MASSA 2008 = SENNA 1993

SÃO PAULO (e é mesmo…) – Bruno Vicaria manda bem em texto no Grande Prêmio hoje, chamando a atenção para outro fato que passou batido (agora não mais…) domingo: com a quinta vitória no ano, Felipe Massa iguala as cinco que Ayrton Senna obteve em 1993. Depois daquele ano, nunca mais o Brasil conseguiu tal número de vitórias na mesma temporada até Felipe ganhar na Bélgica.

Portanto, fim da “Era Senna” para os brasileiros, decreta Vicaria. Tese interessante, mas antes que comecem a ter chiliques, ninguém está comparando pilotos — apenas destacando um fato relevante.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor
14 anos atrás

haha!
isso só pode ser uma piada que ainda nao entendi! rs
dizer que é o fim da “Era Senna” simplesmente porque massa havia conseguido igualar o numero de vitórias que Senna conquistou em 1993 com um horrivel motor Ford, sendo que o Massa estava com uma Ferrari num nível muito melhor, nao faz nem sentido.
Uma coisa é ter igualado o número de vitórias, mas a era Senna é perpétua, e nunca vai sequer haver, nem daqui 10 anos, a expressao “A Era Massa”. rs

Anselmo Manzano
Anselmo Manzano
14 anos atrás

nada como o tempo pra fazer a gente mudar de idéia. hoje em dia, Felipe Massa tem mais carisma. Rubinho é um gênio e tem mais torcida no Brasil que o próprio Felipe. O foda é que a ferrari não tem um carro a altura da Brawn.
Mas, independente de qualquer atuação de brasileiros… SALVA DE PALMAS PARA JASON BUTTON! Esse cara deve ter algum parente brasileiro… aliás, ele trabalha com um né!? Não desiste nunca!!!! rsrsrs…

Felipe
Felipe
15 anos atrás

A comparação é feita porque, pela primeira vez desde 2003, um brasileiro repete o feito de ganhar 5 corridas no ano. E se Massa ganhar 8 a comparação vai ser Massa 2008 = Senna 1988. Bom, querendo ou não as pessoas tende a comparar coisas atuais com o passado. Mas o importante é que ele até agora ganhou mais que os concorrentes (ou o concorrente) ao título. Acho que se ele for campeão a temporada terá sido melhor que a do Senna em 1993, mas se for vice, terá sido igual, independente do número de vitórias. E que fique bem claro que eu acho que ser vice campeão de um campeonato de fórmula 1 é um baita resultado.

Tony ( o genuíno)
15 anos atrás

Olá, pessoal!! A petição contra a decisão da FIA já conta com 46.938 assinaturas, até às 22:28h de 10/09. É só acessar e assinar a petição no site: http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?belgp08 Pra quem quer um campeonato sem roubalheira, mesmo que seja a favo de nossos pilotos, a hora é essa para registrar a indignação. Valeu!

Luiz
Luiz
15 anos atrás

blogueiros,
achei legal o Viccaria ter feito a pesquisa. Mas, não passa de mero fato interessantinho. Quanto às comparações, tem gente querendo desmerecer o Massa dizendo que ele tem o melhor carro, que hj o piloto nem faz tanta diferenca e coisa e tal… Se bem me lembro nos anos de 92 e 93 os pilotos nem mesmo trocavam de marcha! O carro tinha programação para fazê-lo de acordo com a posição do carro na pista. Além do mais, realmente em 93 os carros da williams eram fora de série, mas o sr Hill não era. E ainda, qual o problema de ter carro bom? O Senna ganhou em 88 e 89 com o melhor carro do grid disparado tanto que se o Senna não ganhava, ganhava o Prost com o mesmo carro. 88 por sinal ainda eram motores turbo e o do Senna chegava a apenas 1012cv o segundo motor mais potente da história da F-1, perdendo apenas para o BMW da Brabham de piquet em 83 que gerava 1250 ou mais. Portanto, não vejo problemas em se ter bom carro, vejo o Hamilton não como fenômeno pq é burro em fazer as cagadas que faz em momentos decisivos do campeonato, vai jogar esse ano fora de novo e, po fim, o Massa é acusado de ser burocrático em algumas provas, caçamba o Prost ganhou 4 tíyulos sendo burocrático!!
Avante massa!

