BYE BYE, BRAZIL

RIO (esperado) – A Fórmula 1 confirmou hoje que o GP do Brasil está fora do calendário de 2020, assim como as outras três etapas americanas do calendário original — México, EUA e Canadá. O motivo é óbvio. Os dois mais populosos países do continente, Brasil e EUA, são comandados por psicopatas negacionistas que os colocaram nas duas primeiras posições do ranking de casos e mortes por Covid-19. Agradeçam a Bolsonaro e Trump. Não faz sentido, mesmo, vir correr nestes manicômios gigantescos, colocando em risco a vida de tanta gente. O mais prudente é guardar distâncias desses malucos genocidas.

O Canadá até teria condições sanitárias de receber uma corrida, mas o custo de transporte é muito alto para fazer uma prova só na América do Norte, e o frio em outubro é um inimigo. Inverno lá costuma ser o ano inteiro, exceto em junho.

Ao mesmo tempo, três novas etapas europeias foram anunciadas hoje — sem surpresas, onde o mundo é civilizado e as coisas estão sob controle. O bom dessa história toda é que os palcos confirmados são maravilhosos. A F-1 volta a Nürburgring depois de sete anos para o GP de Eifel no dia 11 de outubro (talvez haja algum impedimento contratual para usar o nome de GP da Alemanha, daí designá-lo com o nome da região onde fica Nürburg). Depois, volta a Portugal após um lapso de 24 anos — a última corrida lá foi em 1996, no Estoril. A pista escolhida é fabulosa, o circuito de Portimão, no Algarve, e a prova está marcada para 25 de outubro. As primeiras informações dão conta de que esta prova terá público nas arquibancadas, assim como o já agendado GP da Rússia.

Por fim, Imola retorna depois de 14 anos para hospedar o GP da Emilia Romagna no dia 1º de novembro. Este será um evento de dois dias, de acordo com o calendário divulgado hoje. Desta maneira, sem atividade na sexta-feira, que é reservada aos treinos livres. Não entendi os motivos, e não explicaram. Aguardemos.

Assim, o calendário revisado de 2020 chega a 13 etapas e deverá ter no total algo entre 15 e 18 corridas até meados de dezembro, com provas que deverão acontecer no Bahrein e Abu Dhabi, uma delas talvez em rodada dupla (o mais provável é Bahrein), com uma possibilidade, ainda, de o Vietnã fazer sua estreia no Mundial, ou até de uma reaparição de Sepang, na Malásia.

É triste saber que o Brasil deixará de ter uma corrida de F-1 pela primeira vez desde 1972 — a prova inaugural não contou pontos para o campeonato; desde 1973 que o país faz parte do calendário ininterruptamente, com provas em Interlagos e no falecido autódromo de Jacarepaguá. Ano que vem? O que se sabe é que as negociações serão retomadas assim que possível para uma renovação do contrato com São Paulo, que termina neste ano. Rio? Como digo sempre, do ponto de vista lógico, esqueçam. Mas a lógica que conhecíamos não norteia mais nada no mundo, muito menos no hospício brasileiro a céu aberto. Na prática, um autódromo novo em Deodoro levaria pelo menos dois anos para ser construído se começassem as obras hoje. Como se sabe, isso está longe de acontecer. Assim, pode ser que o Brasil demore para voltar, ou nem volte, se Interlagos não renovar seu contrato. Ao mesmo tempo, o país é interessante para a Liberty por registrar as maiores audiências de TV em números absolutos, o que pode pesar no esforço para que seja reincluído no calendário o quanto antes.

Vai ser esquisito passar um ano inteiro sem ver F-1 por aqui, ô se vai…

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
3 anos atrás

China continental com 84337 casos,60 casos por milhão de habitantes,78989 casos recuperados e 4634 mortes ?!?!?!?!?!? Acho que não dá pra tabelar coisa alguma com essas informações que são divulgadas pelo mundo.

ms
ms
3 anos atrás

voces ficam falando de politicos psicopatas.mas esquecem que também existem pilotos com importantes traços de psicopatia….é só lembrar o que senna fez quando jogou literalmente seu carro pra cima do carro de martin brundle….. assim como anos mais tarde senna também fez ao jogar seu carro pra cima do carro de prost….e o pior é ver que depois de tudo isso ainda tem um MONTE de gente que “canoniza” ayrton senna…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
3 anos atrás

Só espero que o Trump seja psicopata suficiente pra barrar o expansionismo chines/russo,ou vai me dizer que esses ditadores de esquerda não são psicopatas?

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
Reply to  antonio stricagnolo filho
3 anos atrás

É preciso considerar que os indices mundiais são no minimo curiosos com China divulgando 4634 mortes e 84 mil infectados (!) e outros que nem divulgam,por outro lado é importante considerar que a maioria esmagadora das vitimas no Brasil são das classes mais pobres e sem recurso o que não faltam no Brasil e ai entra não só o governo atual como tambem os demais nos ultimos 500 anos,criticar sem olhar no espelho é facil e ajudar é raridade por aqui.É comico ver quem não fez nada a não ser roubar criticar quem esta na cadeira no momento de uma crise,é sempre o roto falando do rasgado.O fato é que o povo chamado de elite propagou e não morreu pela doença não esta nem ai,”fique em casa” pra quem não tem casa? Farinha do mesmo saco com telhado de vidro querendo atirar a primeira pedra!!!

Antonio
Antonio
3 anos atrás

Pera lá, o Canadá também não vai ter sua corrida, México também não, então não tem nada a ver com política do Trump ou do Bolsonaro. Estão evitando viagens longas de avião. Estão certos. Vamos falar os motivos verdadeiros por favor. É um problema mundial.

BARA
BARA
Reply to  Antonio
3 anos atrás

Claro se fosse só o vírus na Russia não teria corrida….

