DESÉRTICAS (2)

Verstappen: 21 poles, lógica no Bahrein

SÃO PAULO (no fim das contas…) – Max Verstappen larga na pole para a primeira corrida do ano na Fórmula 1, no Bahrein. Depois de dias de muita expectativa com a aparição repentina de um carro candidato a ser a grande surpresa da temporada, o da Aston Martin, acabou dando a lógica no deserto de Sakhir: Red Bull em primeiro e segundo no grid.

A Ferrari foi a surpresa do dia, formando a segunda fila. O time italiano fizera uma pré-temporada discreta e ninguém apostava uma moeda de 500 liras nos carros vermelhos. E a Aston Martin, se não decepcionou, também não quebrou nenhuma banca: ficou em quinto com Alonso e oitavo com Stroll. A Mercedes, de quem nada se esperava, teve alguns bons momentos no Q1 e no Q2, mas no fim teve de se conformar com a dura realidade: Russell em sexto a 0s632 da pole, Hamilton em sétimo 0s676 atrás.

O grid completo: no fim das contas, Red Bull na primeira fila

Torcia-se para um desfecho diferente da classificação, porém. Depois de fazer o primeiro tempo no último treino livre, todas as câmeras, celulares, holofotes, polaroides, roleiflex e instamatics se voltaram para os boxes da Aston Martin.

Não para o lado da garagem de Stroll, que ontem foi notícia por seus punhos doloridos e hoje deixou de ser porque as dores não foram fortes o bastante para tirá-lo da corrida. Esse assunto passou. Não sem antes vir à tona nova revelação, feita pelo próprio canadense: ele também quebrou o dedo de um pé. “Não conseguia nem andar”, contou.

Estava todo mundo, mesmo, de olho em Alonso. Uma pole, depois de 11 anos? A última foi na Alemanha, pela Ferrari, em 2012. Por que não?

O treino livre mostrou realmente uma Aston Martin forte, mas não só ela. A Red Bull voltou a andar bem e Mercedes e Ferrari, com tempos interessantes, avisaram que estavam por lá, também, e gostariam de participar do jantar depois da classificação. Mas o cronômetro num treino livre com sol e calor não é referência muito precisa para tentar adivinhar o que aconteceria dali a algumas horas, já com a noite posta e a temperatura mais amena, na casa dos 24 graus e a secular brisa do deserto a refrescar as cucas.

Foi assim que começou a sessão que definiria o grid no Bahrein. No Q1, registre-se que uma bandeira vermelha foi acionada logo no início porque o carro de Leclerc pareceu se desmanchar sozinho, soltando peças por todos os lados.

(Exagero, foi só uma pecinha do assoalho. Arrumaram com esparadrapo.)

Foi uma sessão bem interessante, com todos deixando para registrar seus tempos no final, o que deixou a turma da degola indefinida até a bandeira quadriculada. Entre os passaram ao Q2, muitas surpresas nas posições: Sainz em primeiro com 1min30s993, numa Ferrari, como já dito, que vinha sendo muito discreta desde os treinos da semana passada; Russell em segundo, numa Mercedes idem; Hülkenberg em sexto, com a instável Haas, a equipe favorita da Netflix; e Albon em nono, com a modesta Williams.

Os dois pilotos da Aston Martin avançaram tranquilos, em quarto e quinto — Stroll fez sua volta nos estertores, porque uma anterior havia sido cancelada por exceder os limites da pista. O mesmo pode-se dizer da Red Bull, com Verstappen em sétimo e Pérez em décimo, sem sustos. Algo que chamou a atenção: apenas 0s899 entre Sainz, o mais rápido, e Magnussen, o 17º, já na zona de eliminação. Menos de um segundo! Oh, F-1, como te amamos!

Mas convinha esperar o Q2 e o Q3 antes de comemorar “o equilíbrio jamais visto na história da categoria”. Como todo mundo sabe, ou deveria saber, na parte final da classificação as equipes de ponta ajustam seus motores para atuarem mais ferozes, belicosos, agressivos. E se distanciam da escumalha que só faz número.

