NÃO VAI TER TAÇA
Sei que o assunto é palpitante, então assistam ao “Bem, merdinhas” de ontem para entender por que o título de 2008 não será revisto e por que as declarações de Ecclestone sobre o “Singapuragate” não têm nada de novo ou grave. Depois, se tiver tempo, escrevo sobre o tema.
Nelson Piquet conseguiu acabar com a carreira do filho na Fórmula-1 com essa denúncia. Que burrice!
Não foi à toa que se tornou bolsomínion.
Anular a corrida de Singapura 2008 seria punir quem não teve nada a ver com a trapaça. E dos oito pilotos que pontuaram, sete (diferentemente do Alonso) não sabiam de nada.
E o maior escândalo da Fórmula-1, o famoso Singapuragate, continua rendendo notícias.
Claro que não vai mudar nada. Na época poderia ser. Agora? Não mesmo… O duro é ver o Nelsinho tentando se justificar… É um bosta igual o pai
O que aconteceu na tramoia Alonso&Briatore&Nelsinho&Renault foi muito feio para o esporte, mas a Ferrari perdeu o titulo naquele ano. Perdeu o titulo naquele erro individual nos boxes em Singapura e no estouro do motor na Hungria quando o Massa vencia com extrema facilidades… coisas de corrida… não adianta reclamar. Nada vai mudar.
Barrichello foi muito mais piloto que Massa, merecia muito mais estar na luta por um título apesar de todo o seu servilismo.
Massa e bem menos piloto que Barrichello, e mole e reclamar um título na secretaria 15 anos depois diz bem da sua mediocridade.
Se eu fosse o Hamilton, aceitaria abrir mão do de 2008 se me dessem o de 21, esse sim, descaradamente roubado, talvez não intencionalmente, mas Masi falou fino pro Horner e entregou de bandeja pra Red Bull.
São situações diferentes: 2021 foi uma decisão ruim tomada por quem de direito, mas que não violou de forma indiscutível um regulamento mal escrito. 2008 foi uma fraude, o mau caratismo de uns em manipular um evento em favor próprio e resultar em favorecimento a alguns e prejuízo a outros terceiros. Foi um roubo propriamente dito.
Por que não se manifestou na hora?
Mesmo assim o máximo que poderia acontecer seria a desclassificação do beneficiado. Neste caso Hamilton iria para segundo e Massa passaria para décimo segundo.
É engraçado: sempre condenamos uma suposta falta de brio do Rubinho e do próprio Massa na Ferrari. Quando ele se propõe, de peito aberto, a contestar o resultado de um campeonato que todos concordamos ter sido fraudado, aí ele vira motivo de chacota.
“Todos concordamos” uma ova, a começar pelo próprio vídeo daqui… O que está virando cada vez mais um consenso é que estamos presenciando o maior chororô de um piloto de F1 da história. E olha que tivemos concorrentes fortes por aqui:
– Senna reclamou da desclassificação em Suzuka (uma punição totalmente desproporcional, cá entre nós), mas em vez de encerrar o assunto após encher a traseira do Brundle em Adelaide, o que teria finalizado o campeonato do mesmo jeito, ele ‘deu o troco’ no ano seguinte, numa manobra que, se não fosse em velocidade de largada, poderia ter acabado em morte (como de fato acabou em outra categoria pouco tempo depois). Ao menos depois ele seguiu relativamente quieto ganhando corridas e títulos até 1992, quando tinha o 2º melhor carro do grid, e mesmo assim falava que correria de graça no 1º. Mas isso é outra história…
– Barrichello, respaldado pela Globo, reclamava da desigualdade de tratamento entre ele e Schumacher, mas não pensava duas vezes ao assinar a renovação de contrato com a Ferrari. Até ser ultrapassado pelo companheiro na última volta em Monte Carlo, dar um basta, e anos depois estar no melhor carro numa equipe sem favorecimentos, mas sequer terminar a temporada em 2º. Teve também a fase de correr na Indy e em outras categorias declarando que só pensava em voltar pra F1, mas isso é outra história…
Enfim, nada disso supera, 15 ANOS depois, jogar a culpa de perder a única chance de título num ano fora da curva (afinal, onde estava ele na decisão de 2007, enquanto o companheiro de equipe levava o título, ou sua temporada em 2009, em queda livre pré-acidente, enquanto Raikkonen venceu com aquele mesmo carro em Spa?) na armação de outra equipe alheia à disputa do campeonato, sem jamais argumentar como isso levou DIRETAMENTE o mecânico a apertar o botão da luz verde antes da hora. Era só fazer uma parada cautelosa, talvez perdendo algumas posições ao voltar no bolo, marcar uns pontos, e pronto. Sem contar não se responsabilizar pelos próprios erros em outras corridas, que já foram listados em comentários aqui e no próprio vídeo. Mas o que esperar de um Massacrado fascista, pro qual toda chacota é pouca, que fomenta a ilusão de quem cai nesse papinho de ‘campeonato moral’, né? Será que essas viúvas de título também consideram Senna o campeão moral de 1994, só porque Schumacher disse que o título deveria ser dele na coletiva final?
