SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

RIO (questão de tempo) – Linda a foto acima, não? A Bottas, o que é de Bottas. Um troféu na sombra, o de vencedor do GP da Rússia de 2020. Coitado, por mais que se esforce, que mande todo mundo às favas pelo rádio, será sempre o segundão de Hamilton. E nem é tão mau assim ser segundão do Hamilton. Imagina se ele fosse, sei lá, o segundão do Latifi. Não reclame, Valtteri. O destino sorriu para você. Vence umas corridinhas, faz umas poles, ganha bem…

E ainda conta umas lorotas maravilhosas, como a da abelha gigante.

(Sobre isso, entramos em contato com a família da abelha gigante, que está desaparecida mas, segundo as informações prestadas, passa bem e vai se pronunciar “no momento apropriado”. “Nosso filho não teve culpa de nada”, me disseram seus pais, que pediram para que suas identidades fossem preservadas. “Ele apenas viu que quem estava vindo era esse tal de Bottas e achou que dava tempo de atravessar a pista porque ele tem fama de lerdo”, me contaram. “Aliás, acho até que atravessou, porque ele é lerdo mesmo”, completou o irmão da abelha gigante, que também pediu para não ser identificado. De acordo com os familiares, a abelha gigante está em segurança e tem sofrido ameaças de torcedores de Bottas pelas colmeias sociais e de um usuário específico do FaceAbelha chamado “Vesppa”.)

Família da abelha gigante assistindo à corrida pela TV: tragédia na colmeia

Mas querem saber? Com abelha ou sem abelha, Bottas ganhou ganhado, não tem culpa nenhuma se Hamilton e a Mercedes bobearam com a história do treino de largada, e essa será sua vida enquanto estiver na equipe alemã. Aproveitar as brechas, ganhar quando der — ainda que as oportunidades sejam poucas — e tocar o barco sem esquentar muito a cabeça.

Vamos começar diferente hoje? Antes das incríveis seções fixas deste incrível rescaldão fixo, algumas notícias menos importantes que acabei esquecendo de mencionar ontem. Começando com…

  • As luvas no pódio! Vocês todos repararam que Bottas, Verstappen e Hamilton foram ao pódio de luvas? Foi mesmo um protesto pela proibição da FIA de usar camisetas com mensagens consideradas políticas, uma retaliação a Hamilton? Juro que não li nada sobre o assunto, mas acho que devo ter perdido alguma coisa. Perdi alguma coisa? Ajudem aí!
Verstappen de luvas no pódio: só fui reparar no dia seguinte, acho que perdi a explicação
  • A McLaren teve seu pior fim de semana na temporada. Tinha marcado pontos em todas as corridas até agora, e nessa zerou. Graças à barbeiragem do ano, de Sainz, e a uma atuação apagadíssima de Norris — que precisa aprender a largar.
  • Embasando a tese: Lando era oitavo no grid. Passou em 18º na primeira volta (último, já que Stroll e Sainz bateram). Chegou em 15º. Decepcionou, em Sóchi.
  • Estava vendo o resultado final da prova, Latifi na frente do Russell, puxa vida, que belo resultado, Jorginho precisa melhorar mesmo em ritmo de corrida, mas… Aí fui ver a melhor volta de cada um. Russell: 1min37s352. Latifi: 1min41s044. Aí não dá, né? A explicação para ter chegado à frente: fez apenas uma parada, contra três do inglesinho. Latifi é lento demais. De qualquer forma, chegou em 16º, duas posições à frente do companheiro.
  • A Renault terminou com Ricciardo em quinto e Ocon em sétimo, chegando a 99 pontos no campeonato. Em dez corridas, já fez mais do que nas 21 do ano passado — quando terminou o Mundial com 91. A evolução é clara. Alonso vai pegar um bom trabalho em andamento.
Ocon e Ricciardo em Sóchi: Renault não brilha, mas mostra claro progresso em relação a 2019

Agora sim, podemos tocar nossas seçõezinhas fixas. E vou começar com a deliciosa charge de nosso cartunista oficial Marcelo Masili. Vocês sabem que a Netflix mandou equipe dobrada para o GP da Rússia, né? Afinal, era a corrida em que Hamilton poderia igualar o recorde de vitórias de Schumacher — o número mágico, para quem não lembra, é 91.

A Mercedes abriu os boxes, o motorhome, permitiu que seus cinegrafistas invadissem a intimidade do time e do piloto, que tomassem café e almoçassem com ele, o cenário estava prontinho. E deu no que deu.

