XING-LING (1)

Norris: pole na chuva

SÃO PAULO (ô dia longo…) – Crianças, desculpem o atraso. Claro que quem está lendo esta postagem quase protocolar — por causa do horário — já sabe tudo que aconteceu de madrugada em Xangai. Tivemos um treino livre pouco depois da meia-noite, o único do fim de semana, e formação do grid da Sprint.

Stroll foi o mais rápido no treino solitário. A pista estava esquisita, com pouca aderência, e todos estranharam tudo — tipo de asfalto, piso do box, iluminação, arquibancadas, zebras, idioma, comida. Afinal, o último GP na China foi disputado em 2019, antes da pandemia. As quatro edições seguintes foram canceladas por causa da covid.

A F-1 em 2019 era outra, os carros eram diferentes, as rodas tinham 13 polegadas (hoje são de 18), os pneus tinham perfil alto, a Alpine se chamava Renault, a Toro Rosso ainda não tinha virado AlphaTauri (e já mudou de nome outra vez), a Aston Martin patrocinava a Red Bull e não tinha equipe própria (depois compraria a Racing Point), Bottas corria pela Mercedes, Sainz era companheiro de Norris na McLaren e Vettel estava na Ferrari.

Era outro mundo. E faz só cinco anos.

Stroll, no treino livre, virou na casa de 1min36s302. Para se ter uma ideia de como estava tudo diferente em Xangai/2019, a pole de Bottas naquela temporada foi cronometrada em 1min31s547.

Este é o primeiro de seis eventos com Sprint no ano. A Liberty mexeu de novo no regulamento e, para quem não lembra, agora é assim: um treino livre único e definição do grid da Sprint na sexta; corrida curta de meia hora abrindo os trabalhos no sábado e, depois dela, classificação para formar o grid da prova principal, quando é definido o pole-position para o GP de domingo.

Assim, hoje, as equipes tiveram pouco tempo para se preparar para o Shootout, nome dado à classificação para a Sprint, um pouco mais curta do que a sessão tradicional. E encontraram um asfalto menos aderente, sujo, que teve até pequenos incêndios no gramado na curva 7, algo que até agora não sei o que foi — se alguém explicou, ainda não encontrei; só sei que teve até bandeira vermelha por causa desse fogo-fátuo da Shopee.

Foi uma daquelas sextas-feiras típicas de Xangai, cinzentas, ar carregado, poluição insuportável, cenário de “Blade Runner”. E acabou chovendo ácido sulfúrico entre o SQ2 e o SQ3, determinando os rumos da classificação para a Sprint.

Na primeira parte, o SQ1, Gasly, Ocon, Albon Tsunoda e Sargeant foram os eliminados, ainda com pista totalmente seca. Aí, uma pequena decepção: a posição de Tsunoda, que vinha andando bem em classificações. Tem a chance de melhorar amanhã, porque hoje disse que não entendeu o que aconteceu com seu carro.

No SQ2, Russell, Magnussen, Hülkenberg, Ricciardo e Stroll ficaram pelo caminho. Foi frustrante para o inglês da Mercedes, que quando saiu para sua segunda tentativa de volta rápida pegou os primeiros pingos d’água caindo dos céus plúmbeos da metrópole sínica. Aí não vem tempo. E a surpresa foi a passagem dos dois carros verdes da Sauber para o SQ3, para alegria do público chinês — que viu seu representante avançar para a turma dos dez primeiros.

A chuva veio com alguma intensidade antes do SQ3, e foi com pneus intermediários que todos tiveram de buscar seus tempos. Houve algumas escorregadas, escapadelas, uma batida leve de Leclerc numa barreira de pneus, mas nada grave.

Quem soube lidar melhor com as condições adversas foi Norris, fazendo a pole-que-não-conta-como-pole. E quem também deu sinal de vida foi Hamilton, com a segunda colocação. No seco, não estava andando nada. Alonso e Verstappen formam a segunda fila, seguidos por Sainz, Pérez, Leclerc, Piastri, Bottas e Zhou.

O grid da Sprint: chance de Landinho ganhar uma

E agora vamos a algumas caixinhas…

SAINZ & AUDI – Quem meteu a língua nos dentes sobre o estágio das negociações entre Sainz e a Audi foi Helmut Marko, o guru da Red Bull — dando a entender que há, ou pelo menos havia, certo interesse da equipe no espanhol. Ele falou que já lhe ofereceram um contrato de três anos, que é muita grana e que os alemães têm pressa.

