DOS DOIS

SÃO PAULO (uau) – Foi menos frenética do que eu imaginava a troca de mensagens e informações entre Lando Norris e Lewis Hamilton e seus engenheiros nas últimas voltas do GP da Rússia.

Pelos diálogos acima, em vídeo indicado pelo Bruno Bertolo (tem de ver no YouTube, direto no canal da F-1), percebe-se que Norris e a McLaren foram, por assim dizer, “cúmplices” no erro. A equipe, primeiro, disse que a chuva não iria se intensificar. Mas mesmo quando isso aconteceu, não insistiu para que Lando parasse — como fez a Mercedes na segunda chamada, à qual Hamilton respondeu com silêncio e obediência, ainda que a contragosto (“Pô, meu, está parando de chover…”).

Norris quis ficar, teve a chance de parar no fim da volta 51 e salvar a corrida, depois de Hamilton, mas mesmo assim permaneceu na pista, diante da consulta do time pelo rádio, deixando a decisão para o piloto. Está na cara que ninguém sabia direito o que fazer, nem ele nem o engenheiro. Ninguém quis assumir o ônus de decidir sozinho.

Resumo da ópera: Norris e a McLaren erraram juntos, a Mercedes falou grosso com Hamilton, “impôs” o acerto e ganhou a corrida.

Sobre o “cala a boca” do jovem piloto papaia, quando a equipe lhe informou sobre os pilotos que estavam rodando pela pista, não chega a ser um crime. Ele estava nervoso, queria apenas um pouco de silêncio para se concentrar na pilotagem num momento em que aquela informação — “tem gente rodando” — lhe parecia pouco importante; tipo “pô, e eu lá quero saber o que está acontecendo com os outros?”.

Faltou pulso à McLaren e Norris não tem cancha o bastante para decidir sozinho numa hora dessas.

Mas é muito, muito fácil dizer isso do lado de fora e depois do que aconteceu. Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima. Não há outra coisa a fazer.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Fico triste pelo Norris, entra para a sua curva de aprendizado (e da equipe também).

Que o campeonato continue nesse bom ritmo. Sorte nossa poder curtir essa geração de pilotos talentosos. O patamar de qualidade de piloto está definido, o próximo Brazuca a alinhar no Grid terá que ser outro extra série como o Emerson, Piquet e Senna. Um bom piloto brazuca não será capaz de arranjar um lugar no grid tão cedo, se for apenas bom piloto terá que ser um “bilionário brazuca bom piloto”, como é o bilionário Marzepin da Russia ou o bilionário Latifi do Canada.

Leo Sattre Santos
Leo Sattre Santos
2 anos atrás

Faltou um Ron Dennis.

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
2 anos atrás

Não sei vcs, mas eu fiquei tenso só de assistir, imagina pros pilotos e equipe!
Resumindo (em português bem chulo) o texto do Flavio: Faltou alguém na Mclaren “bater o p@* na mesa”.
“Norris não tem cancha o bastante para decidir sozinho numa hora dessas”, fico imaginando a tensão do Noris, guiou muito o fds inteiro, aí no final tem essa situação de chuva, tem o desejo da 1ª vitória e pra “f**k” tudo uns dos maiores pilotos da F1 (eu acho “O” melhor), “roçando no cangote”!!!! Tem que mandar muito “shut up” mesmo!
Certamente um dos momento mais lindos e dramáticos dessa fantástica temporada de F1!!!!
Independente da minha torcida individual (LH44), como é lindo ver a F1 esse ano!!!!

Stefano
Stefano
2 anos atrás

Outro ponto: nas últimas 4 voltas podia qualquer um bater, entrar safety dar e o lando se segurava de slick mesmo! Mas foi corrida nota 10, um privilégio ter visto a 100a. Vitória do LH.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
2 anos atrás

Tempo. É preciso tempo, pro menino. Vai ser um dos grandes, sem dúvida. Mas é jovem, tá previsto esse tipo de erro. Poderia ter sido o jovem gênio do final de semana, de personalidade forte que peitou a equipe e ganhou a corrida.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
2 anos atrás

Achei que a McLaren deixou para o Lando decidir, só passando info e perguntando o que ele queria fazer. E para azar dele a pista ficou escorregadia de vez bem na entrada do box, quando ele começa a sair da pista, aí ele teve de dar uma volta inteira…

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Tenho a impressão que Hamilton/Mercedes acertaram mais para marcar Vestarpen/RedBull,que pararam pra intermediários e,caso Hamilton insistisse em ficar na pista, perderia a corrida justamente para o holandês.

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Tenho a impressão que Hamilton/Mercedes acertaram mais para marcar Vestarpen/RedBull,que pararam pra intermediários e,caso Hamilton insistisse em ficar na pista, perderia a corrida justamente para o holandês.

Tales Bonato
Tales Bonato
2 anos atrás

Eu faria o mesmo que Norris e Barrichello. Dentro da filosofia da Vovó de quem não arrisca não petisca.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 anos atrás

Ele ainda está aprendendo, é jovem, comete equivocos como todos nós … sua hora vai chegar. E muito em breve. Certeza que ele vai amadurecer muito depois desse acontecimento.

Andre BENEVIDES
Andre BENEVIDES
2 anos atrás

A arrogância da juventude. Ele agora aprendeu.