Hamilton e a turma da Netflix: pés-frios

Como Hamilton não venceu, tivemos de recorrer a outra estatística para chegar ao…

NÚMERO DA RÚSSIA

Kimi: recorde de quê?

…GPs completou Kimi Raikkonen, igualando Rubens Barrichello como piloto com mais largadas na história da F-1. As estatísticas divergem quando se consideram “presenças” — ou seja: o cara estava inscrito para o GP, treinou, classificou, mas por alguma razão não largou nem para a volta de apresentação. Na longa carreira de Barrichello, isso aconteceu quatro vezes. Na de Kimi, três. Rubinho considera que tem 326 GPs na carreira, pois. Já Kimi nem sabe do que estamos falando.

Tive um certo trabalho para selecionar as melhores declarações de pilotos e outros personagens do GP da Rússia. Porque ainda que algumas tivessem algum impacto, como os palavrões de Bottas no rádio, expressavam obviedades. Hamilton, por exemplo. O que mais ele diria além de “isso é ridículo” e “eles sempre inventam alguma regra para me parar”? 

OK, admito que a segunda frase é até forte, mas já usei no textão de domingo. E preferi “deter” a “parar”. Licença poética. Lê daqui, fuça dali, acabamos encontrando alguma coisa. Então, à…

FRASE DE SOCHI

Kvyat: te cuida, Ferrari!

Fizemos bons pontos, conseguimos terminar com os dois carros entre os dez primeiros, e acho que já podemos pensar em ganhar uma posição no campeonato

Em si, a frase de Daniil Kvyat, da AlphaTauri, pode não entrar para os anais das grandes delcarações de pilotos na história da F-1, mas carrega uma realidade cruel: a equipe de Faenza já está mirando é na Ferrari, com seus 59 pontos conquistados contra 74 do time de Maranello.

A equipe de Vettel e Leclerc está em sexto no Mundial, mas apresenta um claro viés de baixa. Nas últimas cinco corridas, fez ridículos 19 pontos. A AlphaTauri, por sua vez, somou 45. Já imaginaram o vexame que seria um sétimo lugar entre os construtores para a Ferrari, à frente apenas de Alfa Romeo, Haas e Williams?

E então me pergunto: Vettel está rindo de quê nessa foto aí embaixo?

Vettel e Leclerc batendo uma bola: nem fisioterapeuta a equipe teve na Rússia

Está rindo de não estar dentro do carro, no que parece um raro momento de descontração. Motivado por um outro problema bizarro: a Ferrari ficou sem fisioterapeuta em Sóchi, porque o titular da função quebrou o braço e não viajou à Rússia. Assim, os dois tiveram de cuidar sozinhos de seu aquecimento pré-corrida — sim, piloto de F-1 também aquece antes de entrar em campo. O jeito foi bater uma bola. Aqui no Rio, isso se chama “altinha” — modalidade que os cariocas gostariam de ver nos Jogos Olímpicos.

E vamos fechar o barraco por hoje com nosso sobe-desce tradicional depois de cada GP.

GOSTAMOS

Vettel: a asa é minha e ninguém tasca

…do carinho de Sebastian Vettel >>> com os destroços de seu carro depois de bater na classificação. Não deixou que ninguém mais encostasse na sua asa dianteira, que levou para casa e, provavelmente, vai pendurar na parede da garagem com uma plaquetinha onde ser lerá: “lembrança do pior carro que já guiei na vida”.

NÃO GOSTAMOS

Hamilton: choro exagerado

…da choradeira pós-GP de <<< Lewis Hamilton, que pode até reclamar do peso da punição, mas não pode negar que infringiu o regulamento. Também achei exagerados os dez segundos para uma infração cometida antes mesmo da largada, mas antes de elaborar teorias da conspiração Lewis tem é de conversar com seu engenheiro — que, claramente, desconhecia as regras específicas para Sóchi.

