PREZINHO (1)

Os tempos do dia #1: massacre rubro-taurino

SÃO PAULO (u-hu) – Talvez o melhor mesmo, hoje, seja abrir esta profunda análise do primeiro dia da pré-temporada da F-1 no Bahrein com uma tabela de tempos. Fria, direta, objetiva. Esteticamente nem muito bonita, embora já tenhamos nos acostumado com as fontes que se chamam F1 Reg, F1 Turbo e F1 Torque, pelo que li num site aí, e que podem ser baixadas aqui, creio — não reclamem se vier algum vírus.

Uma tabela de tempos não deixa muitas dúvidas no ar. Quando se vê que Max Verstappen completou 142 voltas sem sequer um ranger de mola no banco do passageiro, quando o cara enfia 1s140 no segundo colocado, quando se pesquisa a pré-temporada de 2023 e se descobre que o carro da Red Bull foi 1s5 mais rápido que neste mesmo momento do ano passado (1min32s827 em 23 de fevereiro com o mesmo Verstappen), quando seu engenheiro Gianpiero Lambiase aparece rindo no momento em que o piloto mete 0s8 em Lando Norris por este ter ousado assumir a liderança da folha de tempos, e quando se vê onde começaram Mercedes, Ferrari, McLaren e Aston Martin, não precisa mais falar muita coisa.

Se é a pergunta que todos fazem antes de começar um campeonato que precisava ser respondida hoje, respondida está. Ah, mas ainda é cedo, ninguém sabe o que cada equipe está testando! É um clichê tão válido quanto qualquer outro, e normalmente clichês embutem verdades. É verdade: ninguém sabe o que cada equipe está testando. Não em detalhes, minúcias, pormenores, miudezas. Mas sabe-se que todas estão testando… carros.

A sequência de fotos abaixo não me deixa mentir. São carros.

As dez equipes, com 18 pilotos, passaram o dia andando, testando, experimentando, avaliando, fazendo tudo que é necessário para se preparar para a corrida que abre o Mundial na semana que vem no mesmo circuito. Apenas Lewis Hamilton e Sergio Pérez ficaram assistindo. Red Bull e Mercedes optaram por cumprir o primeiro dia com um piloto só. Os dois vão à pista amanhã. Em algum lugar aí embaixo publicarei a escala de trabalho até sexta-feira, quando terminam os testes.

As atividades foram autorizadas a partir das 10h locais, 4h de Brasília. Seguiram até o comecinho da noite, 19h lá no deserto, com um intervalo para quibes e esfirras no almoço. Certamente é a primeira vez na vida que escrevo “esfirra” com dois erres. Claro que muito mais elegante é grafar “esfiha”, assim como é estranho transformar “staff” e “stand” em “estafe” e “estande”, mas a língua é dinâmica e devemos aceitar certas evoluções. Muitas palavras de origem estrangeira foram aportuguesadas ao longo do tempo. Não fosse assim, ainda escreveríamos “beef” em vez de “bife”, ou “football” no lugar “futebol”, quiçá “abat-jour” ao invés de “abajur”.

(Antes de falar dos resultados, algumas irrelevâncias. A antiga AlphaTauri, agora Visa Cash App RB, vai aparecer nas tabelas oficiais apenas como RB. E a antiga Alfa Romeo, rebatizada pela Sauber (que toca a operação) como Stake (um de seus patrocinadores), apareceu como Kick Sauber. Kick também é um patrocinador, um negócio aí de videogames. Pessoalmente, já tinha decidido chamar a Sauber de Sauber, e acho que será assim até o fim da temporada. Quanto à bandeira de cartão de crédito, chamo até de Mastercard, se me pagarem bem. Mas, por enquanto, para não confundir com a Red Bull, acho que vou respeitar a Visa. Sei lá, ainda não cheguei a uma conclusão. Se sair outra coisa vocês vão conseguir identificar. E como ninguém mais lê blog, mesmo, acho que tanto faz.)