Pimenta
Pimenta
15 anos atrás

O Felipe teve 2 vitórias que caíram no colo esse ano (França e Bélgica). Só por isso que não acho grande coisa essas “cinco” vitórias.

Silvio
Silvio
15 anos atrás

Não gosto do Massa, não tem carisma, é piloto mediano.

Ele tem é um empresário muito bom.

TROTTA
TROTTA
15 anos atrás

Senna em 93 conseguiu 5 vitórias com o terceiro melhor carro da temporada, atrás de Williams e Benetton, agora Massa.. ahaha
melhor carro + muitos creditos de tapeton…

Nao existe essa comparação

Fernando Horta
Fernando Horta
15 anos atrás

Sem ufanismo, Sennismo ou qualquer outra coisa, acho a comparação meramente numérica. Se fossemos considerar em termos de desempenho, quem deveria servir de parâmetro é o Kubica, que conseguiu só 1 vitória com a BMW, um carro que se parece mais com a McLaren MP4/8 do que o carro que o Massa tem nas mãos, que é quase a Williams FW15C do grid.

Anselmo Manzano
Anselmo Manzano
15 anos atrás

Zaggalo:

Justamente isso que estou perguntando:

O que incomoda (nos outros) no Massa? O que ele fez de errado nessa (e em outras) corrida? Pq ele não recebe o mesmo valor de reconhecimento que Alonso, Haikkonen e Lewis?

Gosto do Massa, ele tem momentos inspiradores, mas, as vezes, some.

Creio que o Massa, perante a midia, sofre do mesmo mal do finlandês Mika Hakkinen: a midia não fala um “A” sequer do cara que foi Bi – Campeão em cima do SCHUMI!!! Tinha um bom carro, mas teve peito pra encarar o cara e ganhou.

Ainda pergunto:

FLAVIO GOMES, PQ NÃO VALORIZAM O MASSA NA MIDIA E NA F-1?

Alan
Alan
15 anos atrás

Isso que vc comentou eu estava pensando cá comigo. Finalmente um piloto assumiu um lugar de destaque na F-1 de novo… Com todo respeito ao Rubinho mais torcer pra ele era quase masoquismo… Como um torcedor do Senna fico feliz de ver que seus feitos viram cada vez mais um passado com as novas conquistas do Massa, quem sabe até com um mundial.

rodrigo reis
rodrigo reis
15 anos atrás

http://br.youtube.com/watch?v=C2IU-zCp38A
Falando em senna…
Senna metendo o pau no Prost em 92 e o Mansell e o Berger rindo!!!

palo
palo
15 anos atrás

pessoal continuo com minha tese. foda so piquet (brabham 81,83),schumacher (benetton 94,95) e alonso (renault 05,06),o resto só ganhou, ou ganha…de ferrari,mclaren e williams(quando tinha carro).antes q me encham;to falando de 80 pra cá; valeu!

Fernando Antunes
Fernando Antunes
15 anos atrás

“Portanto, fim da “Era Senna” para os brasileiros, decreta Vicaria. Tese interessante, mas antes que comecem a ter chiliques, ninguém está comparando pilotos — apenas destacando um fato relevante.”

Seria ótimo! Por favor! Chega de Senna! A galera tem que esquecer um pouco dele. TALVEZ ele seja mesmo o melhor de todos os tempos. Mas um Schumacher já passou pela F1, fez o maior estrago e tem gente que nem viu pq ainda estava se lembrando do “inesquecível e inigualável Santo Ayrton Senna da Silva”.

rob
rob
15 anos atrás

Flavio e seus colunistas campeoes

rogerio lessa
rogerio lessa
15 anos atrás

Estimado Flavio, gostaria de dar uma sugestao de coluna (eu sei que voce nunca vaia aceitar mas so estou brincando): falar alguma coisa sobre esse bando de BUNDOES (desculpe as maiusculas) que frequentam esse blog. Tem ate um safado que asinou uma peticao contra a vitoria do Massa! Que essa gente va morar na inglaterra. Eu assisti a corrida de Valencia pelo canal ingles e Martin Brundle (que narrava a corrida) pedia a todo momento punicao ao Massa pelo acidente com o Sutil. A mesma coisa, que a vitoria foi injusta ou nao nao importa, o que importa e que podemos ser campeoes de novo na formula 1!
Que viadagem dessa gente! Massa esta correndo pacas e esta calando a boca de todo mundo! Que torcam pro Hamilton ou pro Kimi ou pro Alonso! Eu torco e pro Massa, sabe por que? Porque sou orgulhoso de ser brasileiro!
Essa gente do contra devia frequentar o blog do Carlos Miguel do jornal AS da Espanha ou The Dayly Mail da inglaterra!

