DESÉRTICAS (1)

Alonso na ponta: será?

SÃO PAULO (não se precipitem, mas…) – Seria muito, muito legal se Alonso pudesse lutar por vitórias e títulos neste ano. Desde o primeiro dia da pré-temporada todo mundo diz que a Aston Martin foi a equipe que mais cresceu em relação a 2022. O primeiro dia de treinos para o GP do Bahrein, abrindo hoje oficialmente o Mundial de 2023, comprovou isso.

Significa que Alonso lutará por vitórias e pelo título? Não. Mas pode-se afirmar, sem muito medo de errar, que ele será um dos protagonistas do ano. O carro da Aston Martin é bom, aparenta ser o segundo melhor do lote ao menos deste fim de semana, e imaginar o espanhol no pódio já no deserto de Sakhir não é viajar na maionese. O que virá depois, ainda é cedo para chutar.

O espanhol lidera no Bahrein: carro bom, piloto ótimo

Stroll também entra nesse pacote de prognósticos? Difícil. O canadense ainda está baleado, como era de se esperar. Deu para ver (e ouvir) que ele teve dificuldades, dores, desconforto, e precisou de ajuda para sair do carro. O pulso ainda pulsa, mas ainda dói. Está 100%? Claro que não. Dá para correr? Parece que sim. O número de voltas que completou hoje ficou na média dos demais pilotos. E fez um bom sexto tempo — mais um indicativo da qualidade do carro aston-mártico.

Alonso evitou grande euforia com o primeiro lugar na sexta-feira. Elogiou o trabalho da equipe e recebeu aplausos de volta do projetista Dan Fallows. “Fernando entende o que acontece com o carro e passa informações que os engenheiros adoram”, disse. “A Aston Martin chegar a uma condição de desafiar os times de ponta é uma questão de tempo”, devolveu o asturiano. “Lawrence [Stroll] tem uma visão vencedora das coisas e é difícil vê-lo falhar”, emendou, como se conhecesse o chefe há séculos. A ver.

E o resto?

Bem, a Red Bull apresentou o que dela se esperava. Bom desempenho, constantemente na ponta, tempos mais do que decentes em longas séries de voltas, uma ou outra queixa de Verstappen, que achou o carro melhor nos testes do que hoje. Nada preocupante. Christian Horner ficou impressionado com a Aston Martin. “Eles estão voando”, espantou-se.

A Ferrari andou exatamente como na pré-temporada, a saber: longe da ponta, sem encantar ninguém. O mesmo pode-se dizer da Mercedes. As duas equipes sabem que estão coisa de meio segundo atrás da Red Bull — e da Aston Martin, por que não dizer?

O pelotão da merda, como a gente costuma falar no automobilismo, está bem povoado com Haas, Alpine, McLaren e Alfa Romeo. A Williams e a AlphaTauri vão disputar garbosamente a lanterna. Eu achava que os carrinhos azuis fossem ficar um pouco mais à frente. Pelo jeito, seguem na rabeira.

Às 19h tem “Fórmula Gomes” lá no meu canal no YouTube. O texto de hoje foi pouco inspirado e sem graça, sei bem disso. Mas como ninguém mais lê blog, acho que a pressa não será notada…

Antes de terminar, porém, algumas palavrinhas sobre Fernando Alonso Díaz.

Aos 41 anos, Alonso ainda é competitivo: carreira longa e polêmica

Quando estreou na F-1, em 4 de março de 2001, Alonso tinha 19 anos. Foi na Austrália, pela Minardi. Desde então foram 355 GPs (é o piloto que mais disputou corridas na história) por seis equipes diferentes, contando a Aston Martin — as outras foram Minardi, McLaren, Renault, Ferrari e Alpine. Trocou de endereço sete vezes, chegou a largar a F-1, correu na Indy, venceu Le Mans, e aos 41 anos olha para o lado e vê um menino como Oscar Piastri, da McLaren, que ainda não tinha nascido quando ele alinhou num grid da F-1 pela primeira vez.

