SOBRE ONTEM À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA

Muito à vontade, Verstappen “entra em campo”: cafonice americana

SÃO PAULO (tem quem goste) – O certo era achar uma foto de Verstappen passando Pérez. Até tem uma, está mais abaixo, mas é “frame” da TV, imagem aérea, esteticamente pobre. Assim, depois de rasgar elogios ao rapaz ontem e explicar tintim por tintim como ele ganhou o GP de Miami, restam as irrelevâncias. Isso explica a foto escolhida para representar a corrida: essa coisa brega de americano que acha que todo evento esportivo tem de se parecer remotamente com o Super Bowl. E, no fim, tudo se parece mesmo é com aquelas competições colegiais que a gente vê nos filmes enlatados da TV.

Alguém avise a Liberty que faz anos que a F-1 baniu as grid girls.

Verstappen foi vaiado pelo público ontem no pódio e, como de costume, cagou e andou para os torcedores. “O importante é meu troféu, quem não gosta de quem ganhou vaia, não ligo muito para isso”, disse. Havia muitos mexicanos na torcida, por isso as vaias. Mexicanos são meio malas. Isso quem está dizendo sou eu. No caso da F-1, creem piamente que Pérez está sendo sacaneado pela Red Bull.

Pérez é pior que Verstappen. Ponto. Como Vettel era melhor que Webber. Hamilton, que Bottas. Senna, que Berger. Schumacher, que Barrichello. Não é preciso teorizar muito mais sobre o assunto.

O NÚMERO DE MIAMI

38

…vitórias tem Verstappen na carreira, todas elas pela Red Bull. Ontem ele igualou o maior vencedor da história da equipe, Sebastian Vettel. O alemão ganhou 53 corridas na F-1, sendo 38 pela Red Bull, 14 pela Ferrari e uma pela Toro Rosso.

Vitórias a partir da nona posição do grid não são muito comuns na F-1. Ontem, foi apenas a quinta vez na história que isso aconteceu. A última fora em 1984 com Niki Lauda no GP da França, de McLaren. Antes, Maurice Trintignant (Ferrari, Mônaco/1955), John Surtees (Honda, Itália/1967) e Jody Scheckter (Wolf, Canadá/1977). A Red Bull chegou a 97 vitórias na categoria. Fará uma linda festa na centésima. Pérez, por sua vez, completou o número redondo de 30 pódios.

Bela mierda.

A FRASE DE MIAMI

“Ele estava simplesmente inalcançável. Não consegui ter o mesmo ritmo. Precisamos entender por quê.”

Sergio Pérez

Bom, quando descobrir, avisa. Há quem diga que a tática de largar com duros e terminar com médios era melhor, e por isso foi aplicada no carro de Verstappen. Bobagem. Na Mercedes, Russell largou com médios, como Pérez, e terminou com duros. Estava na frente de Hamilton no grid. Lewis, como Verstappen, fez o inverso: largou com duros e terminou de médios. E quem chegou na frente? Russell.

Não faria sentido deixar Pérez na pole com pneus duros cercado de carros com pneus médios, que fatalmente conseguiriam ultrapassá-lo na largada. Isso atrasaria o mexicano. Se ele não conseguiu disparar na frente e depois, com pneus duros novos, não teve capacidade para ser mais rápido que Verstappen — que tinha os mesmos compostos desde o início da prova –, problema dele.

Acima, o panorama de momento da temporada depois de cinco corridas. O desempenho dos times abaixo da Ferrari é patético. Um GP distribui 102 pontos, quando o ponto extra da melhor volta fica com alguém que terminou entre os dez primeiros. Num fim de semana de Sprint, são 138. Nesta temporada, foram 545 pontos entregues até agora, porque em um GP a melhor volta ficou fora da zona de pontuação.

As quatro primeiras colocadas somam 500 — 91,7% do total. As outras seis, juntas, têm 45. Apenas um ponto a mais do que Sainz, sozinho, fez com a Ferrari. É uma vergonha.

Caixinhas, então, para não me irritar ainda mais.

