N’ÁSIA

RIO (e tá bom) – A F-1 anunciou mais quatro etapas para a temporada 2020 e devem ser as últimas, fechando um calendário com 17 etapas — 13 na Europa e quatro na Ásia. A Turquia volta ao Mundial depois de nove anos — foram sete edições, entre 2005 e 2011. Bahrein, com duas corridas, e Abu Dhabi encerram o campeonato.

(Antes que algum “geo-corretor” apareça por aqui, Turquia e Rússia são países que têm parte de seu território na Europa e parte na Ásia. Sóchi, onde acontece o GP russo, fica no lado europeu. Istambul, sede do GP turco, é uma cidade que também se esparrama pelos dois continentes, dividida pelo estreito de Bósforo. O circuito se localiza na porção asiática da metrópole.)

A belíssima pista da Turquia recebe a F-1 no dia 15 de novembro. No Bahrein, as provas acontecem nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro. Uma semana depois, em 13 de dezembro, a temporada termina em Abu Dhabi. Não se sabe ainda quais dessas corridas terão a presença de público, mas a F-1 informou que “algumas” terão venda limitada de ingressos e hospitality centers, e que os detalhes estão sendo negociados com os promotores.

Com o retorno do autódromo de Istambul, o melhor traçado entre os criados por Hermann Tilke, serão cinco os circuitos incluídos no calendário deste ano que não estavam na programação inicial. Além da pista turca, entram nessa lista Mugello, Imola, Nürburgring e Portimão.

No fim, é um calendário bacana — dentro do que seria possível fazer num ano tão louco e trágico como este. Eram 22 etapas previstas inicialmente, e conseguir marcar 17 já é uma façanha, do jeito que andam as coisas. As provas nas Américas acabaram sendo riscadas do campeonato, dado o descontrole da pandemia em dois dos países que deveriam receber GPs — notadamente Brasil e EUA.

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CRSJ
3 anos atrás

Era difícil imaginar esse Campeonato de 2020 com 17 etapas lá no início na Áustria.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

Ok …mas vc não falou do Takuma …bí nas 500…o japa merece…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Concordo com tudo Flavio, e obrigado pela aula de geo-politica. Só faltou incluir o Mexico entre os paises “descontrolados” na pandemia. O Canadá entrou de gaiato no navio.

Esses circuitos novos, ou aqueles onde a muito não se corria, especialmente Mugello e Portimão, podem trazer ar fresco a essa F1 inssossa, redistribuir forças. A F1 tá cheia de pistas que foram “pasteurizadas” e perderam parte ou toda a sua graça. Vamos ver como vai ser a corrida em Imola, um dos circuitos dos quais foram ceifadas as melhores características. Só dois dos circuitos extensamente reformados ficaram melhores: Silverstone e Spa. A maioria piorou: Interlagos sem os trechos de alta, Imola sem a Acqua Minerale e a Villeneuve, Zandvoort reduzida e com relevé, Hermanos Rodriguez sem a Peraltada, Paul Ricard estilizada como um quadro modernista, cheia de linhas coloridas. Outras eram ruinzinhas e continuaram ruinzinhas, como Hockenheim….Tomara que nunca mexam em Suzuka.
Mugello é uma pista excelente, vamos ter a oportunidade de ver como se sai pra F1. Portimão, fantastica, idem. Nurburgring pode ser interessante, com esses novos carros, e Turquia já era hora de aparecer de novo, deve dar boa corrida. Não acho nenhuma graça em Abu Dahbi.
Resta torcer pra aquelas que oferecerem boas corridas esse ano ficarem também pro ano que vem.
Eu queria Magny Cours de volta, e quem sabe Misano, Apesar de parecer estreita para F1. Mas é um circuito bacana.
Austin e Ile de Notre Dame fazem falta. Muita falta. Pena.
Interlagos, mesmo mutilada, também faz falta. Espero que algum iluminado resolva achar verba e dar um sopro de vida nova, com curvas de alta, a aquele sitio sagrado onde foram lançadas as cinzas do Luisinho e onde o Ceregatti diz que reencontra as almas de antigos pilotos.
A ver.

Rodolfo Goes
Rodolfo Goes
3 anos atrás

Não há uma obrigação de ter competições em no minimo 3 continentes para que o campeonato tenha status de mundial ?
Foi um dos pontos ditos pelo diretor do GP Brasil no Fox Nitro. Pode esclarecer isso, Flávio?

