N’UNGRIA (2)

RIO (vareio) – Acho que é melhor começar pelo fim, já que olhar para a ponta dá um certo desânimo — porque competição não há — e faltam elogios — o que a Mercedes e Hamilton fazem é notável, para dizer o mínimo.

Então falemos desta classificação para o GP da Hungria a partir dos sorrisos mais escancarados do dia, a saber: de George Russell, este menino-prodígio da Williams, e da dupla da Force Point India Aston Racing Martin, Lance Stroll e Sergio Pérez.

Russell é o garoto que a Mercedes está preparando para suceder Hamilton, acredito. É realmente espantosa sua capacidade de extrair tempos bons de um carro ruim — em que pesem, ainda, os erros da juventude, como no GP da Estíria na semana passada. Jorginho larga amanhã em 12º, tendo deixado para trás no Q2 um carro da Red Bull e um da Renault. No Q1, a combalida equipe de Frank Williams também superou, e com seus dois pilotos, as duplas da Haas e da Alfa Romeo, além de uma AlphaTauri.

Para um time que, no ano passado, se arrastava em ritmo de F-2, é um começo de temporada auspicioso. Quem sabe alguém se empolga e compra a Williams, mergulhada em profunda crise financeira e sobrevivendo às custas da grana do pai de Nicholas Latifi, o outro piloto.

O carro continua ruim, é bom que se diga, mas Haas e Alfa Romeo caíram do céu com suas carroças de 2020 para tirar a equipe inglesa da lanterna. E com um moleque talentoso como Russell num dos carros, dá até para sonhar com alguns pontinhos aqui e ali. Amanhã, Russell precisa buscar um lugar entre os dez primeiros de todo jeito. Pontos significam dinheiro. A Williams precisa. Desesperadamente.

Vamos agora aos meninos de rosa.

Antes de mais nada, cansei da mistureba de seis elementos distintos que titulam a India Martin Aston Point Force Racing no seu registro na Junta Comercial. É um nome de equipe muito comprido, e a partir de hoje passarei a chamar apenas de Racing Point. Pode parecer meio resumido e até um pouco sem graça — nenhuma equipe do mundo teria nome tão insosso –, mas não dá para gastar tantos caracteres com um time só.

Quando começou a pré-temporada, lá em fevereiro, chamou a atenção logo de cara a semelhança dos carros cor-de-rosa com as Mercedes do ano passado. Isso jé é de amplo conhecimento da nação, e por isso não precisamos mais tocar no assunto.

O que não se esperava era uma ascensão tão rápida à condição de segundo melhor carro da categoria. Hoje Stroll e Pérez ficaram em terceiro e quarto no grid, atrás apenas de Hamilton e Bottas. Quatro Mercedes nas duas primeiras filas é o que temos, sendo duas 2020 zero km e duas seminovas 2019, pouco rodadas e de único dono. E todos de pneus médios, para humilhar — fizeram seus tempos no Q2 com esse composto, o que indica uma parada tardia e um fim de prova em ritmo muito forte com os pneus macios. Se andarem direitinho, não resolverem tocar rodas ou disputar freadas, um dos dois vai ao pódio. Eu, se fosse o chefe dos rosinhas, teria uma longa conversa com a dupla no jantar de hoje para evitar surpresas desagradáveis.

Claro que está todo mundo arrancando os cabelos com o desempenho da Force Point na Hungria. A Ferrari, por exemplo, sabe que não tem como acompanhar os inesperados rivais. Até que Vettel e Leclerc não foram tão mal, ficaram com a terceira fila, mas as diferenças… Hamilton fez a 90ª pole de sua carreira com 1min13s447. Tião ficou em quinto 1s327 atrás. Charlinho, o sexto, a 1s370. Num circuito curtinho desses? Não dá, não dá.

Mas já volto à Ferrari, assim que Gola Profonda, meu informante de Maranello, telefonar. Por enquanto, que se dê o devido valor ao terceiro tempo de Stroll, um piloto que ainda não sei dizer se é bom ou ruim. Ele tem ótimos momentos, como o segundo lugar no grid para o GP da Itália em 2017, de Williams, e o terceiro lugar no GP do Azerbaijão, também em 2017, no seu único — e mui surpreendente — pódio na categoria. Às vezes ele faz umas besteiras, e ainda carrega o estigma de ser filhinho de papai, com a vantagem de o papai ser dono da Racing Martin. Acho que às vezes pegamos no pé do rapaz desnecessariamente.

