DESÉRTICAS (1)
SÃO PAULO (não se precipitem, mas…) – Seria muito, muito legal se Alonso pudesse lutar por vitórias e títulos neste ano. Desde o primeiro dia da pré-temporada todo mundo diz que a Aston Martin foi a equipe que mais cresceu em relação a 2022. O primeiro dia de treinos para o GP do Bahrein, abrindo hoje oficialmente o Mundial de 2023, comprovou isso.
Significa que Alonso lutará por vitórias e pelo título? Não. Mas pode-se afirmar, sem muito medo de errar, que ele será um dos protagonistas do ano. O carro da Aston Martin é bom, aparenta ser o segundo melhor do lote ao menos deste fim de semana, e imaginar o espanhol no pódio já no deserto de Sakhir não é viajar na maionese. O que virá depois, ainda é cedo para chutar.
Stroll também entra nesse pacote de prognósticos? Difícil. O canadense ainda está baleado, como era de se esperar. Deu para ver (e ouvir) que ele teve dificuldades, dores, desconforto, e precisou de ajuda para sair do carro. O pulso ainda pulsa, mas ainda dói. Está 100%? Claro que não. Dá para correr? Parece que sim. O número de voltas que completou hoje ficou na média dos demais pilotos. E fez um bom sexto tempo — mais um indicativo da qualidade do carro aston-mártico.
Alonso evitou grande euforia com o primeiro lugar na sexta-feira. Elogiou o trabalho da equipe e recebeu aplausos de volta do projetista Dan Fallows. “Fernando entende o que acontece com o carro e passa informações que os engenheiros adoram”, disse. “A Aston Martin chegar a uma condição de desafiar os times de ponta é uma questão de tempo”, devolveu o asturiano. “Lawrence [Stroll] tem uma visão vencedora das coisas e é difícil vê-lo falhar”, emendou, como se conhecesse o chefe há séculos. A ver.
E o resto?
Bem, a Red Bull apresentou o que dela se esperava. Bom desempenho, constantemente na ponta, tempos mais do que decentes em longas séries de voltas, uma ou outra queixa de Verstappen, que achou o carro melhor nos testes do que hoje. Nada preocupante. Christian Horner ficou impressionado com a Aston Martin. “Eles estão voando”, espantou-se.
A Ferrari andou exatamente como na pré-temporada, a saber: longe da ponta, sem encantar ninguém. O mesmo pode-se dizer da Mercedes. As duas equipes sabem que estão coisa de meio segundo atrás da Red Bull — e da Aston Martin, por que não dizer?
O pelotão da merda, como a gente costuma falar no automobilismo, está bem povoado com Haas, Alpine, McLaren e Alfa Romeo. A Williams e a AlphaTauri vão disputar garbosamente a lanterna. Eu achava que os carrinhos azuis fossem ficar um pouco mais à frente. Pelo jeito, seguem na rabeira.
Às 19h tem “Fórmula Gomes” lá no meu canal no YouTube. O texto de hoje foi pouco inspirado e sem graça, sei bem disso. Mas como ninguém mais lê blog, acho que a pressa não será notada…
Antes de terminar, porém, algumas palavrinhas sobre Fernando Alonso Díaz.
Quando estreou na F-1, em 4 de março de 2001, Alonso tinha 19 anos. Foi na Austrália, pela Minardi. Desde então foram 355 GPs (é o piloto que mais disputou corridas na história) por seis equipes diferentes, contando a Aston Martin — as outras foram Minardi, McLaren, Renault, Ferrari e Alpine. Trocou de endereço sete vezes, chegou a largar a F-1, correu na Indy, venceu Le Mans, e aos 41 anos olha para o lado e vê um menino como Oscar Piastri, da McLaren, que ainda não tinha nascido quando ele alinhou num grid da F-1 pela primeira vez.
Considerado um piloto muito acima da média, Alonso não tem conquistas proporcionais ao seu talento. Suas 32 vitórias o colocam em sétimo na história da categoria, apenas. São só 22 poles, uma discreta 13ª posição nesse ranking das estatísticas — atrás de nomes nem menos luminosos, como Nico Rosberg e Mika Hakkinen. Os dois títulos conquistados em 2005 e 2006, da mesma forma, o deixam muito distante dos grandes multicampeões como Schumacher, Hamilton, Prost, Fangio e Vettel. Quase ninguém coloca o asturiano nas intermináveis listas de cinco ou dez melhores de todos os tempos.
Acusam-no de fazer escolhas erradas: sair da McLaren para voltar à Renault, jogar âncora na Ferrari, apostar numa volta à McLaren anos depois acreditando nos motores Honda, pular de galho em galho. Por conta dessas idas e vindas, a última vitória de Alonso já tem quase dez anos (2013, na Espanha, pela Ferrari), a última pole está ainda mais longe (2012, também pela Ferrari, na Alemanha), e se não fosse o pódio de 2021 no Catar, estaria desde 2014 sem colocar um trofeuzinho na estante.
