JÁ DEU (1)

Angela Cullen com Hamilton: fim da parceria de sete anos

SÃO PAULO (quem aguenta?) – Juro que estava nos meus planos escrever uma coluna sobre Angela Cullen. Seria polêmica. Quem me chamou a atenção para a relação foi minha namorada, Laêne, cujo nome tatuei esta semana, mas assim: “É Lá N”. Porque ninguém fala o nome dela direito, e aí um seguidor do YouTube, não vou lembrar exatamente quem, sugeriu: “Tatua ‘É Lá N’ que as pessoas não erram mais”. Foi o que fiz. Mas não é uma tatuagem qualquer. Usei a fonte criada por Ariano Suassuna em seu Movimento Armorial, e ficou muito interessante.

Pois Laêne, já tem uns cinco anos, me fala de Angela Cullen. “Ela é uma serviçal do Hamilton. Ele sai do carro, tira o capacete, ela pega. Ela carrega a mala e a pochete dele. A garrafa de água e as luvas. O celular e o guarda-chuva. Os óculos e o relógio. Ele anda sempre na frente, ela atrás. Parece uma escrava seguindo seu senhor. Ninguém fala nada porque ele é preto e ela é loira e branca. Imagine se fosse o contrário.” O tema seria explosivo. Porque talvez alguém pudesse interpretar como algo análogo ao abominável artigo de Antonio Risério publicado na “Folha” em janeiro do ano passado — quem tiver estômago, que leia aqui. Ele defende um indefensável “racismo reverso”, tese tão estúpida que não merece mais do que a mera menção para que o idiota seja esculhambado.

Mas o que incomodava Laêne não era a questão racial. Se fossem dois brancos, dois pretos, dois asiáticos, ou misturas entre todos, ela ficaria indignada do mesmo jeito. O que exasperava minha namorada era uma atitude que ela considerava lacaia de Angela nas imagens que a TV mostrava: ela sempre atrás, Hamilton na frente. Eu argumentava que Cullen cumpria outras funções, mas não tinha jeito. Laêne é torcedora apaixonada de Vettel. E não gosta de Hamilton. “Poser”, diz ela. Sempre achou tóxica a relação entre ele e Angela.

Bom, a coisa anda tão previsível na F-1 que hoje o principal assunto do dia em Jedá foi o fim da parceria entre os dois. Trocaram mensagens carinhosas de despedida pelas redes sociais e, sete anos depois da primeira corrida em que apareceram juntos, acabou. Angela era uma faz-tudo de Hamilton. Pilotos têm figuras como ela a seu serviço. Mas talvez a neozelandesa de 48 anos fosse mais visível porque Lewis é protagonista da F-1 há muito tempo e não caminha um metro num paddock sem uma câmera mostrando qual pé foi na frente. E é claro que do mesmo jeito que centenas de imagens de Angela carregando suas coisas foram vistas nos últimos tempos, outras centenas de cenas de afeição, doçura e ternura entre os dois foram registradas desde 2016.

Mas a Laêne não gosta do Hamilton, não tem jeito. E suas observações fazem algum sentido, apesar de permeadas por um certo viés de antipatia.

Vamos para a pista, então.

Os tempos de hoje em Jedá: Red Bul, Aston Martin e o resto

Os primeiros treinos livres para o GP da Arábia Saudita, apenas a segunda etapa do Mundial, confirmaram tudo aquilo que se viu no Bahrein e que será visto até o fim do ano, com uma ou outra variação em certas pistas. A saber: Red Bull na frente, Aston Martin logo atrás com Alonso, Stroll crescendo, e depois deles o resto. Nesse resto incluam-se Ferrari e Mercedes. Basta olhar os tempos aí em cima. Verstappen, que teve um problema estomacal no começo da semana e só chegou a Jedá ontem à noite, não precisou se esforçar muito para ficar em primeiro. Alonso foi o segundo. Veremos o espanhol ciscando ali a temporada toda, mas ainda sem chances muito claras de vitória. Acho que em algum momento ganha uma corrida. A ver.

A Alpine andou direitinho com seus dois pilotos e a Haas voltou a fazer tempos razoáveis com Hülkenberg, embora em ritmo de corrida o time tenda a despencar. McLaren e AphaTauri ganharam a companhia de Alfa Romeo e Williams na rabeira. Mas o que choca, mesmo, é o time papaia. Muito, muito ruim.