Quanto a Pérez, o quarto lugar não é de se jogar fora, claro, mas o mexicano reclamou de tonturas durante o dia. “Vou ter de perguntar ao meu fisio o que está acontecendo”, foi o que ele falou. Espero que não seja coronavírus. E antes que alguém imagine que a Aston India possa desafiar a Mercedes amanhã: Stroll ficou a 0s930 da pole e Pérez, a 1s098. A distância é enorme.

(Como minha vida mudou agora que decidi chamar essa equipe pelo nome encurtado, putz… Era muito, muito longo. Force Point é muito mais fácil, até a sonoridade é boa, repitam comigo: Martin Racing, a gente enche a boca e sai bonito, India Aston, vejam que coisa linda!)

Hamilton, Hamilton… Noventa poles, sete delas na Hungria. Largou na frente em 2007, 2008, 2012, 2013, 2015, 2018 e agora. Em 2007, 2012, 2013 e 2018, converteu a primeira posição no grid em vitória. É muito difícil que isso não se repita amanhã. Sua volta em 1min13s447 foi quase perfeita, algo que, segundo ele mesmo, seria preciso para bater o tempo de Bottas — que ficou 0s107 atrás.

A Mercedes está em outro patamar, como diria o menino do Flâmêingo. É um abismo técnico e de desempenho em relação a todo mundo. Já é a sétima temporada seguida de domínio dos nero-prateados e não tem de ficar de beicinho. Os caras são bons e não têm culpa se a Ferrari é uma zona, se a Red Bull não engata, se a McLaren mudou de dono e perdeu o rumo. Como eu dizia na época em que Schumacher e a Ferrari colocavam todos no bolso, há beleza, também, nessas hegemonias. Elas expressam excelência. Do ponto de vista esportivo, claro que todos gostariam de ver mais gente brigando na frente. Mas as coisas são o que são. E, na F-1, domínios não são uma novidade. A novidade é durar tanto tempo.

Paciência. O negócio é bater palmas.

A decepção do dia foi a Red Bull. Verstappinho ficou apenas em sétimo e Albon não passou do Q2 e larga em 13º. Max reclamou o sábado inteiro e concluiu: “Alguma coisa não está funcionando aqui”. Já o jovem tailandês começa a ficar na marca do pênalti pela diferença de performance em relação ao companheiro — filme já visto no time. Em sua defesa saiu Russell. “Estão tratando ele como se fosse um idiota, mas Alex é um dos melhores pilotos do mundo, não é justo criticá-lo assim”, falou.

E a Ferrari?

Gola Profonda, meu espião vermelho, contou que Vettel saiu do carro e deu uma piscadela para Leclerc. “Charlito mostrou a língua e falou para ele parar senão ia ligar para a mãe. ‘Liga, uai’, foi o que disse o Vettel. Aí rolou um tumulto e sobrou um ursinho de pelúcia na cabeça do Seb.” Ursinho de pelúcia? “É, o Charlito sempre traz para as corridas, vou te mandar foto.”

Esperei alguns minutos e chegou a foto pelo WhatsApp. Ele leva isso para as corridas?, perguntei. “Desde o ano passado, me disseram. Diz que dá sorte. Mas este ano o Binotto proibiu o Charlito de levar dentro do carro porque aumenta o peso.”

Não acreditei muito nessa história e pedi a Gola que parasse com essas gracinhas. Perguntei se o pessoal da equipe estava preocupado com a falta de potência dos motores, porque os dois carros da Haas e os dois da Alfa Romeo ficaram no Q1, um vexame danado para quem leva a marca Ferrari no cabeçote. “Cabeçote? O que é isso?”, perguntou Gola, que aparentemente não entende nada de carro — e começo a desconfiar que suas funções no time são bem menos relevantes do que ele costuma dizer por aí. Esquece o cabeçote, só me diz o que estão pensando para sair da crise, implorei. “Ah, o Vettel já deu a letra”, começou Gola. “Na reunião depois do treino ele falou da Racing Point e disse que a gente não tem de ter vergonha de fazer alguma coisa parecida, tipo uma Mercedes rosa. Falou que iria mandar para o grupo de WhatsApp dos engenheiros sua sugestão, levantou e foi embora. Vou te mandar a foto.”

E chegou a foto.

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Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Um Mercedes-Benz GLA 2015, se eu não estiver enganado.

Sandro
Sandro
3 anos atrás

Hamilton: Grand Slam! Ou se preferir: Grand Chelem! Nota… 10!
Hamilton tem 7 Grand Slams!
Somente Scott James Clark tem mais Grand Slams (por enquanto!): 8 vezes!
Inacreditável!