CRSJ
3 anos atrás

O destino do Brasil é ficar fora da F-1 em tudo que nem os Argentinos.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G: Se o governo Estadual e a prefeitura bancasse o evento , seria um sinal claro, sobre a importância, a F-1, vai decair em qualidade , e espetáculo, os Americanos precisam ensinar o que é uma prova de automobilismo, com centenas de eventos ao redor, marcas, produtos Marketing , imprensa, rádio, jornal, internet, instagran . Tio Bernie vai sentir a dor no bolso.

Luiz Servantes
Luiz Servantes
Reply to  Paulo Fonseca
3 anos atrás

Tio Bernie vendeu a F1 em 2016, num acordo que foi avaliado na época em USD 8 bilhões (entre pagamentos em espécie pelas ações da empresa de propriedade dele que controlava a F1 e assunção de dívidas). Não participa mais de nada por lá. Se tem alguém que não vai sentir nada no bolso é ele.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Fonseca
3 anos atrás

Acho que a vírgula está travada em seu teclado. Tente puxá-la para cima usando uma chave de fenda ou faca de cozinha mesmo.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E não esqueça de ajustar os parágrafos com uma régua.

Luiz Jose Martins Servantes
Luiz Jose Martins Servantes
3 anos atrás

A Liberty Media quer correr no Rio, porque confia na promessa da tal empresa Rio Motor Sports e de seu proprietário, de que pagarão a taxa anual de USD 40 milhões. São Paulo não pagou taxa nenhuma nesses últimos 5 anos, porque se beneficiou do contrato renovado ainda na gestão Bernie Ecclestone e agora oferece, através do Governo do Estado, menos dinheiro para a bendita taxa anual do que a Rio Motor Sports (ao que consta, a proposta paulista seria de USD 20 milhões). Pelo potencial ganho dobrado, o Sr. Chase Carey parece querer pagar pra ver se a coisa anda na Cidade Maravilhosa, e o problema não é só o prazo para se construir a pista, mas também viabilizar patrocinadores para pagar a taxa (que no câmbio atual passa de BRL 200MM), a promoção do evento e ainda ter lucro. Não acho que vai dar certo, mas acho que a Liberty Media vai esperar tudo que puder pra tentar viabilizar, valendo inclusive uns 2 ou 3 anos sem corridas por aqui.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
3 anos atrás

Com muita dor no coração mas a decisão foi acertada.

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

Acabo de ler no GRANDE PRÊMIO a entrevista com o húngaro Tamas Rohonyi. Chega a dar náuseas o desprendimento por vidas humanas pela obsessão pelo dinheiro. Ele não pode perder de ganhar o “dele”, phodam-se os cadáveres, são só números. Causa nojo o sujeito falar na maior naturalidade do mundo que as mortes seriam só o efeito colateral dos ganhos financeiros.
Pior que isso, só ler aqui mesmo nas opiniões dos leitores, os beócios que consideram que uma corrida com carrinhos coloridos é mais valiosa que uma única vida.
A humanidade deu errado.

Gus
Gus
3 anos atrás

Já era esperado isso, tomara que seja uma ausência só para esse ano; seria triste o Brasil deixar de sediar a Fórmula Um; quem gosta realmente do esporte lamentaria isso.

José Roberto
José Roberto
3 anos atrás

Falar e apoiar a ideia de que a corrida de F1 não será realizada por causa da COVID e insensatez pra não falar ignorância. A FIA não realizaria corrida aqui, mesmo que aqui não tivesse um caso. A COVID foi a desculpa pra não vir e correr só na Europa.
Vários países em que a COVID está controlada também não terá corrida.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  José Roberto
3 anos atrás

Explica isso aqui então

“Formula 1 said the decision was “due to the fluid nature of the ongoing COVID-19 pandemic, local restrictions and the importance of keeping communities and our colleagues safe”, and had been made after ongoing discussions and close collaboration with the respective partners in the affected countries.

Chase Carey, Chairman and CEO of Formula 1, said that he looked forward to welcoming the races back to the schedule in 2021:

“We want to pay tribute to our incredible partners in the Americas and look forward to being back with them next season when they will once again be able to thrill millions of fans around the world,” he said.”

https://www.formula1.com/en/latest/article.formula-1-confirms-its-not-possible-to-race-in-brazil-usa-mexico-and-canada.66ZjLAp4qDgqhs3T8BbIQS.html?wgu=271905_16644_15958576278205_da476e5bfa&wgexpiry=1603633627&CMP=AFC-4551_16644&network=wg

helena
helena
Reply to  José Roberto
3 anos atrás

Sim, claro. Um país que dá uma das maiores audiências e maior retorno financeiro seria descartado pelos Americanos donos da F mesmo que não tivesse UM ÚNICO caso de covid….
Quanta ignorância!…. A FIA é mundial. Os donos da F1 são americanos. E não farão GP nos EUA também. POr que será?!?.. TAlvez o gênio José Roberto possa nos explicar, com fatos e fontes de sua explicação.
Aguardamos.

Vaginaldo Ribeiro
Vaginaldo Ribeiro
Reply to  José Roberto
3 anos atrás

José Roberto a Anta!

Mario
Mario
3 anos atrás

A tá, na Argentina certamente daria para fazer, já que a quarentena está funcionando que é uma maravilha.

Periferia
Periferia
3 anos atrás

Não teremos F1…e daí?
O futebol ficou um tempo parado….descobri que não era algo tão importante quanto pensava.
Vejo os programas de mesa redonda que infestaram as programação televisivas….não mudou nada…quando deveriam acabar também.
É uma grande oportunidade de se livrar de um evento elitista….onde acontece muita lavagem de dinheiro (Serra andou lavando dinheiro nos camarotes de interlagos).

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  Periferia
3 anos atrás

lógica lavajatista em curso. Se tem roubo, destroi e não coloca nada no lugar
É como diz meu pai:
“No Brasil, se a vaca tem carrapatos, mata-se a vaca, não os carrapatos”

Victor
Victor
Reply to  Mauro Oliveira
3 anos atrás

“lavajatista”? É cada uma…

periferia
periferia
Reply to  Mauro Oliveira
3 anos atrás

*esporte elitista….de brancos e bem nascidos.