Tomou seu gardenal?
Escrevi mal: não há a menor necessidade que eu, você e todos concordemos. O GP de Singapura de F1 de 2008 foi considerado, sob todas as esferas, fraudulento, culminando com o banimento formal de Flavio Briatore e Pat Symonds (este por 5 anos) do automobilismo e o simbólico do Piquet Jr. Quanto ao título e ao que ocorreu em decorrência dessa fraude, se o Massa contestar judicialmente, que os juízes julguem. A verdade ainda não tem dono, nem mesmo você a possui.
Como se o Massa nunca tivesse obedecido ordem de equipe…
Não me lembro de Massa ter obedecido alguma ordem da equipe para fazer algum tipo de falcatrua….Se aconteceu, por favor, me tire da ignorância.
Massa cedeu a vitória na Alemanha / 2010 para Alonso (sempre ele) por ordem da equipe Ferrari.
Ele foi subordinado. Canalha, não.
Bernie fala qualquer coisa para virar manchete de jornal. Semanas atrás, saiu-se com o “suborno ao massagista de Piquet e Reutemann em Las Vegas, 1981” – uma história ridícula, principalmente para quem se lembra muito bem, como eu, que Piquet terminou aquela corrida com o pescoço nas últimas. Aí, baixou o Massa na filha de Reutemann e ela disse que ia entrar com processo para o pai ser reconhecido como campeão daquele ano. Depois, ninguém mais falou no assunto. É exatamente o que deveríamos fazer com essa história do Massa. Que, por sinal, já começa a virar piada por causa desse assunto. Corre o risco de perder o respeito que ainda tem.
E é exatamente o que vai acontecer.
Se, e somente se, chegar aos 100 anos para ver seu filho na 6a série, ainda será o Bernie Ecclestone. Que certamente sabe de coisas que a gente não imagina, mudem elas os fatos ou não. Do Piquet, dados os últimos eventos, só se pode esperar o pior, por mais improvável que pareça.
Massa perdeu 2008 na Malásia, na Hungria e na cagada da equipe em Cingapura. Chororô desnecessário.
E em Silverstone, teve um desempenho patético naquela corrida.
Sei não, hein. Se ficar comprovado de forma cabal que a cúpula “prevaricou” (deixou de cumprir regras que obrigatoriamente deveriam ter sido cumpridas – anulação da prova), cabe sim uma discussão jurídica. O exemplo do Lance Armstrong é pertinente.
Prevaricou como? Quando houve uma denúncia, investigou e puniu os culpados. Pai de piloto falar informalmente que o filho bateu de propósito e se recusar a formalizar denúncia não é motivo para abrir investigação.
FG, salvo engano, o tio Bernie disse que já em 2008 souberam, que ele inclusive “acalmou” o Piquet pai e que caberia tempestivamente a anulação do evento com os indícios que já havia – o que daria o título ao Massa.
