DÉU N’HI DO (4)

Leclerc e Verstappen: primeira fila dos protagonistas do ano

SÃO PAULO (sol, enfim) – Até que foi divertida a classificação para o GP da Espanha hoje em Barcelona. Um duelo tête-à-tête entre os dois protagonistas do campeonato que acabou com o líder do Mundial, Charles Leclerc, aka Charleclé, na pole pela quarta vez no ano. Max Verstappen, aka Simplesmentemax, ficou em segundo.

Fiz uma vasta pesquisa que nos leva a alguns dados curiosos. É a quarta vez, em seis etapas de 2022, que a dupla divide a primeira fila. No Bahrein e na Austrália, mas mesmas posições. Em Ímola, com o holandês em primeiro. Em todas quem largou na pole venceu.

Mais uma, fruto de pesquisa ainda mais apurada: Charleclé, chamado apenas de Charlinho pelos amigos de infância lá das comunidades de Mônaco — o menino cresceu naqueles morros –, só ganhou corridas na F-1 largando na pole. Suas quatro vitórias nasceram da primeira posição do grid. O que não significa que vá ganhar amanhã, porque o monegasco chegou a 13 poles na carreira e, como se vê, não venceu todas.

Então quem vai ganhar amanhã?

Verstappen: favorito para o blogueiro

Creio que esse aí em cima. Verstappen carrega certo favoritismo na Espanha por causa dos pneus — gasta menos, administra melhor — e porque seu carro é veloz e tem um ritmo de corrida mais consistente. Mas se é veloz e trata bem os pneus, por que não fez a pole? Uma explicação seria: Max não pôde fazer uma segunda volta rápida no Q3. Teve uma perda — perda, não “perca” — de potência repentina, achou que era alguma coisa no motor, mas depois a equipe explicou que a asa móvel não abriu.

Mesmo assim, a Red Bull, através de seu falante chefe Christian Horner, aka Buziner, acha que o menino enxaqueca não conseguiria bater o tempo de Leclerc. A melhor volta do ferrarista, 1min18s750, de fato foi muito boa. Melhor ainda porque em sua primeira saída ele rodou na última chicane e voltou aos boxes correndo para trocar os pneus e tentar tudo numa volta só. Pressionado, claro. Não podia dar nada errado. E ele foi lá e cravou.

Max ficou com o que tinha da primeira volta, 1min19s073. Boa, sem dúvida. Mas no fim das contas, foi 0s323 pior que a de Leclerc — o único a entrar na casa de 1min18s. “O carro estava perfeito, estou muito feliz. Mas a gente tem de tomar cuidado amanhã com o desgaste de pneus”, admitiu o ferrarista.

E por que todo mundo está com medo dos pneus?

Verstappen e os pneus: bons companheiros

(Está ficando meio ridículo, este texto. Uma pergunta antes de cada foto, está parecendo aquele negócio de fio de Twitter.)

Bom, porque faz um calor da gota na Catalunha. Hoje a classificação foi realizada sob um sol de 34°C, com 47°C na pista. O asfalto de Barcelona está consumindo borracha vorazmente. Prevê-se uma prova com muitas paradas. Duas ou três para cada um, o que pode levar a uma corrida bem movimentada, pelo menos. Mas nesse cenário de necessidade de administrar pneus, Verstappen leva vantagem, pelo que se viu no Mundial até agora.

E a Mercedes, que todo mundo elogiou ontem?

Mecânicos da Mercedes se cumprimentam: carro melhorou

A Mercedes foi bem, obrigado. Claro que não brigou pela pole, mas andou direitinho, ficou o tempo todo entre os primeiros, melhorou muito em relação às primeiras cinco corridas do ano. O treco de ficar quicando nas retas foi resolvido. “Estamos dando passos firmes. Até agora, a gente estava tentando resolver o problema do ‘porpoising'”, disse o chefe Toto Wolff, aka Pebolim. “Isso já entendemos, e enquanto isso as outras estavam desenvolvendo seus carros. Mas daqui para a frente a gente vai entrar num ritmo normal de desenvolvimento e mais adiante vamos nos aproximar deles. É preciso ter expectativas realistas.”

