ASTON NEWEY
SÃO PAULO (grande jogada) – O mistério durou coisa de quatro meses, depois do anúncio da saída da Red Bull: para onde iria Adrian Newey?
O destino óbvio era a Ferrari. Houve conversas, como confirmou Frédéric Vasseur. Passou perto. No fim, prevaleceu a força do francês, que não queria alguém com plenos poderes técnicos em Maranello. Williams e Aston Martin estavam na fila. A Williams, sempre disse aqui e nas nossas lives no YouTube, era só espuma. Não tinha condições de oferecer muita coisa ao projetista. Já a Aston Martin…
A Aston Martin levou Newey, em junho, para conhecer sua nova fábrica. Fica em Silverstone, onde nasceu a Jordan — que deu origem à equipe atual. O cicerone foi Lawrence Stroll, bilionário canadense que comprou a Force India em agosto de 2018 por US$ 117 milhões e assumiu uma dívida de pouco menos de US$ 20 milhões para não deixar o time ir à falência. Stroll rebatizou a equipe como Racing Point e em 2021 transformou-a em Aston Martin, já que é um dos maiores acionistas da montadora inglesa.
Então, começou a gastar. As instalações que encantaram Newey formam o AMR Technology Campus, que incluem fábrica, escritórios e um novo e moderníssimo túnel de vento que entra em operação no ano que vem. Além de lindos jardins e lago com carpas. A Aramco, petrolífera estatal da Arábia Saudita, passou a ser sócia de Stroll-pai (não nos esqueçamos nunca que ele comprou uma equipe para deixar seu filho Lance correr em paz) no time. A Honda será sua parceira técnica a partir de 2026. Hoje está na Red Bull, disfarçada. Faltava alguém como o engenheiro britânico, que tem o currículo mais vencedor da história da F-1. Não falta mais.
Newey será acionista da Aston Martin, além de receber um ordenado cujo valor tem sido especulado entre US$ 25 milhões e US$ 40 milhões por ano por quatro temporadas, inicialmente. Mas a nomeação do projetista como Managing Technical Partner, título oficial, mostra que sua relação com a Aston Martin irá além da condição patrão-funcionário. Assim, calcular quanto ele vai ganhar é tarefa cujo resultado nunca será dos mais precisos. Vai ter muito chute por aí.
“Assim que Adrian ficou disponível, eu sabia que tinha de fazer acontecer”, disse Stroll-pai hoje, lembrando de sua saída do time dos energéticos em maio. “Quando ele viu o que fizemos em Silverstone, entendeu rapidamente onde queremos chegar.” Segundo o dono da equipe, a visita à nova fábrica foi decisiva para Newey aceitar o que lhe fora proposto. Ele ficou impressionado com o que viu. E como escrevi aqui na semana passada, tudo que pediu Lawrence topou.
De acordo com Newey, que começa a trabalhar para valer em 1º de março de 2025, tudo conspirou para que o convite da Aston Martin acabasse sendo aceito. Tem o novo pacote de regras de 2026, que incluem chassis e motores, e ele gosta de começar projetos do zero. Tem também o trabalho de integração com a Honda e o desenvolvimento de novos combustíveis com a Aramco. O novo túnel de vento foi descrito como “empolgante”. Além de muita grana, liberdade para fazer o que quiser e montar sua equipe como bem entender, seguir morando na Inglaterra e trabalhar com alguém como Fernando Alonso — a quem passou boa parte da vida tentando derrotar. “Lawrence está determinado a construir uma equipe vencedora. Sua paixão e seu comprometimento são muito grandes. Ele é o único dono majoritário de uma equipe na F-1 que está ativamente engajado no esporte”, falou em entrevista coletiva hoje pela manhã. “Eu precisava de um novo desafio.”