Ficaram de fora ao final do Q1: Sargeant (normal), Magnussen (algo aconteceu, já que Hülk ficou em sexto), Piastri (normal, a McLaren será uma bomba neste ano), De Vries (normal, a AlphaTauri vai andar lá atrás) e Gasly (último na estreia com a Alpine, daqui a pouco o fio desencapado começa a espalhar faísca; teve sua melhor volta cancelada, mas não largaria muito na frente, não).

O Q2 mostrou uma Ferrari na frente de novo, para espanto de todos, agora com Leclerc: 1min30s282. Colocou 0s221 sobre Verstappen, o segundo. Passaram, depois deles, Russell, Hamilton, Sainz, Alonso, Pérez, Hülkenberg, Ocon e Stroll, pela ordem. Hulk, em sua volta à F-1, seguia impressionando. A diferença entre o líder e o décimo, 0s845. Mas, agora, com dez carros, e não 17, no mesmo segundo. Oh, F-1, como te amamos, mas nada de inventar um equilíbrio que não existe. Devagar com o andor, que a ânfora é de barro. Eliminados foram Norris, da draga da McLaren, Bottas e Zhou, os dois da Alfa Romeo, mais Tsunoda e Albon.

Leclerc: um jogo novo de pneus guardado

E chegamos ao Q3, sinceramente, sem favoritos muito claros. Antes do nascer do sol no Golfo Pérsico, todos apostariam em Red Bull ou Aston Martin hoje. Mas, ao longo do dia, ofereceram-se ao sacrifício dos deuses do deserto as duplas da Ferrari e da Mercedes, ainda que sob alguma desconfiança. “Por uma pole, cortamos nossos pescoços com adagas sagradas!”, prometeram acólitos com cavalos rampantes e estrelas de três pontas em suas vestes. Por si, isso já era uma boa notícia: ninguém sabia quem faria a pole e nenhum palpite seria dado com muita convicção.

Mas no fim, deu Verstappen. Com uma bela volta em 1min29s708, o holandês conseguiu a 21ª pole de sua carreira. Nem todos os pilotos tentaram duas voltas, para guardar pneus novos para a corrida – a pista é cruel com a borracha. E a Red Bull confirmou seu favoritismo fechando a primeira fila com Pérez a 0s138 do companheiro. Na segunda fila, a surpresa ferrarista formará com Leclerc em terceiro e Sainz em quarto. Alonso, já mencionado, ficou em quinto, frustrando as expectativas dos que ansiavam por uma noite de Cinderela. Ficou a 0s628 da pole. O que não tirou o sorriso do rosto do espanhol. “Top 5 é irreal. Estamos no começo de um projeto, nossa meta aqui era ter os dois carros no Q3, terminar em primeiro seria bom demais para ser verdade, mas estamos na briga com Ferrari e Mercedes, e se tivermos uma chance de pódio amanhã, vamos agarrá-la”, disse.

Russell ficou em sexto, seguido por Hamilton, Stroll, Ocon e Hülkenberg fechando a turma dos dez primeiros. George estava animadinho, até. “Passamos três quartos da temporada passada tentando entender e corrigir os problemas do carro, agora temos um carro que é bom de guiar e é só focar em melhorar sua performance”, falou. Lewis, ao contrário, era a imagem da decepção. “P7? Sabíamos que estávamos atrás, podia ser qualquer número…” Suas entrevistas foram monossilábicas, e traduziam exatamente o que seu chefe Toto Wolff, a metros de distância, dizia: “A diferença para a Red Bull não é ridícula, mas ainda é grande. Não temos chance contra eles na corrida. Que ninguém espere por um milagre. Acreditamos nesse conceito de carro, levamos um ano para fazê-lo funcionar, não é o caso de jogar tudo no lixo, mas temos de ser humildes neste momento. É onde estamos”.

