LATINHA RING (3)

Mais uma na conta: 42 na carreira, sete neste ano, cinco seguidas

SÃO PAULO (absoluto) – Comecemos com os números: cinco vitórias seguidas, sete em nove corridas de 2023, 42 na carreira, superando Ayrton Senna e isolando-se na quinta colocação entre os maiores vencedores da história. Esse foi o resultado do GP da Áustria hoje, e é claro que as cifras se referem a Max Verstappen. O holandês só não venceu de ponta a ponta porque foi uma prova de muitos pit stops, e num circuito curtinho como a pista da Red Bull é difícil parar sem perder posição se o pit stop acontecer numa volta diferente da de quem está em segundo.

Mas voltas na liderança não dão pontos, apenas engordam estatísticas, e por isso Verstappen não liga muito para isso. O que é relevante para ele é espremer um fim de semana de GP até a última gota. E o fez. Somou todos os pontos que a F-1 coloca à disposição em eventos com Sprint, da vitória na minicorrida ao ponto extra da melhor volta na prova principal: 34. Isso sem contar as poles para as duas, que também não dão pontos mas mostram quem manda no pedaço.

Não menos importante, sua equipe segue invicta no ano. Ganhou as nove provais disputadas até aqui. E as duas Sprints. A de Baku, com Sergio Pérez.

Antes da largada, o luto: homenagem a Dilano van ‘t Hoff

O GP austríaco foi agitado, apesar da previsibilidade da vitória de Verstappen. Teve muitas disputas, algumas atuações dignas de nota – como as de Charles Leclerc e Pérez, segundo e terceiro colocados – e alguma movimentação na tábua de pontos, especialmente na de Construtores, com a Ferrari dando sinal de vida e entrando na briga pelo vice-campeonato. Horas depois de encerrada a corrida, a Aston Martin entrou com recurso contra o resultado final, alegando que várias passagens de pilotos por fora dos limites de pista foram ignoradas. A FIA reviu a corrida e aplicou várias punições, o que mudou algumas posições na prova. Lá no fim do texto explico tudo que aconteceu.

O domingo começou com homenagens a Dilano van ‘t Hoff, 18 anos, que morreu num acidente ontem em Spa na Fórmula Regional Europeia, campeonato promovido pela Alpine. Um minuto de silêncio foi respeitado em memória do jovem piloto holandês. Sem chuva e sem calor, 22°C, os pneus médios foram a escolha da maioria dos pilotos para começar a prova em Spielberg, vilarejo rural aos pés dos Alpes austríacos. Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen foram os únicos que decidiram partir com os compostos duros. A largada foi interessante. Leclerc atacou Verstappen com vontade nas curvas 2 e 3, de forma até surpreendente, mas o holandês resistiu. E respirou ao final da primeira volta, quando o safety-car foi acionado porque Yuki Tsunoda deixou pedaços de seu carro na curva 1 e, depois, foi para a brita um pouco adiante. Era preciso fazer uma breve faxina para tirar detritos do asfalto.

Pista limpa, a relargada aconteceu na terceira volta e lá foi Charlinho de novo, sonhando com uma ultrapassagem. Só que dessa vez Max não seu sopa para o azar. Socou o pé no acelerador e não permitiu a aproximação do monegasco. Muito rapidamente abriu mais de 1s para a Ferrari #16 e foi embora. Só seria visto de novo na bandeira quadriculada debaixo de uma nuvem laranja de seus torcedores.

Delírio da torcida holandesa: mar laranja

Com Verstappen a léguas de distância, quem teve de se preocupar com o assédio foi Leclerc. Carlos Sainz, seu companheiro, em terceiro, se assanhou e começou a fustigar o rapaz de bochechas róseas, educadíssimo e solícito — ao contrário do espanhol, grosso que só ele. “Nos informe sobre seu ritmo, Carlos, se não for muito incômodo”, pediu seu engenheiro, com toda polidez. “Não tá vendo? Preciso mesmo dizer? Tu é cego? Vão ficar me tratando como segundo piloto até quando?”, respondeu.

(Sempre reforço que as reproduções dos diálogos aqui obedecem a um critério bastante particular no quesito “tradução”, em esforço desmesurado para oferecer aos diletos leitores interpretações que se aproximem da realidade dos fatos, muitas vezes dura e incômoda.)

Alterando ligeiramente o tom de voz diante da aspereza do piloto, a chefia devolveu: “Fica na sua e deixa o menino na frente, seu…, seu…, seu comedor de jamón serrano!”. A comunicação foi prejudicada pela estática e Sainz, irritadíssimo, ainda teve tempo de dizer que “nunca comi Ramon nenhum, é tudo mentira, ele é só meu amigo, a gente se conhece desde os tempos da escola, e o que falavam da gente não era verdade, aquele negócio do sabonete no chuveiro do vestiário nunca aconteceu!”.