Helena
Helena
Reply to  Mauro Oliveira
3 anos atrás

Esporte de brancos bem nascidos… E hoje um preto mal nascido é o piloto de maior talento dentro dela??
Será que comprou, com o dinheiro de outros bem nascidos, o talento de algum piloto branco bem nascido?…
BAsquete também era de brancos bem nascidos que estavam na universidade.
Vai deixar de assistir? MMA era pra brancos bem nascidos que podiam pagar academias de luta. Mas você não deve assistir, né?
Se esporte de branco bem nascido não te é interessante, porque lê esses blogs??

eder félix
eder félix
Reply to  Periferia
3 anos atrás

kkkkkkkkk, é tão DESIMPORTANTE pra você que perde teu valioso tempo lendo e, ainda por cima, comentando.

Andre H Tamura
Andre H Tamura
Reply to  eder félix
3 anos atrás

Exatamente. Pensei o mesmo. Se o sujeito despreza tanto o esporte a motor, está fazendo o que aqui? Provavelmente patrulha da gente de bem conservadora.

Andre
Andre
3 anos atrás

Flavio, tudo bom.

Nao sei se esta falando serio aqui.
“Inverno lá costuma ser o ano inteiro, exceto em junho.”
Se esse for o caso te garanto, o inverno aqui e bem mais curto do que sua impressao.

Junho, Julho e Agosto.. receberiam perfeitamente qualquer corrida.
Maio, Setembro. Talvez.

Abraco

Sandro
Sandro
3 anos atrás

Era esperado isso. Só faltava o anúncio oficial. Brasil fora. Estados Unidos fora. México fora. Além do Canadá. Pela primeira vez nenhuma corrida nas Américas desde 1953! (as 500 Milhas de Indianapolis foram incluídas entre 1950 a 1960 para que não fosse um “Campeonato Europeu de Fórmula 1”) O custo proibitivo da logística pesou – além da pandemia. Que sejam disputados os Grandes Prêmios nas Américas em 2021.
O jeito foi buscar pistas alternativas no Velho Continente: Imola, Mugelo, Nurburgring e Portimão.
“É o que tem para hoje!”
Melhor que nada.

João
João
3 anos atrás

Bolsonaro destruiu o Brasil e mais de 85 mil vidas. Em uma semana chegaremos a cem mil pessoas.. e eu votei nesse retardado. DESCULPA BRASIL!!

emerson57
emerson57
Reply to  João
3 anos atrás

Melhor um João arrependido do que muitos minions convictos da terra plana!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

É uma pena.

Você esqueceu de relacionar o México e o Canada no rol de incompetência para o controle da pandemia, por lá também não haverá corrida.

Cheguei a pensar que seria pelo risco colossal de movimentação do circo por cima do Oceano Atlantico e pelo fatídico prejuízo financeiro a F-1 (que é apenas um grande negocio) não estaria querendo o risco de ter um prejuízo enorme, mas pelo jeito é pelos governantes… segue o jogo.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

México
Confirmados
390.516 +5.480

Recuperados
251.505

Mortes
43.680
+306

Canadá
Confirmados
113.911

Recuperados
99.355

Mortes
8.890

O Brasil tem 80000 mortos e os EUA 149.000

sério mesm que você quer fazer essa comparação?

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Quando leio o Grande Prêmio tenho clara a ideia de que uma corrida de F1 no Rio é uma sandice; quando leio o site concorrente parece que as obras do autódromo de Deodoro vão começar amanhã. Há a uma forte disputa de narrativas aqui, pode crê ! Cabe ao leitor escolher em quem acreditar, num jornalismo crítico com um posicionamento esclarecido ou lugar comum chapa branca! Eu fico com o Grande Prêmio.

Costa
Costa
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Acabei de ver uma reportagem em que diz que o Arco Metropolitano está abandonado, com os postes com energia solar sendo derrubados or marginais… É esse o estado que quer receber a F1? Ora, me poupem. Querem mesmo é meter a mão na grana, como sempre fazem. Não respeitam nem a saúde do povo, pois dos 7 hospitais de campanha contratados, só 2 foram entregues. Passaram a mão em 5!!!

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Amanhã você volta e nos conta se as obras começaram.

leandro oliveira
leandro oliveira
3 anos atrás

Desse manicômio brazil não é só a F1 que está pulando fora …
Muitos brasileiros que têm condições fogem para a Europa, Portugal na maioria, um país governado por um socialista… JJ saiu do flamengo e um grande peso é devido a esse manicômio, seu administrador e seu gado vira-lata…
O último que feche a porta … ou seria o caixão ?

A, Coyote
A, Coyote
Reply to  leandro oliveira
3 anos atrás

Eu sou flamenguista e estou certo de que o JJ fez exatamente o que devia fazer. Ir para junto dos seus, trabalhar em casa, em um país que respeita seus habitantes e seus velhos. Um país que aprendeu ao longo da história.
Que o JJ tenha muito êxito por lá. Ele merece.
Infelizmente não me assustará ver um pastor evangélico de currículo duvidoso sendo técnico do Flamengo e a torcida de burca rubro-negra nas arquibancadas. Basta a quem essa diretoria se aliou.
Abç.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  A, Coyote
3 anos atrás

Prezado A. Coyote, concordo com o que você escreveu, exceto pela parte que você escreveu que Portugal é “um país que respeita seus habitantes (…)” e “que aprendeu ao longo da história”. Diria que era um país cheio de corrupção que enviou, a partir do ano de 1500, as pessoas corruptas para cá, gerando o toma lá, dá cá, que virou o jeitinho brasileiro.

