ALONSOLÂNDIA (2)

Verstappen comemora sua 24ª pole: massacre na Catalunha

SÃO PAULO (deu dó) – Max Verstappen, seu malandrinho… Precisa fazer isso? Enfiar quase meio segundo no segundo colocado numa pistinha de voltas tão curtas? Não basta ganhar, fazer poles, conquistar títulos? Precisa sapatear sobre todo mundo?

Bom, mesmo se não for intencional, é o que o holandês da Red Bull está fazendo. Com 1min12s272, Max fez a 24ª pole de sua carreira e empatou nas estatísticas com Nelson Piquet e Niki Lauda. O segundo no grid, Carlos Sainz, ficou 0s462 atrás. É sua melhor posição de largada no ano. Lando Norris, o terceiro, terminou a mais de meio segundo de distância. Também conseguiu seu melhor grid de 2023.

Se nada de estranho acontecer, Verstappen ganha amanhã o GP da Espanha sem muito esforço. As chances dos adversários até existem, mas dependem de alguns fatores que fogem de seu controle. Um porre de sangria hoje à noite, por exemplo, e uma ressaca devastadora. Mas Max não tem esse hábito. No máximo, vai jogar videogame à noite depois do jantar. Que se for no Sete Portes, um restaurante caça-turistas na Barceloneta, pode lhe dar uma dor de barriga. Mas não será. Provavelmente vai pedir um misto quente no quarto para dormir cedo. Um assalto nas Ramblas seguido de sequestro e pedido de resgate? Essas coisas não acontecem assim com frequência na capital da Catalunha, ao contrário. A cidade é segura, desde que você não deixe sua carteira em cima da mesa no calçadão enquanto vai ao banheiro. Perder a hora amanhã, ficar preso no trânsito? Não, a corrida é de tarde, dá para fechar a conta ao meio-dia que chega a tempo para a largada. No nosso horário, às 10h.

Sainz, segundo no grid: melhor posição de largada no ano

Resta a chuva. Que hoje deu as caras nas primeiras horas da manhã, molhou a pista e prejudicou o terceiro treino livre. Este não serviu para nada porque, depois que Logan Sargeant rodou, a sessão foi suspensa, a chuva apertou, deixou o asfalto molhado e poucas voltas foram completadas.

Mas parou depois da corrida de F-2, e foi nesse chove-não-molha que começou a classificação, com asfalto já seco e todos, pois, com pneus macios. Ainda havia água aqui e ali, é verdade, especialmente nas zebras e em alguns trechos um pouco úmidos que demandavam alguns cuidados. Não por outro motivo, Tsunoda, Alonso, Albon e Bottas rodaram, passearam na brita, não atolaram, voltaram. Os primeiros tempos anotados ainda não eram muito emocionantes, entre 1min14s e 1min16s.

Com tantos passeios pelas áreas de escape, que em Barcelona não são asfaltadas (exigência da MotoGP, que também faz corridas por lá), a direção de prova resolveu interromper o Q1 para limpar a pista, faltando 14min13s para o final. Apenas sete pilotos haviam registrado voltas e Gasly era o mais rápido. Um exército de vassouras se espalhou pelo circuito.

Alonso na brita, assoalho arrebentado: decepção com o resultado final

Faxina feita, sessão retomada, a preocupação de todos se voltava para o céu. Pingava de leve. Não o suficiente para exigir uma troca de pneus, mas o bastante para que o circuito fosse considerado, pela direção de prova, “tinhoso”. Como vocês sabem, se a direção de prova determina que a pista está “wet”, todos são obrigados a usar pneus de chuva. Não era o caso, porém. Quando o estado é definido como “tinhoso”, cada um usa o pneu que bem entender.

Do jeito que dava, Verstappen fez uma boa volta em 1min13s660 e depois baixou para 1min13s615 “antes que o céu desabe sobre nossas cabeças”, como disse, citando Abracurcix. Não foi exatamente o que falou, mas sigo em minha cruzada permanente para interpretar comunicações de rádio entre pilotos e equipes.

A sessão estava confusa, com pilotos que costumam avançar sem maiores problemas sendo atrapalhados pelo tráfego e pelo destino. Eram os casos de Pérez e Leclerc, que estavam fora do Q2 nos últimos minutos. A pista, sem chuva, melhorava claramente. Gasly, Hülkenberg, Norris e Hamilton foram fechando voltas muito rápidas e, em algum momento, assumiram a ponta. Pérez fez uma tempo mequetrefe e se safou, em 15º. Com 1min12s937, Lewis fechou o Q1 em primeiro, seguido por Norris e Russell. E, no grupo dos eliminados, apareceu uma Ferrari.