Considerado um piloto muito acima da média, Alonso não tem conquistas proporcionais ao seu talento. Suas 32 vitórias o colocam em sétimo na história da categoria, apenas. São só 22 poles, uma discreta 13ª posição nesse ranking das estatísticas — atrás de nomes nem menos luminosos, como Nico Rosberg e Mika Hakkinen. Os dois títulos conquistados em 2005 e 2006, da mesma forma, o deixam muito distante dos grandes multicampeões como Schumacher, Hamilton, Prost, Fangio e Vettel. Quase ninguém coloca o asturiano nas intermináveis listas de cinco ou dez melhores de todos os tempos.

Acusam-no de fazer escolhas erradas: sair da McLaren para voltar à Renault, jogar âncora na Ferrari, apostar numa volta à McLaren anos depois acreditando nos motores Honda, pular de galho em galho. Por conta dessas idas e vindas, a última vitória de Alonso já tem quase dez anos (2013, na Espanha, pela Ferrari), a última pole está ainda mais longe (2012, também pela Ferrari, na Alemanha), e se não fosse o pódio de 2021 no Catar, estaria desde 2014 sem colocar um trofeuzinho na estante.

Fernando voltou às manchetes em agosto do ano passado, quando se antecipou a todo mundo e se ofereceu para correr no lugar de Vettel, que anunciara sua aposentadoria horas antes. Bagunçou o mercado de pilotos e foi alvo de muita desconfiança. Um cara com mais de 40 estaria em condições de exigir contrato longo, ser tratado ainda como piloto de ponta? Justificaria um salário altíssimo? Estaria com essa bola toda para abrir mão de um lugar garantido, como tinha na Alpine? Teria gás para encarar um projeto novo, de uma equipe ainda trôpega e claudicante, que nunca foi grande? Ainda seria competitivo no meio de garotos de vinte e poucos anos?

A resposta a todas essas perguntas, como estamos vendo, é sim. E que bom que seja assim. Porque Alonso é quem vai dar graça a este campeonato.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Batista
Daniel Batista
1 ano atrás

Oi Flavio,

Por favor, continue com o Blog. É uma das melhores coisas que se tem para ler.
Obrigado!

Luciano Moreno
Luciano Moreno
1 ano atrás

Vim aqui fazer a minha parte. Continue com o blog.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

É charminho do FG, ele não vive sem a gente. Mas o blog vai existir, é tipo o radinho de pilha nos estádios. Quem tem, não vive sem.

jader
jader
1 ano atrás

Eu somente leio o blog, não vejo nada no youtube. Por favor, continue com o blog. Eu não tenho pressa, espero o texto.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  jader
1 ano atrás

Estamos juntos!

Israel
Israel
1 ano atrás

Acompanho seu blog a muitos anos. Seria uma pena não ter mais seus textos e análises aqui para acompanhar. Mas acredito que seu blog sempre terá leitores, é como o rádio, que mesmo com todas as mudanças segue firme.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Israel
1 ano atrás

Se me permite, assino embaixo.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Não pare com o blog por favor!!!

Guilherme
Guilherme
1 ano atrás

Oi Flavio, eu leio seu blog, sim, sempre, e prefiro ler que ouvir! Continue, por favor, obrigado!

Fernando
Fernando
1 ano atrás

O texto tá excelente meu amigo. E dá-lhe Fernando Alonso.

Marcio
Marcio
1 ano atrás

Esse blog é “duca”. Ainda existem seres humanos capazes de ler mais do que 30 caracteres. Cada vez menos, infelizmente.
Menos ainda são aqueles capazes de uma redação tão elegante, leve e direta.
Estou ansioso para ler as aventuras de El Fodon durante essa temporada. Espero que ele volte a se encontrar com o pai de santo que ele contratou para a corrida de Interlagos 2012, conforme descrito no melhor texto pós-corrida já escrito.
Vida eterna a este Blog.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Marcio
1 ano atrás

Não leem, mas também são poucos os que escrevem. Então vamos valorizar os escritores.

João Carlos Cardoso
João Carlos Cardoso
1 ano atrás

Pow cara para não.
Eu leio o blog e adoro fazer essa leitura.
Obrigado

Luiz
Luiz
1 ano atrás

Eu leio o blog e acho que você escreve muito bem. Mais importante, seu texto reflete sua paixão por carros, pilotos e automobilismo.