Outro momento radiofônico curioso aconteceu pela altura da 12ª volta, quando Lando Norris passou a avisar à McLaren que Lewis Hamilton, quarto colocado à sua frente, estava excedendo os limites da pista. “Onde e quando?”, questionou o time. “Em todas as curvas o tempo todo, não vou ficar avisando vocês toda hora, haja paciência, senão não faço outra coisa na corrida, além de tudo não sou narrador!”. A Mercedes captou a delação através de seu serviço de espionagem e alertou seu piloto, que não hesitou: “Se eu não fizer isso, esta bosta de carro não faz as curvas!”.

Norris, o dedo-duro: delação sobre limites da pista

Na volta 15, Nico Hülkenberg quebrou, parou o carro num lugar perigoso, e o safety-car virtual foi acionado. Hamilton e Norris aproveitaram, foram para os boxes e trocaram pneus. A Ferrari fez a mesma coisa na volta seguinte, parando seus dois pilotos ao mesmo tempo. Sainz perdeu duas posições e caiu para sexto. Na relargada, na volta 17, Verstappen liderava com Leclerc em segundo, já de pneu novo, Pérez em terceiro (vinha lá de trás, sem trocar pneu), Hamilton em quarto e Norris em quinto.

Sainz passou Norris bufando pelo rádio porque não queria ter parado nos boxes, irritando ainda mais o pitwall ferrarista. Meus serviços de espionagem captaram, inclusive, comentários bem maldosos envolvendo Ramon ou jamón, não deu para entender direito — sotaque italiano é terrível. No mesmo momento, a direção de prova começou a distribuir cartões amarelos na forma de 5s de punição para os pilotos que ultrapassavam os limites da pista insistentemente. Hamilton e Tsunoda foram os primeiros.

Endiabrado, (“Deve estar pensando no jamón”, disse um mecânico nos boxes também captado pelos meus microfones escondidos, mas talvez ele tenha dito “Ramon”), Sainz foi para cima de Hamilton, passou e assumiu o quarto lugar. Havia diferenças de pneus entre eles – Lewis de duros, Carlos de médios. Na sequência, foi para cima de Pérez e engoliu o mexicano sem dó, voltando à terceira posição. Atrás dele, Hamilton foi ao rádio e falou: “Já que é assim, ficaram me dedurando, bando de X-9 dos infernos, vamos lá: o Pérez saiu da pista também. Não vão punir? Se me deram cinco segundos, não vão dar pra ele? Por quê? Ah, nem precisa responder, eu mesmo digo! É Red Bull, né? É um coitadinho, segundo piloto, ninguém faz nada com ele. Olha lá! De novo! Curva 10! Já puniram ele? Claro que não! Eles podem tudo! Lembram em 2021? Eu estava em primeiro, aí o Lat…”. A Mercedes desligou o rádio.

Hamilton: muita falação pelo rádio

Na volta 25, Verstappen parou nos boxes e colocou pneus duros. Perdeu a liderança de uma corrida pela primeira vez desde a volta 48 do GP de Miami – depois disso, liderou todas as voltas em Mônaco, Barcelona e Montreal. Voando, na volta seguinte passou Sainz e calibrou a mira sobre Leclerc, o líder. A Ferrari teria de parar de novo. Max, só se tivesse vontade.

Pérez também colocou pneus duros e caiu para décimo. Hamilton, atormentado pelas injustiças do mundo traduzidas em punições de 5s, foi ultrapassado por Norris. Na volta 30, Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Hamilton e Alonso eram os seis primeiros colocados. Sainz também levou um pênalti de 5s pelo mesmo motivo: ultrapassar as linhas que delimitam a pista – na Áustria, esse tipo de ação é clássica, pela configuração do traçado e suas zebras.

Verstappen, enquanto isso, remava para retomar a liderança. À razão de 1s por volta, se aproximava de Leclerc, que era avisado pela Ferrari de que a degradação de seus pneus era maior do que o esperado e talvez ele tivesse de fazer sua segunda troca antes do desejado. Max encostou no carro vermelho na volta 34. Ficou ali ciscando e na volta seguinte passou.

O festival de punições seguia: Esteban Ocon, Alexander Albon, Nyck De Vries, Pierre Gasly… Por exceder os limites de pista ou outros motivos, como empurrar amiguinho para fora da pista (De Vries sobre Magnussen), liberação perigosa do pit stop (Ocon), macacão desalinhado, barba malfeita…

A Mercedes parou seus pilotos pela segunda vez nas voltas 42 (George Russell) e 43 (Hamilton) abrindo nova sessão de pit stops. Na 46ª, Sainz também foi para os boxes. Ele e Lewis aproveitaram para pagar suas multas de 5s. Verstappen, de quem ninguém mais falava, liderava com 13s sobre Leclerc, que ainda precisava fazer mais uma troca. Pérez era o terceiro, mas também teria de parar de novo.