GIL DE VOLTA – Gil de Ferran está de volta à McLaren, como consultor. O ex-piloto brasileiro, que fez carreira na Indy, já trabalhou no time entre 2018 e 2020. Ocupará um cargo não executivo ou operacional. Servirá de conselheiro para Andrea Stella, novo chefe da equipe. Gil é ótimo. Inteligente, de grande conhecimento técnico e capacidade de liderança. Vai acontecer alguma coisa na McLaren com sua chegada? Nada. Enquanto Zak Brown achar que é OK dividir esforços, dedicação e dinheiro entre F-1, Indy, Fórmula E, Extreme-E, videogames, autorama, Passa ou Repassa e Big Brother Brasil, a McLaren não vai sair do lugar.

O TAMANHO DA TROLHA – A Red Bull ganhou as cinco corridas do ano até aqui. Vejam a diferença do vencedor para o melhor carro não-Red Bull em cada uma delas: 38s6 (Bahrein), 20s7 (Arábia Saudita), 0s1 (Austrália, mas terminou com bandeira amarela), 21s2 (Azerbaijão), 26s3 (Miami).

O TAMANHO DA TROLHA II – A equipe austríaca, desde o GP da França do ano passado, ganhou 15 das 16 provas disputadas. Só perdeu em Interlagos para a Mercedes de Russell. O número tem certa magia. O melhor desempenho de uma equipe na história é o da McLaren em 1988, com 15 vitórias em 16 etapas. É o maior percentual já registrado numa única temporada, 93,75% do total de GPs. A Red Bull igualou a marca, ainda que em campeonatos diferentes. O resto que lute.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de Fernando Alonso, claro, quatro pódios em cinco corridas, sempre em terceiro lugar. Com 75 pontos, é o terceiro colocado no campeonato — o “melhor dos outros” — e responsável por 73,5% dos pontos da Aston Martin. Está nas nuvens. “Não é que voltei a ser o que era antes”, falou. “Sempre fui o mesmo, a diferença é que agora estou numa equipe que acredita em mim e no que eu digo e faço.” O recado foi enviado para McLaren e Renault, em especial.

Alonso, terceiro de novo: só sorrisos

NÃO GOSTAMOS do evento como um todo. Público disperso, arquibancadas vazias na sexta e no sábado, asfalto refeito mas ainda ruim, traçado desinteressante, cafonice espalhada por todos os cantos. Tem gente que insiste no papo de que americano sabe fazer espetáculo. Sim, sabe. Mas americano também é muito bom em fazer espetáculo ruim, forçado, artificial. Corrida de carro não é circo. Nem parque de diversões.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cicero Dresh
Cicero Dresh
11 meses atrás

Chicanos são mesmo extremamente malas. Ignorantes e pachecos. Lembram muito os bananeiros tupiniquins. Têm orgulho não sei de quê.

peter von wartburg
11 meses atrás

dizem que esse é o melhor início de ano de Alonsito em sua carreira. melhor até do que em 2005 e 2006 quando foi bicampeao. procede?

Tales Bonato
Tales Bonato
11 meses atrás

RB 2023 parece McLaren 1988. Covardia.

E Verstappen já entrou, é claro, na galeria onde estão Senna e Prost.

Nelson
Nelson
Reply to  Tales Bonato
11 meses atrás

Concordo, você resumidamente falou tudo,

Sandro
Sandro
11 meses atrás

Max teve um desempenho fenomenal!
Inacreditável! De P9 para P1!
Checo fez o que pode.
Será que a Red Bull ganhará todas as corridas em 2023?
15 vitórias em 16 GP’s!
Meu chutômetro: creio que não! Sempre tem uma corrida que tem surpresas. Pode ser que alguma corrida a dupla da Red Bull tenha algum problema mecânico ou outra equipe tenha um desempenho arrasador. A ver. Podia ser o Alonso o vencedor. Depois de… dez anos!

Allan Guimarães
Allan Guimarães
Reply to  Sandro
11 meses atrás

Não é o P9 para P1 em si, mas como foi feito, de pneus duros, e mais avassalador depois, mantendo a diferença para Perez tbm de Duros mas 20v mais novos!!!