Newey chegou à F-1 em 1980 pelas mãos, vejam só, dos irmãos Fittipaldi, na Copersucar. Depois foi para a Indy. Voltou à Europa em 1987 para trabalhar na March e em sua sucessora, a Leyton House. Em 1991 foi contratado pela Williams. Em seis temporadas, até 1996, seus carros ganharam quatro Mundiais de Construtores e ficaram duas vezes em segundo. De 1997 a 2005 vendeu sua genialidade à McLaren. Em nove anos, um título de Construtores e quatro vices. No fim de 2005 cerrou fileiras com a Red Bull, onde em quase duas décadas de serviços prestados ganhou seis títulos entre as equipes e entregou cinco vices. No total, contando títulos de Pilotos e Construtores, os carros de Newey na F-1 foram 25 vezes campeões.
É um sujeito que vale cada centavo. Com sua liderança técnica, estrutura prestes a entrar em funcionamento, dinheiro ilimitado e parcerias como as da Honda e da Aramco, é bem provável que a Aston Martin atinja o objetivo estabelecido por Lawrence quando resolveu entrar de cabeça no negócio da F-1. A saber: se tornar uma das grandes e ser campeã. Mas ele tem os pés no chão. Sabe que, em algum momento, vai precisar de alguém para conduzir o fruto de seu trabalho às taças e conquistas. Esse alguém não será o filhote Lance, um piloto de recursos limitados que talvez nem estivesse na F-1 se não fosse quem é. Nem Alonso, que possivelmente não terá tempo de desfrutar do que está sendo erguido agora em Silverstone — aos 43 anos de idade, tem consciência de que a aposentadoria tende a chegar antes dos resultados.
Por isso, preparem-se. Lawrence, como se viu hoje no anúncio da chegada de Newey, quer o melhor que o dinheiro pode comprar para seu time.
E o melhor que o dinheiro pode comprar atualmente se chama Max Verstappen.
Pra que o Newey fez isso de forma tao escancarada ? Nao dava pra ter ido la na surdina ? Ele ainda tem contrato com a Red Bull que ainda lhe paga mensalmente bons caminhoes de dinheiro e o que isso ajuda em seu dia a dia na RB ? Por isso que eu digo que funcionario demissionario, em qquer parte do mundo, nao tem que fazer hora extra no local atual de trabalho e sim seguir sua vida imediatamente longe de seu atual emprego, nao importa quem seja e aonde. Essa “cozinhada” como a do Adrian é um tremendo atraso de vida pros 2 lados e pior ainda foi esse desfecho do Newey com esta visita.
Acredito e espero que o Príncipe de Singapura não seja premiado com a tecnologia de ponta de Adrian. O espanhol, que mais lucrou com o maior escândalo na F-1, merece voltar para casa com os seus dois magros títulos.
Hoje, “o melhor piloto que o dinheiro pode contratar” é o Verstappen. Mas tudo indica que o Piastri vai rivalizar bem de perto.
Eu até acredito que o Lawrence é apaixonado e realmente está determinado em marcar o seu nome na F1, não é todo bilionário que está disposto a torrar uma fortuna num projeto ambicioso como o dele, lembrando que a F1 tem fama de fazer muito ricos se tornarem “apenas” ricos. Ainda assim só penso em levar a sério o projeto dele, quando ele cortar na carne, me refiro a colocar um piloto promissor no lugar do filho que é apenas mediano, eu não consigo visualizar o filhote sendo campeão independente do investimento. E concordo que talvez o Alonso não tenha tempo suficiente para aproveitar o carro a ser batido. Apenas acho que o Vasseur deu uma bola fora, é muito mais fácil encontrar pilotos com condições de serem campeões do que bruxos que projetam um carro imbatível.
Se RBR desmoronar, como está parecendo, que vai, a Andretti fica com a vaga. A F1 não deveria ter descartado eles tão cedo.
Imagina a motivação que o Alonso está sentindo agora.
O cara vai caprichar na preparação fisica e correr mais uns 5 anos.