Leclerc, penúltimo: tragédia para o ferrarista

Pois é, Leclerc acabou em 19º, uma vergonha gigantesca para o time italiano. Bottas, Magnussen, Albon e Sargeant fora os outros degolados. Charlinho, pois, teria de largar na última fila. O que houve? Saberemos adiante neste mesmo texto, que obviamente foi sendo escrito na medida em que os fatos se sucediam na Catalunha, em tempo real.

Aqui valem parênteses, antes de seguir. Alonso, esta figura cada vez mais divertida, percebeu que Gasly atrapalhou Verstappen e entrou no rádio para… orientar os comissários esportivos! “Isso aí dá três posições no grid”, decretou. El Fodón é profundo conhecedor do regulamento. Se fosse parlamentar, seria uma espécie de José Genoíno, o cara que mais entendeu de regimento interno da Câmara dos Deputados na história. Fecho os parênteses. Poderia ter aberto e fechado com os próprios, mas curto esse estilo de interromper a leitura fluida e ritmada para dizer ao leitor: aqui valem parênteses. O leitor fica puto. Gosto de deixar o leitor puto.

Começou o Q2, e antes que as primeiras voltas fossem fechadas Leclerc apareceu na zona mista para dar entrevista. Resumidamente, falou que havia alguma coisa errada com seu carro. Achou que podiam ser os pneus, não eram. Talvez algo quebrado atrás. Disse que nas curvas para a esquerda o automóvel se comportava de maneira esquisita. Lembrou da infância dura nos morros monegascos. Dos tempos em que, na escola, sofria bullying por causa das bochechas rosadas. “Eles me chamavam de Rosinha”, contou. Mas e o carro, afinal, o que tinha?, insistiram os repórteres. “Vocês não sabem o que passei…”, continuou Leclerc, o olhar perdido no horizonte. “Chutaram minha mochilinha. Tinha um iogurte, quebrou o potinho, sujou meus cadernos. Eu, que era tão caprichoso, com meus cadernos sujos de iogurte… Como ia explicar aquilo à minha mãe?” A entrevista acabou e os jornalistas desistiram de descobrir o que aconteceu com o carro.

O grid: Gasly perdeu seis posições e larga em 10º

Enquanto isso, o pau comia na pista. Verstappen enfiou 1min12s760 na sua primeira tentativa, um ótimo tempo. Não pingava mais nada. O asfalto estava totalmente seco e ia emborrachando rapidamente. Hamilton subiu para segundo. Alonso, para terceiro. Norris, Sainz, Piastri Ocon… A lista dos que melhoravam suas voltas era robusta. Então, nos últimos instantes, Pérez foi para a brita, colocando sua passagem ao Q3 em risco. Com pneus sujos, abriu outra volta. E não deu. Mais um vexame do mexicano. Ficou em 11º. Russell, Zhou, De Vries e Tsunoda foram para o purgatório com ele. Pilotos de sete equipes diferentes passaram ao Q3: Red Bull, McLaren, Mercedes, Alpine, Ferrari, Aston Martin e Haas.

Aqui, mais um par de parênteses. Num momento dos mais intrigantes do Q2, Hamilton e Russell se encontraram no final da reta dos boxes. George aparentemente não viu o companheiro, que vinha descendo o cacete. Se tocaram. A asa dianteira de Lewis foi danificada. Foi algo bem estranho. George explicou que tudo não passou de um mal-entendido. Havia uma Ferrari de um lado, Hamilton de outro, ele se atrapalhou, faltou comunicação, aquelas coisas.

Norris, Verstappen e Sainz: o inglês da McLaren foi a surpresa

Enquanto pedia desculpas nas entrevistas, começou o Q3 com Verstappen cravando 1min12s272 logo de cara. Era um tempo inatingível. Quem tinha problemas era Alonso. O otimismo do início do fim de semana se esvaiu com um desempenho abaixo do esperado dos carros verdes, aliado a uma melhora perceptível da Mercedes em relação à ximbica do começo da temporada. Fernandinho também ganhou adversários inesperados, como Norris, Hülkenberg e a dupla azul da Alpine, todos na briga pelas migalhas que Verstappen deixaria para os rivais. Quando Alonso saiu para sua primeira volta rápida, a sessão já estava no final. Teria de encontrar um tempo decente para, pelo menos, se colocar nas duas primeiras filas.

Não conseguiu. Aliás, fez sua pior classificação no ano e terminou com o nono tempo. “Desta vez, um pódio vai ser difícil. A meta é chegar entre os cinco primeiros”, analisou, realista. E assumiu a culpa: o passeio na brita no início da classificação danificou o assoalho de seu carro. A Aston Martin teve de remendar a peça toda com silvertape.