Garagista
Garagista
Reply to  Sandro
3 anos atrás

Foi Hat Trick, o que não deixa de ser um feito! Verstappinho liderou uma volta. Informe-se melhor.

Ed
Ed
3 anos atrás

Mais um passeio do Amilton.
Passeia na chuva, no seco, não tem graça.

roberto eduardo santonini ceconello
3 anos atrás

Lembra daqueles carros coreanos horrorosos que tinha mecânica Mercedes?
Então, a RPFIAM poderia ser chamada de SsangYong daqui pra frente…
#forabozogenocida

Alexandro.
Alexandro.
3 anos atrás

Excelente texto.

Gabriel P.
Gabriel P.
3 anos atrás

Em sendo mesmo que a Racing….. é cópia da Mercedes 2019 isto prova que as outras equipes não estão melhores nem que a Mercedes do ano passado.
Ou seja, cada ano de desenvolvimento da Mercedes vale por 2 ou mais das outras. rs

Sandro
Sandro
3 anos atrás

A Mercedes está em “otro patamá!”
Ainda estou surpreso que a FIA não tenha criado “regras anti-Mercedes” para acabar com a hegemonia das Estrelas de 3 Pontas!
Heptacampeonato de Construtores em 2020; e em 2021… octa? Um show de competência e eficiência da equipe tedesca! O resto é o resto!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

A Racing Point copiou a Mercedes do ano passado enquanto a Ferrari copiou a Williams.

Feliz por Russel e a molecada do TOP10.

Dizem que rolou um Twitter do Alonso para a Equipe Renault com uma pergunta bem estranha depois que acabou o Q2: “Temos motor de F-2?”.

Geraldo Netto
Geraldo Netto
3 anos atrás

Astroll Martin é o melhor nome para a Mercedes Rosa.

Lucas Monteiro Dildey
Lucas Monteiro Dildey
3 anos atrás

De fato existem belezas nas hegemonias. Mas francamente, igual essa da Mercedes é inédito. Na época do Schumacher na Ferrari, existia uma certa disputa com McLaren e Williams, especialmente em 2003. Agora, com a Mercedes, todo o ano é esse absurdo!

Rico
Rico
3 anos atrás

A leitura dos seus textos é um deleite aos nossos olhos!
Viu a corrida da F2? Drugovich saiu no pelotão de trás, retardou a parada, caiu para 13o e conseguiu o 5o lugar, ultrapassando vários carros nas últimas 5 voltas! Corridaça do rapaz!
O Schwartzman mostrou seu talento novamente, saiu de 11o para a vitória!

Jimy Ribeiro da Silva
Jimy Ribeiro da Silva
3 anos atrás

Boa! Oh. Tá difícil vida inteligente!

Adriano Silva
Adriano Silva
Reply to  Jimy Ribeiro da Silva
3 anos atrás

Nem a genialidade dos construtores da Mercedes, o talento inquestionável do Lewis ou a incompetência das outras equipes explica essa diferença, e por tanto tempo. A Ferrari precisou de um venenozinho secreto no carro pra chegar perto. A Red Bull se especializou em fingir que um dia alcançará a Mercedes. Tudo ilusão.

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Quando o Russell fez o tempo no Q1 que foi suficiente pra mandá-lo pro Q2 na primeira classe, soltei um palavrão aqui que acabei acordando a digníssima esposa.
Palavrão que ilustra a felicidade que vejo a equipe dar seus, aparentemente, últimos suspiros, trazendo como seu último nome relevante esse Russell que cada vez se mostra mais competitivo. E aparentemente sem a arrogância do Verstappen nem o mimimi do Leclerc. Quem já prestava atenção na turma do fundão (os Minardeiros, Oselleiros e AGSzeiros dos anos 80 sabem do que estou falando) já sabiam que o moleque andava mais que o carro. Deu um capote no Kubica em classificações, e, longe de mostrar que o Kubica era ruim (Kubica com um braço e meio anda melhor que Latifi com três braços, insisto nessa tese!), mostrou o quanto ele é bom.
Claro que a equipe ainda está a anos-luz de ser competitiva. Se valeu muito da incompetência da Alfa (que mostrou em crescimento do ano passado pra cá, só a idade do Raikkonen e o cabelo do Giovinazzi) e da Haas, que só consegue andar pra trás. Os estadunidenses cada vez mais se cansam da brincadeira. Começo a acreditar que o problema ali não é piloto, é carro mesmo. Provavelmente Hamilton ali ficaria na penúltima fila do mesmo jeito.
Mas é um alento em ver, a despeito de seus problemas internos e externos, a sobrevivente garagista do grid. E mostra Russell como o sucessor de Hamilton. Se tiver paciência, será recompensado. Pode não parecer, mas o garoto tá com CR positivo na Mercedes. É que talvez 2021 ainda seja cedo pra jogar o garoto na boca dos leões. Ainda mais porque será mais uma temporada 2020.2 do que uma temporada nova.