Paulo Leite
Paulo Leite
11 meses atrás

Arquibancadas vazias é um ó de borogodó. Tentei comprar ingresso pra corrida em Miami, só de sacanagem. 1 minuto depois que liberam a compra no sítio da categoria., já estava ‘soldout’. Semanas depois aparecia ingresso a $ 2000 bidens por cabeça, isso mesmo, por cabeça, quando tenta comprar, volta o ‘sold out’. Como estava só de sacanagem, mandei o dedo do meio diretamente ao dessa zona.
Não há cura pro capitalismo selvagem.

Joel
Joel
Reply to  Paulo Leite
11 meses atrás

Consegui ir aos 3 dias de evento, Sexta até tinha bastante gente mas tinha muitas atrações e ir de um lugar ao outro leva tempo. Sábado quase lotado mas o povo continuava distraído pelos lados. Domingo bom, liberaram mais ingressos para o dia somente sem direito a lugar e o povo tentou roubar uns lugarzinhos, quase deu confusão perto de onde eu estava. Americanos sabem fazer marketing e consideram o evento sucesso então espere o mesmo ano q vem. Será caro somente.

Lucas Orly
Lucas Orly
11 meses atrás

No caso da F-1, creem piamente que Pérez está sendo sacaneado pela Red Bull.”

interessante que o pachequismo não é um fenômeno exclusivo do Brasil

Cristiano
Cristiano
11 meses atrás

Alonso vomitando no prato que já havia cuspido depois de comer. kkkkk

Allan Guimarães
Allan Guimarães
Reply to  Cristiano
11 meses atrás

Desde qdo ele não faz isso?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
11 meses atrás

Um cara que ganha corrida com uma Toro Rosso, fazendo pole, de ponta a ponta e em Monza é realmente um Mito.

O resto que lute.

Helena
Helena
Reply to  Chupez Alonso
11 meses atrás

Tá falando de quem?!?…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Helena
11 meses atrás

Ele está falando do único que venceu com Toro Rosso: Sebastian Vettel.
Não foi de ponta a ponta, caro Chupez. Kovalainen liderou quatro voltas.

Last edited 11 meses atrás by Vai Vettel!
Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Maldito Kovalainen que não deixou saudades nenhuma.

Falta mesmo eu sinto do Petrov…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Chupez Alonso
11 meses atrás

Petrov fez a sua parte e será sempre lembrado por isso.

JARDEL RIBEIRO PEREIRA
JARDEL RIBEIRO PEREIRA
11 meses atrás

Falando em Cafonice, aguarde Las Vegas….

Fernando
Fernando
11 meses atrás

Alonso mostrando que tem lenha pra queimar e fazendo muita gente engolir o ranço no seco.

Que piloto. Nunca guiou a Aston antes e com 40 anos chega desse jeito, com os dos pés no peito. Certeza de que há um acordo no time do tipo “Stroll, serão 2 ou 3 anos com o Alonso, e, enquanto ele estiver aqui você apenas tente acompanhar o ritmo.” Só que ninguém previa essa diferença absurda, e com isso vão começar a apertar, vejam só, o filho do dono para ter melhores resultados. Alonso pode ser bom do jeito que for, mas posição de construtores precisa de 2 pilotos pontuando bem. A Ferrari e Mercedes são ameaças reais para a Aston porque ambas tem 2 pilotos bons.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Fernando
11 meses atrás

Alonso pegou um carro que foi “amaciado” por dois anos. Ele é um bom piloto, mas o tempo dele já passou. Não vai ser campeão, da mesma forma que a Aston.

Last edited 11 meses atrás by Vai Vettel!
Allan Guimarães
Allan Guimarães
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Campeão não vai ser mesmo. Mas bom piloto é o Magnunsen, o Norris, o Perez. Alonso é fenomenal.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Allan Guimarães
11 meses atrás

Um piloto fenomenal que, mesmo roubando sete pontos do companheiro na Alemanha em 2010, não conseguiu derrotar Vettel.
E essa vitória roubada, que de nada adiantou, nunca foi devolvida.