Fernandinho decepcionado: “Minha culpa”

Verstappen não precisou nem fechar uma segunda volta para registrar sua quarta pole no ano. Sainz, piloto da casa que goza da mais constrangedora indiferença de sua torcida – são todos alonsistas –, parte ao seu lado na primeira fila. Em terceiro, uma grande surpresa: Norris, da McLaren. Na sequência vieram Gasly, com ótimo desempenho, Hamilton, num aceitável quinto lugar, Stroll, batendo Alonso pela primeira vez no ano, Ocon, Hülkenberg, Fernandinho (em nono, a 1s235 da pole) e Piastri.

Algumas horas depois da classificação Gasly foi punido com a perda de seis posições no grid, caindo de quarto para décimo — um pecado. Ele atrapalhou Sainz e Verstappen em voltas rápidas ao longo da sessão. Assim, Hamilton subiu para quarto e os demais, até Piastri, ganharam uma posição cada.

Como de hábito, Barcelona deve exigir pelo menos duas trocas de pneus em condições normais de temperatura e pressão. Com alguns carros teoricamente rápidos largando mais atrás — Alonso, Pérez, Russell e Leclerc –, talvez até tenhamos alguma diversão, Verstappen à parte. A possibilidade de chuva durante o dia é razoável, mas não necessariamente na hora da prova. Oremos.

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Bruno A.
Bruno A.
11 meses atrás

Genoino é também um exímio conhecedor da planta do presídio da Papuda, conhece todos os corredores do local.

Marcos Perez
Marcos Perez
11 meses atrás

Nesse instante acabei de assistir o GP de Barcelona. Poucas vezes vi na F1 tamanha superioridade de um piloto. Verstappen vem fazendo história!

Marco
Marco
11 meses atrás

Eu li continue, por favor

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
11 meses atrás

Não sou fã do Verstappen, mas sei admirar categoria, habilidade, ganas… O cara é um puta vencedor e se nada de extraordinário acontecer na Catalunha, pode se dar ao gostinho de meter volta no pelotão todo, basta combinar com Horner que o motor vai pra retifica no GP que vem que mesmo ele tomando punição, levará numa boa tbm.

Amanhã se ele largar de Madri vence o GP.

Melhor que ele, só o texto desse craque que lemos o blog para fugir do óbvio.

Last edited 11 meses atrás by Fernando (Pai do Clark)
Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 meses atrás

Apenas pra dizer que ficou melhor a pista mais rapida , vai daí
Max deitou e rolou .
A Mercedes melhorou , a Red bull melhorou mais ainda.

Sandro
Sandro
11 meses atrás

…E Gasly foi punido!
E quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
Gasly tomou duas punições!
De quarto lugar caiu para sétimo…
…Que caiu para décimo lugar!

Percival não passou do Q1!

Sérgio não passou do Q2!

Vespa favoritaço para a vitória!

Domínio impressionante da Red Bull: 16 vitórias nas últimas 17 corridas! Salvo imprevisto Vespa vai ganhar! Do GP da França de 2022 até o GP de Mônaco de 2023 a Red Bull – “Honda” só não ganhou no Brasil! 😱 Foi Russel. De Mercedes. 🏆
Lembra o domínio da McLaren-Honda de 1988! O modelo MP4/4 ganhou 15 em 16 corridas naquela temporada! 😮

2016: em 21 corridas a Mercedes ganhou 19! A Rex Bull, provavelmente, vai quebrar esse recorde já que em 2023 serão 22 corridas! 😮

Edison
Edison
11 meses atrás

O negócio é esquecer o Verstapen, o campeonato já é dele… amanhã ele ganha facilmente com chuva, sol, neve. Tanto faz
Mas do segundo lugar pra baixo a briga promete ser boa. Acho que o sainz não sustenta o segundo lugar.
Meu palpite pra amanhã: Max – Hamilton – Alonso

André
André
11 meses atrás

Continuamos fãs das traduções das transmissões de radio, por favor não pare. :D

E para quem se pergunta, vale muito a pena ler Asterix, ô se vale.
Cada um tem suas edições preferidas, mas do começo até o volume 23 pode ir na fé, não tem um único que é ruim.
E é uma aula sobre os costumes dos países europeus.

Eu gosto também dos próximos 3, que foram feitos sem a ajudo do co-criador, Gossiny, falecido em 1977.

A partir do volume 27 a porca começa a torcer o rabo e aí existem são momentos.
Dá para passar tempo, mas só.

Ah sim, a corrida….
Max vai ganhar, alguém tem alguma dúvida?