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
3 anos atrás

Prezado Flávio. Sugestão para batismo da equipe rosa. Chama de Racing Benz, que na minha humilde opinião, é o que está acontecendo.

Amaral
Amaral
Reply to  Cláudio Cruz
3 anos atrás

Racing “inspired by Mercedes” Point.
Essa história vai dar em água. Não vão conseguir provar que a Mercedes mandou o PDF do projeto pra lá. Até porque provavelmente o que aconteceu foi que não mandou. Eles mandaram o Gola Profonda deles ir tirando foto da Mercedes durante o ano. No final do ano fizeram uma apresentação de slides e os projetistas da RP foram só copiando. Tira um milímetro aqui, uma polegada acolá, e pronto. Mercedes Rosa sem ser Mercedes.

Angelo
Angelo
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Os Engenheiros da Racing Point tiveram que trabalhar muito no sentido de pegar um projeto pronto e atender a ordem da chefia de fazer aquilo ali parecer minimamente diferente. É tipo o Clark Kent “disfarçado” com um óculos. A FIA, na questão do motor da Ferrari do ano passado e na Mercedes Rosada deste ano, demonstra toda a sua incompetência ou corrupção mesmo (depois deem uma olhada nas fotos dos dutos de freio da Mercedes prata e da Rosa… não fizeram nem questão de esconder). Uma pequena diferença de pontuação já rende dezenas de milhões de Euros a mais, fora as possíveis multas e penalidades… é muito poder em algo que não é transparente, eles dão o parecer deles e fica por isso mesmo.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Angelo, eu vi as imagens e digo a você: qualquer pessoa pode copiar a parte visível de qualquer coisa! Se alguém vir o desenho de uma garrafa de refrigerante, pode fazer um desenho igual. Agora, se alguém copiar o rótulo ou alguma informação que não está visível, aí a chance de cópia é muito grande (não cravo 100% porque existe, na vida real, a possibilidade de duas pessoas fazerem pesquisa e desenvolvimento e chegar à mesma conclusão/projeto – o que dificilmente se aplica neste caso).

Tyrrell
Tyrrell
3 anos atrás

Eu ri muito com o “liga, uai”, achei genial! Agora, rapaz, o Kimi sair em último…. Não me recordo de ver um campeão do mundo largar em último

andre
andre
3 anos atrás

Vc é doente cara kkkkk. Cada vez melhor

Mônica
Mônica
3 anos atrás

O meu gatão vai largar em último? O que está acontecendo? Na corrida passada ele quase pegou um pontinho e eu fiquei tão chateada que nem comentei! E agora isso?

Amaral
Amaral
Reply to  Mônica
3 anos atrás

Ali é 50% desmotivação e 50% falta de desenvolvimento.
Infelizmente a Alfa periga se tornar de novo uma Sauber de 2017.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Mônica
3 anos atrás

O seu gatão anda muito desanimado. Faz 3 anos que nós estamos dizendo que ele vai passar no Dep. Pessoal e solicitar o formulário de aposentadoria, mas todo ano nós erramos. Mas parece que esse ano …

Mônica
Mônica
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

O meu gatão anda desanimado por causa daquela Mortícia, que ele levou para o altar! E para complicar, ainda pegou um carro com motor Ferrari.

A única coisa que ele vai conseguir este ano é chegar ao recorde de GPs disputados. Só isso.
Perdendo ou ganhando, eu amo meu gatão!

#IceKiss

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Desculpem! Está na moda dar Ctrl+C, Ctrl+V no trabalho dos outros. Terei que repetir, pois achei lindo a premissa… …”Antes de mais nada, cansei da mistureba de seis elementos distintos que titulam a India Martin Aston Point Force Racing no seu registro na Junta Comercial. É um nome de equipe muito comprido, e a partir de hoje passarei a chamar apenas de Racing Point. Pode parecer meio resumido, mas não dá para gastar tantos caracteres com um time só.” Nem irei entrar na criatividade do “Gola”. O bom humor, dedicação e capacidade intelectual do Flávio em trazer suas análises de uma forma moderna deixa a leitura do “mais do mesmo” com o ar de surpreendente. Gostei demais!