Alpine de Ocon: bom desempenho

A Ferrari já começou o fim de semana informando que Leclerc perderá dez posições no grid por troca da central eletrônica de seu carro. Hamilton, falando sobre a Mercedes e sobre o que o espera neste ano, disse que a energia da equipe, depois da primeira corrida, deve ser gasta em objetivo diferente do esperado antes de começar o campeonato: resolver os problemas do carro é prioridade agora, e não pensar em lutar por vitórias ou para chegar perto da Red Bull, algo considerado impossível.

Lewis foi colocado no centro de especulações sobre uma mudança de equipe, papo de rede social, e tratou de cortar o mal das fake news pela raiz: “A Mercedes é minha família e não vou para lugar algum”, garantiu. Ele também deu uma espetada boa na sede da corrida, a Arábia Saudita. Na coletiva de quinta-feira, os pilotos que estavam ao seu lado — como Pérez, Stroll, Norris, Russell… — disseram se sentir seguros em Jedá, que o esporte pode ajudar o país, aquele papo furado para não ferir suscetibilidades. Quando chegou sua vez, Hamilton falou: “Nada a acrescentar, é tudo que eles falaram, mas ao contrário”. Lembram do ano passado, né? Uma refinaria da Aramco em chamas pertíssimo do autódromo, depois de ataques de drones de rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã. E o pau comendo na pista como se nada estivesse acontecendo.

Amanhã sai o grid de largada a partir das 14h. É o mesmo horário da corrida. O circuito saudita teve algumas modificações por conta de segurança e deve ficar um pouco mais lento que no ano passado. Mas, ainda assim, é pista de altíssima velocidade, com enorme chance de safety-car no domingo.

Às 19h, como de costume, tem “Fórmula Gomes” lá no YouTube, apareçam!

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Amaral
1 ano atrás

Minha esposa sempre teve as mesmas impressões da Laêne (ops, Lá N).
De que era incômoda a posição servil que a Angela ocupava (sim, ela sabe que todo mundo tem seu criado particular, mas com Hamilton e Angela isso ia a outro nível). Mas ela, mesmo assim, é fã do Hamilton.

Valmir Passos
Valmir Passos
1 ano atrás

Faço minhas as palavras de Lá N.

Carlos
Carlos
1 ano atrás

A tal da cutucada de Hamilton tem o mesmo efeito de um pernilongo picando um elefante. No final das contas, está lá, competindo como todos os outros com opiniões diferentes da dele.

alex
alex
1 ano atrás

ela fazia uma função na qual deveria ser bem remunerada e era uma pessoa de apoio agora vem um monte de gente aqui falar que via isso ou aquilo no mundo hoje cheio de hipócritas e garanto que ela era feliz por estar ali pois deve ganhar bem e era pessoa de estrema confiança.

Fernando Bonato
Fernando Bonato
Reply to  alex
1 ano atrás

Sim, ganhava mais de 100 mil dolares, viajava p todas corridas, estava no centro dos acontecimentos, estava dentro do circo da F1. Aliás, se Hamilton estiver procurando substituto, eu me candidato. Ainda por cima posso dar aulas de portugues pra ele.

Bernie Eca
Bernie Eca
1 ano atrás

Lá N tem razão

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG: Acredito que Lewis Hamilton não vai renovar com a Mercedes-Benz, em razão do erro de projeto do carro W-14, já Alonso vai encerrar a carreira segundo a versão de sua namorada no próximos dois anos. Haverá algumas substituições surpreendentes. Por fim acredito piamente no sexto sentido de Laêne no contexto social atual a imagem vale mais que mil palavras.

Joao
Joao
1 ano atrás

Concordo 100% com a opinião de Dona LáN.
Toda foto que eu via dos dois, me perguntava pq o Sr Mega Fodao das Galáxias, não pode carregar suas próprias coisas e tratá-la com igualdade.

Viva Ângela, que finalmente ganhou sua carta de alforria, que seja feliz em sua nova vida.