Charlinho parou na volta 48. Voltou atrás do mexicano. A Ferrari fazia uma corrida boa, com esperança de colocar seus dois pilotos no pódio. Quase deu. Verstappen, um ano na frente de todo mundo, foi chamado para os boxes na 50ª volta. Colocou pneus novinhos, bocejou e voltou à pista sem perder a liderança. Pérez parou na seguinte e retomou sua jornada em quinto. Restou, então, uma briga pelo terceiro lugar. Norris, com grande atuação, encostou em Sainz. Não passou. Quem foi atrás de um trofeuzinho foi Pérez, que ganhou a posição do piloto da McLaren e partiu para cima do espanhol. Tentou na volta 59, levou o troco, insistiu, teve muito trabalho e só conseguiu na 61, aos trancos e barrancos.

E os rádios? Ah, os rádios… Em sétimo, Hamilton insistia: “Alguém mais foi punido? Hã? Hã? Ou só eu? Tudo eu, sempre eu!”. Foi quando Toto Wolff in persona entrou na linha pela segunda vez, algo que não costuma fazer. Antes, tinha dito a ele que “todo mundo na frente seria punido”, para tentar encerrar o assunto. Depois, foi duro de verdade com seu piloto: “Lewis, sabemos que o carro é ruim. Por favor, apenas o dirija”. E, aqui, as palavras do chefe da equipe alemã são literais – sem tradução livre. Hamilton finalmente silenciou. Mas pensou (sim, temos detectores de pensamento): “Bosta de carro lerdo do caralho, não vou renovar meu contrato, eles que se virem, esses caras só sabem fazer caminhão e ônibus e olhe lá, Mercedes é carro de velho rico, vou comprar uma Kombi Safári e sair pelo mundo com meu cachorro, nunca mais vão ouvir falar de mim, vão se foder”.

Com a ultrapassagem de Pérez sobre Sainz, as posições se acomodaram. Carlos ainda teve tempo para uma reclamação inusitada: “Os comissários deveriam dar uma olhada no que aconteceu. Ele ficou me intimidando”. Hoje não estou nem precisando brincar muito com os rádios. Eles vieram prontos. Intimidou, Carlito? Jura? Ficou com medo? O que ele fez? Gritou com você? Ameaçou chamar o cartel de Tijuana? Mostrou a língua, rangeu os dentes? Ah, tenha dó…

Ganancioso, com 23s de vantagem sobre Leclerc, na volta 69 Verstappen pediu para fazer uma terceira parada e colocar pneus macios. Faltavam duas para o final. Queria o ponto extra da volta mais rápida, mesmo correndo o risco de dar alguma coisa errada no pit stop. Um maluco ensandecido, resvalando no sadismo. A parada aconteceu, foi bem rápida e o moleque foi lá e cravou a melhor volta da corrida.

Final na Áustria antes das punições: apenas um abandono

Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Norris, Alonso, Hamilton, Russell, Gasly e Lance Stroll foram os dez primeiros na quadriculada. O resultado teve algumas alterações por conta das punições aplicadas depois do recurso da Aston Martin. Na zona de pontos, Sainz caiu de quarto para sexto, Hamilton foi de sétimo para oitavo e Gasly, de nono para décimo. No quadro acima, um detalhe: estão todos com uma parada a mais porque no safety-car da primeira volta os pilotos foram obrigados a passar por dentro dos boxes para limpeza da pista. Além do holandês, merecem notas elogiosas Leclerc, que manteve o segundo lugar do grid e conseguiu seu melhor resultado no ano, e Pérez, que saiu de 15º e, desta vez, soube se recuperar para fisgar o terceiro degrau do pódio. Assim como Norris, em quarto, ganhando até o título de “piloto do dia” do amigo internauta. A Aston Martin teve um desempenho opaco, com Alonso em quinto e Stroll em nono, já no resultado corrigido. A Mercedes, idem.

Com 100% dos pontos que podia marcar na Áustria, Max foi a 229 na classificação, contra 148 de Pérez – uma diferença de 81, obviamente intransponível. Alonso vem em terceiro com 131, seguido por Hamilton (106), Sainz (82), Leclerc (72) e Russell (72). Entre as equipes, a Red Bull permanece absoluta com 377, mas a briga pelo vice se tornou muito interessante: Mercedes (178), Aston Martin (175) e Ferrari (154). O time italiano deu um passo largo para entrar de vez na disputa fazendo 32 pontos no fim de semana, contra 21 da Aston Martin e apenas 11 da Mercedes.