Fernando
Fernando
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Pelo seu t[itulo (vai Vettel) dá pra entender sua resposta. Imagino que você esteja falando que o Vettel amaciou o carro…rsrs…bem ridícula sua lógica. Bom mesmo é o Vettel, que em 2018 conseguiu a proeza de perder um campeonato que era dele. Até ganhou o apelido infame de Mr. Spin.

Me mostre onde no meu post eu disse que o Alonso vai ser campeao?

Não sou ingênuo a este ponto. Mas eu queria ver o Vettel fazer o mesmo que o Alonso esta fazendo este ano. 5 corridas, 4 pódios.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Fernando
11 meses atrás

Sou eu que estou afirmando que Alonso não vai ser mais campeão.
O carro da Aston para este ano nasceu bom!
Vettel chegou duas vezes em segundo com um carro meia-boca.
Você está se referindo à corrida na Alemanha em que ele bateu? Some os pontos que Vettel perdeu e diminua os pontos que Hamilton somou com o abandono e compare com os pontos entre Hamilton e Vettel no final do campeonato. Você vai descobrir que Hamilton seria campeão, mesmo com a vitória de Vettel na Alemanha.
O alemão com o carro deste ano? Já teria chegado, no mínimo, em segundo mais de uma vez!

Você sabe porque Alonso não passou de bi? Se não sabe, pergunte ao Vettel.

Last edited 11 meses atrás by Vai Vettel!
Rodrigo
Rodrigo
11 meses atrás

Cafonices a parte deste GP brega (imagina Las Vegas?), um dado aqui me chamou a atenção neste post: Vettel com vitórias em 3 equipes diferentes. Fui pesquisar pra saber quais pilotos também conseguiram o mesmo feito e a lista é super reduzida:

Juan Manuel Fangio – Alfa Romeo, Maserati e Mercedes-Benz.Stirling Moss – Maserati, Mercedes-Benz e Vanwall.Jackie Stewart – BRM, Matra e Tyrrell.Niki Lauda – BRM, Ferrari e McLaren.Sebastian Vettel – Red Bull Racing, Ferrari e Toro Rosso.
Grande feito do Tião!

Abraços

Last edited 11 meses atrás by Rodrigo
Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Tem o motorista do capetão, também. Ganhou pela Brabham, Williams e Benetton. Prost ganhou por quatro equipes: Renault, McLaren, Ferrari e Williams. Isso dos que me lembrei agora. Ah, e Lauda ganhou pela Brabham, não pela BRM.

Last edited 11 meses atrás by Edu Zeiro
Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
11 meses atrás

Ah, Fangio ganhou pela Ferrari também (aliás, foi campeão pelas quatro equipes em que venceu corridas), com a famosa D50, carro na verdade criado pela Lancia, representando esse fabricante em 1955, mas cujo projeto foi adquirido e desenvolvido pela Ferrari na temporada seguinte.

images.jpeg.jpg
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

E o Russell (quando o carro não quebra) continua mantendo a tradição de chegar a frente do segundo piloto da Equipe…

WBJ
WBJ
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Ou o ex-piloto em atividade, como preferir…

Carlos Brandeburg
Carlos Brandeburg
11 meses atrás

“Alguém avise a Liberty que faz anos que a F-1 baniu as grid girls.”
Bem lembrado… Vi a apresentação dos pilotos mas não me toquei disso.

O que me chamou a atenção é que nenhum piloto estava a vontade.

Edir
Edir
11 meses atrás

Bom texto F Gomes, disse tudo
O HYPERMAX / RBR está correndo sózinho, nem companheiro de equipe tem mais, e foi show mesmo, 100% racing, não teve falhas mecânicas de ninguém, nem acidentes, bandeiras amarelas, safety cars, nada SÓ CORRIDA MESMO, e o HOLANDES VOADOR SIMPLESMENTE FOI DEVORANDO TUDO. não é VERSTAPPEN que deve ficar mais lento, é o resto que precisa andar mais. MIAMI bem brega mesmo chega a ser cafona, o estilo americano ficou no tempo. Esse ano MAX engole Senna & tris, ano que vem ele janta VETTEL E PROST e depois quem sabe….a saga continua. A corrida até que não foi péssima digamos assim, agora pra quem não gosta de MAX e REDBULL tá sendo pura frustração, onde estão a experiencia e técnologia de Ferrari, McLarem, Willians???? E as promessas Le Crash, Ocon, Norris….??? Só o velho Alonso tá tirando leite de pedra. Quero ver Vegas acho que não será tão ridículo o evento lá,