Dú
15 anos atrás

Creio que antes de muitos não terem entendido a parada, ou postarem, subam na laje.
http://lajedeimprensa.zip.net/

Max Olinda-PE
Max Olinda-PE
15 anos atrás

Era Senna acabou?
Dá para decretar isso com apenas o nº igual de vitórias no ano?
E as poles que o Senna fez? E o modo como ele ganhou no braço? Na CHUVA? o record de Mônaco como foi citado no artigo?
As ultrapassagens? A forma como ele conseguia segurar Proust e Schummy?
Essa comparação é injusta ao Massa, Senna pertencia a outro nível de pilotos onde recentemente só se inclui o Schummy e talvez Alonso chegue lá.
Falta muito para o Massa impor um campeonato semelhante.
Como bem disse um amigo ai em cima, “a era Senna acabou na tamburello em 94”. Dai veio a era Schummy onde só quem partilhou foi Mika H. e recentemente Alonso.
Massa pertence ao restante do pelotão que acompanhou essa nova era.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Ao valorizarmos cada conquista de Felipe Massa com entusiasmo, não estamos sendo ‘Anti-Sennistas’. Senna foi gênio, maravilhoso, herói, etc, mas já se foi, deu tudo que tinha prá dar. Temos que cuidar do aqui e agora, que é nossa única realidade, e o que temos prá já é o Massa. Aliás, ele merece todo o nosso apoio por ser acima de tudo, muito dedicado e competente. Felipe é um cara legal, vamos com ele buscar esse título.

Chrystian
Chrystian
15 anos atrás

A “era Senna” acabou na Tamburello em 1994

Alexandre Nader
Alexandre Nader
15 anos atrás

O problema é q ninguem valoriza nossos atletas, sejam lá quais forem…

E a imprensa valoriza muito menos ainda!!!

Parece até que querem outro Senna para terem algum respeito pelo piloto…

Mas isso foi sempre… Lembro muito bem de parte de imprensa louvando o Senna outra parte rebaixando-o e dizendo que o Piquet sempre foi melhor…
Lembro do Fittipaldi sendo louvado qdo piloto da Lotus e da McLaren, mas virando chacota na equipe Fittipaldi (lembrando q apesar de qualquer coisa, foi o primeiro e unico brasileiro com coragem de montar uma equipe!!)…

Brasileiro é de dar raiva… a Imprensa brasileira até mais ainda… Nunca tão satisfeitos com o que tem, sempre querem mais e se comparam com o que vem de fora…

É um povo que nasceu invejoso…

Interesse Constrariado
Interesse Constrariado
15 anos atrás

Perseguição implacável a Felipe Massa em qualquer situação.

Mesmo o FG avisando previamente: “mas antes que comecem a ter chiliques, ninguém está comparando pilotos”

Merece um estudo de psicologia de massas.

Só lembro que o Senna era bastante xingado até morrer. Aí virou santo.

O Guga também foi outro xingado.

O Emerson, o Emerson Fittipaldi na Copersucar também foi motivo de chacota.

Jonatã
Jonatã
15 anos atrás

Galera, acho um absurdo um brasileiro torcer CONTRA outro brasileiro. Respeito vc torcer pro Hamilton, Kimi, etc. Mas torcer contra um cara brasileiro como vc, que enfrentou as dificuldades do automobilismo nacional, que lutou pra chegar numa equipe de ponta… Absurdo! Argentinos, alemães, finlandeses já torcem contra a gente… e a gente não se valoriza????
Senna era melhor? Não importa (embora fosse). Hamilton é melhor? Não importa também (eu acho)! O que me importa é q admiro a garra do Massa e como ele sabe lidar com pressão (ninguém no mundo pode descordar que o cara já deu muitas viradas sob extrema pressão – vide início do ano).
Por isso, VAI MASSA! Errando ou peidando dentro do carro, ganha o título!

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
15 anos atrás

SACRILÉGIO!!!!!!!!!!!!!!! VÃO ARDER NO FOGO DO INFERNO!!!!!!!!!!!

