MERCEDÃO, 25

RIO (só prata) – A Mercedes postou vários tuítes hoje comemorando os 25 anos da marca como safety-car oficial da Fórmula 1. Juro que procurei, mas não achei qual foi o primeiro GP — acho que foi em 1996, e portanto esta é a 25ª temporada; a foto acima, furtada legalmente do site da Mercedes, supostamente é do primeiro SC, um belo C36 AMG prata.

Tem uma historinha por trás desse automóvel aí. Não sei se é verdade, mas é boa. Bernd Mayländer, que há exatos 20 anos é o piloto oficial do SC, corria no DTM pela marca de Stuttgart em meados da década de 90. Quando foi contratado, mandaram que ele escolhesse um carro na fábrica para uso pessoal.

Moleque, todo malandrão, cheio de vontade de se exibir com a caranga, Mayländer escolheu uma AMG C36 prata, e ainda pediu uma placa especial: S-BM 300. Na Alemanha dá para escolher a placa. A primeira letra é da cidade onde o carro é registrado, no caso das maiores como Berlim, Munique ou Frankfurt — o S é de Stuttgart, no carro do nosso amigo. O resto você escolhe, se estiver disponível.

Mas Bernd ficou pouquíssimo tempo com ele. Em maio de 1996 a Mercedes pediu o bichão de volta para ser usado justamente como safety-car da F-1. É o que está escrito lá no site da Mercedes. Estou vendendo o peixe que comprei.

Em 1998, durante uma prova da FIA GT em Imola, Mäylander recebeu o convite de Herbie Blash e Charlie Whiting para pilotar o SC nas competições da entidade. Começou na F-3000. Em 2000, “subiu” para a F-1. Em mais de 350 corridas desde então (não fiz a conta exata), diz que só perdeu quatro, por motivos de saúde.

O carro que é usado hoje, um AMG GT R V8 4.0 biturbo com 585 HP, é o 11º modelo da Mercedes na função. Todos eles, desde sempre, preparados pela AMG — uma espécie de braço esportivo da montadora. Esse aí chega a 318 km/h, de acordo com as informações da fábrica.

Ele é bonito, sem dúvida. Mas o lá de cima era mais charmoso.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Mercedes-Benz! Simplesmente o melhor!

Marcelo Magalhães Rebouças
Marcelo Magalhães Rebouças
3 anos atrás

Seria interessante ver uma Maserati ou algum modelo da Alfa Romeo.
Cito também o Fiat 500 preparado, exclusivamente, pela Abarth.

Heraclito
Heraclito
3 anos atrás

O Alex Dias Ribeiro, nao pilotou nenhum mercedes?
Achei estranho a alta de citaçao do piloto brasileiro

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  Heraclito
3 anos atrás

A peruona Mercedes

comment image

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Se a minha memória não falha, naquele GP da Argentina que o Badoer capotou e o carro do Diniz pegou fogo depois do reabastecimento, o Safety Car era um Renault Clio. O Mercedão deve ter entrado no início da temporada europeia.

Helena
Helena
3 anos atrás

Chega a 318, mas está sempre sendo criticado pelos pilotos.
Qual é o problema? POr que não se acha um carro que faça o ritmo necessário para que os pneus da garotada se mantenham na temperatura que eles precisam?
SAbe responder, Flavinho?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Helena
3 anos atrás

Helena, o carro de Fórmula 1 tem muito mais aerodinâmica e menos peso que o carro de segurança. Mesmo que a velocidade máxima do Mercedes-Benz esteja limitada eletronicamente a 350 km/h, existem outros fatores para um carro esportivo não se comportar como um carro de Fórmula 1: centro de gravidade mais alto (um carro de Fórmula 1 é “colado” no chão), aerodinâmica, piloto etc. Agora, uma coisa que esquecem é que o carro é de segurança; portanto, não tem de andar na mesma velocidade máxima que os pilotos fazem com pista livre (isto porque se o carro de segurança está na pista significa que aconteceu algo para diminuir o nível de segurança). Engraçado que quando é acionado o carro de segurança virtual e não tem nenhum veículo à frente, os pilotos têm de reduzir em 40% a velocidade e não reclamam.

Gus
Gus
3 anos atrás

O AMG-GT perdeu um pouco da graça inicial (elegância) por conta de aerofólios e apêndices incorporados com o tempo; parece querer ser uma espécie de Viper ACR alemão…nada contra, mas os primeiros modelos de fato eram mais interessantes, “mais Mercedes”.

Rodrigo Momo
Rodrigo Momo
Reply to  Gus
3 anos atrás

O 190e é antigo e com aerofólio e tudo mais!

Ed
Ed
3 anos atrás

A imagem que tenho da Mercedes é o 190E do D|Tm alemão, com duelos fantásticos com a ALFA 155, fim da década de 90. O que mudava no Mercedes na corrida (2 carros) era a cor do espelho retrocvisor um era verde e o outro vermelho. “Lá vai Pirro”. Na voz do saudoso Edgar de Melo Filho. Sensacional.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Tenho uma ideia maluca sobre o safety-car. Já ouvimos, nos últimos 20 anos, pelo menos umas 3972 vezes, os pilotos reclamando que o safety-car está muito lento.Hamilton e Vettel são os que mais reclamam. A ideia seria fazer um safety-car F-1 , com dois lugares, e a mesma potência dos carros de F-1. Assim, o safety-car poderia ir um pouco mais rápido. Obviamente, isso nunca vai virar realidade, mas o visual do carro seria bem legal.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Não precisa de tanto. Um Hipercarro com foco nas pistas (como Mclaren Senna GTR, Aston Martin Valkyrie AMR Pro ou Ferrari FXX K Ev) já taria de bom tamanho.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Prezado Jeferson, pode colocar o carro que quiser que todos os pilotos irão reclamar. Só acho curioso (muito curioso) que, depois que inventaram o carro de segurança virtual, em que os pilotos têm de reduzir a velocidade em 40%, não se houve reclamação que está muito lento, que os pneus e os freios estão frios, que o condicionador de ar não está gelando, que a água do radiador está fervendo, etc. O carro de segurança entra na pista porque alguma situação reduziu o nível de segurança e, se este carro tiver de fazer a volta com a mesma velocidade que os carros de Fórmula 1, não faz muito sentido a entrada de tal veículo.

Andre
Andre
3 anos atrás

Não é qualquer um que conduz um carro desses, puxando o pelotão da F1.

Rodrigo Momo
Rodrigo Momo
Reply to  Andre
3 anos atrás

Ou algum Protótipo, queria ver alguém reclamar algo dum tipo o Mercedes Sauber C9!