Angelo
Angelo
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

Realmente o escriba deste Blog se mantém, como nos referimos a atletas, “em alto nível” há muitos anos… podemos até utilizar o clichê “Está em outro patamar” para fazer uma graça rsrs

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Não tive tempo para comentar ontem a notícia que eu li no Grande Prêmio, então digitarei agora. Seria muito legal se a Bandeirantes conseguir os direitos de transmissão da F-1 no ano que vem, mas, sinceramente, acredito que atualmente a emissora não tem condi$õe$ finan$eiras para gerir a coisa toda.

Gostei muito desse trecho da reportagem:

O GP também apurou que, por conta do acordo com a América Latina, houve conversas da direção da F1 também com os canais Disney (ESPN/Fox Sports) no Brasil.

Seria ótimo se a ESPN/Fox Sports vencesse a parada. Isso significaria que, provavelmente, em todas as corridas teríamos pelo menos três integrantes do Fox Nitro no comando da transmissão. No Fox Nitro temos quatro jornalistas experientes, que gostam e entendem de F-1, e ELE: o mito, o homem, a lenda, o phoddão, o Top 1: Edgard Mello Filho.

Resumo da ópera: fica a torcida para que em 2021 a F-1 seja transmitida pela equipe do Fox Nitro, minha preferência nº 1. Se não der, vamos de Bandeirantes. Se também não der, Téo José no SBT. Há também a Record, que tem dinheiro sobrando. Enfim: nós temos que nos livrar da Globo! O fundo do poço foi atingido em 2020: o Gasly foi chamado de Gascoyne!

Sandro
Sandro
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Em 1980 a Rede Bandeirantes transmitiu essa temporada com a narração de Galvão Bueno e comentários de Giu Ferreira (e às vezes com reportagem do pai da Fernanda Paes Leme, Álvaro José). Em 1981 tio Bernie pediu uma fortuna pelos direitos de transmissão da F-1! A Band queria pagar apenas 25% do valor! E desde 1981 a Rede Globo até hoje exibe a F-1; em tempo: o valor pedido por Bernie era de… 1 milhão de dólares! Em 1981 era muito dinheiro mesmo! Mas em 1981 a corrida de Kyalami foi “extra-campeonato” e passou na Bandeirantes!
Um fato me surpreendeu: corrida de F-1 ao vivo em TV aberta – na íntegra – é pouco comum! A RGT no Brasil é quase uma exceção passar F-1 sem ser canal pago!

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Sandro
3 anos atrás

Sim. Acredito que a Globo, atualmente, é a única TV aberta do mundo que transmite a F-1.

Wagner Sousa
Wagner Sousa
3 anos atrás

Que matéria carissímo, parabéns !!!! :)

Diogo
Diogo
3 anos atrás

Que evolução das outras equipes esse ano hein? Não superam sequer a Mercedes do ano passado. A Red Bull decepcionante, lembro de ter visto uma entrevista com o Adrian Newey, dizendo que a prancheta dele queria dar um carro campeão ao Max esse ano! ( Ou em breve, sei lá) Se foi assim…Única equipe com (clara) evolução excetuando Mercedes ( Force Point não é evolução, é cópia!) é a Williams. Por vezes mais de um segundo. Teria o Kubica alguma participação nisso? Acho que não. Que pena ser justo em um ano maluco como esse e em situação financeira tão terrível, evoluindo esse FW quem sabe veríamos o Russel beliscando pontinhos com regularidade.

Rafael
Rafael
3 anos atrás

Belezz que a Aston India copiou o carro da Mercedes, mas eles não estariam tão em evidencia se não fosse a incompetência de Ferrari e Red Bull.
A diferença do P1 para o P3 é de quase 1s, Red Bull e Ferrari tinham obrigação de ocupar esse espaço entre as Mercedes pratas e rosas, nem que fosse tomando 0.5s da Mercedes.

Mais de um segundo pode fechar a loja.

E o ALbon…acho que ele é meio supervalorizado. Desde o ano passado só toma luneta do Verstappen.
Algumas circunstancias até o colocaram em condições de brigar por pódio (Brazil 19) e vitoria (Austria 2020), mas geralmente é bem mais lento que o companheiro. Tem gente esperando demais do rapaz…

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Rafael
3 anos atrás

Porra velho. A equipe colocou o Albon no meio do trânsito. Nem Verstappen fazia tempo ali. Cagada fenomenal do time, Coisa de equipe pequena e sem recursos técnicos.