Lima-F1around
15 anos atrás

O Reginaldo Leme tentou explicar a punição a Hamilton, mas eu acho que ele se complicou ainda mais…

http://f1around.wordpress.com/2008/09/09/reginaldo-leme-tenta-explicar/

Abs

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

quanta bobagem, quanta dor de cotovelo! Deixem o cara na dele, do jeito dele, pilotando da maneira que bem entende. O sucesso é só dele e o fracasso também, se ele ganhar o campeonato será muito bom e se perder tudo continua da mesma forma. E sobre as “viúvas”, cada vez mais tenho a sensação que para elevar mais os feitos do grande piloto Ayrton Senna – (meu ídolo de infancia e um dos poucos traumas da minha vida, a morte dele foi no domingo que eu estava comemorando meu aniversário) – toda e qualquer glória de um piloto brasileiro virá com uma crítica, um gosto doce porém amargo, sem falar as críticas a campeões como Damon Hill, Jacques Villeneuve, Hakkinen(esse quase nínguem fala bem nem mal), Schumacher(Darth Vader dos pilotos segundo alguns idiotas), Alonso(quando bateu de frente com o Schummy todos achavam maravilhoso, ano passado passou para status de Vigarista, vingativo etc.). Por favor, vivam o presente ou caso contrário viagem todos para a Itália, na tamburello, e peçam a passagem(de alguma forma) para junto do herói falecido lá em 1994. Estamos em 2008!

Dú
15 anos atrás

FG, esta semana pós e pré, GP, está sendo ótima, o que tem de VIÚVA virgem no automobilismo, que quando crianças viram o Ayrton morrer na tela da televisão, e dando pitaco é de rolar de rir.
Tem até lista de assinatura contra a FIA, nem sabia que existia isso.
Imagino a fila com velas na mão querendo postar no Blog.
O Post do “Maurício Freitas” acima, foi SENSACIONAL.
O Cara merece uma Coluna no GP.
Quanto ao doido Caçula Mór do BV, em ter sacado a parada, reforçou a Laje, e a estrutura que manda.
Pá, seria o mesmo de que fazer uma enquete, de quantos aqui sabem o que Émerson, Piquet, e a Brazucada toda viram de Pilotos morrerem nas pistas.
Infelizmente Flavio Gomes, o Vicária tem um baita defeito, ser Palmerense.
Vou postar nas LADA PIT GIRLS by Londrina, pois o Ibope tá o mesmo!

Zaggalo
Zaggalo
15 anos atrás

Anselmo Manzano:
Kubica e Vettel em início de trajetória são grandes promessas, mas pilotar sem compromisso dá uma leveza que você não imagina.

Falta a eles ainda a pressão de estarem pilotando por uma equipe grande, de serem os responsáveis por levar sua equipe ao título. Vettel, que é da terra de Schumacher, pode receber a pressão extra que tem o Massa de ser campeão por um país que já tem muitos títulos.

O que te incomoda no Massa? O que ele fez de errado nessa corrida? Devia partir para o tudo ou nada com um motor de segunda corrida e se arriscar a ficar 16 pontos atrás do Hamilton faltando 5 corridas? Por que você acha que o Hamilton não arriscou na prova anterior?

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

A legenda da primeira foto: “Felipe Massa e Ayrton Senna: o macacão vermelho, os braços abertos e o mesmo sonho: o título”

A diferença fundamental é que a imagem de Senna já é de quando este havia faturado três títulos mundiais (sem contar a enxurrada de poles, exibições incomparáveis – como Donnington 93 e Mônaco 84). Vale lembrar também uma coisinha que sempre passa “DESPERCEBIDA”: Massa tomou um chute nos fundilhos do Peter Sauber e passou um ano a ver navios…
É melhor evitar comparações entre esses dois pilotos, nem o amarelo do capacete é igual….

Roberto Bueno
Roberto Bueno
15 anos atrás

Achei muito legal a matéria. Eu era um grande fá do Senna, mas não adianta vivermos do passado, hoje temos uma nova formula 1, com uma nova geração que vem se mostrando bastante competente, o Massa é um deles. Depois dos erros cometidos por ele nesta temporada e pelas falhas da equipe, ele vem se mostrando forte mentalmente e competente, não é somente o carro que ganha corrida, o piloto ainda faz a diferença. Caso o Massa conquiste este campeonato, será com grande mérito, temos que nos orgulhar, pois, ele esta correndo contra grandes adversários, e esta merecendo este titulo.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Patetada por patetada tem bastante, desde o ano passado, protagonizadas por todos. Pilotos e equipes.

