SUDERJ INFORMA

Ricciardo hoje em Silverstone: voltando às origens

SÃO PAULO (esperado) – A Red Bull confirmou hoje a demissão de Nyck de Vries da AlphaTauri. A notícia pingou pela manhã na imprensa holandesa e foi oficializada horas depois. Daniel Ricciardo assume como companheiro de Yuki Tsunoda já no GP da Hungria, dia 23.

De Vries decepcionou nas dez corridas que fez pela AlphaTauri neste ano. Campeão da F-2 em 2019 e da Fórmula E em 2020, no ano passado fez uma boa prova pela Williams substituindo às pressas Alexander Albon em Monza e marcando pontos com uma inesperada nona colocação. Com a saída de Pierre Gasly para a Alpine, acabou sendo a opção da filial rubro-taurina para 2023 e ninguém contestou: bom currículo, piloto de testes da Mercedes desde 2019, vasta experiência (fez testes também pela Aston Martin e disputou quatro vezes as 24 Horas de Le Mans), parecia o nome ideal.

Mas, nesta temporada, o máximo que conseguiu foi um 12º lugar em Mônaco. Andou atrás de Tsunoda na maior parte das provas, tomou de 8 x 2 nos grids de largada e cometeu muitos erros. O japonês, que não é grande coisa e mesmo com um carro pavoroso, conseguiu dois pontinhos com décimos lugares na Arábia Saudita e em Miami.

Ricciardo está em Silverstone, onde participou hoje, pela Red Bull, de testes de pneus da Pirelli. De acordo com a equipe, fez “tempos muito competitivos” e sua melhor volta o colocaria na primeira fila do GP da Inglaterra de domingo, ao lado de Max Verstappen. O australiano defendeu a marca a vida inteira, estreando pela HRT em 2011 com cockpit pago pelos energéticos, passando pela Toro Rosso em 2012 e 2013 e assumindo a titularidade do time principal em 2014, onde ficou até 2018. Depois foi para a Renault (2019 e 2020) e passou pela McLaren (2021 e 2022). Tem oito vitórias, três poles e 32 pódios na carreira. A última vitória foi daquelas zebras enormes da F-1, em Monza/2021. No final do ano passado foi dispensado pelo time papaia para a chegada de Oscar Piastri e voltou à Red Bull como piloto de testes.

Não é uma grande surpresa a substituição de De Vries. A Red Bull tem tradição na demissão de pilotos em meio de temporada ou depois de pouco tempo de casa, o que já aconteceu com vários deles tanto na equipe-mãe quanto na filial de Faenza. Kvyat, Gasly e Albon são alguns dos que já sentiram a mão pesada de Helmut Marko, guru da empresa que prende e manda soltar na organização austríaca. A lista é enorme e ainda tem Christian Klien, Scott Speed, Sébastien Buemi, Jean-Éric Vergne, Jaime Alguersuari, Sébastien Bourdais, António Félix da Costa e muitos outros nas categorias de base.

A volta de Ricciardo pode ser interpretada, também, como uma forma de avaliar o veterano piloto para uma eventual volta à Red Bull em 2024 no lugar de Sergio Pérez, outro que está na marca do pênalti pelas péssimas apresentações nas últimas corridas.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fil
Fil
7 meses atrás

Com um clima desse, não é por acaso que a RBR sofre com pilotos do que as demais equipes. Tem 2 equipes, 4 pilotos, e só consegue fazer 1 render… pra mim o problema se chama Marko Helmut. Gestão retrógrada.

Viriato
Viriato
Reply to  Fil
7 meses atrás

Problema? Que problema? Estão ganhando tudo!

Francisco Alves jr
Francisco Alves jr
7 meses atrás

Não sei pra quem é pior, pra ALFA TAURI por entregar o carro aa um piloto que esta(va) decadente ou o Tamandua Bandeira também chamado Daniel Riccardo pilotar numa equipe que decaiu, que não empolga mais ninguém. Realmente não sei. Mas se a RBR, leia-se Dr Helmut resolveu mantê-lo à mão para sacar-lo agora então alguma razão deve ter, nunca gostei do Ricardão mas tomara que ele ns traga mais emoção, e de repente com sorte pode fazer muitos pontos, por exemplo um oitavo já faria mais que toda equipe até hoje. Vamos ver

Viriato
Viriato
7 meses atrás

O tempo dele já passou, mas serve como piloto-estepe.

Edison
Edison
7 meses atrás

Riccardo é gente boa mas não estava rendendo nada na maclaren. Não creio que vá conseguir grande coisa nessa cadeira elétrica da alphatauri. É capaz de levar benga do japinha.

