ESQUISITICES

Reproduzo foto e texto do excelente MIAU, o Museu da Imprensa Automotiva: “Carro-conceito Gurgel GTA, de Gran Turismo Articulado. A cabine tinha capacidade para três passageiros e o reboque era o porta-malas, conectado ao carro por um sistema tipo quinta roda. A ideia, segundo material de época, era que ‘o porta-malas pode ser desacoplado e deixado na garagem quando o veículo estiver em uso essencialmente urbano, evitando assim trafegar com maior peso e tamanho sem necessidade, o que ocasionaria maior consumo de combustível’. O Gurgel GTA foi apresentado no Salão de 1981 e nesta foto é visto na área da fábrica de Rio Claro (SP).

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Nestor DT 180
Nestor DT 180
3 anos atrás

Olá FG,
A arquitetura da “parte da frente” serviu de base para o Gurgel XEF, como os três lugares juntos na frente. O nome do carro é um barato. João Gurgel comentou em uma entrevista à Quatro Rodas que veio de uma funcionária da fábrica. Quando apontaram para o protótipo estacionado e perguntaram de quem era, ela respondeu: “É do Chefe!”.

No mesmo período em que o BR 800 e Supermini tentavam decolar, veio a diminuição de impostos para todos os carros abaixo de 1000 cm3. Nada conta diminuição de impostos, mas aí o Supermini ficou praticamente do mesmo preço que o Uno Mille. Houvesse uma política de proteção à indústria nacional, deveria ter havido uma redução equivalente para carros como o BR 800. Mas, no Brasil…

Abraços e parabéns pelo jornalismo de primeira.

Ricardo B.
Ricardo B.
3 anos atrás

Uma pena que a submissão às grandes potências fez nossos governos, principalmente a partir dos anos 90, abandonar complemente um projeto de país no qual a Gugel teria grande importância. E agora temos o governo mais vira-latas de todos os tempos.

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Apesar de reconhecer o trabalho do Gurgel, a ponto de ter tentado ir trabalhar lá, sempre questionei a mania que ele tinha de reinventar a roda. Ou então exagerar no minimalismo mecânico (ele propôs inicialmente para o BR800 amortecimento por fricção – coisa de carroças).
Ele sempre exagerou em querer conceber pessoalmente quase tudo. Aquela estória de carro 100% brasileiro. Caso tivesse, por exemplo, somado suas boas ideias com um acordo de transferência de tecnologia com os japoneses e seus maravilhosos microcarros, a Gurgel poderia ter tido muito sucesso no mercado de carros urbanos.

Todo este blá blá blá para dizer que não lembrava deste projeto com quinta roda. Muito interessante e futurista, para a época que foi concebido.

Albert Ferreira Rosa
Albert Ferreira Rosa
3 anos atrás

João Gurgel estava uns 40 anos adiante no tempo.

Alexandre
Alexandre
3 anos atrás

GENIALIDADES!

José
José
3 anos atrás

Depois de ler, vou mandar sim. Abraços

José
José
3 anos atrás

Pena que não deu tempo de aperfeiçoar. Durou pouco o modelo Gurgel, não foi? Ah, comprei o livro”Dois Cigarros”. Depois de fazer a leitura, como faço para enviar um comentário para você?

Mário Benoni
Mário Benoni
3 anos atrás

Não era esquisitice. Era genialidade do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel!

Thiago
Thiago
Reply to  Mário Benoni
3 anos atrás

O homem tava pensando lá na frente.