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edir
11 meses atrás

edir sullivan macedo

Bruno Laporta
Bruno Laporta
11 meses atrás

Ri muito na Pari Live com vocês cantando “O Lando Norris lá lá lalalalalalá”.
Sobre o que ficou dessa corrida é um Max muito acima do resto. O cara não erra, se erra conserta, faz tempos que ninguém faz, tem ritmo e consistência quase o tempo todo. Não tem concorrência. Queria ver Alonso com carro igual hoje.

Sandro
Sandro
Reply to  Bruno Laporta
11 meses atrás

“Lando Norris lá lá lá lá lá lá” 😆
Não tem mais grid girls mas tem cheerleaders!
A Liberty e a cafonice. Em Las Vegas deverá ser mais cafona ainda!

Na live da Pari o Fabio Seixas detalhou sobre a corrida com zero abandono. Foi apenas a décima-terceira vez em toda a história da F-1! De Silverstone (1950) a Spa (2005) só tinha acontecido uma única vez (Zandvoort – 1961)! 😮
Hoje o carro de F-1 é um tanque de guerra!
Impressionante.

Sandro
Sandro
Reply to  Sandro
11 meses atrás

Errata: foi em Istambul. Estou tão acostumado na sequência Spa-Monza. A corrida em Spa foi depois de Monza no ano de 2005.

Edison
Edison
11 meses atrás

Em relação à cafonice, dá até medo imaginar o que vai ser em las Vegas.
Com a ascensão da aston Martim, a vida pra outras equipes da F1B ficou mais difícil, sao doze pilotos brigando pelas duas últimas posições que dão pontos.

ANDRÉ LUIS DE SOUSA
ANDRÉ LUIS DE SOUSA
11 meses atrás

assino embaixo !

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 meses atrás

Sobre o “não gostamos” concordo e o pior é 3 corridas no EUA .
A vinda de Gil de Ferran para a Maclaren parece com a vinda de Luxa
no Coringão….não vai dar em nada…

lagerbeer
lagerbeer
11 meses atrás

Puxa … mas a cultura americana racer raiz é legal, porém não está presente … vejam Daytona, Laguna Seca, Elkhart Lake .. graxa e cheiro de gasosa ( ou etanol ) … camping no meio do circuito com churrasco e beer.. aos sons de V8 ..

Paulo Mendes
Paulo Mendes
11 meses atrás

Estanudenses são eficientes em coisas mecânicas, repetitivas, mas são muito cafonas mesmo. Eles nem sabem que existe pessoas fora, como eles dizem “da América”. Nem geografia eles sabem

Alexandre Neves
Alexandre Neves
11 meses atrás

Dada a cafonice em Miami, estou curioso para ver o que irão aprontar em Las Vegas…

Ricardo Schuch
Ricardo Schuch
11 meses atrás

Resumiu lindamente a corrida, como sempre. E continua escrevendo que a leitura do blog é tarefa diária…e sempre prazerosa!

Marcus
Marcus
11 meses atrás

Se Miami e Austin já são o que são, imaginem o que vai ser Las Vegas.