Quinto maior vencedor da história: mudando de turma de vez

O ingresso no top-5 dos maiores vencedores de todos os tempos parece não ter comovido muito Verstappen, que até onde pude acompanhar não tocou no assunto, como não havia se importado muito com o tema no Canadá, depois de igualar Senna. De qualquer forma, vale sempre lembrar os que estão à frente dele: Hamilton (103), Michael Schumacher (91), Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51).

Essa, definitivamente, é a sua turma.

ÚLTIMA HORA – A Aston Martin protestou o resultado da corrida, alegando que muitas passagens de vários pilotos excedendo os limites da pista não foram consideradas pelos comissários esportivos. Pediu contagem manual das irregularidades e punições aos infratores. A FIA analisou o videoteipe e aplicou punições a oito pilotos: Sainz (10s), Hamilton (10s), Ocon (30s), Gasly (10s), Sargeant (10s), Albon (10s), De Vries (15s) e Tsunoda (5s). Na zona de pontuação, como já atualizado no textão, Sainz caiu de quarto para sexto, Hamilton foi de sétimo para oitavo e Gasly, de nono para décimo. Norris subiu para quarto, Alonso para quinto, Russell para sétimo e Stroll para nono. Albon e Sargeant mantiveram suas posições (11º e 13º). Ocon foi de 12º para 14º. De Vries, de 15º para 17º. E Tsunoda, de 18º para 19º.

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Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 meses atrás

Seria o Verstappen o melhor piloto de todos os tempos??? Ou será o carro espetacular da RedBull??? Qualquer semelhança com o Reinado do Mito Hamilton seria mera coincidência?

Gilberto
Gilberto
10 meses atrás

SHOW DE CORRIDA
Só não gostou quem perdeu…

Rafael Rego
Rafael Rego
10 meses atrás

Videozinho mostrando os track limits em 2003
https://www.youtube.com/watch?v=DnwJBzqvc4w

Podem me chamar de saudosista, mas pra mim a f1 nunca vai ser linda como era no inicio dos anos 2000. (Não que seja ruim hoje em dia, f1 continua pica das galaxias).

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Rafael Rego
10 meses atrás

Acho que Você não pode ver as décadas de 70,80 e 90… foram espetaculares.

sergio
sergio
10 meses atrás

Coloquem de uma vez aquelas barreiras de concreto que existem no “muro dos campeões” e pronto….acaba de vez esse mimimi

Luiz
Luiz
10 meses atrás

A transmissão na Bund está uma bosta mesmo! O serginho paraece que esqueceu que era um narrador da segunda linha do SportTV ( os de primeira linha narravan na Globo ) e se fantasiou de Galvão Bueno, O reginaldo deveria se manter afastado de certas participaçõe afim de preservar sua história no meio automobilístico. Max e Giaffone não escorregam tanto. Parece as vezes que a única que é profissional mesmo da área é a Mari. Quanto a FIA e a Liberty, melhor não comentar nada…F1 não é NASCAR ou F-Indy, virou água de batata, sem graça e chata…além dos mimimis da criançada-pilotos..”Maenhê…o Miltinho saiu da pista!”…”Maenhê….o Fernandinho bateu nimim!”…”Maenhê…o Carlinhos fica pedindo pra passar eu!”…”Paiê…num dá o carro melhor pro Nandinho não…dá pra mim!”….P/h/o/d/a!…Cadê caras com saco roxo tipo Clark,Mansel, Senna, MacLaren, Cevert, Stewart, Scheckter,Hunt e muitos outros?

Francisco Alves jr
Francisco Alves jr
Reply to  Luiz
10 meses atrás

Mais uma viuvete com saudade do saco roxo de telesenna e tem saudades até do galvão, esse caso é grave, incuravel.

CHAGAS
CHAGAS
10 meses atrás

Verstappen de novo deu show.
Leclerc mostrando (mais uma vez) quem manda na Ferrari.
Perez x Sainz nos premiaram com um show de disputa.
Norris mostrou mais uma vez ser piloto de equipe de ponta.
Engraçado como reclamam de Stroll estar sendo espancado por Alonso e ninguém fala nada da surra de Norris em Piastri ou de Ocon em Gasly.
Bottas vem tendo um desempenho pífio esse ano. Mais preocupado com as redes sociais, esqueceu de pilotar. Candidatíssimo a ficar sem emprego logo.

LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
Reply to  CHAGAS
10 meses atrás

Bottas anda mais preocupado em tirar fotos mostrando suas nádegas!!!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
10 meses atrás

Vero.

Francisco Alves jr
Francisco Alves jr
Reply to  CHAGAS
10 meses atrás

Concordo 99% só acho que o Norris ainda deve muito, promessa antiga nunca ganhou e primeira corrida razoavel que ele faz na F1, e pra muitos de nós o piloto do dia foi o Perez, é só comparar, fez muito mais ultrapassagens, Norris piloto do dia só na midia, na pista Perez come ele.