Lagerbeer
Lagerbeer
3 anos atrás

Bye Bye Brasil … a ultima ficha caiu … época que estávamos na merda, com uma ditadura de merda … 50 anos depois a historia se repete … quem diria né ?
Oi, coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor
No Tocantins
O chefe dos parintintins
Vidrou na minha calça Lee
Eu vi uns patins pra você
Eu vi um Brasil na tevê
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo tão só
Oh, tenha dó de mim
Pintou uma chance legal
Um lance lá na capital
Nem tem que ter ginasial
Meu amor
No Tabariz
O som é que nem os Bee Gees
Dancei com uma dona infeliz
Que tem um tufão nos quadris
Tem um japonês trás de mim
Eu vou dar um pulo em Manaus
Aqui tá quarenta e dois graus
O sol nunca mais vai se pôr
Eu tenho saudades da nossa…

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Lagerbeer
3 anos atrás

Vai passar.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Lagerbeer
3 anos atrás

Francisco Buarque de Holanda, a pessoa mais censurada pela (inexistente, segundo os cidadãos do mal) ditadura no Brasil (gostaria de saber destas pessoas por quais motivos as estrofes das músicas eram parcial ou integralmente modificadas, se não havia censura nem ditadura).

BlackFireHawk
BlackFireHawk
3 anos atrás

Eu sei que jornalista costuma ser fraquíssimo em Matemática. Aliás, muitos escolhem as ciências humanas devido a imensa dificuldade em ir além da tabuada e contas de somar e subtrair.
Posto isso, veja a taxa de mortalidade e infectados per capita.
É no mínimo uma grande desonestidade intelectual querer comparar BR e EUA com países que cabem dentro de um estado como Portugal, Espanha, Itália e outros da linda Europa.
A complexidade de países continentais como BR e EUA é muito maior, muito mais diversidade, muito mais dificil de lidar com as coisas.
E o mais importante, F1 é e sempre foi basicamente um esporte europeu.
Querer colocar viés ideológico em tudo como o Gomes faz, até o Beija da Fox fala o mesmo, é de f….

Rostov Júnior
Rostov Júnior
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Bom, já que vosmicê citou a Europa, lembremos que o continente europeu é muito mais densamente povoado que o vazio território brasileiro: a população europeia, composta em grande pelos idosos (lembremos que os pobres velhinhos são do grupo de risco), é formada por mais de 700 milhões de pessoas aglomeradas numa área de pouco mais de 10 milhões de quilômetros quadrados; o Brasil com seus 200 milhões de brasileiros se encontra numa área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Existe uma diferença entre colocar 10 pessoas numa van e num Fusca.
Pois bem, a Europa com seus 730 milhões teve um total de 200 mil mortes; o Brasil, num território muito menos densamente povoado, se encontra com 85 mil confirmados e subindo. Confirmados, pois levemos em consideração o aumento de vertiginoso das mortes por “síndrome respiratória aguda grave”. Em Minas Gerais, comandada pelo bolsominion de grife Zema, que é um dos estados onde menos se testa, o número de mortes com esse laudo carimbado subiu mais de 600%.

Victor
Victor
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Rostov Júnior obrigado, eu não havia pensado dessa forma.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Eu gosto do FG porque, ao invés dele simplesmente bloquear o comentário, ele o publica para expor a imbecilidade e a ignorância do bolsominion.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Eu, então, que vivia sendo bloqueada… não mais serei! Que bom.

Rostov Júnior
Rostov Júnior
Reply to  BlackFireHawk
3 anos atrás

Ademais, comparemos também com nossos vizinhos. A América do Sul, excetuando o Brasil, tem uma população de 219 milhões e possui aproximadamente uns 40 mil mortos. O Brasil, com 210 milhões atingiu a triste marca de 85 mil.
Enfim, não sei o que há na minha cansada cabecinha em ficar discutindo com bolsominion na internet.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Rostov Júnior
3 anos atrás

Se vc tiver certeza de que está discutindo com um ser desses ainda vai, apesar dos pesares. O problema é que as chances de vc estar gastando seu verbo com um robô são muito maiores do que vc imagina.
Abç.

Ed
Ed
Reply to  BlackFireHawk
3 anos atrás

POsso não ser muito bom em matemática, mas me explica aí como o preço da bAse de AlcantÂra foi 2 milhões de comprimidos de Cloroquina. Explica essa matemática aí pra gente o gÊnio. E capricha que eu sou Eng Civil, acima de mim, só desembargador. Vai cidadão.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  BlackFireHawk
3 anos atrás

Então tem algo errado, porque a F1 alegou foi isso mesmo:

“Formula 1 said the decision was “due to the fluid nature of the ongoing COVID-19 pandemic, local restrictions and the importance of keeping communities and our colleagues safe”, and had been made after ongoing discussions and close collaboration with the respective partners in the affected countries.

Chase Carey, Chairman and CEO of Formula 1, said that he looked forward to welcoming the races back to the schedule in 2021:

“We want to pay tribute to our incredible partners in the Americas and look forward to being back with them next season when they will once again be able to thrill millions of fans around the world,” he said.”

https://www.formula1.com/en/latest/article.formula-1-confirms-its-not-possible-to-race-in-brazil-usa-mexico-and-canada.66ZjLAp4qDgqhs3T8BbIQS.html?wgu=271905_16644_15958576278205_da476e5bfa&wgexpiry=1603633627&CMP=AFC-4551_16644&network=wg

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  BlackFireHawk
3 anos atrás

O legal desses caras com aulinhas de matemática querendo pagar de pica das exatas com alguém de humanas é que os argumentos deles são tão merdas que dá pra rebater com os mesmos: A China é maior que Brasil e EUA e tem quase um terço da população mundial enfiada lá (o dobro das populações brasieleiras e americanas somadas) a doença foi descoberta no território chinês, foram os primeiros a sofrer, não tinham informações sobre e consequentemente os que menos sabiam lidar com o COVID-19, já que a partir da experiência deles a Europa poderia ter feito algo e no começo fez merda!
As Américas viram o que aconteceu na Ásia e Europa tiveram a chance de se saírem melhor e fizeram mais merda ainda.
Enfim, China desde o ano passado não chegou a 5 mil mortos e nem 100 mil infectados….
Bolsominion dirá: Ainnnn não dá pra acreditar na China, pode ser, mas com certeza eles pesquisaram mais, testaram mais, trabalharam mais e infectaram menos do que aqui, sem falar que o BR só testa se vc chega no hospital sem ar, as subnotificações, estamos bem piores do que os números mostram.