Thiago Cerqueira
Thiago Cerqueira
11 meses atrás

Ao menos os dois parênteses foram curtos. O leitor por cá fica menos puto. Pensei que fosse ter uma ligação exclusiva e secreta com sua fonte dentro da Ferrari para saber o que aconteceu com o carro 16

Arlindo Nunes
Arlindo Nunes
11 meses atrás

Resultado normal o verstapen é muito bom e com um carro fabuloso

Marcos Magalhães
Marcos Magalhães
11 meses atrás

Eu li

edu zeringota
edu zeringota
11 meses atrás

começo a achar que a superioridade de max sobre os outros pilotos é bem maior do que a da red bull sobre os outros carros.
até mais tarde!

Ricardo Belo
Ricardo Belo
11 meses atrás

Eu me chamo Flavio Gomes e estou puto com a posição patética de Alonso no Grid….

Rindo muito aqui…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
11 meses atrás

A “Alonsomania” morreu asfixiada no vácuo do Red Bull de Vettel, num massacre de quatro anos seguidos. Agora é a vez de Verstappen mostrar, na mesma equipe e mais uma vez, quem é que manda no pedaço.

Last edited 11 meses atrás by Vai Vettel!
Junior jr
Junior jr
11 meses atrás

Amanhã, novamente, só chuva salva a emoção. Podiam da ja os pontos ao verst. Assim economizariam combustível e não poluiriam o planeta kkk

Val Portasio
Val Portasio
11 meses atrás

As referências são ótimas . Por Tutatis!

Angelo Medeiros
Angelo Medeiros
11 meses atrás

Lido. Até o Formula Gomes.

Daniel Esparza
Daniel Esparza
11 meses atrás

Particularmente não gosto da pessoa Verstappen, mas é inegavel que ele é um dos melhores pilotos da atualidade. Por mais que seja entediante o domínio da Red Bull, é um prazer ver um piloto tão bom em ação.

Paulo E T Vasconcellos
Paulo E T Vasconcellos
11 meses atrás

a ressaltar, Max não quis humilhar a concorrência, não completou a última volta lançada

acho que uma característica a se analisar

Nilto
Nilto
11 meses atrás

Foi isso mesmo.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
11 meses atrás

É legal perceber que Max é o melhor antes de se tornar óbvio. Já está ficando, mas ele ainda tem 2 títulos apenas. Desfrutem

mauricio
mauricio
11 meses atrás

honestamente, eu não puniria russell, já que o piloto prejudicado por ele é da própria equipe.

Formiga
Formiga
11 meses atrás

Você está abandonando o Blog, e por isso não tem informações do Gola Profunda. Ele deve saber de muitas coisas, inclusive o problema do carro do LeClerk. Se o Gola entrar em um audio no Youtube vocês batem 1 milhão de visualizações. Ele também deve saber de times italianos… Troca o Pipo por ele no PlacarTv.

O Verstappen ia baixar dos 1:12. Estava bem rápido quando tirou o pé. A diferença ia ser em torno de 0,6-0,7s, o que para Barcelona é quase uma semana.

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
11 meses atrás

Ficarei puto quando desistir de escrever no blog. Divertidíssimo texto!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
11 meses atrás

Jantou o Alonso com Jamón.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Chupez Alonso
11 meses atrás

Alonso (devido à idade e ao tempo que ficou afastado) até que está fazendo bonito. Mas, convenhamos, o tempo dele já passou. É mais um campeão do passado floreando uma F-1 lotada de garotos botando pra f…

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Sério mesmo? Tirando Verstappen, que é jovem ainda, Russell (que parece ser muito bom)…quem anda barbarizando como Alonso e Hamilton que não tem os melhores carros? Norris tem chance de passar pela F1 como uma eterna promessa. Leclerc não tem domínio psicológico de um campeão (não até hoje)…os demais…sei não. Por favor…isso é só uma opinião. Se a Red Bull fizesse três carros idênticos e dissesse…vamos colocar três pilotos e estão liberados pra brigar na pista como se fossem de equipes diferente…e me dessem pra escolher, como naquelas peladas de campo de areia…juro que não consigo imaginar outros que não sejam Alonso e Hamilton. Ainda hoje…ainda com essa idade. Ninguém mais tem o estofo e “fodice” pra bater Verstappen que os dois….ainda…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marcos Bassi
11 meses atrás

Você foi elogiar o Alonso… e ele já começou a descer a ladeira.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Eu não entendo essa coisa de descer a ladeira…em duas semanas…de piloto do momento, agora tá despencando morro abaixo? Se ano que vem a Mercedes voltar e a Red Bull fizer uma Merda…Verstappen ganhar quase nada…ele não vai mais prestar? Entendo não…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marcos Bassi
11 meses atrás

Eu me referi à ladeira das colocações.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Vai Vettel!
11 meses atrás

Foi!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Chupez Alonso
11 meses atrás

Alonso é o tiozão que fica “se achando” no meio da garotada.
É como o Tio Sukita. Alonso é o Tio Martinica.