SOBRE ONTEM DE MADRUGADA
A IMAGEM DA CORRIDA

SÃO PAULO (tá acabando) – Apesar da profusão de imagens coloridíssimas e luminosíssimas de Las Vegas, incluindo aquelas da simpática Esfera — a história de proibir luzes vermelhas, amarelas e azuis era cascata –, acho que vou me lembrar dessa corrida, para sempre, pelo trajeto dos três primeiros dos boxes até o hotel Bellagio, onde foi feita a entrevista pré-pódio.
Leclerc, Verstappen e Pérez fizeram caretas ótimas dentro do Rolls Royce. E caiu o mito do luxo e do conforto do carro mais caro do mundo (nem é mais, mas quando eu era criança Rolls Royce era o carro mais caro do mundo e pronto): só cabem dois atrás. Meus DKWs são mais espaçosos.
Estou na correria hoje, então vamos acelerar no rescaldão.
O NÚMERO DE LAS VEGAS

Em 2016, a Mercedes estabeleceu um recorde de vitórias na mesma temporada. Foram 19 em 21 corridas, naquele ano em que Rosberg e Hamilton se engalfinharam pela taça. E Rosberguinho levou. Aproveitamento mercêdico: 90,4%. Pois a Red Bull chegou a 20 vitórias nas mesmas 21 corridas. Já é recorde absoluto, mas temos sempre de levar em conta o percentual em relação ao número de corridas, porque os campeonatos variam de tamanho. Até agora, o que Verstappen (18 vitórias) e Pérez (duas) fizeram bate nos 95,2% de aproveitamento. Mas ainda tem uma prova para fechar o Mundial. Se não ganhar em Abu Dhabi, o time encerra o ano com 90,9% de vitórias. Se vencer, vai a 95,4%. A McLaren de 1988, com 15 vitórias em 16 etapas, teve aproveitamento de 93,7%.
Verstappen ganhou as três provas disputadas neste ano nos EUA — em Miami, Austin e Las Vegas. Sem muitas papas na língua, não economizou críticas ao excesso de penduricalhos do evento do último fim de semana. Detonou o que considerava “1% esporte e 99% espetáculo”, o público “que não entende nada do que fazemos na pista”, os organizadores que deram cupons de compra no valor de 200 dólares aos que foram expulsos das arquibancadas no segundo treino livre (“se fosse comigo, eu quebrava tudo”).
Mas se rendeu à qualidade da prova e admitiu que se divertiu bastante. Ao final da corrida, era um sorriso só. Como muita gente, acabou tendo uma boa surpresa num circuito que, de início, parecia ser um dos mais desinteressantes da temporada. O que nos leva à…
FRASE DE VEGAS
“Não esperava que a pista fosse tão boa. Para todos que foram tão negativos sobre este fim de semana, acho que Vegas provou que estavam todos errados.”
Lewis Hamilton



De acordo com os organizadores, passaram pelas catracas do circuito 315 mil pessoas nos três dias do evento. O contrato de Las Vegas com a F-1 é de dez anos. Viram Verstappen conquistar seu 20º pódio no ano, mais um recorde que o holandês amplia — maior número de troféus na mesma temporada; no ano passado, foram 18. O piloto completou 40 corridas seguidas nos pontos. Hamilton detém esse recorde, com 48 provas pontuando seguidamente, entre Inglaterra/2018 e Bahrein/2020.

Max liderou 951 voltas até agora nesta temporada, 75% das 1.267 cumpridas em 21 corridas. O GP de Abu Dhabi terá 58 voltas. É isso mesmo que vocês estão pensando. Se ele liderar pelo menos 49, chegará à incrível marca de mil voltas em primeiro lugar no mesmo ano. De qualquer forma, ele já tem mais um recorde assegurado: percentual de voltas na liderança em relação ao total de um campeonato. Mesmo se não ficar na ponta em nenhum momento em Yas Marina, ele fecha o ano com 71,7% das voltas lideradas. O recorde anterior era de 1963. Jim Clark, naquele Mundial, liderou 506 das 708 voltas percorridas — 71,4%.
GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS de Esteban Ocon, que largou em 16º e, com apenas um pit stop, terminou em quarto. Na verdade, quinto. Mas com a punição de 5s para Russell, subiu uma posição. Fez uma prova muito madura e encostou em seu companheiro Gasly na classificação: 62 x 58 para Pierre. Com o detalhe importante: nas últimas três provas, Ocon marcou 14 pontos; Gasly, seis. Pierre era o quarto no grid, mas terminou só em 11º, com problemas depois da troca de pneus.