Três dias inteiros, podendo andar de manhã, de tarde e de noite é algo muito útil para todas as equipes e pilotos. Consegue-se acumular informação suficiente para todas as condições possíveis, exceto chuva. Não chove no Bahrein. No ano passado, o acumulado no país foi de 55,2 mm — o ano todo, reforço. Ontem choveu isso em meia hora em Embu das Artes. Vi no Datena. Senti falta ontem no Datena do delegado Nico. Gosto muito do delegado Nico, ele está sempre com cara de cansado, a gravata afrouxada, a barba por fazer, e tem uma pizzaria, um boteco, uma hamburgueria e uma cantina. Todos muito bons, pelos lados do Ipiranga.

Lambiase: o sorriso diz tudo

O delegado Nico, citado aleatoriamente, não sorri como Gianpiero Lambiase, engenheiro de Verstappen. Ele foi flagrado pelas câmeras que transmitiam os treinos no momento em que o holandês fez 1min31s662, a pouco menos de duas horas do final da sessão de hoje. Pouco antes, Norris tinha registrado um tempo melhor, desbancando o tricampeão mundial da ponta pela primeira vez. Max deu um recado que me pareceu claro: é só acelerar um pouquinho que tudo bem. Depois acelerou ainda mais e virou 1min31s344, a melhor volta do dia/noite. Vale lembrar, como referência: em 2023, ao final dos três dias, o melhor tempo de todos foi de Sergio Pérez, 1min30s305.

O RB20 com sua aerodinâmica peculiar: oooooh!

Quando apareceu sem disfarces à luz do sol, o carro de Verstappen causou furor em redes sociais, todos espantadíssimos com dois detalhes que as fotos do lançamento não tinham — propositalmente — deixado muito claros: um troço chamado “inlet”, que a gente pode traduzir como entrada de ar, e a função clara e escarrada desses dois calombos, ou ombreiras, que saem das extremidades do halo e percorrem as laterais da cobertura do motor.

A pequena entrada de ar vertical colada nas laterais do carro (na foto não dá para ver direito), estreitíssima, não precisa levar ninguém à loucura. É só uma entrada de ar. Tem muita coisa para refrigerar debaixo do capô. Há outra, horizontal, igualmente estreita, que tem sido chamada de “letterbox”, por lembrar aquelas frestas que encontramos em caixas de correio. Os dois tubões laterais me parecem mais interessantes. Terão funções de arrefecimento, claro, mas acho que a missão aerodinâmica dessas estruturas que lembram túneis é mais nobre. Seja como for, chama a atenção o fato de Adrian Newey dar uma radicalizada num projeto que, no ano passado, ganhou 21 de 22 corridas. Eu tiraria férias e disputaria o campeonato com o mesmo carro. Mas é por isso que ele é o Adrian Newey e eu fico apenas deitando regra aqui.

Como todas as outras equipes fizeram tempos patéticos, comparados com os de Verstappen, está na cara que ele será campeão de novo. Sim, ninguém sabe o que cada um está testando. Mas insisto: estão testando carros que precisam ser rápidos. Tirando o RB20, nenhum foi. Podem vir a ser? Claro. Mas vai levar algum tempo. Enquanto isso, a Red Bull já parte com um foguetinho muito simpático.

As outras que lutem.

DTS – Ou “Drive to Survive”. Os enzos que acham que a F-1 nasceu em 2019 com a série da Netflix estão excitadíssimos com a estreia da sexta temporada, prometida para sexta-feira. A plataforma de streaming divulgou os títulos dos dez episódios, que estão na primeira foto da pequena galeria acima. Como se vê, tiveram de correr com o último deles, surpreendidos que foram pelo anúncio de Hamilton de que vai para a Ferrari. Devem ter jogado fora alguma coisa com Günther Steiner. Espero que seja melhor que as últimas. “DTS” começou bem, mostrou algumas coisas que os fãs não estão acostumados a ver, mas depois da terceira temporada caiu na mesmice.

GIL – Bonita a homenagem de Lando Norris a Gil de Ferran. Não é com esse capacete que ele vai disputar o Mundial (deve mudar várias vezes), mas faz um tributo merecido e comovente a um nome importante para a McLaren e para a história do automobilismo. E querido por todos. A morte de Gil, no final de dezembro, ainda é difícil de digerir.