Jader
Jader
10 meses atrás

Piloto excelente com carro de outro mundo e recordes sendo batidos em todas as corridas. Acredito que o Verstappen não ligue muito pra isso, porque com tantas corridas que tem o campeonato, os números perderam um pouco da relevância.

Barreto
Barreto
10 meses atrás

Estas punições estão ficando chatas demais.
Assisti a corrida fora de casa e quando voltei o resultado era outro.
Coloca logo um asfalto bem abrasivo fora da linha que a punição é automática no consumo de pneus e perda de tempo.

Eder Félix
Eder Félix
10 meses atrás

Aquele “detalhe”: Sainz pede pra passar Leclerc (se tem ritmo melhor, por que não passa?). Na sequência, vem o SC Virtual, as Ferrari entram juntas, Sainz tem que esperar,perde 2 posições, pilota como louco, excede limites de pista, toma 5s na segunda parada, perde novamente 2 posições, de novo toma limites de pista. Aquela “ordenzinha de equipe” que não foi dada no começo, alterou completamente seu resultado.
Sobre limites de pista: a organização diz que brita ou encurtamento de zebras altera a segurança da MotoGP, então deviam deixar a F1 usar o espaço sem punição nenhuma, seria mais justo com todos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Eder Félix
10 meses atrás

A sua conta não fecha porque deixou de fora do calculo a forca do contrato.

FranciscoMassaranduba
FranciscoMassaranduba
Reply to  Eder Félix
10 meses atrás

Tá falando besteira. Procure se informar antes de querer dar sua opinião sobre algo. A maioria das voltas deletadas do Sainz foram ANTES do SC virtual.

Fernando Bonato
Fernando Bonato
10 meses atrás

Alguém saberia dizer se o dominio da RedBull até o momento ultrapassa o melhor momento de dominio da Mercedes, em pontuação?

Edvald
Edvald
Reply to  Fernando Bonato
10 meses atrás

eu sei

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando Bonato
10 meses atrás

Ainda não… quando a Red Bull ganhar OITO títulos de construtores seguidos vai no mínimo empatar… com NOVE títulos supera a Mercedes. O o Rosberguinho ficou Campeão do Mundo… vamos melhorar a comparação, no dia em que o Perez for campeão do Mundo com uma RedBull e a equipe ganhar NOVE títulos seguidos eles serão melhores do que a Mercedes. Vamos acompanhar… sentados.

Paulo Leite
Paulo Leite
10 meses atrás

Acho incrível como consegue, em tão pouco depois da corrida, descrever tantos detalhes de corrida frenética. Parabéns.
Ademais, Max é o dos poucos caras com culhão pra arriscar 3 segundos de vantagem com 3 voltas pro final pra levar ponto extra. Tiro chapéu pra piloto e equipe assim.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
10 meses atrás

Achei que a Red Bull mandou muito mal hoje.

Primeiro quando não parou Versttapen no safety car virtual, como todos os ponteiros fizeram.

Ficou parecendo que a direção de prova estendeu o SC virtual por mais uma volta, apenas para dar chance aos 3 primeiros colocados também trocarem pneus.

As Ferraris aproveitaram, as RBs não.

Era um “easy call”, um pit stop grátis.

Não o fizeram.

Segundo quando sucumbiram a um capricho do Tilápia, fazendo um pit a duas voltas do final, só para ele fazer a melhor volta.

Arriscaram uma vitória.

A soberba é primeiro passo para o fracasso.

Rumo ao octa…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

Combinou com a Red Bull?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
10 meses atrás

As muitas punições estão substituindo o pouco espetáculo.

Danilo
Danilo
10 meses atrás

Ok que deve estar nas regras e tal, mas é um porre o tal de exceder os limites de pista, se não oferece risco eu acho que deveriam liberar.

Wellington
Wellington
10 meses atrás

Flávio,

Atualmente o DRS mais tira a graça do que ajuda a F1. Muitas ultrapassagens mas todas sem graça, nem mesmo a do Perez sobre o Sains porque todos sabiamos que passaria.

A F1 hoje parece uma partida de futebol sem goleiros.

E a transmissão da Band, cada dia com menos qualidade. Como foi a audiência com jogo da seleção feminina na Globo no mesmo horário ?