Eu já acho que vai dar tempo de Strollzão fazer Lanche campeão e provar que dinheiro pode comprar qq coisa, menos a vida.
E pensar que esta equipe começou como a saudosa Jordan, com Gary Anderson e Rubinho, depois Force India, onde Perez colocou dinheiro pra pagar o 13.o atrasado dos funcionarios… o mundo da f1 dá voltas
Alguém sabe informar se o Flavio já está no Bluesky?
Não estou.
Ele disse que não está. kkk
O Flávio não está…ele mandou te dizer…
Tendo em vista que o desenvolvimento dos motores está praticamente congelado e que nada impede Adrian Newey de começar a trabalhar já, em home office, eu acho que a Aston Martin tem uma grande oportunidade em 2025. A partir de 2026, as unidades de potência terão um peso maior no desempenho, então ter um carro excelente em termos aerodinâmicos pode não ser suficiente para brigar pelo título. Além do mais, os boatos dão conta de que Mercedes e Ferrari estão mais adiantadas que as outras nesse quesito, e isso talvez explique o porquê de não terem feito loucuras para contratar o engenheiro inglês.
Estou curioso para ver o desempenho de Fernando Alonso a partir de agora. Desde a segunda metade do ano passado, quando a Aston deixou de ter carro para brigar de forma consistente pelo pódio, Lance Stroll passou a andar mais perto dele. Na atual temporada, várias foram as corridas em que se viu o canadense colado no bicampeão. Será que a idade finalmente chegou ou se trata apenas de falta de motivação? Cheguei a pensar que pudessem ter trazido o carro mais para o estilo do filho do dono, pois essa queda do Alonso coincidiu com a melhora súbita de Lance, que vinha fazendo um monte besteiras, batendo sozinho em classificação… Todavia isso parece mais teoria de conspiração da minha cabeça…
Vou por uma outra vertente: quem tá na AM hoje é um discípulo do AN, que levou o básico do carro de 2022 pra lá (e deu certo enquanto não precisava de evoluir), Então ele pode muito bem dar pitacos se sobrou alguma coisa de seus conceitos no carro, apontar a direção certa.
Ferrari comeu mosca.
Newey queria a Ferrari.
Hamilton queria Newey na Ferrari.
Esses “plenos poderes” que Newey supostamente pediu não era tomar o lugar de Vasseur, nem dos Agnelli, nem de ninguém.
Era apenas ser escutado. Ponto.
Ferrari não gostou também da ideia de Newey continuar morando na Inglaterra. John Barnard na época que foi contratado pela Ferrari continuou morando na Inglaterra, mas os tempos eram outros. Nem internet existia, apenas telefone com fio, telex, fax e carta via pombo. É claro que a coisa não ia dar certo. Mas, repito, os tempos são outros. Newey não precisa ficar o tempo inteiro na fábrica, comendo cicchetti e pasta amatriciana junto com os mecânicos. Assim como ele não vai transferir seu quarto para dentro do complexo da Aston Martin em Silverstone. Se eu fosse John Elkann estaria dando murro na mesa com essa trapalhada do seu “pleno poderes” na Ferrari, o tal Vasseur.
Newey queria MANDAR na Ferrari, né. E lá não rola.
E não há nada de errado no AN mandar na parte técnica. É que seria impossível hoje duas forças absurdas se juntarem. São 2 alfas. Não rola.
Ja pensou Stroll e Tsunoda na Aston Martin e campeões da F1…
O stroll é um excelente segundo piloto, não dá nenhum trabalho para o primeiro piloto.
Mais fácil Strollzão comprar a Toro Rosso-ou-seja-qual-for-seu-nome e manter Pequeno Yuki por lá pra agradar a Honda… Se não, colocaria até 2 japoneses kkk
Rapaz… tô lembrando de uma corrida em que ele quase botou o Vettel para fora da pista… além de outra em que o Alonso teve que se conformar para não ultrapassar o lento companheiro. Acho que a única coisa boa de correr com o filho do dono é que ele garante que não faltará recursos para a equipe.