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Acho que o Strollll é muito trolado por ser filho do dono, mas na real ele já evoluiu bastante, obviamente não tem potencial para ser campeão, mas também está longe de ser o pior do grid.
Minha torcida para amanhã era que o bottas ligasse o foda-se e dividisse a primeira curva com o Hamilton como se a vida dele dependesse disso. Seria a única chance dele vencer a prova, mas duvido que isso vá acontecer. O Hamilton em primeiro, correndo de cara pro vento,esquece, não tem como acompanhar, vai disparar.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

O Stroll foi campeão da copa Toyota, com bons pilotos e todos os carros iguais. Não é nenhum gênio. Mas muito melhor que uma boa parte do grid. Numa F1 com Kvyat, Grosjean, Giovinazzi, Magnussen…. Falar mal do Stroll é complicado

Fernando Bonato
Fernando Bonato
3 anos atrás

Vou torcer pro hamilton ganhar so p levar p podium um negro(a), um deficiente fisico, homo etc.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Fernando Bonato
3 anos atrás

Nossa! Temos um jumento aqui.Com apenas uma única frase ele consegue ofender negros, deficientes físicos e homossexuais!

Fernando Bonato
Fernando Bonato
Reply to  Fernando Bonato
3 anos atrás

Parece que houve mal entendido, jamais intensao de ofender!!, portanto explicando melhor. Ha o racismo contra negros e contra outras “minorias” (apesar q no brasil a minoria eh branca). No caso, na mercedes trabalham tambem minorias. Por que nao acoplar imagem de vencedores no podium pra estas minorias batalhadoras? Se fazem parte do time, que sejam premiadas no podium p mundo ver. A diversidade faz um time vencedor. Dar visibilidade aos invisiveis. Pq trazer ao podium sempre os mesmos, chefe, modelo ou politico ? Eh ofensa trazer minorias ao podium ?

Carlos Gil
Carlos Gil
3 anos atrás

E a “sugestão” do Vettel tem um patrocínio inscrito na carroceria, a Mary Kay Cosmetics e o seu Mary Kay Career Car Program, a versão “cosmética” das academias das equipas.
E os seus pilotos, seriam escolhidos pelo seu desempenho de vendas de produtos Mary Kay?

gabriel
3 anos atrás

Pensando bem, a partir do momento que um carro de 2019, a cópia da Mercedes, anda na frente das demais equipes, não podemos culpar a Flecha de Prata de dominar a categoria por diversos fatores, senão à incompetência das demais do grid. Porra, não evoluíram nada? Palhaçada. A Original apenas cumpre minimamente seu papel e fica a frente dos demais.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  gabriel
3 anos atrás

Sou do tipo que torço por mais Mercedes no grid do que nivelar com Haas, apenas pra deixar o esporte mais badalado. Concordo com visão da incompetência alheia e até gosto de ver uma equipe menor com resultados expressivos. Ver Russel ser 12º de Williams e Gasly como 10º de Alpha é muito legal. Faz muito bem pra corrida ter brigas mais significativas.

Por outro lado eu entendo o lado da RBR e da Renault em ficarem putas. Esse negócio de engenharia reversa (no melhor dos cenários) é uma podridão quando é escrachado. Se algo do tipo pode ser feito sem frescura, Alfa Romeo e Ferrari, Alpha Tauri e RBR já estariam com resultados parelhos há tempos. Acho desleal algo assim ser permitido.

Mozar
Mozar
3 anos atrás

Do jeito que está, tudo leva a crer que a Mercedes vai conseguir a façanha de ganhar todas as provas da temporada. Só um milagre pra não vermos essa equipe no lugar mais alto do pódio.

E mesmo não tendo ritmo pra acompanhar Hamilton ao longo de um campeonato, vez ou outra Bottas está aí pra incomodar seu companheiro, e isso é bom, pois nos dá a oportunidade de vermos o piloto britânico superando recordes ao extrair o máximo de seu carro.

E acho que a maior decepção, mais até que a Ferrari (pois lá está uma bagunça já tem um tempo), é a RedBull.

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
Reply to  Mozar
3 anos atrás

Pois é, é impressionante como a Ferrari e a redbull conseguiram piorar de um ano para outro… pelo visto novidades só em 2022