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CRSJ
3 anos atrás

Se não fossem as penalidades o Hamilton já seria o novo recordista de vitórias, mas Deus acaba sendo alemão nesse momento fazendo um suspense deixando esse recorde um pouquinho mais de tempo na mão do Schumacher.
Sendo 326 GPs ou não em largadas como considera o Rubinho uma coisa é certa ele cairá ´para terceiro nesse ranking em 2021 com a volta de Alonso.
Gostamos: Hoje já não vale mais outra coisa a não ser o Vettel sair da Ferrari, ele que não pegue mais nada de lembrança dessa equipe para não dá azar na Aston Martin em 2021.
Não Gostamos: O Hamilton e a Mercedes estão meio perdidos em relação ao regulamento dentro da bandeira amarela, se continuar assim esse recorde de vitórias vai ficar mais um pouquinho na mão do Schumacher.

rafaelle
3 anos atrás

“altinha” Aqui na terra quente do piqui, nesse sol de rachar mamona, eu conheço como “soldadinho”.
Abraços Flavio Gomes.

Davi Almeida
Davi Almeida
3 anos atrás

“Alonso vai pegar um bom trabalho em andamento.”

E vai mostrar ser mais do mesmo, sem equipamentos irregulares e vantagens que outras equipes não possuem, vai ficar no “meio do grid”.

Fabiano
Fabiano
3 anos atrás

* diga-se: cumprimento…

Fabiano
Fabiano
3 anos atrás

1. A questão das luvas parece pelo fato de propiciar o comprimento entre as autoridades e os pilotos

2. Bottas tem uma carne de pescoço atualmente mas se achava o rei do pedaço quando pegou o Massa no final de carreira: encarou a realidade com se deparou com o Hamilton. Tem razão de ficar chateado com as críticas, quase sempre destrutivas, já que a internet nunca perdoa. Mas não fossem todas as circunstâncias com o erro do Hamilton no Q2 forçando uma nova estratégia de pneus (acho que a punição não foi o motivo principal) teria engolido mais uma derrota, ficando mais feio tendo uma Red Bull na primeira fila. Não precisava do mimimi e palavras de baixo calão, mas perdoável por ter sentimento e emoções
3. Outro mimimi desnecessário foi o do Hamilton com esse papo de quererem pará-lo e etc. Tem sido um grande representante da luta contra o racismo, mas esse tipo de vitimismo só lembra dos tempos que andava com Neymar e Justin Bieber e desandou a fazer um monte de besteira nas pistas no tempos de McLaren.
4. De toda forma as regras da F-1 parecem estar contidas em um livro de milhões de páginas, impossíveis de serem assimiladas em sua totalidade. Quando parece conveniente, aparece uma punição desse tipo contra o Hamilton. Será que nunca, nenhum outro piloto cometeu o mesmo erro?

Fábio
Fábio
3 anos atrás

Sobre as notícias menos importantes, existem explicações: Lando passou em 18º na primeira volta porque foi o que mais freou pra evitar Sainz atravessado na pista após a batida. Já Russell fez 1min37s352 porque parou pra colocar macios no finalzinho, tentando a volta mais rápida da prova.

Amaral
Amaral
Reply to  Fábio
3 anos atrás

Percebi ambos os detalhes. Já que o Russell não tinha nada mais a fazer na prova, e nem ponto conseguiu ainda, ia tentar colocar uma volta mais rápida no currículo. Sem sucesso. Mas 4 segundos de diferença é muita coisa entre dois carros da mesma equipe.

Wallace
Wallace
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Boa tarde a todos!

O ponto por volta mais rápida só é computado se estiver entre os 10 primeiros, o que não era o caso.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Gp do Canadá, 9 de junho de 2019. Outra corrida envolta em discussões.

Vettel liderava a corrida, sendo pressionado por Hamilton. Volta 48, Vettel sai da pista e retorna ainda à frente de Hamilton. Volta 58 é anunciada uma punição de 5 s, a ser acrescido ao tempo de corrida do alemão por ter voltado de maneira insegura e forçado um outro carro a sair da pista.

Os comissários investigaram o incidente quando instados pelo diretor de prova e interpretaram dessa forma o  FIA Formula One Sporting Regulations, particularmente o artigo 27.3 e aplicaram a penalidade segundo o artigo 38.3.

Discutível? Sem dúvida, mas é claramente um interpretação desses comissários, que não encontrou respaldo de muitos profissionais ligados a categoria. Mario Andretti foi veemente, ao dizer que Vettel foi roubado.

Mas esse foi um incidente ocorrido durante a corrida.

Esse é um ponto interessante a notar pois o mesmo documento da FIA divide o dia da prova em etapas, primeiro o chamado “Starting procedures”, art. 36, e depois a corrida propriamente, art. 37. O art. 38 trata exatamente de incidentes ocoridos durante a corrida.