Para Leclerc, lutar pela pole foi “uma surpresa”. “Estamos mais perto que na pré-temporada. Guardar um jogo de pneus novos pode ajudar amanhã”. Pérez, por sua vez, garantiu que na corrida a Red Bull será mais forte. “Nós comprometemos a classificação para preparar o carro para o domingo”, falou. “Normalmente nosso carro é melhor em corrida que em classificação”, concordou Verstappen.

Assim, pode-se esperar amanhã que dê a lógica de novo. Mas que vai ser divertido ver Alonso brigar pelo pódio, e vai, será. E se o espanhol voltar a levantar um troféu, o GP do Bahrein já terá valido a pena.

A corrida começa ao meio-dia, com 57 voltas.

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Kl'rt o Super Skrull
1 ano atrás

Ótima corrida do Gasly e n trapalhadas do Ocon e da equipe, o carro não parece ser tão ruim, afinal, mas faltou concentração e profissionalismo. As vezes eu pergunto o que o Ron Dennis acha dessa espalhafatosa, midiática e medíocre Mclaren.

Luis Cláudio M Oliveira
Luis Cláudio M Oliveira
1 ano atrás

A única diversão reservada a nós espectadores estará a cargo do Alonso e suas disputas de colocação, porque de resto, só draga.

Fernando Amorim
Fernando Amorim
1 ano atrás

Louco pra ver aquele carro verde maravilhoso entre os 3 primeiros! Vai El Fodon, respeitem os idosos!

Barreto
Barreto
1 ano atrás

A RB tava parecendo o gato brincando com a lagartixa, não se esforçou nem um pouco a mais do que o necessário. Até o Perez fez um temporal.
Vamos esperar a prova.

Nelson Filho
Nelson Filho
1 ano atrás

Ótima crônica, bom ver o Alonso animado! Abraço

Jefferson Holanda
Jefferson Holanda
1 ano atrás

Vou torcer demais pelo podio do Alonso!! Arribaa!!

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Cinco equipes diferentes eliminadas no Q1.
Acho que isso nunca aconteceu desde implantado o sistema atual de qualificação. Impressionante o equilíbrio na meiuca e no fim do grid.

Edison
Edison
1 ano atrás

Stroll só vai correr pq é o filho do dono. Ele está claramente baleado… vejamos se vai conseguir aguentar até o final da corrida

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Mandou muito bem Flávio. Texto show de bola. Vai ser muito maneiro ver o Fernando Alonso no pódio. P3.

Jonas
Jonas
1 ano atrás

Até mandei na sua live. Na minha opinião a diferença é grande entre RedBull e as demais, não só pela economia de motor no Q1 e Q2 mas também pelo modo como eles atuaram, rapidamente o time austríaco conseguia o tempo necessário para passar para a próxima etapa , Já as Ferraris conseguiram tempos melhores pois saíram para melhorar seus tempos nos segundos finais do Q2 principalmente, já que ainda corriam risco de ficar fora com a 1ª volta que deram, e todos sabemos que conforme o tempo vai passando a pista vai melhorando, a 1ª volta da Ferrari no Q2 foi quase 1 segundo de diferença da Redbull e precisou de outra volta com a pista já melhor para supera-la.

Vendo que a Redbull conseguiu seus tempos com extrema facilidade e tranquilidade entendo que a diferença na corrida para a Ferrari será maior, palpito que entre 0,5 e 0,8 por volta em determinados períodos da corrida em particular quando os pneus estiverem mais desgastados.

João Almeida
João Almeida
1 ano atrás

Que Leclerc consiga, ao menos, bater de frente com Pérez pela P2 amanhã. Carro, tem. E Vasseur aparenta ser um avanço enorme no lugar de Binotto.

Professor Neto
Professor Neto
1 ano atrás

Desde o ano passado acho que a Mercedes está escondendo o jogo. Acorda Neto!!