Heriank
Heriank
1 ano atrás

Esse Hamilton é um dos maiores hipócritas do mundo esportivo. Flávio Gomes acertou em cheio. Imagina se fosse o Hamilton carregando as coisas dela. O único piloto da F1 com tanta frescura é ele. Defensor dos animais
” que também concordo ” mas ao mesmo tempo defende o aborto. Quando ele iniciou na F1 torci muito por ele, até ver quem ele realmente era.

Heriank
Heriank
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

Ser a favor do aborto quando já nasceu muito fácil !

Eduardo Lopes
Eduardo Lopes
Reply to  Heriank
1 ano atrás

Se quem engravidasse fosee o homem, o aborto sua feito em catedrais ao som de cantos gregorianos.

sul!ivan
sul!ivan
Reply to  Heriank
1 ano atrás

É, dá pra se dizer que Lewis não é um Cavalheiro!

sul!ivan
sul!ivan
1 ano atrás

Ótimo texto, muito bom de ler, você nos traz o mundo da F1 em palavras, continue assim, quanto a Lewis e sua assistente eu achava aquilo meio proposital, marketing, sei lá, mas eu gostava de ver ela simpatica disposta sorridente e deveria sere bem eficiente, to curioso pra ver quem ficara no lugar dela.
E os treinos geralmente a RBRs (agora, antes mercedes e antes ferraris) não andavam muito e só aceleravam mesmo na classificação, agoraa nem isso acontece.a diferença ate que nao é grande, 11 carros no mesmo 1 segundo e todos em 1,5 segundos, o problema da competição é que são sempre os mesmos na frente, um abraço a todos.

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Engraçado que sempre observei Angela como uma pessoa tão competente e obcecada pela perfeição, tanto é que fazia duas observações quando os dois apareciam nas telas: a que se Hamilton passasse mal ela o colocaria nas costas antes da maca chegar e que se eu fosse mega milionário eu pagaria um ótimo salário para ela ser governanta da família.

jaime
jaime
1 ano atrás

Bom dia. Comecei a pensar mais nisso, qdo eu vai uma cena no drive to survivor, em qe ela corre para passar a credencial dela e depois , ela passa a credencial dele para Hamilton entrar. Ela vai algo além da função de fisioterapeuta. E alguem dever ter avisado o Hamilton , e para não ficar parecendo um príncipe da Inglaterra, se desfez a parceria. É o que me parece.

Jayme Pires
Jayme Pires
1 ano atrás

Sempre pensei a mesma coisa. Me incomodava quando a via segurando o guarda-chuva dele, o celular e coisa assim. Tudo muito esquisito.

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
1 ano atrás

Boa noite FG.
Leio blogs, apenas os inteligentes como o seu.
Sempre tive a mesma percepção e incômodo (até aí foda-se meu incômodo) com essa relação submissa da moça (sendo funcionaria, ou não) e o discurso em sentido oposto do Hamilton.
Enfim, que seja uma mudança positiva na vida de ambos.
Agora um pitaco gratuito. Forçam muito a barra pro lado dos petrodollars e isso me dá no saco. Que puta pista de merda hein?! Perigosa e sem charme nenhum (mais uma delas, a lista é grande).
Vou ali tomar um antiácido e já volto.
Abração e boa prova a todos!

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
1 ano atrás

Taís um assunto que concordo com você. Racismo reverso não existe.
O que existe é racismo. Basta ler o conceito de racismo, que é discriminar alguém em virtude de sua raça.
Qualquer pessoa pode cometer atos de racismo, inclusive negros….

Marco
Marco
Reply to  Cláudio Cruz
1 ano atrás

Branco não sofre racismo… tem dó

Nilto
Nilto
1 ano atrás

O trabalho dela, é só um trabalho, uma função. e super bem remunerada, imagino. E andar atrás, faz sentido para não atrapalharas câmeras, que é quem paga essa brincadeira toda!

Ernesto Mourao
Ernesto Mourao
1 ano atrás

Boa noite! Eu acho q sua namorada tem toda razão. Vejo da mesma maneira.

Grasi
Grasi
1 ano atrás

Adoro estas declarações do Hamilton!
#saudadesdovettel

Roberto
Roberto
1 ano atrás

A pergunta que não quer calar: ela tatuou Flavio?