SPGP (2)

SÃO PAULO (rapidinho) – Max Verstappen ganhou a Sprint de hoje Interlagos tendo apenas o trabalho de ganhar uma posição na última corrida curta de 2023. Foi sua sétima vitória em provas desse tipo, que começaram a ser disputadas em 2021. Das seis deste ano, ele ganhou quatro. Lando Norris e Sergio Pérez ficaram em segundo e terceiro.
A corrida foi realizada com sol e calor, felizmente sem nenhum sinal do dilúvio que devastou parte do autódromo ontem no final da tarde. Os organizadores trabalharam rápido e conseguiram recuperar os danos causados pela ventania e pela chuva. No balanço das intempéries, foram seis feridos leves e muitas coberturas de arquibancadas danificadas. Pouco, para a intensidade da tempestade.

Antes de contar a história da Sprint, vale mencionar o que aconteceu na classificação para a corrida curta. Norris fez a pole, seguido de Verstappen, Pérez, Russell, Hamilton, Tsunoda, Leclerc, Ricciardo, Sainz e Piastri nas dez primeiras posições. Na primeira parte da classificação, o Shootout, Alonso e Ocon se bateram na Curva do Sol. O francês abria volta rápida e o espanhol estava desacelerando. Fernandinho não deixou um espaço generoso à sua esquerda, e Esteban deu uma rabeada que acabou levando ao choque e à batida. O piloto da Aston Martin conseguiu voltar aos boxes, mas não deu para arrumar o carro. Ocon chamou o ex-companheiro de “idiota” pelo rádio. Mas Alonso evitou hierarquizar as culpas: “Eu estava no lugar errado na hora errada, dessas coisas que acontecem”. Ninguém foi punido. Os comissários entenderam que foi um daqueles “incidentes de corrida”. No caso, de classificação.

Mas vamos à corridinha. Pneus macios foram a escolha de quase todos – Magnussen, Hülkenberg e Sargeant foram de médios. Verstappen largou muito bem e fez valer o lado de dentro para a primeira perna do S do Senna. É assim que se passa ali. Deixou Norris para trás. Na freada do S, Russell também passou o inglês da McLaren. Hamilton passou Pérez e, pouco depois, levou o troco. Como nas outras duas Sprints de Interlagos, em 2021 e 2022, a prova era disputada em ritmo frenético, com todo mundo andando muito perto.
Na quinta volta, Norris recuperou o segundo lugar em cima de Jorginho. Max, em primeiro, não tomava conhecimento do que se passava em seus retrovisores. Na volta 8, Pérez passou Russell no S do Senna e foi ultrapassado pelo supracitado na entrada da curva do Lago. Interlagos tem disso, bons pontos de ultrapassagem para quem sabe onde mergulhar retardando a freada. Quase sempre dá certo. E deu para o mexicano na décima volta, agora por dentro no S do Senna. Manobra clássica. Dessa vez, não deixou o #63 da Mercedes devolver a gentileza.

O troca-troca de posições entre o S do Senna e a freada do Lago se repetiu com Ricciardo para cima de Sainz na volta 12, em briga pelo oitavo lugar — Ferrari tomando canseira da AlphaTauri, quem diria… Na 14ª, repeteco: Ricciardo passa primeiro, Sainz recupera depois. Aí, Piastri aproveitou e também deixou o australiano para trás.
Os primeiros colocados foram se distanciando e os intervalos entre eles, aumentando. Verstappen estabeleceu uma diferença segura para Norris. Pérez, em terceiro, nem esboçou um ataque ao segundo colocado. Ao contrário, percebeu que Russell estava longe e se acomodou ali. Pelo menos uma medalhinha levaria para casa. Quem despencou de rendimento depois de 20 voltas foi Hamilton, ultrapassado por Leclerc e Tsunoda e caindo de quinto para sétimo.
E, num estalar de dedos, a Sprint terminou com Verstappen, Norris, Pérez, Russell, Leclerc, Tsunoda, Hamilton e Sainz nas oito primeiras colocações. O resultado foi muito bom para o mexicano, que aumentou em quatro pontos sua diferença para Lewis na luta pelo vice-campeonato, de 20 para 24.