Anselmo Manzano
Anselmo Manzano
15 anos atrás

Deixo aqui mais uma vez a pergunta pro Flavio:
]
O que falta pro Massa ser um Alonso, Haikonen, Lewis na f1?

Damon Hill e Villeneuve ganharam títulos, mesmo assim são uma espécie de Felipe Massa na f-1.

O que falta pra que todos queiram o Felipe em sua equipe?

Preferem o Kubica ou Vettel qe ele…

Observador1972
Observador1972
15 anos atrás

O Massa ganha 5 corridas na temporada, dá um banho no Kimi e disputa em condições de igualdade com o Hamilton e alguns aqui vêm dizer que é sorte, o carro, o azar dos oujtros pilotos, etc. Quando o Massa sai dos boxes com o sinal vermelho, isto ocorreu pq ele é burro. O Hamilton sai da pista, corta caminho e faz a ultrapassagem e o pessoal vem dizer que isso é ousadia. O Alonso trapaceou e bloqueou a saída do Hamilton na tomada de tempo. Quando o Massa é ousado e bate o chamam de trapalhão. Se poupa o carro, o chama de medroso. Na boa, mas alguns tem marcação em cima dele e se incomodam com seu sucesso. Ele pode não ser o melhor piloto, mas vive atualmente o melhor momento.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Se vc comparar o Senna com o Massa, eu te processo !

Falando sério … o Massa vinha 4 segundos atrás do Hamilton e Kimi, antes das rodadas e saidas de pistas de ambos na chuva … e, tirando a punição, ele terminou bem atrás no final da prova …

Vlw !

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Bacana o texto!

E cada figura é única! Senna vai ser sempre Senna, e Massa sempre Massa!

Parabéns aos dois! E ponto final.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Não sei se igualar o Senna é bom!!!
Vai que o Massa morre ano que vem…
Espero que para o bem dele tenha logo a sexta vitória no ano!

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

O carisma de Senna era a diferença,

Simples, Marketing Pessoal.
Senna cuidava muito bem desse lado, tinha uma equipe só pra isso
Massa não parece muito preocupado em passar a imagem de bom menino, não mede todas as suas palavras e declarações, é ele mesmo, só isso.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Gomes, nessa coisa de “Era Senna”, “Era Schumacher”, o Felipe Massa se parece mais com Senna ou Damon Hill?

Massa amargou vários anos de segundo piloto nas equipes que correu, só agora ele tá na frente. Damon Hill foi campeão, Eddie Irvine quase, esses dois são os segundões mais famosos que eu me lembre.

Tony ( o genuíno)
15 anos atrás

Aos interessados por um mundial de F1 justo:

Entrei no site “petitiononline.com” e também assinei a petição contra a decisão da FIA. Se vai resolver não sei, mas fiz aquilo que julgo certo e honesto. A minha assinatura foi a de nº 24.011.

Queremos um novo campeão de F1, mas não a todo custo…

Não poderia haver uma melhor oportunidade para eu registrar a minha não concordância com o que fizeram. Sou brasileiro, mas procuro não ser desonesto.

“petitiononline.com”, este é o site.

Souza
Souza
15 anos atrás

Gomes, . Se isso é deixar a era Senna pra trás então ele já deixou desde o ano passado, pois teve carro pra ganhar um título e tambem teve várias vitórias

Ocorre , que vocês aqui do Grande Prêmio e do ESPN só agora acordaram para isso !!

Lembra no começo da temporada de um artigo seu dizendo que Massa era o segundão da Ferrari ? assim como o Nelsinho e o Barrichelo eram os segundões nas suas equipes

Bom o Massa deixou o Kimi pra trás e só agora vocês estão reconhecendo nele um candidato sério ao título.

E por sinal o Barrichelo também está melhor que o Button este ano.

Essa análise está atrasada e é óbvia demais.

O Massa já é uma realidade há muito tempo.

Sergio Leão Lobo de Almeida
Sergio Leão Lobo de Almeida
15 anos atrás

Infelizmente, a “Era Senna” acabou tragicamente em 01/05/1994.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Nossa, li muita bobagem nos comentários. Impressionate como se fala coisas sem a análise fria do que ocorre.