Os eventos que precedem a largada são delimitados pela FIA da seguinte maneira. 40 minutos antes da volta de formação do grid, o pits são abertos e os pilotos podem fazer voltas de reconhecimento, retornado ao pit. O artigo 36 não diz nada sobre prática de largada nesse período. Aos 30 minutos para a volta de apresentação os pits são fechados e os carros devem permanecer no grid com os motores desligados.

E aí temos a nota técnica do diretor de prova que afirma o seguinte:

19.1. Práticas de largada somente podem realizadas no lado direito após as luzes de saída do pit, e para evitar qualquer dúvida, isso inclue todas as vezes em que o pit estiver aberto para a corrida. Os pilotos devem deixar espaço suficiente à sua esquerda para que os demais carros passem.
19.2. Por razões de segurança e igualdade esportiva, carros não podem parar na via rápida em qualquer momento que o saída do pit estiver aberta sem uma razão plausível (prática de largada não é uma razão plausível).

Também pode se discutir enfim qual é de fato essa área da saida do pit que poderá ser utilizada para a prática de largadas. Não há uma delimitação clara dessa região. E novamente, isso fica a cargo da interpretação dos comissários.

Mas esse não foi um incidente que ocorreu durante a corrida, esse é um ponto que deve ser levado em consideração.

Mas a punição a Hamilton foi exatemente uma punição que foi aplicada como um incidente de corrida.

Alguns podem argumentar que ele tentou levar alguma vantagem ao treinar uma largada em uma região mais emborrachada da saída do pit, como as próprias mensagens de rádio mostraram. Mas mesmo isso é questionável, já que a pista propriamente tem condições muito diferentes dessa área particular da saídas dos boxes. A própria comunicação entre piloto e equipe mostra que não estava seguro sobre esse procedimento, mas a equipe disse que estava tudo bem. Assim foi um erro da equipe e não do piloto, e como tal a penalidade deveria também sê-lo.
E o mais interessante de tudo. Após a corrida a direção de prova divulgou que a penalidade para Hamilton foi cancelada e aplicada uma multa à equipe. Confissão clara do erro da própria entidade. Mas a essa altura a corrida, propriamente, pelo menos para Hamilton já fora totalmente prejudicada.

E para efeito de comparação. Ano passado alguns chamaram Vettel de chiliquento, diva, e por ai vai. O mesmo agora com Hamilton, mas me parece de maneira mais intensa. Vettel ano passado quebrou totalmente o protocolo da própria FIA ao não levar seu carro para a área reservada aos três primeiros da corrida e ainda trocou de lugar as placas de 1º e 2º lugares. No rádio após a corrida Vettel disse “ I’m angry…and I have the right to be angry…”. Por que agora alguns querem negar esse direito a Hamilton? Estranho. Talvez quando ele disse querem me parar ,talvez tenha sido em outro sentido, visto o seu ativismo. O campeonato propriamente já está decidido. É uma mera questão de tempo para ultrapassar o número de vitórias de Schumacher e confirmar o sétimo título.

No mais foi uma corrida bem chata.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Acho que não da pra comparar as punições de Hamilton na Russia com a do Vettel no Canadá.
Canadá era muito mais interpretativo, polêmico, do Hamilton é uma coisa mais exata: treinou fora do lugar, sim ou não?

Geralmente todas as pistas tem um colchete pintado na saída dos boxes, indicando onde o treino de largada deve ser feito.

carlos
carlos
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Comparação em termos da polêmica que geraram. Mas como você disse, uma ocorreu durante a corrida e era questionável e interpretativa. Mas no caso do Hamilton, o erro ocorreu antes da corrida. Mas a punição para o piloto veio durante a corrida e afetou diretamente o resultado da corrida. Esse acredito que é o ponto fundamental. Não o erro que piloto e equipe cometeram.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Entendi seu ponto.

Mas eu tb nunca vi ninguem treinar largada fora da area indicada. Acho que eles assumiram um risco muito desnecessário.

Mas ser punido durante a corrida, por uma infração cometida antes da largada, não é inédito.
Já ouve punições para quem, sei la, mexeu no carro no grid quando faltavam menos de 3minutos para a volta de apresentação.
Acho que o Montoya ganhou uma bandeira preta em Indianapolis em 2004 por alguma infração antes da largada….
etc

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

*Houve rs

Fred
Fred
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Gostei do paralelo que você traçou entre os eventos (Canadá x Rússia), Carlos, e suas repercussões pós-corrida. Muito bom.