Luiz
Luiz
Reply to  Wellington
10 meses atrás

A transmissão na Bund está uma bosta mesmo! O serginho paraece que esqueceu que era um narrador da segunda linha do SportTV ( os de primeira linha narravan na Globo ) e se fantasiou de Galvão Bueno, O reginaldo deveria se manter afastado de certas participaçõe afim de preservar sua história no meio automobilístico. Max e Giaffone não escorregam tanto. Parece as vezes que a única que é profissional mesmo da área é a Mari. Quanto a FIA e a Liberty, melhor não comentar nada…F1 não é NASCAR ou F-Indy, virou água de batata, sem graça e chata…além dos mimimis da criançada-pilotos..”Maenhê…o Miltinho saiu da pista!”…”Maenhê….o Fernandinho bateu nimim!”…”Maenhê…o Carlinhos fica pedindo pra passar eu!”…”Paiê…num dá o carro melhor pro Nandinho não…dá pra mim!”….P/h/o/d/a!…Cadê caras com saco roxo tipo Clark,Mansel, Senna, MacLaren, Cevert, Stewart, Scheckter,Hunt e muitos outros?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

A Pista está errada , a GPDA HOJE É MUITA FRACA, pois após o
primeiro treinos deveriam chiar e corrigir a famosa curva 10…

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
10 meses atrás

Belo texto, como sempre. Parabéns.

Edison
Edison
10 meses atrás

Várias punições após a corrida, lamentavelmente. Muito zoado isso. Agora a corrida acaba e não se sabe o resultado final.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edison
10 meses atrás

VARgabundos.

Muchacho
Muchacho
10 meses atrás

Vai ser como o VAR no futebol…..

Afonso Muzzo
Afonso Muzzo
10 meses atrás

Ao final da prova, Pérez: “ufa”.

Paulo Pinto
10 meses atrás

Segafredo, cadê você? O “merdinha holandês” passou o teu ídolo em vitórias! Sem falar nos pódios, VMR…

#ChoraViúva.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Paulo Pinto
10 meses atrás

Gosto demais desse blog! A única coisa que atrapalha é que nos comentários sempre (re)aparece um idiota quando some outro…

Paulo Pinto
Reply to  Edu Zeiro
10 meses atrás

Gosto demais quando o anunciado cai na rede…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Paulo Pinto
10 meses atrás

Sem dúvidas! O idiota que (re)apareceu se pronunciou mais uma vez.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
10 meses atrás

Segafredo ainda vive?

E o finado Allez Alonso?

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

O Segafredo, viúva chorosa de Senna e meu xará, está acima de você. O Allez, que eu apelidei de Vicellez (devido aos vários vices do espanhol), bem que podia aparecer. O Mister Singapura está fazendo bonito na pista e sem trapacear!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

chupez e pinto. A dupla mais explícita deste blog. Um não desgruda do outro. E sempre botando a boca no trombone.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edu Zeiro
10 meses atrás

Nossa, que engraçado!

Que cara Zueiro!

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

Eu cheguei a rir! Até que o carinha foi engraçado.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

Alonso Singapuragate??? Um dos maiores canalhas que já alinhou no Grid da F-1

Fernando
Fernando
10 meses atrás

Desculpe, achei esse trecho um pouco homofóbico:

“nunca comi Ramon nenhum, é tudo mentira, ele é só meu amigo, a gente se conhece desde os tempos da escola, e o que falavam da gente não era verdade, aquele negócio do sabonete no chuveiro do vestiário nunca aconteceu!”.

Alvaro Armbrust
Alvaro Armbrust
Reply to  Flavio Gomes
10 meses atrás

Caro Flávio Gomes, com todo respeito, também me incomodei um pouco. Há alguns anos atrás, passaria batido. Mas hoje, pai de uma adolescente trans essas piadas acabam mexendo comigo de uma outra forma. Tenho enorme respeito por você, por isso me sinto à vontade para escrever.
Abraços

André
André
Reply to  Flavio Gomes
10 meses atrás

Só para saber: você tem algo contra o sabonete escorregar no banheiro? Hein, hein,hein?

Já passei muitas boas com o sabonete escorrgando e não tenho nada do que reclamar. 😋

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Gomes
10 meses atrás

Piada hoje em dia dá cadeia… temos que levar em conta que todoS, todas e todes somos (no sentido de ser humano e não sob a ótica do binarismo ortodoxo) iguais.
Obs.: Tentei usar o corretor de texto do site mas ele não entende o significado da palavra todes… vai entender… vamos pedir para prender os proprietários da plataforma de hspedagem por preconceito de gênero e não aceitação de linguagem neutra que procura tirar do automático o binarismo da língua e assim promover um espaço de maior visibilidade, representação e respeito à identidade de cada pessoa. Tudo muito errado nesse novo mundo que se vislumbra diante de nós.

Augusto Torres
Augusto Torres
10 meses atrás

Texto homofóbico. Mas o que esperar de alguém que chamava Kvyat de Ki Viado e Pérez de Maria do Bairro? (machismo tóxico). Devidamente anotado e reportado.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 meses atrás

Corrida bosta.
Campeonato de merda.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Alfredo Aguiar
10 meses atrás

É só não assistir.