Falou muito e falou bonito, o Pebolim. E é verdade. Foi além. Segundo ele, a Mercedes já pode dizer que tem “um carro de corrida, mas não de classificação”, e sem que alguém lhe perguntasse algo a respeito concluiu: “A Red Bull é favorita amanhã”. Opinião compartilhada por Lewis Hamilton, sexto no grid, e George Russell, quarto. Lewis a 0s762 da pole; George, aka Jorginho, a 0s643. Ambos elogiaram o trabalho da Mercedes, atestaram a melhora do carro, assumiram que ainda estão longe da ponta e colocaram Verstappen como maior candidato à vitória em Barcelona. “Se a gente conseguir andar perto da Ferrari, já terá sido um grande passo”, analisou o heptacampeão mundial.

Mas só tem Ferrari, Red Bull e Mercedes na corrida?

Magnussen, oitavo no grid: Haas com os dois carros no Q3

Não, claro que não. Aliás, falei um monte de Ferrari e esqueci do Sainz, que ficou em terceiro no grid a 0s416 do companheiro de equipe. O espanhol não vai, parece que não sei… Sempre de cara amarrada, amargurado, angustiado, atormentado, coitado. Pronto, falei de Sainz. Também esqueci do Pérez, o segundão da Red Bull, que larga em quinto e igualmente não brilha — muito menos em classificações. Pronto, falei do Pérez.

O leitor mais atento, depois das menções a Sainz e Pérez, já montou a lista dos seis primeiros no grid: Leclerc, Verstappen, Sainz, Russell, Pérez e Hamilton. O que nos leva aos demais que chegaram ao Q3 e fecham a turma dos dez primeiros no grid: o peladão Bottas, em sétimo com a Alfa (renasceu, o finlandês, depois que saiu da Mercedes), Magnussen, da Haas, Ricciardo, da McLaren, e Schumaquinho, o outro da Haas.

É a primeira vez que o time americano coloca seus dois carros no Q3 desde o GP do Brasil de 2019, quando ainda nem havia pandemia. Fazia um tempão. E é a primeira vez no ano que Ricardão larga na frente de Norris, seu parceiro e instagramer. Lando teve sua melhor volta no Q2 anulada porque passou por fora dos limites da pista e ficou em 11º.

E já que falamos no Q2, o que aconteceu no início da classificação?

Vettel acena para a torcida: muito mal, a Aston Martin

Bem, no Q1 Leclerc foi o mais rápido seguido por Sainz e Verstappen. Mas o final dessa parte da classificação foi o mais legal, porque um monte de gente com a corda no pescoço saiu apressada dos boxes para tentar se salvar. E caíram na degola, pela ordem, Vettel (Green Bull), Alonso (Rabo Quente), Stroll (Green Bull), Albon e Latifi (os dois da Dorilton). O Q2 teve Verstappen em primeiro e os eliminados foram Norris (já deve ter gravado um story), Ocon (o alto), Tsunoda (o baixo), Gasly (de altos & baixos) e Zhou (faltaram-lhe pneus, segundo a equipe).

E então como ficou o grid?

Os 20 que largam amanhã em Barcelona: sem surpresas

Assim ficou o grid. Se não estão enxergando direito, usem uma lupa e reclamem com a Liberty, que diminuiu as letras e os números no seu grafismo em 2022.

E teve gente famosa no paddock?

Hamilton e Russell com Federer: famosos em Barcelona

Teve, e o mais famoso foi o tenista suíço Roger Federer, respeitadíssimo e simpaticíssimo, 40 anos, 20 títulos de Grand Slam, um exemplo de atleta e ser humano, no pessoal e no profissional — bem diferente da besta sérvia Novak Djokovic, aka Novax Djocovid.