Felipe Gomes
Felipe Gomes
1 ano atrás

É um deleite pra quem gosta de velocidade ler suas matérias! O blog me anima muito nos fins de semana de F1. Continue sem medo da modernidade.

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
1 ano atrás

Passei só pra carimbar que lemos o blog!
Longa vida ao texto humano e de altíssima qualidade!

Evandro
Evandro
1 ano atrás

Eu prefiro áudio, mas você escreve tão bem que eu faço questão de ler todas as postagens.
Em vídeo a galera adora encher linguiça pra ganhar minutagem e, informação que é bom, não tem.
Por favor, continue. :)

Cansado
Cansado
1 ano atrás

Eu leio sempre. Pode atrasar quanto quiser, mas não pare.

Tiao
Tiao
1 ano atrás

Se você parar de escrever no blog eu vou ler o UOL e seus textos-bullets. Sério? Faz isso com a gente não…

Luigi
Luigi
1 ano atrás

Eu leio o seu blog e faz parte da minha rotina diária há vários anos. Obrigado!!!

Simão
Simão
1 ano atrás

Flavio, não subdimensione o “leitorado” (eleitor-eleitorado…). Não vejo vídeos, acho chato, prefiro ler e sempre leio o blog. Obrigado!

Mauro
Mauro
1 ano atrás

Não sou torcedor do Alonso, mas seria muito legal para a história da F-1 se ele fosse campeão.E vou torcer para ele.Não sei dizer, mas se isso acontecer seria o maior intervalo de título, de um piloto na mesma categoria?

Last edited 1 ano atrás by Mauro
Brikley
Brikley
1 ano atrás

Mais um que gosta da leitura e não de video

Connie
Connie
1 ano atrás

Li seu blog, cara pálida. Quem sabe sabe, correto? Me refiro a você e tb ao Don Alonso. Tb te acompanho no YouTube
Inté

Aparício Nunes
Aparício Nunes
1 ano atrás

Mais, Alonso corre o sério risco de ser batido por um piloto como Stroll, o que seria a cereja no topo do bolo no que tem sido a decadência dele mas isso voce não teve coragem de dizer, porque pode bem acontecer…

Imagina Alonso levar do Strolll, seria para rir muito….

Mas voce so falou que o Alonso poderia fazer e acontecer.

Se perder para um Strolll será para rebolar a rir mas isso voce não fala.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Aparício Nunes
1 ano atrás

Sonhou?

Aparício Nunes
Aparício Nunes
1 ano atrás

2 treinos livres e voce já acha que Alonso vai fazer e acontecer…

Só rir….

Alonso se arrasta na F1, já devia ter saído faz tempo….

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
1 ano atrás

Vai ser bacana se Alonso tiver, ao menos no começo da temporada, carro pra duelar com VER, já que o outro gigante (HAM) vai bater roda na meiuca mais uma vez.

Iúri
Iúri
1 ano atrás

Flávio, espero que continue escrevendo neste blog por muito tempo ainda. Eu entro quase que diariamente, já faz parte da minha rotina. Muito orgulho de ter contribuído com um texto quando te enviei a história da corrida do Fangio aqui em Goiânia na década de 40. Te acompanho em outras mídias, mas aqui é incomparável. Abraços.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Iúri
1 ano atrás

A primeira corrida, que eu lembro, em Goiânia foi vencida por Chico Landi de FNM 2000. Iuri se vc tem outros vídeos, de outras corridas de rua em Goiânia, seria muito bom postar

Plinio
Plinio
1 ano atrás

Tenho zero simpatia por Alonso, mas tomara que ele ajude a dar uma agitada nas coisas.

ALESSANDRO DE OLIVEIRA (2506557)
ALESSANDRO DE OLIVEIRA (2506557)
1 ano atrás

Belo texto. Apenas acrescentaria a necessidade de uma opinião mais aprofundada sobre o Lance e a clara falta de profissionalismo da Aston, preferindo deixar de ganhar mais pontos com Drugo ou Vandorme só para fazer o gosto do filhinho querido. Ao meu ver é evidente que ele não completará a corrida.