Um dos maiores mistérios da F1 de todos os tempos não está dentro das pistas e sim fora delas, mais precisamente, na indumentária dos empregados da Alstom Martim e Mercedes: se Lawrence é dono da Tommy, por que paga pra galera da Mercedes vestir as camisas da Tommy ? A lógica, eu soube, seria a turma da AM vestir as camisas da Tommy, e a turma da Mercedes vestir as camisas Hering, por exemplo.
No entanto, a lógica é outra, dizem fontes secretas: as camisas da Tommy já vem com sensores de IA para passar informações hiper secretas da MB pra AM, daí a explicação para a questão da indumentária.
Faz sentido.
O que não faz muito sentido…bem…deixa pra lá….
Pronto; Paulo…vc estragou tudo. Agora que vc entregou o ouro , essas “fontes secretas” irão atrás de vc. E não adianta correr…os sensores de IA vão te encontrar.
Ah, tá. Agora senta ali, por favor.
Tomara que dê certo, será legal uma nova equipe campeã, fora das tradicionais.
Alonso novamente no lugar certo na hora errada? Papai Stroll irá atrás de Verstappen para colher os frutos do trabalho de Newey? Vovô Alonso terá que parar em algum momento e bons pilotos não faltam na F1 atual. Verstappen é o melhor diante do ocaso de Hamilton (sem qualquer desprezo, porque Lewis ainda é muito bom),mas há outros muito bons. De repente papai Stroll aposta no filhão. Dependendo da supremacia do carro Lance venceria. Newey foi campeão com excelentes pilotos (Prost, Hakkinen e Max). Mas venceu também com Hill e Villeneuve, que tinham qualidades, mas nunca estiveram entre os melhores da F1.
A essa altura, Alonso quer o mesmo que o Luis ou o MM93: Vencer uma corrida. Mas no caso do espanhol, é vencer e se aposentar. Não sei se ele vai topar se matar de fazer exercicio até vir a chance de mais um titulo em 2026, 2027…. Sem contar que o Strollzão tá preparando pro filhote ser campeão. Se não fosse, ele já teria sacado o moleque pq se não é o pior do grid, não venceria corrida nem na Red Bull ou McLaren.
Alonso já começou a tomar vitamina de mamão com batata doce, ora pronobis, catuaba, ginseng, biotômico Fontoura, detox botox
Ele com 45 anos é melhor que o filho do patrão. Já que a outra vaga terá dono em breve.
Que esse genio seja bem sucedido nessa nova etapa e que nos propicie entregar carros à frente dos demais como sempre fez. O duro sera fazer isso pra entregar um deles pro Lance…é de cair o kool da bunda….
O mais impressionante nessas fotos é o tamanho dos atuais F1, 20cm mais longo que um Landau…
20cm? Os carros tem MAIS DE UM METRO (na verdade, +110cm) a mais! O MP4/2B tinha 4,58m. O McLanche atual tem 5,63m…
Nossa, como que a Ferrari é cabeça dura né … “ainnn não quero poderes ilimitados” … ahhh tem dó, faz 18 anos que não ganham porra nenhuma e ficam aí arrotando caviar … Manda o Vassora projetar o carro então … coitado do HAM …
Newey é um gênio pouco reconhecido. Mais de 40 anos projetando F1s campeões, com toda a revolução tecnológica neste longo período e várias gerações de regulamentos muito diferentes…
Agora se, com 50 anos na prancheta ele gerar mais um carro campeão, vai merecer uma estátua ao lado de Da Vinci.
Só se for no Brasil, né. kkk Lá fora, pra quem curte automobilismo, todo mundo paga pau pra ele!