“Prevaricação” nesse caso vai com aspas porque é um tipo penal exclusivo do serviço público, mas, se verdade for o que o Ecclestone afirmou, foi o que aconteceu, porque aquela corrida deveria ter sido anulada ainda em 2008, tão logo souberam do que houve.
O que pegou foi que puniram os envolvidos muito depois do que deveriam, segundo ele, para resguardar a reputação do esporte. Como um leitor abaixo escreveu, 2021 foi um equívoco decorrente de má redação de texto. 2008 foi doloso. Eu, fosse o Massa, teria ido aos tribunais o quanto antes. Brigaria pelo que me parece algo de direito e pertinente.
Se você assistiu ao “Bem merdinhas” ontem, entenderá que Bernie não REVELOU nada. Na decisão sobre a investigação a própria FIA informa que no GP do Brasil de 1988 Piquet pai procurou um oficial da entidade para falar que Nelsinho bateu de propósito. O oficial (Charlie Whiting) disse: OK, chama o menino para fazer uma declaração. Piquet negou. Então a FIA disse que sem declaração não havia um caso. E mesmo se resolvesse abrir a investigação ali, quem é que disse pra vocês que iriam ANULAR a corrida? Os culpados seriam punidos, como foram. Anular a corrida nunca foi algo considerado. O que o Bernie disse 15 anos depois não tem relevância jurídica nenhuma.
Ah, FG, pode ser discutível juridicamente sim. O fato de, segundo o Ecclestone, eles terem tido indícios mínimos e podido tomar as medidas cabíveis a tempo enseja uma discussão jurídica.
Não pretendo saber mais que você e nem vou prosseguir no assunto depois desse comentário, mas eu iria à luta, se fosse o Massa. Já teria ido há muito tempo.
E não à toa, já citaram o Lance Armstrong, que teve quase todos os seus títulos cassados vários anos após os campeonatos.
Isso ainda vai render. Tomara que você repercuta, se for o caso.
E saiba que tão logo sobre uma grana, comprarei os livros na Gulliver. Abraços!
Esse assunto não vai render. Esquece. Veja o programa. Eu explico tudo lá. NÃO HÁ REGRA NENHUMA QUE FALE SOBRE NÃO MEXER EM RESULTADOS DEPOIS DE PREMIAÇÃO, NUNCA HOUVE. Bernie tá com mais de 90 anos, fala qualquer merda e ninguém checa nada.
F-1,nunca foi esporte , sempre foi um negócio gigantesco de marketing , desde o seu início era um negócio de marcas de carros, pneus, combustível, bebidas e tabaco. Portanto Felipe Massa , pode esperar sentado. A questão jurídica em termos de tribunais internacionais já prescreveu. Assim sendo, torcedores de Felipe Massa podem continuar a chorar, pois o choro é e graça e não paga imposto.
Eu esperaria deitado. Era só não ter passado o GP de Silverstone rodando feito um pião e ter conseguido um quinto lugar que o problema estaria resolvido a seu favor.
Comentário típico do sullivan, tem sempre de agredir alguém, sem a menor necesdidade.
Independente das declarações de Bernie e o que Nelsinho fez, os únicos culpados pela perda do título de Felipe Massa foram o próprio e a Ferrari. Um quinto lugar em Silverstone ou um mesmo quinto lugar em Cingapura fecharia a fatura.
O único favorecido neste episódio foi Fernando Alonso.
Então, esqueçamos. Foi há quase 15 anos. Lamentável, mas não deu. Vida que segue. Aguardemos as próximas picaretagens.
Perder os títulos como o Armstrong é danoso, mas ganhar um depois de 15 anos não vale nada.
https://www.roadandtrack.com/news/a43510356/felipe-massa-suing-formula-one/
Quando leio sobre esse assunto, lembro o quão mal caráter são os Piquets. O Jr é uma versão piorada do pai. Como diz o ditado: A FRUTA NUNCA CAI LONGE DO PÉ.
