JUCA CHAVES, 84

SÃO PAULO – Mais um que se vai, e que fez parte do caldo cultural que formou minha geração. Juca Chaves gostava de carros. Chegou a entrar num empreendimento que não saiu do papel, o Bettina. Teve um Jaguar E-Type, entre tantos outros — Arnaldo Keller contou aqui que ele andava com uma lista de 73 carrões que tinham passado por suas tantas garagens. Amava a Bahia, o lugar que escolheu para viver. Gostava de andar descalço. Nunca deixou os palcos — grandes ou minúsculos, sem mágoas ou ressentimentos. Foi perseguido pela ditadura militar apenas por ser… engraçado. Tentou a política. Falou bobagens. Cometeu seus erros. Quem não cometeu? Cantava, compunha (“A Cúmplice” é lindíssima). Era uma figura, um tipo de figura que o Brasil não produz mais — culto, inteligente, sarcástico, divertido.

Tem um texto lindo do Ricardo Feltrin sobre o Juquinha aqui. Vocês que nunca ouviram falar dele, procurem. Tem bastante coisa na mãe internet. Sua entrevista ao Jô (aqui, aqui, aqui e aqui) é deliciosa. Gastem seu tempo com algo útil. Como saber quem foi Juca Chaves. Com todos seus defeitos e qualidades.

Juca Chaves e o Bettina: ficou no papel

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
1 ano atrás

Grande Juca! Showman ! RIP.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

“Velho é se drogar de juventude, jovem é saber envelhecer”.

Essa frase de Juca Chaves é mais uma de tantas outras incríveis também.

Pedro Wolthers
Pedro Wolthers
1 ano atrás

Sabe qual é o menor livro do mundo ?

Quem é quem no Piauí.

guest
guest
1 ano atrás

Certa vez, a Hebe Camargo perguntou-lhe onda estava seu Jaguar, ao que respondeu “como todo Jaguar, está na oficina”.

Sobre o Bettina, há uma reportagem no Jornal do Brasil de 15/4/1967, página 23.

Marcus
Marcus
Reply to  guest
1 ano atrás

Já ouvi uma assim “Aquele é o maestro, o meu Jaguar”. “Maestro?”. “É, ele adora um conserto”.

GUs
GUs
1 ano atrás

Juca Chaves era sensacional!

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
1 ano atrás

Juca Chaves….Pelé, Jô, Dinamite, Godard (Francês) é…. O mundo vai ficando sem cor, sem vida. E surge uma vidinha plug and play

Britto
Britto
1 ano atrás

Putz, não te acessava há séculos, entrei agora e vi essa homenagem a esse que fez sim parte da nossa formação, geração early 60. Lembra do LP que reproduzia um show, e que tinha uma tampa de privada na capa? As únicas piadas que sei são desse LP rsrs. Valeu!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
1 ano atrás

Faltou dizer:

1 – Obrigado Flavio, pela homenagem ao Juca, e por abrir espaço para nós leitores homenagearmos também.

2 – Juca participou de um dos episódios do primeiro seriado de ação nacional, o “Vigilante Rodoviario”. A serie teve 38 episódios de sucesso, num dos quais – O Rapto do Juca – o cantor foi sequestrado e depois foi salvo pelo Inspetor Carlos Miranda e seu cachorro Lobo, bem a tempo de chegar para um show.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
1 ano atrás

