grande …. Brands hatch, estoril, magnycours, valencia … poderia fazer Le Mans na pista curta

Fabio Taccari
3 anos atrás

Flavio, o inusitado novo amanha.
Daria um bom titulo para um livro de ficção, ou para um daquele jogos de tabuleiro e dados que era moda quando os 5.0 e 6.0 foram crianças.
Mas agora não é ficção ou jogo, a historia corre e os dados foram jogados.
Ninguém sabe que numero vai dar.
Quando a próxima corrida, onde, quais equipes vão sobrar antes de quebrar?
O novo normal…
Minha aposta 50% volta tudo, 50% não volta nada.
Acho que sou otimista.

Alexandre
Alexandre
3 anos atrás

Flávio, fala-se em correr só na Europa, mas pelas regras da FIA não seria necessário correr em três continentes para o campeonato de 2020 ter validade?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Nesse momento isso é apenas um detalhe. 14 provas na Europa aplacariam os ânimos e caixa de todos.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
3 anos atrás

Já imaginou se nessa loucura toda o Vettel se sagra campeão!!! Virtualmente impossível, mas como o mundo anda louco…

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Parece Estoril modernizada….

Pablo da Rosa Almerom
Pablo da Rosa Almerom
Reply to  Rodrigo
3 anos atrás

Portugal! Algarve fico curioso! Qualquer corrida a mais é lucro

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

A Terra plana vem se expandindo.

Brincadeiras a parte, acho que F-1 só irá onde os caminhões sediados na Europa cheguem.

A Pista de Portugal está em boas condições? Imola poderia voltar, duas Etapas em Monza?

#vacinaja #viremoschina #maismentiramenoscontaminacao

tonhão
tonhão
3 anos atrás

Nürburgring Nordschleife já pensou ?seria a corrida mais animal dos ultimos tempos

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  tonhão
3 anos atrás

Sonho lindo, mas impossível.
Agora, Nurburgring circuito curto, perfeitamente possível.
Brands Hatch e Estoril parece que não estão em condições de conservação e segurança para receber a F1. Mugello sim , embora seja um pouco estreito. Misano seria sensacional, mas é estreito. Ambos estão bem conservados e modernizados (não sei em termos de boxes e paddock). Outras pistsa poderiam ser opção, tais como Circuit Bugatti em Le Mans (alguem já citou aqui), Magny Cours e Dijon na França, Zolder e Nivelles na Belgica (não sei como estão).
Seria perfeitamente possivel fazer 15 provas só na Europa.