Fernando voltou às manchetes em agosto do ano passado, quando se antecipou a todo mundo e se ofereceu para correr no lugar de Vettel, que anunciara sua aposentadoria horas antes. Bagunçou o mercado de pilotos e foi alvo de muita desconfiança. Um cara com mais de 40 estaria em condições de exigir contrato longo, ser tratado ainda como piloto de ponta? Justificaria um salário altíssimo? Estaria com essa bola toda para abrir mão de um lugar garantido, como tinha na Alpine? Teria gás para encarar um projeto novo, de uma equipe ainda trôpega e claudicante, que nunca foi grande? Ainda seria competitivo no meio de garotos de vinte e poucos anos?
A resposta a todas essas perguntas, como estamos vendo, é sim. E que bom que seja assim. Porque Alonso é quem vai dar graça a este campeonato.
Oi Flavio,
Por favor, continue com o Blog. É uma das melhores coisas que se tem para ler.
Obrigado!
Vim aqui fazer a minha parte. Continue com o blog.
É charminho do FG, ele não vive sem a gente. Mas o blog vai existir, é tipo o radinho de pilha nos estádios. Quem tem, não vive sem.
Eu somente leio o blog, não vejo nada no youtube. Por favor, continue com o blog. Eu não tenho pressa, espero o texto.
Estamos juntos!
Acompanho seu blog a muitos anos. Seria uma pena não ter mais seus textos e análises aqui para acompanhar. Mas acredito que seu blog sempre terá leitores, é como o rádio, que mesmo com todas as mudanças segue firme.
Se me permite, assino embaixo.
Não pare com o blog por favor!!!
Oi Flavio, eu leio seu blog, sim, sempre, e prefiro ler que ouvir! Continue, por favor, obrigado!
O texto tá excelente meu amigo. E dá-lhe Fernando Alonso.
Esse blog é “duca”. Ainda existem seres humanos capazes de ler mais do que 30 caracteres. Cada vez menos, infelizmente.
Menos ainda são aqueles capazes de uma redação tão elegante, leve e direta.
Estou ansioso para ler as aventuras de El Fodon durante essa temporada. Espero que ele volte a se encontrar com o pai de santo que ele contratou para a corrida de Interlagos 2012, conforme descrito no melhor texto pós-corrida já escrito.
Vida eterna a este Blog.
Não leem, mas também são poucos os que escrevem. Então vamos valorizar os escritores.
Pow cara para não.
Eu leio o blog e adoro fazer essa leitura.
Obrigado
Eu leio o blog e acho que você escreve muito bem. Mais importante, seu texto reflete sua paixão por carros, pilotos e automobilismo.
É um deleite pra quem gosta de velocidade ler suas matérias! O blog me anima muito nos fins de semana de F1. Continue sem medo da modernidade.
Passei só pra carimbar que lemos o blog!
Longa vida ao texto humano e de altíssima qualidade!
Eu prefiro áudio, mas você escreve tão bem que eu faço questão de ler todas as postagens.
Em vídeo a galera adora encher linguiça pra ganhar minutagem e, informação que é bom, não tem.
Por favor, continue. :)
Eu leio sempre. Pode atrasar quanto quiser, mas não pare.
Se você parar de escrever no blog eu vou ler o UOL e seus textos-bullets. Sério? Faz isso com a gente não…
Eu leio o seu blog e faz parte da minha rotina diária há vários anos. Obrigado!!!
Flavio, não subdimensione o “leitorado” (eleitor-eleitorado…). Não vejo vídeos, acho chato, prefiro ler e sempre leio o blog. Obrigado!
Não sou torcedor do Alonso, mas seria muito legal para a história da F-1 se ele fosse campeão.E vou torcer para ele.Não sei dizer, mas se isso acontecer seria o maior intervalo de título, de um piloto na mesma categoria?
Mais um que gosta da leitura e não de video
Li seu blog, cara pálida. Quem sabe sabe, correto? Me refiro a você e tb ao Don Alonso. Tb te acompanho no YouTube
Inté
Mais, Alonso corre o sério risco de ser batido por um piloto como Stroll, o que seria a cereja no topo do bolo no que tem sido a decadência dele mas isso voce não teve coragem de dizer, porque pode bem acontecer…
Imagina Alonso levar do Strolll, seria para rir muito….
Mas voce so falou que o Alonso poderia fazer e acontecer.
Se perder para um Strolll será para rebolar a rir mas isso voce não fala.
Sonhou?