APARECEU – Felipe Massa finalmente apareceu no autódromo. A organização do GP disse que ele era “muito bem-vindo”. Deu uma entrevista ou outra. E falou que tem credencial para o ano todo, por isso foi a Interlagos. “Estou lutando pela justiça, pelo que é justo”, resumiu, falando sobre seu pleito pelo título de 2008. Barrichello, Nelsinho Piquet e outros pilotos brasileiros também circularam pelo paddock.

Flavio, vc não foi ao autódromo este ano? Sentindo falta das suas fotos e comentários dos “bastidores”.
Engraçada a F1. O Massa é persona non grata, é desconvidado de um evento e gera climão. O filho do chofer pode ir lá, tirar foto e dar entrevista. Tá serto…
Aprende a escrever pelo menos!! “Certo”….🤮🤮
Aff, tá difícil até a ironia, quem diria…
Realmente, lady baba anda fazendo escola aqui com as babetes. Racismo, homofobia, despeito, desrespeito aumentaram exponencialmente nos comentários desde que beetlejuice reapareceu, posando de boa pessoa. Não me engana, não, continua um péssimo exemplo. Uma coisa é torcer, a outra, completamente diferente, é distorcer, atitude covarde. E pra parecer convincente, ainda deve arrancar os cabelos para se controlar e não partir para a agressão contra quem vai contra seus delírios, que era o que fazia antes. Se bem que em suas “opiniões”, ainda que amenizadas, agressões é o que não falta, e junto com o apoio das babetes talvez isso seja suficiente para satisfazer seu “pequeno” ego.
Será fake news que Massa tirou selfie com Nelsinho, Briatore e Montezemolo nos boxes da Alpine?
Dica do dia:
Case com alguém que olhe pra você como o Hamilton olha pra Red Bull.
Me acompanhe para mais dicas…
Pois é, lady baba, o que será que ele faria com um desses, hein? E o tesão da sua vida, o que faria com a Mercedes do ano? O que você acha, sinceramente?
Responde, lady baba, vamos! E se fosse o Fernando, hein? O que você pensa disso, hein, lady baba?
Massa não tinha como se aparecer , inventou este processo , que deveria
ter feito em 2008 , agora a inês já esta morta , e o bonde já passou.
Ele não inventou o Processo, é tudo real, e há de tempo de reparações correções justas e necessárias. A Formula 1 terá muito mais valor se MASSA FOR RECONHECIDO COMO O CAMPEÃO DE F1 2008.
Jura?
O delírio pachequista.
Duas certezas hoje na F1.
Max chega em primeiro e Sargeant chega em ultimo.
O Massa tá parecendo o Mr. Shaw de Se Beber Não Case….
Sei lá…o Massa…ele pode conseguir…falar que foi campeão. Eu nunca vou achar…não teria sentido…enfim. Parece o Brasil se auto denominando campeão moral em 78.
achismos são achismos, eu acho desde 2008 que aquela corrida que foi corrompida, adulterada e o criminoso confessou publicamente deVe ser anulada, como tantas partidas de futebol o são, e dessa maneira ( E NÃO POR QUERER PREJUDICAR LEWIS) E PORTANTO MASSA CAMPEAO MUNDIAL DE F1 EM 2008.
Uau.
O mais impressionante nessa corrida não foi nem o Versttapen enfiar 35 segundos no Hamilton numa sprint.
Foi o Hamilton chegar atrás do Tsunoda!
Mito!
Rumo ao 8cta…
O Hamilton amarelou
Baba, lady, baba. E o two and a half champion é só medíocre, segundo você mesmo, pois o melhor entre ruins é no máximo isso.
Torcendo para que amanhã a coisa seja movimentada como hoje. Tirando Verstappen, que brinca no parquinho sozinho, o resto se divertiu a valer.
Massa é patético. Deveria ir ao autódromo e ficar quieto.
Massa com cabelo pintado no estilo Silvio Santos…
Se Piquezinho, o autor da façanha vergonhosa, pode circular livremente sem medo de ser feliz, Massa também pode. Sonhar é preciso.
com certeza
Pois é.
Faltou uma menção ao X do Piastri no Alonso. Coisa que fez a alegria de quem curte F1.
Até o japonezinho comeu o Hamilton
Impressionante! E ainda tem quem apoie uma barbaridade dessas! Certamente gente que boicota o Bis, mudou para o leite Ninho e com certeza absoluta fechou suas contas no Itaú, lady baba e babetes incluídas, muito provavelmente.