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Alguém achou MESMO que a Aston Martin era tudo isso? Pra mim, o que surpreende de verdade é a Mercedes tão mal…

Leandro
Leandro
1 ano atrás

Pelas simulações de corrida a Aston está bem…Alonso deve lutar por p3 sim…deve almoçar o sainz e o Perez despencar na corrida!!!

sul!ivan
sul!ivan
1 ano atrás

Beleza Flavio, mantenha 0 blog.
Os tempos ficaram bem proximos, mas a ordem foi praticamente mantida,
a grande anormalidade foi a Aston Martins que normalmente nao chegava ao Q3. Treino é treino, classificatório é outros quinhnentos já dizia meu bisavô Galvão Bueno, mas p5 pro Alonso é até que um grande resultado, superou as mercedocas….e a Ferrari remendando o “paralamas” dianteiro com fita adesiva depois do carro soltar pedaços na pista…. Apesar de previsivel vai ser uma corrida interessante, será que Txeko segura as vermelinhas….. ano passado Percival, também conhecido por Leclerc se deu bem e Verstapenn abandonou. As Viuvetes que tomem seus Rivotril pra não darem chiliques mas MAX não dará chances, mas vamos ver tudo pode acontecer. Eu penso que a Aston Martin será mais uma daquelas equipes sensação…. lembram da Williams começou a usar motor mercedes…..diziam até que Massa ou Bottas iriam ser campeão mas no final não ganharam nenhuma corrida, e acho que o final da corrida não mudara muito do grid formado hoje. Valeu FG/galera, um abraço.

Moita
Moita
1 ano atrás

Tava tão fácil para a RB que eles nem sairam para a segunda volta do Q2. E os comentaristas da TV repetindo sem parar sobre o suposto equilíbrio. Imagino que tenham visto o que aconteceu e estavam só tentando animar o público.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
1 ano atrás

Pois é, que a briga seja boa ao menos do 3° do grid pra trás. Vamos ver se ALO vai para o modo ataque logo de cara.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Tenho a impressão que todo mundo da ponta – principalmente a Mercedes – está escondendo os ases na manga. E a cara do Zak Brown no fim do Q2 foi o melhor. O Ricciardo deve estar rindo alto.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Tudo como dantes no quartel d’Abrantes

Marcos Sousa
Marcos Sousa
1 ano atrás

Tô achando que a Ferrari surpreende amanhã 😀

Edmilson
Edmilson
1 ano atrás

Excelente análise, como sempre, Flávio..

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Não entendi muito a dos pneus…a Red Bull só saiu uma vez no Q2…e todos duas. Pensei, vão guardar para a corrida. No Q3 quando todo mundo saiu uma vez, eles saíram duas quase sem precisão…enfim. Fato é que a Red Bull é tão equilibrada que não gasta nem pneus. Tenho a impressão que se vai todo mundo de pneu zero amanha e a pra Red Bull sobrou só gasto, não vai fazer a mínima diferença. Não gosto de torcer pela desordem dos outros, mas, na impossibilidade de chuva, seria legal ver os energéticos tendo algum problema pra termos graça na briga pela vitória. Dentro da Red Bull não vai ter briga mesmo.

Nando
Nando
1 ano atrás

O que rolou foi que a Red Bull só fez uma saída no Q2, por isso tinha um jogo a mais para o Q3. Ninguém tem macios novos pra amanhã.

Wagner
Wagner
Reply to  Nando
1 ano atrás

O Leclerc tem, conforme disse na entrevista pós-treino e o Flavio escreveu.

Rafael Fusco
Rafael Fusco
1 ano atrás

Torcendo muito pelo Alonso. El Fodon de la quinta posicion!! Saudades dos apelidos que você dava para os pilotos.

Sandro
Sandro
Reply to  Rafael Fusco
1 ano atrás

Idem.
Um pódio para Fernando Diaz.
E, quem sabe, na temporada corrente, em algum GP: pole e… vitória!