Edvald
Edvald
Reply to  Alfredo Aguiar
10 meses atrás

E você ainda assiste?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Edvald
10 meses atrás

Sim, e pelo jeito você também.

Marcus
Marcus
10 meses atrás

Do guard-rail pra dentro deveria ser tudo pista. Hoje foi até risível o que aconteceu.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
10 meses atrás

Flávio, torço por vida longa em sua carreira de jornalista!!! Porque se o último emprego do mundo for o do carinha que digita os áudios da corrida, a FIA vai preferir ficar sem ninguém ao te contratar, he, he… (Sim, e ainda têm gente que lê seu BLOG!!! Segue firme aí)

Rafael N
Rafael N
10 meses atrás

Pelo tamanho e qualidade do texto, até parece que a corrida foi boa rs

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás

Se não me falhe a memória, a última vez que algum ganhou em pista seca com 4 pit stops for o Schumacher em 2004 na frança.

Edison
Edison
Reply to  Leonardo
10 meses atrás

Foram três paradas do Max

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edison
10 meses atrás

Desnecessárias, inclusive.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

Verstappen é o piloto mais competitivo que eu já vi correr, impressionante!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Eu sempre digo isso : 75% do resultado é o carro , o resto é o piloto.
( Hamilton , Alonso , Norris , Leclerc..etc.. sentados na Red Bull
Fariam o mesmo.) , Mansell , ganhou um titulo mundial com um carro
que tinha suspenção eletrônica que corrigia tudo nas curvas.)
Max está com um F1 muito especial nas mãos

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Celio Ferreira
10 meses atrás

Tenho duvidas em relação ao Leclerc, que me parece mais uma versão remixada do Alesi do que do Prost. De resto a F-1 sempre foi assim. Invariavelmente o melhor carro ganha, e o melhor piloto dentro dele e sagra campeão. Não ha nenhuma novidade nisso, tanto é que relativizo muito o Hamilton como o melhor piloto do Universo, ele é bom, mas o carro era tão melhor que até o Rosberguinho ficou campeão da F-1;

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

02/07/2023- A melhor vitória da temporada de Verstappen foi um espetáculo, vou mudar minha opinião nessa temporada ninguém vence a equipe Red Bull. O melhor da corrida foi uma disputa entre Perez e Sainz mostrando que a evolução da FERRARI, foi mais produtiva do que da Mercedes- Benz e da Austin Martin . O Pior de tudo nesse GP foi o Piloto NORRIS querendo cagar regras, X-9, inglês babaca . Todos os carros tem sensores e led’s ,além de câmeras , portanto a direção de prova sabe fazer a leitura dos gráficos e sabe apontar quem queimou os limites de tolerância da pista. os rendimentos em pista dos carros da Alha Tauri e da Haas foram medíocres .

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

Se a direção de prova sabe de tudo isso, pq acatou o protesto da Aston Martin após a corrida?

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
10 meses atrás

Hoje, não bastava VER ganhar. Ele quis vencer com requintes de crueldade.

Saiu dos boxes na volta 70 com 5s de vantagem para LEC. Ficou aquecendo os pneus, “ziguezagueando” na pista. Abriu a volta 71 com apenas 2s de vantagem. Cravou a melhor volta, retomando a vantagem de 5s.

Já não bastava mais o rapaz ganhar com 20s, 25s de vantagem. Quis emoção pra trucidar os rivais.

Edison
Edison
10 meses atrás

Essa última parada no Box do Max faltando duas voltas realmente foi pra humilhar. O cara tá sobrando .
Agora, esse festival punições por exceder os limites da pista é uma bobagem, não seria mais fácil liberar pra todos poderem passar fora da faixa branca? Assim ninguém levaria vantagem, e evitariamos essa situação da corrida terminar com o resultado sendo questionado .

lagerbeer
lagerbeer
10 meses atrás

Historia sendo escrita mesmo ! Parece a soma de todos … Voce vê nele momentos de cada um dos grandes : paciencia do Prost, eficiencia e foco do Schummy, a gana do Senna…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  lagerbeer
10 meses atrás

Verstappen é muito bom! Impiedoso e implacavel como todos os grandes campeões,

MarcioD
MarcioD
10 meses atrás

Esse teto de gastos não teve efeito nenhum no que diz respeito à competitividade,principalmente vitórias de times diferentes.Valeu como redução de custos.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Curto e grosso: track limits é palhaçada! Piloto de F1 não pode ser tratado como uma criança de 2 anos.Os carros atuais são extremamente seguros ( o Grosjean não morreu). Risco de algum piloto morrer ultrapassando os track limits é zero! E se liberar geral, todo mundo terá a mesma vantagem.