TRAMPO – Na penúltima imagem, a listagem de quem anda e quando nos testes. Como se nota, Ferrari, Aston Martin e Visa Cash dos Infernos ainda não definiram toda a programação. Hoje, 1.232 voltas foram completadas. A Haas, com 148, foi a que mais andou. A Williams teve problema de bomba de combustível, perdeu tempo nos boxes e percorreu 61 — a única abaixo de uma centena.

A turma de 2024: repetentes

OS MESMOS – A Liberty/FOM colocou essa foto aí nos perfis oficiais da categoria. É a turma de 2024, igual à de 2023, que normalmente posava numa pista, no grid, diante do semáforo que dá a largada para uma corrida. Desta vez foram todos a um estúdio que lembra o provódromo do BBB, convocados por Tadeu Schmidt. Faltou o capacete do Sargeant. Depois o estagiário coloca.

E CHRISTIAN HORNER? – Apareceu, o chefe da Red Bull, sem uniforme da equipe. E vestindo roupas da AlphaTauri — a grife, não a extinta equipe. A boataria é intensa na imprensa europeia. Uma rádio finlandesa (!), citada por sites ingleses, informou que em 28 de fevereiro ele se despede do time, um dia antes da abertura oficial do campeonato — as primeiras sessões de treinos para o GP do Bahrein acontecem dia 29. Especulam-se muitos nomes para uma eventual saída: David Coulthard (ex-piloto, embaixador da marca, ainda contratado da equipe), Otmar Szafnauer (ex-Aston Martin e Alpine), Mattia Binotto (ex-Ferrari) e Oliver Oakes (da Hitech) são alguns deles. Internamente, Pierre Waché e Jonathan Wheatley, que ocupam posições importantes no time, poderiam ser promovidos. A ver.

LIÇÃO – Mas o caso não passou em branco no primeiro dia de testes no Bahrein. Toto Wolff, chefe da Mercedes, falou em entrevista coletiva que o episódio deve servir como lição para todos na F-1, uma categoria que prega a diversidade, respeito etc. etc. etc. “Temos de viver segundo os padrões que defendemos. Somos uma categoria mundial que tem de servir de exemplo”, disse.

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Lagerbeer
Lagerbeer
1 mês atrás

Feijoada do bar do Nico é uma instituição Ipiranga ista. . Vai lá FG ….

lagerbeer
lagerbeer
Reply to  Lagerbeer
1 mês atrás

ipiranguista

Vai Vettel!
Vai Vettel!
1 mês atrás

Toto Wolff quer, espertamente, enfraquecer a equipe rival que vem aplicando surras homéricas na Mercedes. E aí, fica posando de bom moço dizendo isso e aquilo sobre o caso Horner.
Cadê as mensagens? Cadê as provas?

O crítico
O crítico
Reply to  Vai Vettel!
1 mês atrás

E você, inocente que é, acredita que markinho ficaria calado em caso contrário? Aliás, anda quietinho o falastrão, não?

Brabham Repco
Brabham Repco
1 mês atrás

Será que a Visa cash back RB com ajuda da Red Bull vai ficar entre os 4 primeiros? Stroll a frente de Alonso nos treinos? O desempregado Sainz e o ferrarista Hamilton, como vão se portar? Torço por alguma situações interessantes, mas acho que Verstappen ganha com mais folga ainda esse ano o Tetra. Parabéns Gomov você tem o melhor blog da internet, passo diariamente por aqui!

Daniel Cruz
Daniel Cruz
1 mês atrás

Ótimo como sempre Flávio

Luis Felipe
Luis Felipe
1 mês atrás

O nome pro lugar do Horner é o Guenther Steiner. Qualquer outra opção é simplesmente errada.

Imagine só o plot twist…

Paulo Leite
Paulo Leite
1 mês atrás

Ótimo e preciso texto, o padrão desse único blog que sigo, todos os dias, de onde estiver, na rua, na chuva, na fazenda. Parece com aquele Presidente com P maiúsculo, dos poucos que não tem papa na língua pra chamar genocídio de genocídio, nazista de nazista e fujão de fujão.
Não alterará o destino do universo mas jamais deixarei de ler esse portal.