Juca, foi de fato uma figura impar.
Fico com a sensação de que viveu bem, e que foi feliz na medida do possível.
No inicio dos anos 70, ele ainda no Rio, era comum vê-lo em Copacabana e Ipanema, sempre guiando seus carrões, e acompanhado de mulheres bonitas. Ainda não tinha encontrado a Yara, sua cúmplice, por mais de 40 anos. Por falar nisso “A Cumplice” é linda sim, um verdadeiro hino a mulher.
Quanto aos carros, eu não sabia do Bettina, mas Juca teve um dos únicos 2 Lamborghini Miura que havia no RIo, naquela época. O dele era laranja, e o outro, que diziam que era do Consul da Itália (?) era verde claro. Eu o vi também com vários Jaguar, um E-Type conversivel V12 verde e diversos sedans XJ, sempre V12. Se a memoria não me trai, acho que também o vi com umas duas Corvette conversivel. Sempre andando devagar, e quando nos conversíveis, sempre de teto aberto.
Uma vez paramos ao lado dele, na primeira fila de um sinal da Av. Copacabana. Ele no E-Type, de teto aberto e uma loura do lado. Eu estava com um amigo, que tinha um Fusca preparado, motor 1600 e escapamento esportivo. Decidimos provocar o Juca, pra ver se ele dava uma arrancada com o Jag. Meu amigo deu uma, duas, três aceleradas, giro lá em cima, fazendo bastante barulho, e o Juca impassível, olhando pra frente. Quando o sinal abriu, ele de repente olhou pro lado, levantando o corpo do assento, e GRITOU bem alto: VRUMMMMM !!!!!. Eu, do lado direito, cheguei a me assustar ! Depois saiu devagarinho, sorriso aberto, curtindo a sacaneada que nos deu….
Juca foi um marco na vida carioca daquele tempo, em que se dividia entre Rio e SP. Ainda não tinha encontrado a Yara, e trocava de namorada com a velocidade com que trocava de carro.
Logo que voltou do exilio, fez um show na Lagoa, e quando terminou de cantar, uma pessoa na plateia gritou: “São as mesma musicas de 5 anos atrás !” e ele calmamente, respondeu: “Pois é meu amigo, pra você ver como a vida tá difícil….Mas pior é você, tá que tá ai com a mesma mulher de 5 anos atrás” !!!
Em São Paulo, muito amigo do Ronnie Von, foi visitar o cantor que estava com uma doença séria, e, na época, dado como “desenganado” (termo antigo, né ?). Ele contou numa Fita K7, que o Ronnie morava num prédio luxuoso, e que entraram no elevador junto com ele, uma mulher muito bonita, de seios fartos e decote generoso, e um elegantérrimo senhor, lusitano. Ao girar o corpo pra posicionar-se no elevador, o portugues deu uma forte e involuntária cotovelada nos seios da mulher, que não conteve um “Ai”. O senhor, com seu sotaque característico teria dito: “Minha Senhora, tenho certeza de que se o seu coração for tão macio quanto seu seio, a Senhora há de perdoar-me” ao que a bela mulher teria retrucado: “Cavalheiro, se o seu pau for tão duro quanto seu cotovelo, eu moro no 501”.
Juca tinha alguns “desafetos preferidos” a quem não perdia a chance de satirizar, entre eles o apresentador e compositor Carlos Imperial, o cronista Henrique Pongetti e o colunista social Ibrahim Sued, que sofreram na mão dele.
Depois, encontrou sua alma gêmea, provavelmente a mulher da sua linda musica, abrandou o espirito critico, e foi com ela morar em Itapoã os últimos 40 anos de sua vida. Que eu espero que tenham sido muito felizes !!!
Descanse em Paz, Grande Juca Chaves.

Ricardo
Ricardo
1 ano atrás

FG, parabens por comentar algo sobre essa personalidade impar que era o Juca Chaves. Lembro inclusive de algumas mesas redonda com a presença dele e nas suas canções dava os seus recados.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Tive o imenso prazer de assistir seu show em Maringá no comecinho dos anos 90…tinha receio nem sei o porquê…saí encantado…

David Felipe Torres
David Felipe Torres
1 ano atrás

vai deixar saudades! otima dica Flavio!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

Artista incomparável ….do nasal que segundo êle era normal

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Juca Chaves, o Menestrel Maldito, nossos pais compravam as fitas-cassetes piratas e discos proibidos dos seus espetáculo com piadas interessantes e muito inteligentes. Ainda quando o artista morava em São Paulo,e residia no bairro do Morumbi , encontrava-nos no posto de gasolina próximo ao Jokey, dos carros me recordo alguns maravilhosos entre eles : Mercedes 280SL ( pagoda) de cor branca com estofamento na cor azul, depois carrões de outro planeta entre eles uns poucos que me recordo são: Jaguar E- Type Série III-1972 V-12, vermelho , conversível com interior na cor de conhaque, 1(um) jaguar XJ-12,quatro portas, dois tanques de gasolina, também na cor vermelha com estofamento na cor preta, três máquinas italianas da marca FERRARI , sendo elas; GTO 1974, 1(uma) modelo DINO GT4,e outra GTO -308 , gostava e adora de ouvir suas paródias e marchinhas , e as tradicionais piadas da velha que ficava na frente do quartel, com os canivetes suíços.