também podemos comparar SP com Japão, o Estado Paulista tem quase o mesmo tamanho que o arquipélago japonês, sendo que a população nipônica é três vezes maior que a bandeirante.
Aqui em SP temos 480 mil infectados e 21 mil mortes contra 29.900 infectados e 996 mortos no Japão, a taxa de infectados/mortos por 100 mil habitantes é maior em qual lugar? Einstein!
Estamos fudidos em comparação ao resto do mundo tanto em proporção de país grande com baixa densidade demográfica quanto em comparação regional e taxa de locais povoados, estamos na merda!
Sobre F1, o Japão que está muito mais de boas desistiu de receber a corrida este ano, a China provavelmente dançou, o BR que consegue ter características territoriais e demográficas de ambos os países vai ter condição ?
Pra falar de desonestidade intelectual você veio com apenas um ponto de vista sem cruzar todo o panorama, aliás a área de humanas também é uma ciência, os números que vc quis comparar são da área de Geografia e estatística, é de humanas né fiote?

Andre
Andre
3 anos atrás

Cuidem-se. Usem máscara e saiam de casa somente se for necessário. O Covid, por enquanto, está liderando o campeonato mundial.

Rossano Gerent
Rossano Gerent
3 anos atrás

Seu português é perfeito. Parabéns.

Pedro Moral
Pedro Moral
3 anos atrás

Acho q carece tecnicidade na abordagem a pandemia em seu texto, esquecendo os tamanhos continentais de Brasil e USA. Ate pq na Itália principal porta de entrada do vírus na Europa , ocorrerão 3 corridas.
No mais, estive em quase todos os GPs em SP incluindo 1972 e 2019. Vai fazer falta pra c… e Interlagos tende a sucumbir sem F1 todo ano.

PEDRO MORAL
PEDRO MORAL
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Não defendo ninguém, principalmente quem conversa com emas … nem desdenho as famílias enlutadas … apenas precisaríamos equalizar tamanhos, estágio de contágio, disponibilização de informações verdadeiras, etc, etc …

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  Pedro Moral
3 anos atrás

A ìndia tem 1.353 bilhão: 32.771 mortes
O Brasil tem 209,5 milhões: 87.058 mortes
Os EUA tem 328,2 milhões: 149.145 mortes

E isso porque
A índia tem 3.287.000 km² de área
o Brasil tem 8.516.000 km² de área
E os EUA tem 9.834.000 km² de área

Sério mesmo que você quer sustentar essa lógica?

Artur
Artur
Reply to  Mauro Oliveira
3 anos atrás

Não querendo discordar de vc, mas só expondo um detalhe que na verdade é um palpite meu. Eu acho que a Índia só está em um momento inicial da doença, acredito que a coisa ainda vai ficar bem feia por lá.

Macario
Macario
3 anos atrás

Argentina – 45 milhões de habitantes – 2.807 mortes
Brasil – 210 milhões de habitantes – 85.385 mortes
Brasil e Argentina são países vizinhos, em estágio semelhante de desenvolvimento e ambos enfrentam crise econômica. A diferença é que os argentinos não têm um psicopata sentado na cadeira de presidente. Enquanto o Fernandez zela pela saúde de todos os argentinos e se preocupa com o futuro do país, o fascista do Planalto ignora a pandemia e protege sua milícia pra buscar sua reeleição. A F-1 faz muito bem em evitar o Brasil, afinal quem levaria a sério um país que mantém um paraquedista como ministro da Saúde?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Macario
3 anos atrás

É bom ver alguém usando números corretos para se analisar as consequências da pandemia. Segundo este critério, o mais correto e verdadeiro, hoje temos os EUA em 11º lugar em mortos por milhão de habitantes, o Brasil em 12º, todos muito atrás dos civilizados europeus: Bélgica em 2º, Reino Unido em 4º, Espanha em 5º, Itália em 6º, Suécia em 7º e França em 10º. Como podemos ver, apesar dos psicopatas Trump e Bolsonaro, e quanto a isso não há dúvidas, Brasil e EUA estão administrando (até agora) muito melhor a pandemia do que os europeus. Não acredito que será assim até o final, mas até agora os números não mentem: Em relação às populações de cada país morre muito mais gente na Europa do que por aqui ou nos EUA. Faltou falar do México. Usar números absolutos neste caso é apenas uma forma de “quase” faltar com a verdade.

Macario
Macario
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Essa análise não encontra a menor lógica na análise dos números. Basta observar os gráficos dos países europeus, que invariavelmente exibem uma forma triangular, que representa a ascensão, pico e queda no número de casos. O gráfico brasileiro apresenta a subida, mas não há queda, o pico virou um platô. E o pior, nos acostumamos a achar normal mais de mil mortes diárias causadas pelo vírus, ou seja, ‘caem’ dez aviões lotados todos os dias e ainda tem gente que acha que estão “administrando bem”. Imagina se estivessem administrando mal, hein?

Marcio K
Marcio K
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Reveja estes números ao final do ano… Nem espere o final da pandemia.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

A situação aqui no Brasil não está mais caótica pela baixa densidade demográfica – 210mi hab espalhadas em 8.511.000km2 dá arredondando 25 pessoas por km2. Na Itália são 60 mi hab em 301.000km2, o que 200 pessoas por km2, ou seja, 8 vezes mais hab /km2 do que Brasil. Obviamente o contágio é menor e mesmo assim estamos na vice-liderança.
Calcular pela proporção da população sem considerar a densidade demográfica é que é má-fé. Triste.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Prezado A. Coyote, permita-me discordar novamente de você. De fato, os número que você apresentou são corretos; entretanto, dos 8,511 milhões de quilômetros quadrados de área territorial que o Brasil possui, boa parte é ocupada por florestas e matas e grande parte é de “vazios” (espaços não ocupados por seres humanos). Possuímos cidades com dezenas de milhões de habitantes e áreas totalmente inabitadas, fazendo com que esta proporção de 25 habitantes por quilômetro quadrado seja um valor não muito representativo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Macario
3 anos atrás

Que os presidentes do Brasil e dos EUA são dois imbecis, isso não resta dúvida.
Mas muito do estrago vem do próprio povo, o negacionismo vem deste também. Não é a toa que esses países têm os presidentes que têm (e que têm chances de se reeleger).