Zeca Leão
Zeca Leão
7 meses atrás

O que deu no De Vries hein???? desaprendeu de como pilotar???? ou teria só tido sorte nos anos anteriores….que desatino desse cara, não sei, mas me parece que pra ele o mundo da Fórmula Um acabou……mas de repente né gente, olha o MAGnussem, o Incrivel Hulk que vai e volta, o tio Alonso que se desaposentou-se e o próprio canguru de dentadura, o nosso eterno e querido Daniel R. que falou que se o D VRies não sair logo do cockpit ela senta no colo tal é a pressa de voltar. Quem sabe o Ricardão faz mais agora na volta do que fazia antes e reanime a Alfa Tauri, se REDBULL dá asas ALFATAURI dá o que? chifres ?????

MDN
MDN
Reply to  Zeca Leão
7 meses atrás

Caramba, fera, como vc é engraçado, já pensou em tentar carreira na comédia?!

Zeca Leão
Zeca Leão
Reply to  MDN
7 meses atrás

Obrigado Sr. MDN, que bom que tenha gostado.

Robertom
Robertom
7 meses atrás

Riccardo vai andar na frente do Tsunoda, e vai marcar vários pontos para a Alpha Tauri. Se cuida mexicano…

Adalberto
Adalberto
7 meses atrás

SUDERJ informa Daniell Riccardão esta sendo reciclado vamos ver o que ainda sai da bagaça…. a F1 deveria renovar as equipes tambem, deveria ter 12 equipes, com duas cainda pruma segunda divisão cada ano.do final dos anos 70 até hoje é a mesma lenga lenga. todo mundo tenta mas sò VERSTAPENN ARREBENTA.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 meses atrás

Ricciardo estava mal quando pararam com êle , acho que não vai dar
nada , carro ruim , piloto em decadência .

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
7 meses atrás

Sendo bem realista, sem nenhum pessimismo. Com uma equipe que tem apenas dois pontos até agora, a possibilidade do Ricciardo terminar o ano zerado é muito grande. Isso sem falar que a coisa toda pode piorar. Por conhecer o “carro” há mais tempo, pode até ser que o Tsunoda consiga mais 1 ou 2 pontos para a equipe

lagerbeer
lagerbeer
7 meses atrás

Em suma : a torta holandesa assou antes que as tortillas mexicanas, que tá no forno nesse exato momento

Marquim Crato Ceará
Marquim Crato Ceará
7 meses atrás

Suderj informa foi Top mim lembra também FG o Campeonato Carioca na Tve Rio com narração de Januário de Oliveira “Suderj Informa sai o Holandês entra o da terra de Mad Max ” A informação é de Tapetes 3B Rio.

César
César
Reply to  Marquim Crato Ceará
7 meses atrás

Tá lá um corpo estendido no chão!

Renato
Renato
7 meses atrás

Ótimo! Deviam por o fraquíssimo Perez e levar o ótimo Riccardo para a Equipe A.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Renato
7 meses atrás

Pérez vai ser vice este ano. Algo que Ricciardo, que pilotou a RBR, nunca foi.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
7 meses atrás

Esperadíssimo. De Vries teve sua chance, num carro horroroso, é verdade, mas não aproveitou. Não é mau piloto, que siga carreira no WEC, FE, F Indy onde for. E Perez que fique esperto. Ricciardo está babando por uma vaga na Red Bull, que, outrora, desprezou em busca de uma liderança na Renault.

Barreto
Barreto
7 meses atrás

Será que teremos 14 carros no Grid?
Falo isso porque Alfa, Alpha, Haas e Sargeant já não fazem parte do Grid, apenas figuração.

Gabriel
Gabriel
7 meses atrás

Vai tampar buraco, talvez até o fim do ano, talvez o ano que vem, porém não sobe mais para a principal não, pelo simples fato de que vai fazer tanto ou mais cagadas que o De Vries, ele é incapaz de se adaptar a um carro rapidamente e com o carro porcaria da Alpha Tauri, vai enterrar a carreira de vez.

SAI
SAI
7 meses atrás

Ele testou o carro da redbull, onde uma boa parte do grid apresentaria resultados positivos. O problema é embarcar em um carro que, além de lento, quebra constantemente.
Eu acredito que qualquer piloto prefere estar no grid independente do carro, caso não haja expectativa melhor. Bom será para testá-lo para uma possível volta pra RedBull. Contudo, se o carro não conseguir terminar as corridas, não vai ajudar em nada.

Adriano Tenório
Adriano Tenório
7 meses atrás

Ricciardo tem um histórico recente de dificuldade em adaptar-se ao carro (oi foi a fama qie levou na Maclaren). Será que sentirá muita diferença nessa Alpha Tauri ?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Adriano Tenório
7 meses atrás

Esse histórico não existe. Ele se adaptou rápido ao carro da Renault, pegou agora o RB19 nos testes de pneu e no primeiro teste já foi competitivo, só na Mclaren mesmo que deu ruim.

Marcus
Marcus
Reply to  Adriano Tenório
7 meses atrás

A McLaren na época dele era uma cadeira elétrica.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
7 meses atrás

Ontem você cantou a pedra.
Teremos então um Rádio Gomes hoje às 19h00 ?