Não consigo deixar de pensar que o não que Newey deu à Ferrari deve-se a algo que começa com R e termina com O.
rato?
rabo?
risoto?
Riccardo?
kkkk
É, no final do dia, o dinheiro e o poder sempre vão valer mais do que a tradição. Tinha portal daqui que dava como certa a contratação do Newey pela Ferrari, disseram até que Hamilton só foi para lá por causa do “mago”, mas agora, confirma-se os rumores de que a “Stroll” Martin levou a melhor.
É óbvio que a equipe do Lance vai chegar em 2025 voando, no mínimo, ele e Alonso vão pegar alguns pódios. Alguns vão achar que não por causa da quarentena que Newey tem que cumprir, mas a verdade é que a Aston já tem um histórico em contornar regras para se favorecer, como a “Mercedes rosa” de 2020 e a “Red Bull verde” do ano passado. O que me leva a concluir que finalmente o “El Plan” do Alonso deu certo! Vem aí a 33ª vitória do El Fod0n! E se o Newey estiver inspirado e o Alonso conseguir fazer as pazes com a Honda e continuar de 2026 em diante, podemos ver a 34ª, 35ª, ou quem sabe até o tricampeonato do espanhol!
Na minha opinião, a Aston vai sim querer Verstappen, talvez até já para 2025, pois dinheiro pra cobrir qualquer multa contratual eles têm de sobra, e eu acredito que algumas coisas estão se alinhando para que o holandês tricampeão vá para lá: Red Bull decaindo, Newey fora, Honda fora, Verstappen cada vez mais incomodado com a equipe, e Helmut Marko insinuando que pretende se aposentar num futuro próximo. E como todos nós sabemos, Jos Verstappen nunca se conformou de ter perdido a “batalha” que travou contra Horner no começo do ano, e ele certamente vai ser o primeiro que vai dizer pro Max esquecer a Red Bull e embarcar pra equipe dos Strolls.
Mas eu também penso que a principal motivação do Sr. Lawrence Stroll em investir tanto em uma equipe de F1 nem é o lucro, ou a possibilidade de vencer algumas corridas ou campeonatos. O que ele quer mesmo é tornar seu filho Lance campeão mundial. E pode ser que a presença de Max na equipe atrapalhe esses planos. Ainda tem o temperamento do holandês, que não tolera receber ordens de equipe, ao mesmo tempo que exige que o companheiro abra para ele passar. Só que nesse ano, já vimos Alonso ser ignorado pelo Lance Stroll após pedir passagem, e isso não gerou repercussão alguma dentro da Aston Martin (e nem deveria, afinal, Lance é o dono da equipe). Como Max reagiria se fosse ignorado pelo Lance em situação semelhante? Acredito que esse fator pode ser um obstáculo para Verstappen vestir uniforme verde nos próximos anos. Nesse caso, não falta opção pra Aston Martin, e certamente a Honda fará um lobby a favor de Tsunoda.
Quer saber quanto ele vai faturar pergunta para Eddie Jordan seu empresário, que também vai levar um troco (rs).
Quanto ao Alonso minha humilde sugestão é que troque umas ideias com CR7, já que ele é 10 em manter a forma física e muito bom no trabalho em equipe.
Será uma pena o Alonso não conseguir desfrutar. 1. Pelo piloto que é (ou foi?) 2. Por ter menos títulos que o talento suportaria 3. E por ser campeão aos 40 e tanto seria uma puta de uma história.
Um passo (mais um) importante para ser campeã um dia.
Se conseguirem lutar por vitórias em 2 anos, acho que Alonso extende sua permanência na categoria.
Não sei nem o que dizer do Alonso. É realmente o cara mais azarado da história da F1 quando se trata de mudar de time e de timing.
Sempre foi um dos melhores pilotos em todas as temporadas que disputou, é um pilotaço de extremo talento. Mas nunca em sua carreira conseguiu ser parte de um time completo e cheio de técnicos competentes.