Barcelona, em geral, não oferece corridas muito emocionantes ao distinto público. Costumam ser chatas como esse negócio de fazer perguntas ao fim de cada parágrafo. A modinha, como já dito, nasceu no Twitter, se chama “fio” ou “thread”, e quase sempre começa uma pergunta na linha “você quer saber o que aconteceu não sei quando, não sei onde e não sei com quem?” e a primeira postagem termina invariavelmente com “então se liga no fio”. Puta que pariu, que pobreza. Ninguém quer escrever nada com começo meio e fim, vem tudo aos engulhos, um saco.

Bom, seja como for, está tudo dito. Às 19h vou dizer tudo de novo no YouTube. Apareçam!

E se alguém está se perguntando o que é aka, o Google ajuda

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zé Maria
Zé Maria
1 ano atrás

De muito bom grado mostrar que a forma correta é “perda”.
O que tem de “Sorbonne” por aí, soltando o verbo todo cheio de si e mandando um “perca” direto e reto em nossos ouvidos, é de doer, literalmente.
Sem falar no “menas”, e no “de menor”, também horríveis.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
1 ano atrás

Pessoal vai precisar do google é pra saber o porque do termo “rabo quente” associado ao Alonso…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

E quando vão aparecer as resenhas contra insônia? Já estão disponíveis, duas pelo menos, dsquelas em que não se chega na segunda linha ou segundo item. Ainda bem, porque são uma da manhã, achei que teria dificuldades para dormir hoje.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

E quando vão aparecer as resenhas contra a insônia? Já apareceram, pelo menos duas até agora, laudatórias! Boa noite!

Jonas
Jonas
1 ano atrás
AKa- também conhecido como
Chato
Chato
1 ano atrás

A culpa desse modo de escrever não é da galera do Twitter. Convencionou-se a escrever dessa forma depois que o Google mudou a forma com que seu robô “indexa” páginas, textos, artigos, blogs. Agora, o que vale é texto semântico. Senão seu texto não será “indexado”.

Digitadores (recuso chamar de escritores) passaram a escrever para o robô/I.A. do Google, deixando de escrever para leitores. E como hoje em diga essa coisa de blog é de quem vai tomar a quarta dose em breve (ou já tomou), a escrita semântica que nos trata como imbecis invadiu outras praias, como o jovem Twitter.

No meu tempo de marinha não tinha disso. Muito chato esse mundo.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Excelente e brilhante artigo, como sempre!!! Apenas uma correção: Federer não é mais o recordista de títulos de Grand Slam, se não me engano – após o Australian Open – a conta está em 21 para Nadal, 20 para Djokovic, com o Roger em terceiro. Grande abs!

Jonas
Jonas
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Correto

Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Que texto, um primor. Todos ganharam um aka, exceto Lewis, Que tal Lewis aka 3relógios.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

1) Leclerc depois de rodar na primeira tentativa faz um temporal. O menino se agigantou hoje.
2) Max teve problemas na segunda tentativa, e cadê o Sainz pra aproveitar a oportunidade?
3) Pérez com o avião que tem ficar atrás de Russel? Uma hora a menos de treino faz falta.
4) Hamilton preocupadíssimo com o desempenho do vizinho.
5) Bottas mais um vez o melhor do resto.
6) A performance de Magnussen é um verdadeiro mistério. Ele tomou alguma poção mágica quando se ausentou?
7) E Alonso que na sexta anda no ritmo de Ferrari e Red Bull e no sábado empata com a Williams?
8) Ricciardo na frente de Norris nem pode comemorar, o inglesinho teve volta anulada.
9) Schumaquinho passando pro Q3 é outro que não comemora muito pois o companheiro colocou mais de meio segundo no rapaz.
Torcer para que os pneus realmente se esfarelem para termos uma corrida divertida.

guest
guest
1 ano atrás

Você tem toda razão sobre o tamanho dos caracteres usados pela F1, a Liberty conseguiu piorar o que já não era bom.