Em vários locais os governadores e prefeitos determinaram isolamento, evitando mal pior. Mas a população não se comporta bem. Por isso que teremos esse abre e fecha por mais tempo. No Brasil não adianta, tá faltando civilidade, amor ao próximo (amor àqueles mais vulneráveis à doença e àqueles que não estão trabalhando).

O problema desse país é o povo. O que está no comando hoje, com toda a sua mediocridade, infelizmente, é a cara do nosso povo, é um fiel representante.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Thiago Azevedo
3 anos atrás

O Povo como massa é igual em toda a parte, e essa ideia de “povo civilizado” acaba sendo uma falácia. Se dependesse do povo em vários países europeus, como a Alemanha, os casos teriam batido recordes, e teríamos uma tragédia em mortes. Mas o governo alemão é responsável, inteligente, sabe administrar, não nega a ciência, cuida do povo quando esse comporta como massa amorfa ignorante. Vocês não têm ideia o que se vê por aqui, até doidos negacionistas e paranoicos, etc… A diferença está na responsabilidade de quem governa, responsabilidade com seu povo. E nem só seu povo. Um respeito à todos – claro, com exceções de problemas que temos aqui também. Se essa massa fosse tão civilizada assim, não precisaríamos de governo. Independente de seu tamanho e sistema político, o governo deve ser responsável, pautado na ciência e no bem-estar de seu povo e dos estrangeiros que lá residem, mesmo que a opinião de uma maioria não está de acordo. Nem tudo pode ser decidido por popularidade ou consulta pública, algumas decisões são técnicas, estratégicas, com um planejamento de longo prazo. Um líder deve buscar em sua equipe pessoas com essa mentalidade e, acima de tudo, empatia. Muita empatia, senão teremos governos tecnocratas, automatizados, olhando só o dinheiro e psicopatas… A situação do Brasil está péssima e é conhecida por todos no mundo. Não existe planejamento, não está mal administrada porque nem administrada está. Já rebatia alucinados defensores do monstro que está no poder, rebatia com veemência, com a morte do padrinho do meu irmão pelo Covid por causa do genocida, jamais me calarei perante a ignorância. E espero que não venham imbecis tentando me explicar algo, sei bem como funciona, acompanhei como aconteceu e ele estava completamente saudável. Meu pai, um de seus melhores amigos, distraiu-se no GP da Áustria. Os tempos da Fórmula 1 como esporte de playboy já passaram, não tem mais espaço, nem público. Por isso estão mudando, estão investindo e apoiando campanhas de igualdade e solidariedade, além de respeito. E isso nem é porque são bonzinhos, ou porque mudaram com a crise, e sim simplesmente porque são capitalistas.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Thiago Azevedo
3 anos atrás

Thiago Moyses, aqui varios governadores e prefeitos seguraram as pontas, era para o estrago ser muito maior. Mas não foi muito menor porque o povo nao colabora, nao faz o mímimo.

Quando falo em civilidade, nao falo em instrução, nem poder aquisitivo ou solo pátrio. Falo em se compotar em grupo como uma unidade, pensando no melhor pra todos. Custa vestir uma máscara? Evitar aglomerações? E o lobby das empresas então (forçando a não quarentena)? Empresa de sanduba cujo dono veste a camisa verde e amarelo e dispensa 600 funcionários na primeira semana de quarentena, em março. Na primeira semana? E nem tentou, numa atividade que tem faturamento alto com delivery. E diz que pensa no Brasil. Ė disso que falo.

Mas eu entendo o efeito nefasto que o presidente causou. Amanhã tenho retorno num médico que ofereceu receita de cloroquina na primeira consulta (que nao tem nada a ver com covid-19). Medico oferecer remedio que nao tem efeito, é pra acabar. Tô pensando em levar uma cópia daque artigo de Harvard, que analisaram 14 mil pacientes (da revista Lancet) e viram que não tem efeito nenhum.

José
José
3 anos atrás

Perfeito, Flavio. Sugiro aos malucos que rezem para a deusa cloroquina, pode ser que ela ajude que o GP Brasil volte a acontecer.

Fred
Fred
3 anos atrás

Governo de escrotos, para escrotos.

S
S
3 anos atrás

Vai ser interessante a volta de Ímola, embora o circuito guarde memórias difíceis para nós brasileiros… Acho que o nome do GP poderia ser “Grande Prêmio de Ímola” mesmo, creio que ficaria melhor. Também é ótima notícia a presença de Nurburgring, e acho que o nome poderia ser “Grande Prêmio de Nordschleife”, em homenagem ao desafiador circuito antigo… Apesar de preferir que fosse o circuito do Estoril a sediar o GP de Portugal, foi ótima a escolha pelo circuito de Portimão…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  S
3 anos atrás

Ímola? Pode ir preparando os lencinhos, viúva.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Vai Vettel!
3 anos atrás

Apareceu?

Fazia uns 3 GPs que não te via por aqui. Continua sem nada de interessante para dizer e fica fazendo essa piada imbecil e famigerada?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
3 anos atrás

Eu não resisto! É um vício… e eu me divirto muito!

#EstouRindoAtéAgora

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Vai Vettel!
3 anos atrás

Você devia estar chorando! O teu campeãozinho TetraFake não vai conseguir contrato para o ano que vem, e não vai ter nenhum schukrute pra você torcer.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
3 anos atrás

E você, também, não tem nada de interessante para dizer a não ser criticar o alemãozinho que acabou com a carreira do espanhol trapaceiro.

Schweinegeist
Schweinegeist
3 anos atrás

Estou feliz pelos portugueses que terão um Grande Prêmio em seu território.

Windsor
Windsor
3 anos atrás

Faltou sua opinião sobre o presidente do México.