Clenio Santos
Clenio Santos
1 mês atrás

Análise precisa, e, pelo visto, vamos acompanhar a disputa da posição de honra, a de quem será o segundo, ou primeiro a perder.
Talvez isso seja bom, acredito que mantemos tanto foco na primeira posição que acabamos por não dar a devida atenção aos outros 19 trabalhadores que lá estão.
A RedBull está tão forte que nem se o Binotto assumisse a estratégia, daria errado.
E parabéns a Adrian Newey, o gênio da atualidade que não teme arriscar em busca de aperfeiçoamentos, e para a equipe também, por dar a ele a oportunidade de nos mostrar como se faz um fórmula perto da perfeição.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
1 mês atrás

Ainda acho que a RB nem mostrou tudo que pode.

Markonikov
Markonikov
1 mês atrás

Pois é, foi só Hamilton sentar no carro que a coisa melhorou. E já tinha gente comemorando o mau desempenho da Mercedes. Pobres ignorantes. A depender de quem senta, a coisa cresce rápido. Ainda acho que Hamilton vai se despedir da Mercedes com o oitavo título que lhe foi roubado em 2021.

Markonikov
Markonikov
Reply to  Markonikov
1 mês atrás

Fake e homofóbico … quem senta e cresce é teu pai, seu arrombado …

O crítico
O crítico
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

Perfeito. Mas fiquem atentos para que ele não assuma o nome de outro mais uma vez, às vezes até o meu de novo.

Markonikov
Markonikov
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

É o Chupez Alonso esse gado … sei q dá trabalho, mas seria legal algo de fazer verificação pelo email.

Barreto
Barreto
1 mês atrás

As casas de apostas terão que inovar: com quantas provas de antecedência Max será campeão? Quantos pontos de vantagem para o segundo? Quantas voltas para a Haas ser retardatária?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 mês atrás

Esse desempenho da RedBull é uma prova que o que aconteceu no ano passado em relação aos motores e cambio pode não ter sido mera coincidencia. Max passou toda a temporada na frente de maneira inconteste e em nenhum momento foi penalizado por superar o limite de peças no motor e cambio de seu carro. Desempenho (carro e piloto) digno de ser considerado o melhor piloto de todos os tempos.

GUs
GUs
1 mês atrás

Só resta esperar que a disputa pelo vice seja emocionante…triste isso.

Victor
Victor
1 mês atrás

Bom, eu leio blog. E prefiro isto aqui do que vídeos e mais vídeos de gente que não sabe falar, se portar na frente da câmera, e com microfone pior do que os de pilotos de avião. Continua escrevendo que eu vou continuar lendo.

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Olá Flávio, tudo bem? Como sempre ótimo texto e sim tem os teimosos que ainda apreciam isso. Todo mundo gosta e quer uma disputa, mas sendo realista tem q se enganar muito para não cravar a RB e o Verstappen como grandes favoritos antes mesmo dos testes, porém o q me chamou a atenção é a provável mudança de conceito de um carro q já era imbatível nos anos anteriores e ainda assim eles aumentarem a diferença para o resto. Enfim como vc bem disse se viessem com o mesmo carro do ano passado ainda estariam na dianteira, mas a turma lá gosta de deitar e rolar com requintes de crueldade. Teremos campeonato do segundo ou terceiro para trás – se o Max tiver o azar de perder umas 5 corridas por causa de uma unha encravada ainda assim será campeão com os pés nas costas. Pelo visto o Toto está mais feliz q o HM com a saída do Horner…

