Comentários

  • Olá Flavio. Legal o vídeo. tenho muita vontade de importar um fusquinha aí do Brasil uma hora dessas.
    Encontrei isso aqui sobre o fusca. Imagino que você já deva conhecer essa história:

    ” Adolf Hitler roubou a ideia do icônico Fusca de um engenheiro judeu e fez com que ele saísse da história, afirmou um historiador.

    O líder nazista sempre recebeu crédito por esboçar o conceito inicial do carro em uma reunião com o designer de automóveis Ferdinand Porsche em 1935.

    Sua ideia para o Volkswagen – ou “carro do povo” – é vista por muitos como uma das únicas conquistas valiosas do ditador genocida.
    Mas o livro de Paul Schilperoord, The Extraordinary Life of Josef Ganz – o engenheiro judeu por trás do Volkswagen de Hitler, pode mudar isso para sempre.
    Hitler estipulou que o veículo teria quatro assentos, um motor refrigerado a ar e não custaria mais de 1.000 Reichsmarks – o preço exato que Ganz disse que o carro custaria.
    Três anos antes de Hitler descrever “sua ideia” para o Sr. Porsche em um hotel de Berlim, o Sr. Ganz dirigia um carro que ele havia projetado chamado Maikaefer, ou May Bug.

    O veículo leve e rebaixado se parecia muito com o Fusca, que mais tarde foi desenvolvido pelo Sr. Porsche, que ainda é considerado o mais importante projetista de automóveis da história da Alemanha.

    O inventor judeu, Sr. Ganz, vinha explorando a ideia de um carro acessível desde 1928 e fez muitos desenhos de um veículo parecido com o Fusca.

    O carro do Sr. Ganz foi equipado com um chassi tubular de backbone, um motor montado na parte traseira e suspensão independente com eixos giratórios, e tem uma carroceria semelhante a um fusca aerodinâmico
    Hitler viu o Bug de Maio em uma feira de automóveis em 1933 e fez esboços.

    Poucos dias depois do encontro entre Hitler e o Sr. Porsche em 1935, a revista de automóveis do Sr. Ganz foi fechada e ele teve problemas com a Gestapo.

    O jornalista e inventor foi para a Suíça e morreu na Austrália em 1967.

    Ele não é mencionado na primeira história corporativa da VW ou na exposição Story of Volkswagen em Wolfsburg.

    “Tantas coisas eram iguais nos esboços de Hitler”, disse Schilperoord.

    ‘Hitler definitivamente viu seu protótipo e tenho certeza de que ele deve ter lido a revista de Ganz.

    “É bastante claro que Ganz teve uma grande influência em como a ideia foi desenvolvida pelos nazistas.

    ‘Ferdinand Porsche dirigiu o protótipo de Ganz em 1931. Encontrei muitas evidências de que todos os motores traseiros semelhantes na década de 1930 podem ser rastreados até Ganz.

    “Até o preço era o mesmo. A Porsche disse que fazer isso por 1.000 marcos do Reich não era possível, mas foi forçada a fazer isso pelos nazistas. ‘

    Enquanto isso, a imagem de Porsche está em jogo, com alguns críticos afirmando que ele era um criminoso de guerra.

    Mas embora a VW admita produzir peças militares e usar trabalho escravo, a Porsche nunca foi julgada por crimes de guerra.

    Mas a VW coloca a dúvida sobre a origem do carro no fato de que muitas pessoas na época estavam falando sobre o conceito de um carro pequeno e barato.

    Alega que, por meio de Hitler, o Sr. Porsche encontrou o financiamento que faltava ao Sr. Ganz e foi capaz de tornar algo real do que era uma ideia popular.”

    https://www.dailymail.co.uk/news/article-2086663/Hitler-copied-idea-iconic-Volkswagen-Beetle-Jewish-engineer-historian-claims.html

  • Que história legal Flávio!
    Não tive Fusca, mas meu primeiro carro foi uma Brasília (quase a mesma coisa rsrs), 1980, branca. E fiquei parado na serra voltando de Floripa para Sampa, haha. Claro, estava com água e estopa no carro, itens indispensáveis para carros refrigerados a ar.

    Abs