Formiga
Formiga
3 anos atrás

Na verdade o México está com situação em termos de mortes bem parecida com a nossa. Só que testam muito menos ainda, tem poucos casos mas muitas mortes. Diferente da Russia que tem muitos casos e poucas mortes, pois Kamarada Putin já testou mais de 20% da população

RAFAEL CHININI
RAFAEL CHININI
3 anos atrás

Em termos de pistas melhorou muito a edição 2020!!!
Muito melhores que China, Azerbostão, Cingabosta etc…
Só faltou pelas Américas mesmo e Austrália.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  RAFAEL CHININI
3 anos atrás

Ah, que isto? Azerbaijão? Não lembro de nenhuma corrida ruim naquele circuito! São 22 segundos de pura aceleração (já furou até um pneu do Bottas na última volta) até a curva 1, e um misto estreito que já teve até “briga de rua” entre Hamilton e Vettel. Para mim, Azerbaijão não deveria sair do calendário!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Nem me lembre desse furo no pneu do Bottas.
Uma das cinco vitórias que ele deixou no caminho ou por azar ou por ordem de equipe.

Costa
Costa
3 anos atrás

Que venham os novos circuitos… melhor que Hungria, Espanha, França e outros tranca-ruas que temos de suportar…

Victor Serrão
Victor Serrão
Reply to  Costa
3 anos atrás

Pô cara Hungaroring eu gosto. É um tranca-rua de qualidade.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Victor Serrão
3 anos atrás

E Hungaroring foi o palco das duas maiores ultrapassagens ocorridas na F-1:

Piquet x Senna e Barrichello x Schumacher.

Costa
Costa
Reply to  Victor Serrão
3 anos atrás

Já teve poucas grandes corridas… a maioria dá sono…

marcolla
marcolla
Reply to  Victor Serrão
3 anos atrás

A pista preferida do Jason Button =)

Rafael Lima
Rafael Lima
3 anos atrás

Seria muito legal se a segunda corrida do Bahrein fosse na configuração “quase” oval.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Em um campeonato que começou com a ideia que poderia dar zebra em virtude de calendário curto, pandemia e com ares de que o imponderável esporte clube seria um problema para Hamilton, temos um campeonato com 80% de provas, a pandemia tirou de cena apenas um piloto irrelevante na disputa do campeonato, e o imponderável foi 100% a favor do comandante com uma quebra de Verstappen e um estouro de pneu de Bottas.
Houve estouro de pneu de Hamilton, mas com meia volta apenas pra finalizar a corrida e uma volta antes, Verstappen entrou no box para calçar novos e fazer a volta mais rápida.
O homem não é só gênio da pista. É um escolhido do esporte.
Turquia é um ótimo traçado, será bem legal a corrida. Somente os dinossauros de hoje correram na Turquia. (HAM/RAI/VET/PER)

Edson
Edson
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

E acho que em Ímola somente o dino raikkonen correu…

Mônica
Mônica
Reply to  Edson
3 anos atrás

Quem é você pra chamar o meu gatão de dinossauro? Ele foi campeão derrotando Hamilton e Alonso e já venceu em três equipes diferentes!

Ed
Ed
3 anos atrás

Isso foi um campeonato? Me pareceu mais uma forma de não ter prejuízo, do que realmente termos um campeonato. Sinceramente foi o mais pitoresco de todos que assisti (desde 1983). Campeonato “salvado” para minimizar os prejuízos. MAs ok é melhor que nada.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ed
3 anos atrás

Vai ver é porque estamos vivendo uma pandemia que apenas no Brasil matou mais de 115 mil pessoas.

Helena Sophia
Helena Sophia
Reply to  Ed
3 anos atrás

Prefere o Campeonato da Stock, que quase só corre em Interlagos? Ou da Truck? Ou o antigo da Indy, com corridas em meia duzia de ovais??

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Ed
3 anos atrás

Eu achei que nem haveria campeonato esse ano. Mas está acontecendo. Se conseguirem chegar ao final sem causar nenhum mal “pandêmico” a ninguém será legal.
E é sim, um campeonato. Por que não seria?

Daniel Amorim
Daniel Amorim
3 anos atrás

Inteira razão. Só um detalhe; eu o chamei de lunático muitas vezes também, mas hoje acho que defini-los assim lhes dá a dúvida da loucura. E apesar de tb serem, eles vão além, são una canalhas, são ruins, imorais e indecentes. Grande abraço!

Marcelo Magalhães Rebouças
Marcelo Magalhães Rebouças
3 anos atrás

Fiquei, ainda, muito mais interessado nesta temporada atrasada com a inclusão dos GPs de Ímola e sobretudo com os GPs de Mugello e Portimão.
Sentir muito a ausência de Baku no Azerbaijão.
Já sobre o Vietnã pairava a mesma expectativa que criei qdo. da primeira vez na cênica Baku – Azerbaijão.
Bom ver a Turquia de volta.
Gostaria, também, do retorno de Sepang na Malásia.
E quê uma boa chuva de verão caia com gosto em pelo menos algum período da próxima trinca de corridas.