Sulivan
Sulivan
1 ano atrás

Os seis primeiros são aqueles que já eram esperados e infelizmente o resto é o resto mas com resalva para a Hass com p8 e p10 e vejam 6 titulos mundiais descartados no q1, VET e ALO…..eles que brigavam pela poles há uns tempinhos atras agora estao na outra ponta do grid….
CHARLEC-LEC vai sair em vantagem mas até quando resistira na ponta??? a lógica diz que ele sera ultrapassado pelo HOLANDÊS VOADOR só resta saber se já na largado ou nas primeiras voltas, no desenvolver da corrida ou pi stops ou mais no terço final as habilidades do Verstappen, o desempenho do coche Réde Bull e as brilhantes estrategias de Cristiano H & Cia Ltda equipa do gasosão com sabor do guarana jesus do Maranhao (alguem aqui ja provou, mesmo sabor que um rerd bull) tudo isso será fatal ao Charlinho do Morro e sua Vermelhona, mas Lec Lec pode ficar tranquilo pois com Carlão em terceiro ninguém deve incomodar o monegasco se ele cair pra segundo. Mas tudo são prognósticos, Verstappen II pode já sair na liderança do campeonato mas também Charles Lhekerc pode aumentar a vantagem que ja tem, A SORTE ESTÁ LANÇADA!!! VIVA LA ESPANHA ! Schumacher II vai marcar os primeiros pontos amanha. Vamos verse essas previsões de gastar muito pneu estao corretas, em Miami não foi

J. CESAR
J. CESAR
1 ano atrás

Discordo apenas da opinião sobre o Djokovik, o cara é um baita atleta e consciente do seu papel no combate às ideias estapafúrdias dos globalistas. De resto ótima análise como de costume, se fosse menos vermelho seria meu colunista preferido.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  J. CESAR
1 ano atrás

“Globalistas” já mostrou a seita das teorias da conspiração. Já gostei, no passado, do Djokovic, mas essa posição anti-vacina, que é moda aqui na Europa pseudo-civilizada, mudou minha opinião, drasticamente. Nunca imaginei que veria um desses em seu blog, Flávio. Ou comenta de sacanagem ou é masoquista. Tem a terceira opção… Djokovic é consciente de nada, coloca a vida dos outros em risco por posições egoístas sem o menor senso de respeito aos outros, e sem base nenhuma. Além de estúpido, pois basta estudar para saber sobre as vacinas e como revolucionaram a saúde. Essa paranoia é medieval, de quem tem sérios problemas cognitivos, de comunicação entre neurônios. E outra, parem com essa de “globalismo”, é muita besteira, muita burrice repetida.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  J. CESAR
1 ano atrás

Esse j. deve ser de jumento ou jegue, claro. Putz, “ideias estapafúrdias de globalistas”… É cada besta que aparece por aqui…

glauber cordeiro
glauber cordeiro
Reply to  J. CESAR
1 ano atrás

Tem gente que não sente vergonha de passar vergonha!!!

Gabriel
Gabriel
Reply to  J. CESAR
1 ano atrás

Sinta-se plenamente à vontade para retornar ao curral de onde vc escapou. Ninguém por aqui tá interessado nas suas “opiniões” e “ideologias”, minion. O pasto pra ti é mais apetitoso noutras paragens da internet, fica a dica….

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

O Gola Profunda deve saber o que está acontecendo com o Sainz…

Tiao
Tiao
1 ano atrás

É mesmo muito chato ler essa forma de escrever que você critica. Parece que essa turma do twitter pensa que os leitores são todos retardados. Imagino que muitos são, mesmo. Mas pra quem gosta de texto elegante, como o seu, é dureza. Você é um grande cronista, dos melhores da nossa língua hoje.

Eu acho que o recordista agora é o Nadal. Novax Djocovid, Federrer e Nadal estavam empatados até o Australian Open desse ano. Bem feito pro Novak que prestou aquele papelão todo e foi expulso da Austrália.