Sei que não dará em nada, mas pra mim, 2008 tem asterisco. Acho pior que 2021. Mas é assunto pra mesa de bar.
Tem uma caralhada de asteriscos. Eu, se fosse o Massa, teria entrado com ação já em 2009.
2021 foi um erro crasso (torcia pro Vestarppen) mas 2008 teve dolo claro e manifesto. Se vai dar em nd ou não aí é outra história….
Exatamente.
Mais uma coincidência: Mr. Nelson Piquet Jr. fez sua ultima corrida na F1 no dia do seu aniversário de 24 anos: 25/07/09. Foi demitido um dia depois.
Esse merece o que a vida lhe deu: ostracismo e ejacular com o penis alheio.
Não vai ter taça e é justo que não. Mas tem uns Blogueirinhos Pachequistas que promovem a Estreia do Caio Castro ( marido da Grazi Massafera ) que já fazem Plantão no Tribunal de Haia….
Oxe, quem são esses?
Rafael Lopes, do GloboEsporte.com, já ouviu falar???
No dia que o Hélio Castroneves foi Tetra das 500 Milhas ( até a F1 o Parabenizou ) Ele publicou um Post da Estreia do Caio Castro na Copa Porshe.
Ele foi um dos que levantou a “Bandeira de Deodoro”, mas nunca mais voltou para explicar o porquê de não ter sido construído e/ou investigou tal maracutaia como vcs, jornalistas de verdade, fazem.
Agora vem com historinha de que “a justiça tem que ser feita”.
Precisam falar pra ele que o Carro da Ferrari de 2010 à 2013 era a Porcaria que o Massa Guiava. O Alonso tirava o resto no Braço, tanto que não foi campeão em ambos por três pontos.
Mas será que ele vai falar isso???
E assim caminha a mediocridade….
Não sabia, não.
Tentei buscar outro dia até para divulgar aqui como verbaridade, mas faz dois anos já.
Daqui à pouco emplacar um BBB na Stock Car.
Você tem razão, mas não pode desconsiderar 2 fatos quanto ao Massa: o acidente na Hungria em 2009 e o GP da Alemanha de 2010. E, realmente, ele nunca mais foi o mesmo.
Mas Verstapen, com 17 anos, disse “Não” no Rádio da Toro Rosso quando esta ordenou dar o 8° Lugar para Sainz em Singapura 2015.
Aonde ele chegou???
Respeitosamente, discordo. O Massa merecia ter sido campeão. Ele e o Alonso foram as únicas oposições reais que o Hamilton enfrentou na F1. E ele perdeu o título por circunstâncias fora do alcance dele, decorrentes de ilegalidades. Afirmo isso sem ser pacheco.
Ok Marcus: Gp de Valência 2012. Alonso larga em 9° Lugar ( atrás do Massa ) e na Bandeirada ele recebe em primeiro domingo quem a Frente, praticamente uma volta atrás?
O Massa teve uma chance de ser Campeão, e não conseguiu. Barrichello teve uma em 2009, e não conseguiu.
Só fatos, com argumentos. Melhora a discussão.
Todos fatos indiscutíveis. Mas as circunstâncias podem ser discutidas.
Em 2009 Massa recebeu a mola na testa, nunca mais foi o mesmo, isto é fato.
Ué? Então Vettel, Verstappen e, em menor escala, Raikkonen não foram “oposições reais” na carreira do Hamilton? Que viagem é essa?
E ele perdeu o título por erros dele e da equipe durante a temporada, como em qualquer outro campeonato, principalmente os sem descartes. Nada de mais.
Eu me referi daqueles tempos de 2014 até 2020. Lembre-se que a RBR de 2010 a 2013 esmagou a concorrência. Daí em diante, Hamilton foi soberano, com todos os méritos, e por detalhes perdeu o título em 2016 para um piloto bem inferior a ele. Mas realmente não especifiquei os períodos.