Fabio Florence
Fabio Florence
11 meses atrás

Ah essas caixinhas são as melhores! Estaria Zak afundando a McLaren? Gil vai ajudar até que ponto? Todo mundo fala de carro, mas esse motor Honda da Red Bull empurra mais que os outros com certeza. Cafonice norte americana de doer mesmo.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
11 meses atrás

Prezado FG e amigos torcedores da F-1: Max sem sombra de dúvidas no GP de Miami, mostrou sua capacidade de superar qualquer adversidade e adversários, pois inimigo ele só roga praga em Lewis Hamilton. A vitória é indiscutivelmente mérito de MAX, soube administrar o desgaste de pneus. Sérgio Perez tem seus méritos, não conta com efetiva colaboração dos dois Diretores da Red Bull, mas entrega excelentes resultados para equipe. O nome da corrida é o excepcional El Fódon é o nome da corrida a fera sempre estará na sobra e eventual falha da Red Bull, seus resultados são maravilhosos seu companheiro de equipe Stroll deve analisar com riqueza de detalhes a pilotagem de El Fódon , para entender e apreender todos os nuances de uma corrida de F-1. George Russell , esta vestindo a camisa e sabendo ter o efetivo uso da oportunidade de colher bons resultados e tendo Lewis para aconselhar nos detalhes. Tijolada via memorando interno o CEO da Stellantis ,para diretoria executiva da Renault ( Alpine F-1) , apresentem resultados substanciais e positivos a guilhotina será usada em breve. A Equipe FERRARI, esta muito silente ( alinhando o contrato com Lewis Hamilton), a Equipe Hass está no encalço da Equipe Alpine . Mclaren e Willians absoluto fracasso. Como disse a F-1, precisa de mais quatro novas equipes para compor a disputa do Grid, entre eles a família Andretti merece sim uma vaga.

Klaus
Klaus
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
11 meses atrás

Quem pertence a Stellantis é a marca Alfa Romeo(que já está de saída e vai virar Audi). A Renault é a arquiinimiga da Peugeot (que é a dona do grupo Stellantis)…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Klaus
11 meses atrás

A Peugeot nao é dona da Stellantis, os Grupos se uniram, antes da união a FCA faturava 30% a mais que o Grupo PSA tendo ainda uma produtividade muito maior que o Grupo Frances. Nao temos “Donos” na Stellantis, temos apenas a Stellantis.

Renato
Renato
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

A Peugeot é controladora. Pouco importa o faturamento. Importa o resultado, o lucro.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Klaus
11 meses atrás

Que eu saiba (posso estar enganado) a dona da Stellantis é a FIAT.

Goddoy
Goddoy
Reply to  Edu Zeiro
11 meses atrás

Voce ESTÁ enganado!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Goddoy
11 meses atrás

É? Putz, nem vou dormir esta noite… E pra que gritar, amiguinho? Assim você fica doddoy.

Last edited 11 meses atrás by Edu Zeiro
Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
11 meses atrás

Passadas cinco provas, enquanto Alonso é o primero do resto, seu companheiro de equipe está atrás das Mercedes e das Ferraris. Bem atrás já. Por mais que Stroll tenha ficado mais simpático, como no caso do esforço para estrear depois do tombaço que levou de bicicleta, vocês acham que ele vai prejudicar a equipe a ponto da Aston Martin não ser a vice-campeã? Afinal, isso não se deve, acho eu, a uma evolução das equipes maiores, pois o Alonso continua firme e forte superando Mercedes e Ferrari, mas a incapacidade dele de acompanhar o ritmo dos concorrentes. Ou é só momentâneo e daqui a pouco ele deslancha? Gostaria de ler opiniões de quem sabe mais do que eu, a começar pelo dono do blog

Obrigado!

Klaus
Klaus
Reply to  Luiz Gustavo
11 meses atrás

Eu ia comentar bem isso. O Stroll que não “amarra as calças” logo para ajudar o Alonso que eles perdem o vice para a Mercedes…

Goddoy
Goddoy
Reply to  Luiz Gustavo
11 meses atrás

Prezado Luiz Gustavo, o Alonso tá sozinho ocupando o vácuo entre RBRe o restolho, já Stroll parece que cada dia corre menos, estranho isso, mas penso que ferrari deve encostar na Aston Martin logo logo na briga pelo vice , um Alonso sozinho não faz verão. a mercedes se acertar a carroça deve andar no ritmo do Alonso. Perez deve faturar mais uma esse ano, ficar com o vice campeonato nas maos por falta de concorrente e assim entrar no time de Rubinho e Massa.