Rodrigo Lamonato
Reply to  Windsor
3 anos atrás

Minion detected

Antonio seabra
Antonio seabra
3 anos atrás

A F1 não viria só para o GP Brasil mesmo que aqui fosse uma ilha de prevenção do Coronavirus. Voce mesmo disse que: “…o custo de transporte é muito alto para fazer uma prova só na América do Norte…”, então, idem aqui na America do Sul.
Se a Liberty media quisesse teria condições de realizar mais provas na Europa, posto que boas pistas não faltma. Pelo menos 4 delas estão mais ao sul, onde o clima é ameno mesmo com o avanço dos meses: Jerez, Jarama, Misano e Paul Ricard. Poderiam ter incluido Donigton em um dos intervalos existentes.
Ou seja, não era impossível chegar a 17-18 corridas só na Europa. Questão de negociar adequadamente.

Quanto ao futuro, espero que renovem com Interlagos, mas também que Interlagos seja renovado e aumentado, pra deixar de ser o circuito capenga em que foi transformado. Interlagos de hoje não tem curvas de alta, e passou a ser uma pista onde o acerto de carro prevalece sobre a habilidade dos pilotos.
Quem guia ou já guiou lá, como você, Flavio, sabe disso.

Quanto ao autódromo do Rio, que foi tomado na mão grande, com acordos na justiça descumpridos e etc, promessas dos picaretas do Governo Federal anterior de investir num novo autódromo, picaretagens apoiadas pelo Governo Federal atual que não vão dar em nada, só tenho um comentário: não vi a imprensa esportiva, os jornalistas de automobilismo, os pilotos, as equipes de corrida, a Federação do Rio, a CBA, ninguém, se empenhar efetivamente na luta para evitar a destruição do autódromo de Jacarepaguá, capitaneada pelos Srs Maia, Franco, Nuzman, Paes. Exceção feita ao Mattar, que semanalmente reclamou e esperneou contra isso, verdadeiro D. Quixote em luta ingloria e solitária.
E hoje, não vejo ninguém defendendo o direito acordado em Corte de Jusitça para que o Rio fosse restituído de seu autódromo, ainda que não venha a ser de nivel internacional, mesmo que não seja naquele péssimo local hoje escolhido para tal.

Gostaria de ver uma união de esforços em prol dessa reconstrução, e não a simples critica pela critica. Vamos todos combater a picaretagem que cerca o empreendimento, a má escolha do local, mas vamos dar ideias alternativas e LUTAR pela construção de um novo autodromo carioca !!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antonio seabra
3 anos atrás

Faz dentro do Parque Olimpico. Chama o Tilk e ele dá um jeito nisso

Nunca antes na historia desse Pais o Rio ganhou um espaço em que se gastou Bilhões de reais para nada.

Segue o jogo no pais dos incompetentes e ladrões

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Prezado Ricardo, também pensei nisto, tal qual foi feito em Sóchi, no parque olímpico russo. Acho que até vi uma reportagem sugerindo um traçado que custaria bem menos (em torno de 15%) de se construir um autódromo do zero no campo minado de Deodoro e removendo grande parte daquela vegetação.

Victor
Victor
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

O parque olímpico foi construído em cima das ruínas de um autódromo que foi invadido pelo poder público na base do cadeado quebrado – sim, a prefeitura do Cesar Maia INVADIU o terreno para as obras do Panamericano.

Hoje o filho desse bandido, que é pilantra e ladrão igual ao pai, é o presidente do Congresso.

Afonso
Afonso
3 anos atrás

Flávio, concordo em quase tudo, mas sejamos justos, em dois dos países mais populosos do mundo, os dois mais populosos do nosso “mundo ocidental”, é mais do que o esperado terem, lamentavelmente, o maior números de mortos em termos absolutos. Relativamente estamos abaixo do que aconteceu na Europa.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Afonso
3 anos atrás

Porém, o vírus chegou aqui depois. Tiveram tempo e exemplos de sobra em relação a Europa para tomarem providências. India e Indonésia são dois países muito populosos e pobres, porém não houve a explosão nos números como a patética dupla EUA/Brasil

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Afonso
3 anos atrás

Sejamos justos? Surtou, amigo? Diga isso aos familiares dos 85 mil mortos (oficiais) do país. Não há qualquer justificativa ao descalabro administrativo que o irresponsável genocida que está no poder implantou no Ministério da Saúde (na verdade, em toda a administração federal) e que nos coloca diariamente em risco. Haia vai ser pouco para esse lunático.

Rodrigo Lamonato
Reply to  Afonso
3 anos atrás

Esse seu argumento furado é o de quem não sabe fazer conta. A proporção de casos x população aqui é surreal se comparada com a Argentina, por exemplo.

joel lima
joel lima
3 anos atrás

Poderia ter 16 gps. Esse era o número mágico quando comecei a acompanhar com detalhe F1, lá por 85, 86. Pra mim, esse é o número ideal de corridas e nunca deveria ter sido abandonado.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

É o Brasil recebendo mais um “diploma” de incivilidade. Condutas anacrônicas, de facetas medievais (no mau sentido da palavra) estão produzindo os previsíveis e inevitáveis resultados. O gigante por natureza, que antes apenas dormia em berço esplêndido, agora sofre com pesadelos impensáveis.

RAFAEL BILIBO
RAFAEL BILIBO
3 anos atrás

Gomes, uma curiosidade inútil:
Porque usaram em Imola o nome GP da Emilia Romagna em vez de usar o nome GP de San Marino, como sempre foi feito?

Tem haver com algum “patrocínio” governamental e questões políticas, presumo.

Amaral
Amaral
Reply to  RAFAEL BILIBO
3 anos atrás

Passei minha infância achando que Imola realmente ficava em San Marino.
Uma parte dela foi destruída quando descobri que era tudo na Itália mesmo.
Mas a reconstruí na idade adulta quando descobri que tem essas palhaçadinhas movidas por uns caraminguás gordinhos de patrocínio, tipo GP de Luxemburgo que era na Áustria (ou Alemanha? Esqueci.)

