MEMÓRIAS DE MAIO
SÃO PAULO – Como a cada 1º de maio é mais ou menos a mesma coisa, entendo que tem gente que queira ler/pesquisar/ouvir sobre o acidente que matou Senna. Aqui, um dos tantos textos que escrevi. E que está, ampliado em revisado, no livro “ÍMOLA 1994”. Que, por sua vez, pode — e deve — ser comprado aqui.
Pouco se comenta, mas o Alboreto teve um acidente na Tamburello muito parecido com o do Senna, durante testes em 1991. Só que o ângulo não foi tão desfavorável. Ele saiu andando e literalmente tirou a poeira do macacão. Há fotos no google.
E na corrida fatídica de 94, um pneu traseiro da sua Minardi saiu do carro após um pit-stop e machucou alguns mecânicos da Ferrari, ironicamente. Foi depois disso que estabeleceram um limite de velocidade no pitlane.
O canal Projeto Motor lançou um video sobre esse e outros acidentes na Tamburello que antecederam a morte do Senna.Recomendo.
Eu vi já, muito legal. Teve o do Patrese em 92 também.
Senna morreu por uma fatalidade, ponta de eixo que atingiu sua testa como se fosse um projetil.
ERRADO, senna morreu ao bater a região occipital(atras do ouvido) no muro a 200km/h, isso ja o matou depois teve uma parte da suspenção solta que o atingiu no fronte e que era uma lesao fatal tambem. motivo pra ele morrer nao faltou
Flavio Gomes permita-me partilhar um link que tem a transmissão da prova pela televisão portuguesa e no qual os comentadores ( saudosos Jose Pinto e Adriano Cerqueira que nos anos 60 já cobriam as 24 horas de Le Mans) falam nessa questão já referida aqui do carro sair totalmente às quatro rodas sem qualquer desvio (uma coisa tão estranha) e na qual eles fazem alguma reflexão sobre a mudanca do regulamento FIA.
Foi um dia triste, uma tragédia, goste-se ou não de Ayrton Senna
https://youtu.be/eetmXdkxuaQ
Todo 1º de maio leio seu texto (comprei Ímola 1994 na pré-venda) e não me canso.
Mansell foi campeão pela Williams em 1992 e ia correr mais um ano, quando Senna disse que correria até de graça para a equipe. Mansell se aborreceu e foi parar na Indy onde também foi campeão.
Quando Senna achou que iria entrar, os homens da Renault exigiram a contratação de Prost, que se tornou tetra com a Williams em 1993.
Prost não tinha poder de veto para o segundo piloto para 1994 e a Williams optou por Senna. Prost, aborrecido, resolveu parar e Senna foi contratado para primeiro piloto da equipe. Deu no que deu.
Detalhe: os três adversários de Senna (os dois citados e mais Piquet) foram campeões pela Williams.
Mas e a causa mortis afinal?
Você é bobo?
eu nao
Câncer pancreático, é óbvio.
quaquaquaqua
politraumatismo cranio encefalico\\\\\\\\\\; pancada na regiao occipital contra o muro e intrusão frontal de peça da suspensao dianteira
O que diz Damon Hill não conta para nada, é apenas um inglês, funcionário da Williams a lavar a face da equipa, o que é bem nojento da parte de Damon Hill, que falou o que falou apenas com a intenção de ilibar a Williams.
Há uma questão que ninguém consegue responder Flavio Gomes:se houvesse um erro de piloto o carro não saia às 4 rodas, o carro saiu totalmente às 4 rodas sem qualquer correção, foi recto ao muro.
Num erro o carro sai de lado, vai bater depois de mudanças de trajectórias, neste caso o carro em linha recta absoluta como:
-Se o carro não tivesse direção alguma
Ou
-O piloto não estivesse consciente
O carro sai recto, não há explicação para isso, o carro de Senna toca muito no chão assim como tb o carro de Schumacher segue raspado no chão.
Eu já conhecia essas palavras de Damon Hill, são uma lástima, quem conhece os ingleses sabe que eles se defendem uns aos outros, Damon Hill quis ser o bom funcionário da Williams mas dão vergonha alheia.
O facto é este:o carro sai recto totalmente as quatro rodas, isso é um carro sem comandos, o resto é especulação.
A FIA sabe o que aconteceu mas como mexeram nos regulamentos a pressa não querem que se saiba.
Uma pergunta final: quantos acidentes graves quer em prova quer em testes ocorreram em 1994?
Demasiados… por exemplo Pedro Lamy em testes foi aterrar num local onde num dia normal estaria cheio de público Silverstone.
Todos erraram? muita coincidência tudo em 1994.
O Damon Hill vir com a história dos pneus, que o Senna não aqueceu devidamente, realmente foi uma sabujice sem precedentes.
os carros de 1994 eram dificeis de guiar e senna foi o que mais errou, simples asssim,
O Homem , o piloto morreu….ficou o MITO
Ficou a lembrança …..
e ficaram as viuvetes tambem
…e sempre chorosas.