PIASTRI AZUL?

ALERTA – ATUALIZADO ÀS 15H, 25 MINUTOS DEPOIS DA PUBLICAÇÃO ORIGINAL: Oscar Piastri acaba de tuitar em sua conta que NÃO VAI CORRER PELA ALPINE NO ANO QUE VEM! Detalhes no próximo post! Dito isso, tudo que foi escrito abaixo é verdade. Ou, pelo menos, era até a negativa do piloto. Mas vou manter publicado, para que no futuro a gente se lembre de como este novo mundo é estranho: uma equipe do tamanho da Alpine vem a público de manhã para anunciar uma nova dupla de pilotos. Um deles, um estreante há quatro anos sendo preparado pelo time. Sonho de qualquer moleque. Poucas horas depois, o mesmo piloto nega que tenha assinado um contrato e vai além: afirma que NÃO VAI CORRER pelo time. Tudo pelo Twitter. Sem que ninguém dê as caras para que possa ser questionado por aquilo que um dia a gente chamou de imprensa. Loucura total.

SÃO PAULO (rapidinho) – Não demorou nada. Pouco mais de 24 horas depois de saber que Fernando Alonso estava de saída para a Aston Martin, a Alpine fez valer o contrato que tem com o australiano Oscar Piastri até o fim de 2024 e confirmou o menino como titular no ano que vem. Campeão da F-3 em 2020 e da F-2 em 2021, Piastri, 21 anos, está há quatro sob o chapéu da Renault, dona da Alpine.

Foi um pouco tensa a negociação nas últimas horas porque, como revelou o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, vazaram informações sobre uma possível conversa de Piastri com a McLaren. À frente dela, o agora empresário do piloto Mark Webber. Tudo porque Webber sabia que a Alpine contava com a permanência de Alonso, e não queria que Piastri ficasse mais um ano na geladeira sem correr.

O time francês até estudava alternativas para manter o pupilo em atividade, como alocá-lo numa provável vaga na Williams — que deve se abrir com a saída de Latifi. Mas ele não queria um time fraco e desinteressante. Assim, de olho num possível expurgo de Daniel Ricciardo da McLaren — o que no fim das contas não deve acontecer –, foi falar com a equipe papaia.

Mas tudo se resolveu sem que ninguém precisasse perder o emprego. Szafnauer justificou a escolha de Piastri — de resto, mais do que óbvia — dizendo que não faria sentido a Alpine investir tanto tempo e dinheiro na formação de um piloto para entregá-lo de mão beijada a outra equipe. E existia esse risco, se os alpinos não arrumassem um carro para ele em 2023.

Oscar é um menino prodígio que na temporada passada da F-2 ganhou cinco provas, fez cinco poles, subiu ao pódio 11 vezes e pontuou em 19 das 23 corridas de um campeonato confuso, de rodadas triplas e grids incompreensíveis. Era sua estreia na categoria. Foi imediatamente promovido a piloto reserva da Alpine neste ano.

Até o fim do campeonato, é provável que o time azul coloque Piastri para participar de treinos livres no lugar de Alonso, que não está saindo exatamente sob aplausos da companhia, muito pelo contrário. Szafnauer disse que só ficou sabendo da debandada do espanhol ontem de manhã, pela imprensa. E que até domingo o bicampeão lhe garantia que não tinha assinado com ninguém. O dirigente confirmou que Fernando queria um contrato longo, e que a equipe oferecera apenas um ano de extensão, com opção para mais um. Na Aston Martin, ele deve ficar dois anos, com possibilidade de um terceiro. Foi isso que mais pesou na decisão do bicampeão mundial de ir embora quase sem dizer adeus.

As conversas entre Piastri e McLaren foram minimizadas por Szafnauer. “Demos a ele muitos quilômetros de testes, foi promovido a piloto reserva, tem trabalhado no simulador. Eles [piloto e empresário] podem conversar com quem quiserem, claro, mas estamos cumprindo todas nossas obrigações contratuais. Inclusive para que ele corra em 2023”, falou antes do anúncio oficial.

Agora ele vai correr em 2023. Onde a Alpine queria, ainda que tudo tenha sido precipitado pelo acordo entre Aston Martin e Alonso. E, convenhamos, numa ótima equipe para começar a carreira.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 ano atrás

The Oscar goes to… McLaren?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 ano atrás

Começou o imbróglio senhor escriba. Piastri disse que não.
???
Tanto piloto querendo uma vaga e Mark Webber fazendo C doce pela vaga na Alpine. Vamos ver onde isso acaba. Teria a McLaren grana sobrando pra pagar a quebra de contrato de Riciardo e também de Piastri?
Se bobear vai acabar ficando a pé.

SAI
SAI
1 ano atrás

Esquece tudo. Piastri acabou de desmentir a Alpine dizendo que não vai correr.

Esse Escargot vai ser indigesto.

SAI
SAI
1 ano atrás

…com muito orgulho, com muito amor…
Não quero que parece só um comentário de mais um brasileirinho, mas pode ter reflexo até o Caio Collet?
Agora, abrindo espaço para piloto de testes na F1, subir alguém da Fórmula 2 e o Caio Collet assumir um assento na F2?
Muito bom ver a garotada subindo. Sucesso ao Piastri.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 ano atrás

The Oscar goes to… Alpine!

SAI
SAI
Reply to  Carlos Henrique
1 ano atrás

The Oscar 2017.
Leram o envelope errado.