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Belo texto. O Bottas é limitado, verdade, mas ter o Hamilton como companheiro deve ser osso. Companheiro de um gênio, muito difícil. Hamilton exagerou nas reclamações. A regra é clara, mas ridícula. Agora, por que Leclerc não foi punido por tirar Stroll na corrida? De novo, fizeram vista grossa com a Ferrari? Aliás, a Ferrari vetou Toto Wolf no comando da F1. Por que será não é mesmo? Ainda vamos ver muita “pizza” por aí.

rogerV
rogerV
3 anos atrás

Nunca acontecerá…. mas imaginem LH com titulo conquistado, V.B com segundo lugar conquistado….. e entregarem na última corrida o Carro de Bottas à Verstapenn….
– Um tira teima safado….

Porque ta chato…. as Mercedes só andam atrás com ancora ou punição…

Rui
Rui
3 anos atrás

Não sei se LH exagerou. O cara faz essas simulações de largadas fora dos locais emborrachados em todas as pistas e não tem proibição no regulamento até então, daí os comissários colocam uma restrição para uma corrida específica só esperando para pegar alguém (o cara que tá fazendo manifestações antirracistas na fuça dos branquelos e elitistas da F1 e que é o líder do campeonato). Pode parecer uma teoria da conspiração, mas me pareceu muito conveniente.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
3 anos atrás

Também acho que o Lewis Hamilton chorou demais. Não sabe perder. Assume a burrada e segue o barco…

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
3 anos atrás

Flavio, voce acha que o Hamilton venceria mesmo sem a punição?
Ele terminou quase 20s atrás do lider, acho que a estrtégia de pneus pesaria em algum momento da prova.

Tudo bem que sem a punição provavelmente o ritmo dele seria outro, o psicológico, etc…Mas o proprio Bottas tb deve ter dado uma segurada no ritmo, no momento em que o Hamilton foi tirado da sua frente.

Talvez não fosse uma vitória tão garantida assim.

Igor
Igor
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Não sou o Flavio, mas acho que ele não ganharia. O Bottas também tirou o pé mais pro final da corrida. Mesmo o Hamilton tendo voltado atrás por causa dos 10s, não pegou tanto tráfego, já que logo depois a maioria entrou pra trocar pneus. Ele não passou quase ninguém na pista e teve pista limpa a maioria do tempo pra fazer volta rápida.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Igor
3 anos atrás

Eu concordo com vc. Hamilton não pegou quase nada de trafego, não perdeu muito tempo com ngm.

Talvez sem a punição ele teria a marca das 91 vitorias como motivação, mas acho que não seria uma vitoria fácil e óbvia, como quase todo mundo acredita. Ter a estratégia certa faz muita diferença numa corrida.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Dizem que a Netflix tem o quadro a quadro da abelha se estatelando no capacete do Vartão.
Dizem que a finalidade maior da Netflix era contratar novos atores, os atuais estarão fora do grid.
Dizem que a Netflix flagrou Binotto esbravejando que Kvyat nunca mais será piloto de testes da Ferrari.

eder félix
eder félix
3 anos atrás

Mais uma vez um texto incrível com a história da abelha… kkkkkk
Bottas é isso mesmo,nada a acrescentar. Tem gente que o supervaloriza aqui com a intenção disfarçada de aumentar os feitos de Hamilton (como se fosse necessário) e tem quem o menospreza para detrair os feitos do hexacampeão. Nem a um extremo, nem a outro: é um bom piloto e nada mais, é fato que da para imaginar outros pilotos do grid fazendo mais que ele com o mesmo carro, assim como outros fazendo menos.
Também reparei nas luvas no momento do pódio, achei que era uma mensagem “sanitária”.
Evolução da Renault precisava terminar num pódio esse ano pra ser solidificada, nem com algumas corridas embaralhadas conseguem!
Vetel está rindo na foto porque Leclerc cabeceou com a boca aberta e a língua pra fora, que resulta numa dolorosa mordedura (não vimos devido ao ângulo da foto).

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

outros tempos …. Minardi à frente da Ferrari no Construtores !

Amaral
Amaral
Reply to  lagerbeer
3 anos atrás

Acho que isso só aconteceu uma vez na história, com a Minardi original. No início da temporada de 90, em que o Pierluigi Martini tomou uma estrela cadente na cabeça e fez até primeira fila com a Minardi. E a Ferrari batendo cabeça com Prost e Mansell.