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 mês atrás

Por isso que as pessoas não leem o teu blog. Informações incompletas. Onde estão os tempos da Andretti?
No fim, a Red Bull copiou mesmo a Mercedes. O cara do túnel de vento deve ter dito: Não falei poha! Agora é torcer pro Perez deixar o bólido numa situação de ser içado amanhã pra Mercedes voltar ao zero pod com o assoalho do Adrian.
F1 nunca foi de ter memória sequer mediana, esquecesse tudo rapidamente, haja visto Paddy Lowe e Pat Fry, esse até hoje por lá. Então apostaria que Horner vai ser procurado por algumas equipes, até porque não vejo Vasseur como chefe de equipe campeã. Inclusive deve ser por isso que os taurinos ainda não deram com os pés nos fundilhos, se ele levar o Newey de contra peso então…

Afonso
Afonso
1 mês atrás

Parabéns pelo texto! Muitas risadas, principalmente nesse trecho: “No ano passado, o acumulado no país foi de 55,2 mm — o ano todo, reforço. Ontem choveu isso em meia hora em Embu das Artes. Vi no Datena.”

Armando de Almeida Filho
Armando de Almeida Filho
1 mês atrás

Parabéns pelo texto comprido, Flavio. Sou da velha guarda e prefiro sempre os textos. Suas postagens são uma delícia, sempre colocando um palavrãosinho…ou será um palavrãoZinho??
Abraços.

Albert
Albert
1 mês atrás

Tive a mesma sensação quando vi a homenagem do Norris: bela homenagem. E difícil digerir. Tem momentos que parece que não aconteceu nada.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 mês atrás

É só tem um modo de equilibrar a F1 : Férias definitiva para o Adrian…

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Quando você se apega a qualquer fiapo de esperança que alguém faça frente. Na última temporada que deu graça na coisa toda…2021…que todos diziam que a Red Bull tinha o melhor carro disparado…Max enfiou 2.3 segundos em Hamilton…a melhor Mercedes…no primeiro dia da pre temporada…tá…deixa pra lá…

Last edited 1 mês atrás by Marcos Bassi
CHAGAS
CHAGAS
1 mês atrás

Duas certezas nos treinos de hoje.
A RBR esta muito melhor que o ano passado e a HASS muito pior.

André Luis
André Luis
1 mês atrás

Opa sempre acompanhando por aqui Flavio , hj entrei algumas vezes pra ver a sua opinião.

Luke
Luke
1 mês atrás

Moral da história: já era, Verstappen é tetra!
E pros que tão esperando mudanças em 2025, tenho más notícias: enquanto o resto da turma tenta, o Verstappen fatura o penta!

imagem_2024-02-21_210518669.png
O crítico
O crítico
Reply to  Luke
1 mês atrás

Ti lindo! Pensou nesse slogan sozinho?

Daniel Antunes
Daniel Antunes
1 mês atrás

Olá Flávio! Obrigado por todos os posts, li todos. Todos que já foram postados aqui! E vou bancar as minhas apostas: ao final dos Q’s, Mercedes e Marc Marques estarão disputando a pole. Independente dos testes. Negacionismo? Talvez! abraços

João
João
1 mês atrás

Boa noite Flávio. Textão que ninguém lê, lido e muito curtido. Obrigado por ainda escrever, em tempos que leitura é uma prática em desuso.

Iuri Jacob
Iuri Jacob
1 mês atrás

Só passei para registrar que, como os demais colegas que comentaram, leio sim o seu blog, meu caro Flávio! :)
Sobre o resultado da sessão da pré-temporada, acho que o Max gabarita esse ano.

Paulo Rogério da Silva
Paulo Rogério da Silva
1 mês atrás

Torcendo pra que alguma surpresa aconteça

MARCIO HENRIQUE MARTINS DE REZENDE
MARCIO HENRIQUE MARTINS DE REZENDE
1 mês atrás

Este é o único blog que acompanho, com avidez, por sinal.
Agora DTS, já esgotou. A última temporada assisti de teimoso, este ano nem vou me dar ao trabalho.
E nem sei se assistirei as corridas, já que promete ser sem emoção.
Não aguento tanta mensagem de rádio sem graça. Para a assistência achar que está em uma batalha, seria este o objetivo?

Pinho - Bauru/SP
Pinho - Bauru/SP
1 mês atrás

Opa! Estou sempre lendo aqui… quase nunca comento. Deixo uma perguntinha… por qual motivo Perez e Hamilton não foram para a pista? Nesta fase de testes, não é interessante que rodem, rodem e rodem? Seriam mais informações para as equipes… ou estou totalmente equivocado?
Grande abraço FG!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 mês atrás

Bem que eu pedi .8!