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Essa situação do Lance x Felipe me lembrou Ralph Schumacher e Bruno Junqueira, quando este era o reserva na Williams (2001 ou 2002). O Ralph machucou (em Mônaco, se não me engano) e o Bruno ficou na expectativa de correr. Não correu. O Ralph correu machucado, com muitas dores, mas liberado pelos médicos. Não largou o osso (e não largaria mesmo). O instinto de competição desses caras é maior que o de sobrevivência.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Interessante as declarações pós treino de alguns pilotos. Hamilton dizendo que tentaram de tudo mas a diferença continua enorme já era de se esperar. Mas achei intrigante Alonso dizer que ainda não chegou a hora da Aston Martin. Enfim….imagine um campeonato Verstappen, Hamilton e Alonso com carros equivalentes….eita….

Estevão Modolo de Souza
Estevão Modolo de Souza
1 ano atrás

Apesar da própria crítica ao texto, pelo menos a parte que trata do espanhol, está incrível.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

você tem razão, flavio. só mesmo o velho alonso pra botar pimenta nesse campeonato cujo campeão a gente já sabe quem será antes da primeira corrida.

Fip
Fip
1 ano atrás

Essa ajuda do Stroll pra sair do carro achei estranho, em caso de um acidente, o piloto em tese não deveria ter condições de sair sozinho? Claro que um acidente grave pode por si acabar limitando isso, mas como premissa, antes de começar a corrida, já não deveriam todos estar aptos a isso?

Marcos Moraes
Marcos Moraes
1 ano atrás

Como sempre, texto excelente!
(mesmo com pressa… hehe)

William Conrado
William Conrado
1 ano atrás

Eu li ! O blog que ninguém lê como diz Flávio Gomes .
By: William Conrado
Não sei pq saiu Guilherme 😂😂

Last edited 1 ano atrás by William Conrado
Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Eu leio o blog.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Sem pachequismo, mas como a FIA que implica com brincos e pircings alegando segurança, permite um piloto que não consegue sair do carro sozinho sem ajuda devido a lesão no pulsa, possa disputar um Grande Prêmio?

guest
guest
1 ano atrás

O Stroll evidentemente não tem condições físicas para correr, colocaria em risco os demais pilotos e espectadores. A FIA precisa proibi-lo de participar deste GP.

Rafael N
Rafael N
1 ano atrás

O Drugo só corre se o departamento médico vetar o Stroll, já que o cabra não consegue sair do carro sozinho…

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Torcendo para o Alonso ir bem e termos uma boa corrida!

Brechó
Brechó
1 ano atrás

Passei pra ler, um salve de Sorocaba!!

Jeorgelis
Jeorgelis
1 ano atrás

Deus te ouça.

Peixe
Peixe
1 ano atrás

Se o Verstappen vai ganhar o campeonato fácil, pelo menos teremos diversão garantida com Alonso incomodando lá na frente!

Sobre o Stroll correndo, a brasileirada pacheca está em fúria com o fato do Stroll estar com os punhos doloridos, com dificuldade pra sair do carro, “absurdo!!!” bravam. “Só está lá pq é o filho do dono da equipe!”.

Imagino se fosse um piloto brasileiro na mesma situação.
Os gritos de “herói”, “brasileiro-com-muito-orgulho-com-muito-amor-que-não-desiste-nunca”, “correndo no sacrifício”, “carregando o Brasil nos punhos!!!”

Seria ridículo. São ridículos…

Sergio Reis
Sergio Reis
1 ano atrás

Poxa Flavinho, eu leio seu blog SIM

Rogerio Kawabe
Rogerio Kawabe
1 ano atrás

Boa tarde Flávio! Alguém leu seu blog hoje! Seria bom ter mais audiência, uma pena ter seus comentários somente no Youtube se você decidir acvabar com o Blog. Torçamos para que Alonso tenha uma bela temporada. O mesmo para Perez, muito melhor 4 pilotos brigando por vitórias do que só 2….

Gleidson
Gleidson
1 ano atrás

será otimo se o Alonso e aston martim desbancarem pelo menos ferrari e mercedes por algumas corridas. Passar a frente da mclaren e seus 190 pilotos.