2 treinos livres e voce já acha que Alonso vai fazer e acontecer…
Só rir….
Alonso se arrasta na F1, já devia ter saído faz tempo….
Vai ser bacana se Alonso tiver, ao menos no começo da temporada, carro pra duelar com VER, já que o outro gigante (HAM) vai bater roda na meiuca mais uma vez.
Flávio, espero que continue escrevendo neste blog por muito tempo ainda. Eu entro quase que diariamente, já faz parte da minha rotina. Muito orgulho de ter contribuído com um texto quando te enviei a história da corrida do Fangio aqui em Goiânia na década de 40. Te acompanho em outras mídias, mas aqui é incomparável. Abraços.
A primeira corrida, que eu lembro, em Goiânia foi vencida por Chico Landi de FNM 2000. Iuri se vc tem outros vídeos, de outras corridas de rua em Goiânia, seria muito bom postar
Tenho zero simpatia por Alonso, mas tomara que ele ajude a dar uma agitada nas coisas.
Belo texto. Apenas acrescentaria a necessidade de uma opinião mais aprofundada sobre o Lance e a clara falta de profissionalismo da Aston, preferindo deixar de ganhar mais pontos com Drugo ou Vandorme só para fazer o gosto do filhinho querido. Ao meu ver é evidente que ele não completará a corrida.
Essa situação do Lance x Felipe me lembrou Ralph Schumacher e Bruno Junqueira, quando este era o reserva na Williams (2001 ou 2002). O Ralph machucou (em Mônaco, se não me engano) e o Bruno ficou na expectativa de correr. Não correu. O Ralph correu machucado, com muitas dores, mas liberado pelos médicos. Não largou o osso (e não largaria mesmo). O instinto de competição desses caras é maior que o de sobrevivência.
Interessante as declarações pós treino de alguns pilotos. Hamilton dizendo que tentaram de tudo mas a diferença continua enorme já era de se esperar. Mas achei intrigante Alonso dizer que ainda não chegou a hora da Aston Martin. Enfim….imagine um campeonato Verstappen, Hamilton e Alonso com carros equivalentes….eita….
Apesar da própria crítica ao texto, pelo menos a parte que trata do espanhol, está incrível.
você tem razão, flavio. só mesmo o velho alonso pra botar pimenta nesse campeonato cujo campeão a gente já sabe quem será antes da primeira corrida.
Essa ajuda do Stroll pra sair do carro achei estranho, em caso de um acidente, o piloto em tese não deveria ter condições de sair sozinho? Claro que um acidente grave pode por si acabar limitando isso, mas como premissa, antes de começar a corrida, já não deveriam todos estar aptos a isso?
Como sempre, texto excelente!
(mesmo com pressa… hehe)
Eu li ! O blog que ninguém lê como diz Flávio Gomes .
By: William Conrado
Não sei pq saiu Guilherme 😂😂
Eu leio o blog.
Sem pachequismo, mas como a FIA que implica com brincos e pircings alegando segurança, permite um piloto que não consegue sair do carro sozinho sem ajuda devido a lesão no pulsa, possa disputar um Grande Prêmio?
O Stroll evidentemente não tem condições físicas para correr, colocaria em risco os demais pilotos e espectadores. A FIA precisa proibi-lo de participar deste GP.
O Drugo só corre se o departamento médico vetar o Stroll, já que o cabra não consegue sair do carro sozinho…
Torcendo para o Alonso ir bem e termos uma boa corrida!
Passei pra ler, um salve de Sorocaba!!
Deus te ouça.
Se o Verstappen vai ganhar o campeonato fácil, pelo menos teremos diversão garantida com Alonso incomodando lá na frente!
Sobre o Stroll correndo, a brasileirada pacheca está em fúria com o fato do Stroll estar com os punhos doloridos, com dificuldade pra sair do carro, “absurdo!!!” bravam. “Só está lá pq é o filho do dono da equipe!”.
Imagino se fosse um piloto brasileiro na mesma situação.
Os gritos de “herói”, “brasileiro-com-muito-orgulho-com-muito-amor-que-não-desiste-nunca”, “correndo no sacrifício”, “carregando o Brasil nos punhos!!!”
Seria ridículo. São ridículos…
Poxa Flavinho, eu leio seu blog SIM
Boa tarde Flávio! Alguém leu seu blog hoje! Seria bom ter mais audiência, uma pena ter seus comentários somente no Youtube se você decidir acvabar com o Blog. Torçamos para que Alonso tenha uma bela temporada. O mesmo para Perez, muito melhor 4 pilotos brigando por vitórias do que só 2….
será otimo se o Alonso e aston martim desbancarem pelo menos ferrari e mercedes por algumas corridas. Passar a frente da mclaren e seus 190 pilotos.