Agora, ele tem tudo nas mãos, está em um time que torra dinheiro, que tem a (talvez) melhor fábrica no momento e acabou de contratar a cereja do bolo pra desenhar os próximos carros. Mas agora Alonso não tempo. O tempo simplesmente acabou para ele.
Eu, como fã do piloto espanhol, ficaria muito feliz em vê-lo campeão novamente, mas sendo bem racional, se ele ganhar algumas corridas até se aposentar já está de bom tamanho. UMA PENA.
Tem talvez a melhor fábrica não. É hoje, sem sombra de dúvida alguma, em termos de túnel de vento, a mais moderna da F1. Brackley e Milton Keynes estão muito atrás. Inclusive a Mercedes, parte dos problemas dos últimos 3 anos se deve ao túnel de vento defasado, que não condizia com o que viam no simulador. Horner já falou tb que o túnel de vento da RBR está defasado.
Ou seja, Newey de burro não tem nada. Lógico que dinheiro e poder contaram, mas é só olhar para a McLaren. Eles inauguraram o túnel novo recentemente, independentemente se tem alguma falcatrua que estão usando, é o que vai fazer uma equipe desenvolver rapidamente.
Newey apenas juntou o útil( carreira dele) ao agradável(caminhão de dinheiro)
Alonso será lembrado por três feitos: 1. Por ter freado a sequência de títulos de Schumacher. 2. Tornou-se o mais longevo piloto de F-1. 3. Por ter sido o único capanga da tramoia do Singapuragate a escapar das punições da FIA.
“Ele é o único dono majoritário de uma equipe na F-1 que está ativamente engajado no esporte”
O da McLaren não é majoritário ? Se não, sabe qual a participação dele ?
Enquanto Lance Stroll continuar pilotando um dos carros da AM, o time continuará com uma aura amadora.
Perderam a chance de contratar o Sainz para contribuir com o projeto e ir azeitando o carro para Max chegar em 2026.
O Lawrence poderia adotar o Verstappen e transformá-lo em filho preferido.
Não podemos esquecer que Lance Stroll terá chances de ser campeão mundial
Chances sim, mas acho pouco provável. Que companheiro de equipe ele já derrotou?
o glorioso sergey sirotkin, em 2018
pq até agora não brigavam por vitórias e títulos. Vai ser um tal de carro ficar no macaco, parada nos boxes 1s mais lenta… Vai vendo… Mas a cara do Alonso pra mim já diz tudo. E diz tudo menos que está feliz. Parece algo do tipo “agora que o carro vai pra frente, vou ter que “xyzbn)-dsd” pro Strollzinho.
Bah! Eu achava que o M V estava próximo da Mercedes mas veio o anúncio do Antonelli, então não duvido que depois de ser TETRA esse ano, Max já não assine ano que vem para em 26 estar na Aston Martin… Jos já deve estar trabalhando nos bastidores…
“calcular quanto ele vai ganhar é tarefa cujo resultado nunca será dos mais precisos”
>> sim, porque um gradiente que varia de 25 a 40 é muuito maior do que os prosaicos “3% do ibope”, portanto a imprecisão é praticamente óbvia.
e,de mais a mais, que diferença faz para nós, reles mortais, se é 25 ou 40?…
Não seria de espantar que Max estivesse na Aston em 2026, se as coisas continuarem da maneira que estão na RedBull é bem possivel…
É… Como todos dizem “a fórmula 1 é cíclica” e a roda do tempo está girando. O Max tem que pensar se em 2026 ele fica bem de verde. Mas eu queria ver o Tsunoda na Aston de Honda.
Tem tudo para ser um “dream team” no futuro próximo. Mas Lance Stroll é uma vergonha. Papi não vai tirá-lo de lá, mas ainda sim, não acho que seja um piloto com nível de F1′. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Ricciardo
Bottas
Magnussem
Hulk
Todos esses tbm