PÉREZ & RED BULL – O interesse seria, claro, para a vaga de Pérez. Mas a saída do mexicano não são favas contadas. Ele é vice-líder do campeonato, não incomoda muito, e está negociando a permanência. Disse que é questão de tempo para renovar. Eu acredito que acaba ficando, mesmo.

15 ANOS – Como o tempo passa, não? Hoje, 19 de abril, a Red Bull comemora os 15 anos de sua primeira vitória na F-1. Foi justamente na China, debaixo de chuva, com Vettel. E dobradinha, com Webber em segundo. Button e Barrichello, dupla da incrível Brawn, ficaram em terceiro e quarto.

19 ANOS – E foi há 19 anos que Alonso, também em Xangai, ajudou a Renault a ser campeã de construtores pela primeira vez. O GP da China, em 2005, era o último do campeonato. Fernandinho já tinha garantido o título de pilotos. Renault e McLaren chegaram a Xangai separadas por apenas dois pontos. Com a vitória do espanhol, a taça foi para o time francês. O grid ainda tinha Minardi e Jordan… Alonso é, realmente, interminável.

HORÁRIOS – Não se percam no fuso! A Sprint é hoje, terá 19 voltas e começa à meia-noite (se preferir, à 0h do sábado, que é a mesma coisa). Os carros então saem do regime de Parque Fechado e a definição do grid acontece a partir das 4h. O GP da China será disputado às 4h do domingo. Depois da balada. Ou antes de abrir a padaria. A estratégia é de vocês.

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Paulo Vinícius Arruda Passos (Petit Prince)
Paulo Vinícius Arruda Passos (Petit Prince)
12 dias atrás

Muito legal o sprint. Inacreditável como El Fodon se segurou o quanto pôde, até , o que ouvi, ter pneu furado. Felicidade geral Hamilton voltar ao pódio. Max maximizando como sempre. 15 segundos sobre Hamilton foi avassalador. E Oscar vai para a ultrapassagem de Pérez. Primeira vez que assisto um sprint. Não conhecia este trem não sô

Paulo Leite
Paulo Leite
13 dias atrás

Segundo o bombeiro Nico Rosberg, a causa das chamas foi o fogo, a causa do fogo foi a faísca, quem acendeu a faísca foi o atrito, quem causou o atrito foi o toque do chassi do automóvel no solo. E quem apagou o incêndio e o fogo foi o extintor de incêndio e fogo.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
13 dias atrás

XANGAI-2024 , Tem uma população de 26,3 (milhões), de chinas , e tem a Bolsa de Valores que é a terceira em movimentação de negócios no planeta terra, é a vitrine da economia expansiva da Ásia , vamos ver quantos ingressos vão ser disponibilizados, e se o público vai prestigiar o evento da F-1. No Sprint deu zebra na Pole com a Mclaren de Norris, mas as duas primeiras filas só tem cachorro louco, tem duas condições . A primeira vai ter um pega eletrizante, ou a segunda todos bem comportados para economizar equipamento para o GP da China, estou na torcida para uma disputa por posições bem acalorada.

Afonso
Afonso
13 dias atrás

A única atividade que vou assistir é a de hoje/amanhã. Só para relembrar da pista…

Julio Diaz
Julio Diaz
13 dias atrás

Flávio Gomes vc deveria participar ( mesmo que anonimamente) do grupo “F1 da zoeira” no Facebook, são muitas pérolas por lá e seu humor ácido seria perfeito por lá.

Foc
Foc
13 dias atrás

Não entendi esse novo formato da Sprint.
É uma corrida de consolação para o segundo pelotão?
Menos de 4 horas depois da Sprint é o treino para a corrida principal.
Se por exemplo, empena uma suspensão faz como?
RB e Ferrari nem vão correr, vão preparar o carro para a corrida principal.

Wbj
Wbj
13 dias atrás

Esse capacete do Norris ta bonito e original, mas se parece com um patchwork de cultura de bacterias em placa

victor penteado
victor penteado
13 dias atrás

Talvez um jeito melhor pra aproveitar essa desgraça de Sprint seria colocar pilotos reservas pra pilotar. Serviria como um degrau entre F2 e F1, já que ultimamente a categoria de base não tá servido seu propósito.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
13 dias atrás

É só chover…que as diferenças de carro diminuem e precisa mais de braço…que os 4 melhores pilotos do grid hoje, reaparecem…pela previsão…não vai chover na Sprint, classificação e corrida, segundo Mariana Becker. Uma pena…