NÃO GOSTAMOS de ver a Williams desperdiçar uma grande chance de pontuar. Albon largou em quinto e Sargeant, em sexto. Terminaram em 12º e 16º, respectivamente. Andaram para trás. O “graining” nos pneus — esfarelamento, granulação, “macarrãozinhamento” — foi apontado como grande vilão para ambos. “No meio da corrida me vi com pneus velhos lutando com um monte de gente de pneus novos”, resmungou Alexander, culpando também a estratégia de uma parada. “O momento do safety-car foi ruim para a gente. Temos de rever alguns cálculos”, disse.
MAX EMILIAN VERSTAPPEM É O MÁXimo mesmo o cara é FE NO ME NAL !!! simplesmente isso, teria que ter um cérebro de ameba ou ser uma viuvette inconsolável pra não perceber isso.
Ah, não, aí não! Por favor, FG e equipe, fake com o mesmo apelido que eu não! Excluam esse covarde aí, vocês têm como identificar pelo e-mail de cada um! Imbecil fracassado! Esse idiota é o mesmo que se auto denominava sullivan e vem se escondendo em outros apelidos já há algum tempo, ultimamente vinha sendo o fase oral fake. Agora exagerou, mas cafajeste é assim mesmo, não tem coragem de assumir sua estupidez e tenta comprometer os outros. Vá babar ovo de seu queridinho com outro apelido, palhaço! Tem de banir de vez esse aí, não acrescenta nada além de asnices a esse blog!
Quase igual a imagem dos três…tá..não tanto…mas tem suas referências…
Elvis foi demais até 1970. Depois, degringolou.
Extra extra extra
Luiz Hamiltom se ofereceu pra correr na REDBULL RACING mas o Boss MARKO falou com toda delicadeza GET OUT FROM HEAR IS NOT YOUR PLACE WE LOVE MAX.,..,
O fase oral fake pelo menos é racista assumido. Já o original…
Onde tem racismo aí? Vc também é muito chato…
Racista passando pano pra outro. E crítico é chato mesmo, pra quem veste a carapuça.
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You’re welcome.
Se eu lesse esse blog, eu diria que o escriba fez uma ótima apreciação do intercorrido.
Números são precisos, mas não necessariamente justos. A McLaren de 1988 foi mais dominante que a RedBull de 2023. Afinal, o time inglês só não teve 100% de aproveitamento por conta da afobação de Senna no GP da Itália. Já a RedBull, tirou o que dava em Singapura.
Mais uma viuvette saudosa,..
Mais um comentário dispensável de uma pessoette rancorosa. Fase oral fake e racista.
Livro – Interpretação de texto – 1º ano
Bom proveito…
O que realmente importava aconteceu. Tivemos uma corrida bem legal. O resto é resto.
Falando em entrar por dentro viram só o Tiozão Alonso foi o único que ficou rosnento após a prova mas isso foi pra desfaça a c*agada que fez, Vegas é pros “CHOVENS”, ALO só se dá bem em circuitos velhos, o alonco quando se barbeira sai maravalha,
Ah, vai “CHE” “FOCHER”, “CHEU” “FACHE” ORAL FAKE “RACHISTA”!
Já pode pedir música no Fantástico.
Max Verstappen, o novo ”Rei dos Estados Unidos” (como diria o Galvão Bueno sobre o Ayrton Senna) ou ”Rei da América”.
Sobre Las Bregas:
A grande sacada de Verstappen, como garoto propaganda da Heineken 0.0 que é, foi jogar Leclerc pra fora da curva e passar justamente por cima da marca da cerveja na largada. A imagem que mais rodou o mundo.
Genial!
E se lembrarmos que a Ferrari é patrocinada pela concorrente Estrela Galícia 0.0, e o Leclerc teve de passar também, mais genial ainda.
Lembrou a Red Bull, quando, do seu início, jogou fora, nas lixeiras das boates londrinas, milhares de latas vazias de seu produto, fazendo com que os jovens, vendo aquilo, achassem que estava todo mundo consumindo aquele produto, e quisessem consumir também.
Genial!
E depois do excelente Las Bregas, vamos para A Bull Dhabi, afinal, foi lá a final de campeonato mais incrível da história, tendo sendo vencida na última volta, por Versttapen e sua Red Bull.
Se for dirigir, não beba.
Yabhu dabi doo!
Rumo ao 8cta!
Cara chato.
Como dizia meu falecido pai, chato sobe nele e desce se coçando.
Se essa galera da fase oral for para o mar no fim de ano, Netuno/Iemanjá/a divindade que for devolve tudo. Pior, vivos.
Por que você não faz logo um blog seu?
Pois é, já tenho até sugestão para o título do blog – Fase oral com MV: rumo ao 8cta!
Aí o outro vai fazer um blog também. Serão spin-offs do blog do FG.
O MAX tá dançando break???
O FLA previu: Leclerc é frouxo e não aguenta até a primeira curva,
piloto é empregado né, tá todo mundo passando pano em VEGAS fora o BabyStroll que é o filho do patrão.
VERSTAPPEN é bisonho, embora números numeros não minam mas podem enganar, o cara é superior
Eles não estão dançado break. Os três estão reencenando o clipe de Music da Madonna.
esta foto da Lotus com Jim Clark é a melhor das melhores!!!!
sou fã dele desde 63
Vegas foi otima corrida , mas podia ser 2 horas mais cedo, melhor
pra quem mora lá , e pra festa toda …
Quando eu era criança e passava pela via Anchieta e via o logo da Rolls Royce eu era crente que a fábrica ficava aqui em SBC …. rs