E o mais surpreendente é que FIA e Liberty Media não percebem que extinguindo os track limits em TODAS as pistas, naturalmente uns 2 ou 3 pilotos acabariam se excedendo muito e teríamos, quase sempre, 2 ou 3 carros abandonando.Isso traria muito mais emoção para as corridas, com o track limits separando os pilotos bons dos ruins. Isso é tão óbvio que eu fico até com vergonha de ter que escrever algo que a FIA e Liberty não percebem.

Edison
Edison
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Perfeito.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Fico imaginando como fizeste estes cálculos matemáticos de probabilidades tão precisos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Concordo em partes. Seria melhor, seria legal, seria desafiador e emocionante.
Por outro lado os limites de pista não são fatores determinantes para competitividade das corridas a ponto da FIA/Liberty darem bola pra isso.
As regras são pra todos que correm desde as categorias de base. Se alguém passar dos limites deve ser punido exemplarmente, como foi feito, e bem feito.
Anos atrás em Monza teve um menino na F3 que abusou perdeu o controle, “decolou” na zebra e o carro quase foi na arquibancada.
O mais curioso foi ver na F2 e F3, uma molecada dividida em 52 carros tomando quantidade menor de punições do que os apenas 20 barbados da F1.
La, o engenheiro da meninada entra no radio, pede pra tomarem cuidado pois já receberam bandeira de advertência. Eles acatam e cuidam pra não tomar a punição. Já os “delegados” choram que nem bebezinhos, uns dedurando o companheiro e pedindo punição, outros reclamando de como a vida e injusta por conta dos limites de pista. Haja estoque de chupeta.
E quando se imagina que quem reclama são os menos experientes, vemos Verstappen e Hamilton esgotando o estoque de lamurias via radio.
Claro que um F1 carrega mais velocidade, mas a aerodinâmica e a experiência dos pilotos equilibram isso.
Não da pra culpar a direção de tudo, existem problemas nas corridas que os culpados são simplesmente os pilotos.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  CHAGAS
10 meses atrás

Sobre o menino na F3 que “decolou” na zebra e quase foi na arquibancada, aí o problema é de engenharia.É preciso construir uma proteção resistente na frente da arquibancada que seja forte para segurar um carro (ou mais de um) em qualquer velocidade.

Chagas
Chagas
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Oxi. Um carro decolar pelos ares a mais de 200 km pra ir de encontro com um muro de concreto nao seria um problema?
Ainda bem que na oportunidade era um alambrado, já imaginou se fosse o seu muro de concreto?

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Chagas
10 meses atrás

Eu estou falando em construir um alambrado mais forte, mais alto, mais resistente. Na maioria dos autódromos de hoje, em frente a um muro de concreto geralmente tem barreiras de pneus.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Certo, agora “só” falta a solução do carro decolando com um piloto dentro.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Voce assistiu a INDY 500 desse ano? Viu o tamanho dos muros? Viu o tamanho das redes de proteção? Viu todo o aparato de segurança? Viu o pneu que se desprendeu do carro e foi parar no estacionamento de carros de expectadores depois de uma batida???

Resumindo: Corridas são perigosas por natureza, pessoas podem morrer, as regras devem ser seguidas e penalizações devem ser aplicadas a quem não as respeita… foi isso que vimos na Áustria.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

O regulamento é claro, a pista é definida pela linhas brancas. Regra simples e absurdamente pratica, quem ultrapassar integramente esses limites será penalizado. As equipes sabem de forma “on-line” quando as faltas estão sendo cometidas, existem sensores que captam isso. A organização da prova tem apenas que ser mais eficiente e aplicar todas as penalizações antes que a prova acabe. Dessa forma passa menos vergonha e será menos questionada.
Quando um piloto rompe os limites da pista pode criar um “novo traçado” mais rápido e ganhar vantagem, isso é atitude antidesportiva (normalmente o pessoal chama isso de roubar)… e atitudes como essas não devem ser permitidas e sim punidas com rigor. Ao meu ver foi isso que aconteceu na Áustria. Obs.: Nenhum piloto questionou as punições, as próprias equipes sabiam quantas foram as vezes que o limite de pista havia sido rompido. Muita choradeira diante de tanta malandragem.

лэонагдо мамед
лэонагдо мамед
10 meses atrás

“nunca comi Ramon nenhum, é tudo mentira, ele é só meu amigo!”. Simplesmente genial.
Assim como o menino Max, que não erra e não dá chance pros outros.

Um dia vamos descobrir que ele é um androide forjado na mesma fábrica que inventou Schumi, na fronteira da Alemanha com a Holanda.

Alexandre
Alexandre
10 meses atrás

Oque o Max tá pilotando é sacanagem. Não erra, não se apavora e ainda humilha ao arriscar a corrida só pra ter mais um ponto…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Alexandre
10 meses atrás

O cara é bom! Muito bom… bom pacas…