Alvezino
Alvezino
3 anos atrás

[Off-topic] Caro Flávio, estava olhando a programação do festival de cinema Ecofalante (on-line) e, ao esbarrar na palavra “Lada”, imaginei que este documentário poderia lhe interessar. Nesta mostra cada filme ficará disponível em datas e horários específicos, que constam no link:

# Indústria Russa (The Russian Job) – República Tcheca, 2017, 64 min. – Direção: Petr Horky:
“A AvtoVAZ Car, antiga fábrica da Lada, não é só uma das maiores fábricas de automóveis do mundo; construída nos anos 1970 na cidade russa de Tolyatti, às margens do rio Volga, chegou a representar o milagre da prosperidade soviética. Quase cinco décadas mais tarde, a fábrica perde bilhões de rublos todos os anos enquanto a produção vai decaindo. Quando Bo Andersson, gerente sueco especializado em salvar companhias em dificuldades, é contratado, se depara com obstáculos muito maiores do que a simples má gestão”. Link: https://ecofalante.org.br/filme/industria-russa

Em tempo: dialogando com o filme acima, a mostra apresenta ainda o francês “Botando pra Quebrar”, onde empregados de uma fábrica de autopeças lutam contra o seu fechamento e a perda de empregos.
Link: https://ecofalante.org.br/filme/botando-pra-quebrar

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
3 anos atrás

Istambul Park é realmente o melhor trabalho do Hermann Tilke. Gosto também do Circuito das Américas. Mas a maioria das pistas dele vão de insossas a insuportáveis.

Amaral
Amaral
Reply to  Ricardo Lacerda
3 anos atrás

E possível que ele tenha mandado o estagiário desenhar o traçado de Istambul, e, na correria pra aprovar, foi o desenho que passou e que foi construído.
Nem parece pista do Tilke.

Paulo Moreira
3 anos atrás

Tanto o Brasil como os Estados Unidos, podem “agradecer” aos seus presidentes pelo estado em que os dois países estão.
Com mais essas quatro corridas, fica definido o calendário, possível, deste ano. Foi pena não termos corridas no renovado Zandvoort e também em Hanoi, mas vamos ver como vai ser a corrida na Turquia, com aquelas rapidíssimas curvas à esquerda.
Ainda vamos ter belas corridas até ao fim do ano.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

DANIEL JALLAGEAS
DANIEL JALLAGEAS
3 anos atrás

Flávio, com todo o respeito, mas ficou a impressão de que faltou um acréscimo na última frase do texto:
” As provas nas Américas acabaram sendo riscadas do campeonato, dado o descontrole da pandemia em dois dos países que deveriam receber GPs — notadamente Brasil e EUA” — presididos por 02 lunáticos sem noção!
;)
Obrigado!
Por nada! Rs…

Otavio Mendonça
Otavio Mendonça
3 anos atrás

Excelente notícia a confirmação do Istanbul Park!
Tomara que a inclusão neste ano marcado pela reviravolta devido à Covid-19 seja um sinal de que veremos ele de volta ao calendário para os próximos anos.
Grande parte do pilotos do grid, inclusive os novatos que nunca correram lá, elogiando a confirmação da corrida na Turquia.

Luis felipe
Luis felipe
3 anos atrás

Interessante…A FIA realmente saiu melhor que a encomenda…
Você já esteve em algum GP da Turquia ?

joel lima
joel lima
3 anos atrás

Se fosse 16, seria perfeito. E mais perfeito ainda se voltasse o descarte rs

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Que pena que cancelaram o GP do Vietnã! O Circuito de Hanói é lindo! Há uma longa reta entre as curvas 5 e 6, e as curvas 7, 8 e 9 são muito parecidas com o hairpin, de Mônaco (aqui, acho que terão que reduzir de 8ª para a 2ª marcha). E logo depois desse “hairpin”, está a reta mais longa do circuito.

Estou com “ansiedade” em relação a esse circuito desde o ano passado.Caso algum leitor ainda não tenha visto o traçado do Circuito de Hanói, recomendo googlar.

Dimaz
Dimaz
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

experimenta ‘andar’ nessa pista do Vietnam… no F1 2020 tem… é uma bela b****… estreita demais, dificílima de ultrapassar pq simplesmente nao cabem 2 carros e com curvas fechadas demais… vai quebrar mta asa, e vai ser um caos de safety car…

perderam uma oportunidade de ouro de fazer uma pista legal…

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Dimaz
3 anos atrás

As curvas fechadas demais que você relatou são poucas e você omitiu a principal característica do circuito: uma reta de 01 quilômetro e meio, onde teremos inúmeras ultrapassagens. Se a Ferrari continuar muito ruim no ano que vem, nesse retão o Hamilton vai dar uma volta em cima do Sainz e do Leclerc.

Hermann Tilke disse que a entrada e a saída do pit lane serão a mais rápida de todos os circuitos. Eles perderão pouquíssimo tempo trocando os pneus.

E ainda existe o charme de termos uma curva de Mônaco “recriada” no Vietnã.

murilo
murilo
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Sobre o calendário a corrida que mais espero é a do circuito de Portimão – disparada a pista que mais me divertia na época que perdia horas e horas nos simuladores de corrida.