Mas 1.1 também já foi demais.

Quer dizer então que o conceito zeropod funciona?

Só sei que é capaz de alguém ter zero pódio este ano.

Não à toa trocou a finada Mercedes pela atrapalhada Ferrari.

Vai ser divertido…

Rumo ao 8cta!

IMG_1064.jpeg
João
João
Reply to  Chupez Alonso
1 mês atrás

.

Last edited 1 mês atrás by João
O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Alonso
1 mês atrás

Quanto ódio em um coraçãozinho só!

Luis Felipe
Luis Felipe
1 mês atrás

Pois é.
Agora sim que podemos praticamente cravar que a temporada de 24 terá duas certezas: Verstappen campeão e relógio contando os dias para 2025 vir logo com Hamilton na Ferrari.

Lagerbeer
Lagerbeer
1 mês atrás

Fantástico capacete do Gil .. porque será que não temos mais desenhos icônicos ?

Bruno Laporta
Bruno Laporta
1 mês atrás

Excelente texto Flavio. Muito boas observações. Acho que esse ano será parecido com o ano passado, mas não igual, apenas pelo fato de que o ano passado é difícil de repetir. A McLaren tem que dar uma apertada nessa diferença aí. Das outras, acho que só Alonso salva. Hamilton e Sainz estarão melancólicos.

Marcos Rampazo
Marcos Rampazo
1 mês atrás

Pre temporada eh indicativa e nao conclusiva, porem a RB ja indicou o que vai acontecer. #vemF12025

Tiago Tertuliano
Tiago Tertuliano
1 mês atrás

👏👏

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Muito bom texto.
Já estava com saudade dos carros na pista
Como tudo está igual, com Verstappen na frente, vou comentar sobre o delegado Nico, realmente os estabelecimentos gastronômicos são muito bons!

Sandro
Sandro
1 mês atrás

É chato – esportivamente falando – quando já se sabe que se tem um favorito ao título para o ano da graça de 2024: Vespa. A menos que Serginho faça alguma coisa e proporcione alguma emoção!
O jeito é esperar até… 2026! Eita!
Ou alguma outra equipe vai surpreender?

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
1 mês atrás

De fato, analisando bem as imagens , parecem carros!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Dá vontade de hibernar até 2025. Só não faço porque tem muita coisa pra resolver. Continuarmos vivos, inclusive. A esperança foi-se. Ano passado a Mercedes parecia um ferro de passar roupa segundo algum comentarista aqui. Esse ano, a Red Bull fez o mesmo apêndice pra parecer o ferro. E a diferença é brutal.

Marco Moreira
Marco Moreira
1 mês atrás

Enquanto vc escrever, continuarei lendo… kkkkkkkk adoro

Everaldo
Everaldo
Reply to  Marco Moreira
1 mês atrás

Igualmente

Jão.bom.jovem
Jão.bom.jovem
1 mês atrás

Tinha uma pequena espectativa de ter um mínimo de competição. Hoje Verstappen e a RBR destruíram qualquer esperança que eu tinha. Mas não dá pra ficar triste com a competência da equipe e do piloto. Parabéns pra eles

Helena
Helena
1 mês atrás

Em verdade, o quépe, digo…capacete do Sargent está lá. A frente de seu pé, atrás da cabeça do Zhou.

Rogerio Nardo
Rogerio Nardo
1 mês atrás

Boa tarde, Flavio! Avaliação direta e bem humorada!!! Parabéns!

Francisco Pedroza
Francisco Pedroza
1 mês atrás

Que Resumo para o 1 dia👏👏👏👏👏👏 de carros de verdade na pista nessa temporada. Sem Mais nem Mas. Max Tetra ao final de 24, só esperar para saber em qual corrida será!

Marcus
Marcus
1 mês atrás

Mais um ano sem um campeonato. Que pelo menos haja alguma emoção do 2o lugar para baixo.