Pedro Kelen
Pedro Kelen
3 anos atrás

Confirmo que terá publico. Ja comprei os meus ingressos pro fim de semana em Portimão!!

Danilo Candido da Silva
3 anos atrás

E quem diria, seria necessária uma pandemia para limar, ainda que temporariamente, alguns GP’s ruins do calendário e promover a estréia de algumas pistas fabulosas. Que Mugello e Portimão ao menos permaneçam.

Victor Penteado
Victor Penteado
3 anos atrás

Não ia adiantar muito se tivesse. Seria sem público mesmo. Agora é torcer pro jestor dar um jeito de renovar esse contrato e que seja por um longo tempo

Luciano André
Luciano André
3 anos atrás

Olá Flávio,

Concordo com seu texto, de fato não existe condição sanitária alguma para a realização da F1 no Brasil e Estados Unidos. O Canadá acabou sendo prejudicado, mas vir para a América por uma prova realmente não vale apena.

Quanto ao número de provas, A F1 poderia ter fixado um número (13 por exemplo) e manter alguns circuitos de reserva caso ocorresse algum imprevisto. Neste aspecto, iniciar uma temporada com “devemos ter 10, 11, 18 ou x corridas” soa estranho quanto a disputa do campeonato (não sei se teremos, Hamilton é absurdamente favorito) e para a própria categoria. Apesar de todos os problemas da Crise Sanitária mundial, a F1 poderia iniciar a temporada com as “Regras do Jogo” definidas.
Mas legal ver Estoril retornando…. infelizmente em termos de projeção futura o GP Brasil é uma incógnita.

Valeu pelo texto e um abraço

Flavio Padilha
Flavio Padilha
3 anos atrás

Saudações Flavinho !
Como num País subdesenvolvido, onde seu presidente prega a praga, poderiamos aspirar a receber alguma etapa da F1…nunca!
Sou veterano em corridas de Carros e nem vejo o que a Tv nos mostra : tipo. um grupo que invade os Gps pelas montanhas , as questões : onde a Mariana dorme ? ( uma sacanagem com um mulher ) , cuidem de suas mulheres, se Hamilton é hipócrita! como safados postam em seu blog, Se Edgard Melo filho, mesmo sabendo que está ao vivo, fica sussurrando , fecha este capô Jimmy, fecha, fecha, ( temos que controlá-lo) , antes! vai Vestapinho…
Então , nós que assistimos desde as madrugadas Moto Gp. F1, Moto E, Nascar, Stock car, merecemos de vocês o melhor, já que aguentamos por décadas GV e RG metendo o pau no LH… e sua foto com eles não lhe libera de ser um bosta como essa dupla… Abraços! Salve Lito ! Mattar!!! Max Wilson… e Vc continue sendo o Flavinho !!!

Paulo Moreira
3 anos atrás

Finalmente a F1 de volta.
24 anos depois da ultima corrida no Estoril, vamos ter de novo os melhores pilotos, desta vez em Portimão.
Agora só falta comprar os bilhetes e contar os dias.
O meu muito obrigado ao Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, e ao Ni Amorim, Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Kartink.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Antonio Mineiro
Antonio Mineiro
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Pelo que acabei de ler no site da BBC, sim, terá. Fonte: https://www.bbc.com/sport/formula1/53527355

Flávio Imperial
Flávio Imperial
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Parece que sim. Venda de 5000 bilhetes por semana, ao que parece começando já na próxima. Grande abraço

Pedro Kelen
Pedro Kelen
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Vai! Já comprei meu passe pro fds!!

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Concordo com o “psicopatas negacionistas”. Acrescentaria “criminosos loucos de pedra”.

Mas eu diria que a situação catastrófica não seria tão diferente mesmo com uma condução decente da crise. Do ponto de vista de poder haver corridas nas Américas em 2020. A dinâmica da coisa para mim era evidente desde o início. Países continentes acabam sendo vítimas da progressão geométrica do contágio. A crise na Europa não foi menos trágica, considerando os países mais atingidos.

Alexandre Rodrigues
3 anos atrás

Só uma curiosidade: não existe a possibilidade de se fazer uma das corridas que faltam para as 15 necessárias por compromisso comercial (ou até uma 16ª) na Oceania, na Austrália ou na Nova Zelândia, países que já se encontram em situação mais controlada da pandemia? Ou seria o mesmo caso da ida ao Canadá, um deslocamento grande para apenas uma prova?

Pergunto isso porque vi que existia aquela norma no regulamento para que o campeonato tivesse provas disputadas em, pelo menos, 3 continentes, mas me parece algo já abolido para este ano, pelas razões que bem conhecemos.

No mais, concordo com suas observações sobre os motivos, até óbvios, para o cancelamento das provas na América.

Danilo Candido da Silva
Reply to  Alexandre Rodrigues
3 anos atrás

Ainda estão tentando viabilizar a prova vietnamita.

Henrique
Henrique
Reply to  Alexandre Rodrigues
3 anos atrás

Não sei qual a situação da Nova Zelândia, mas a Austrália vive uma segunda onda de COVID, com lock down, inclusive. Também nem sei se a NZ teria interesse ou autódromos em condições. No Canadá, como o próprio FG colocou, você teria que fazer nessa época por causa de condições climáticas.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Alexandre Rodrigues
3 anos atrás

Austrália e Nova Zelândia? E longe demais, o custo logístico é proibitivo. Pista ? Sempre tem, no limite há sempre a saída de um circuito de rua. Lembram de Las Vegas? Para Austrália e Nova Zelândia isso não é o caso. E o locais amam automobilismo.
Lembro que em outros tempos a temporada era de 10 a 16 provas, sendo que o crème de la crème era o verão europeu, E havia também as corridas extra-campeonato da Fórmula 1 como a Race of Champions. O que é mais interessante uma corrida em Brands Hatch ou evento em um tilkodromo na caixa prego do Penedo?
O Brasil obteve s ferro e fogo seu GP . Corre o risco de perde=lo por causa dos trogloditas.