Primeiramente, o Flávio já havia salientado que não estava sendo feita comparação entre o Senna e o Massa. Tão somente o Massa atingiu o número de 5 vitórias na temporada, que põe fim a um saudosismo de que nunca mais isto seria conseguido. Foi conseguido e agora podemos olhar para o futuro, deixando o passado, que deve ser reverenciado, mas não invocado de forma tola.

O Massa é um piloto interessante. Não se excede nas entrevistas, tem o pé no chão e, acima de tudo, está em evidente evolução. Vira e mexe comete erros, mas nesta temporada ele não foi exceção, pois o Hamilton e o Raikkonnen erraram até mais que ele, vide por exemplo, Mônaco (Raikkonnen) e Canadá (Hamilton). Massa tem sido extremamente veloz e nos treinos, pode-se dizer sem medo de errar, tem humilhado o finlandês. Se ele for campeão, o será com todos os méritos, afinal fez ótimas corridas. Não foi brilhante na Bélgica, admitamos, mas seu conservadorismo no final levou-o à vitória. Conservadorismo este que às vezes é necessário, pois se aprende com os erros. Depois da corrida desastrosa que ele fez na Inglaterra, resolveu não abusar no molhado e recebeu como prêmio…a vitória!

A Fórmula 1 é curiosa, Aliás, corridas são curiosas. Às vezes é preciso ser “full throttle” e às vezes “low profile”. Tivesse o Hamilton no ano passado a consciência de que às vezes é preciso levantar o pé, abdicar de uma posição, ele teria feito história no automobilismo. Vide o que fez na China e no Brasil, defenestrando um título quase ganho.

Parabéns para o Massa, que sabendo que na chuva a coisa poderia engrossar, dirigiu como um bundão e venceu. Soube reconhecer sua própria limitação e foi premiado por isso.

Quem há de censurá-lo?

Net.Uno
Net.Uno
15 anos atrás

Brasil também deixou pra trás a “Era Tamar” já que nossa tartaruga marinha ( que adora situações aquáticas) tem 9 vitórias e o BUNDÃO tem 10.

Eric
Eric
15 anos atrás

“Se” é phoda….Se minha tia tivesse bigode eu teria 2 tios….

O Senna em 1991 por intermédio de Julian Jakobi,poderia ter assinado com a Williams para 1992(tinha o contrato pronto) e seria campeão(acredito eu facilmente)em cima do Mansell.
Esse foi campeão correndo praticamente sozinho.
Em 1993 Senna poderia ser campeão de novo,mas Prost foi campeão,batendo em morto.
Sabe porque Senna não foi?Porque um dos maiores da Honda e que lhe deu os três titulos pediu para que ele ficasse,acho que era Kuwamoto.
Senna rasgou um contrato pronto com a Williams.
E o resto,todos já sabem.

Alexandre Nader
Alexandre Nader
15 anos atrás

Ahhh… E como disse o colega acima… Seri isso complexo de inferioridade do brasileiro??

O que o Massa fez na Hungria, daqui a pouko, nem comentará mais… E fez porque tinha um bom carro…

Agora se fosse um Kimi ou um Louis da vida, teria sido INCRIVEL e seria comentado enquanto houvesse F-1…

Brasileiro é f*da!! Tem de tudo e não valoriza nada, só o que é dos outros…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

A comparação não é de pilotos, e sim de desenpenho nacional.
A novela Rubens Barrichello afastou os fãs comuns da F1. Barrichello aliás, que muita gente queria ver ganhar, que torciam por ele MUITO mais do que o Massa.
Hoje muita gente não gosta do Massa..acha que ele faz tipo, é chorão, não pilota tão bem assim…até concordo em parte, mas temos que concordar que depois daquela corrida da Malásia ele decidiu crescer.
Não tem o brilhantismo de Senna, obviu…e qual piloto hoje em dia tem brilhantismo de antigamente? talvez Hamilton por ser ousado, e Felipe idem em muitas situações.
Quantos Brasileiros passaram pela F1 depois de Senna, e quantos fizeram tamanha expressão? Sabe o que falta? confiança!!
é tão raro, e foi tão esperando esse momento de um brasileiro na ponta, que a insegurança é enorme…sempre tivemos atrás, correndo atrás do preju….me fale aqui alguém que não vê o Massa em primeiro e fica com aquela pulga atrás da orelha dizendo “tomara que não quebre, tomare que não erre…meu Deus, por favor, que não dê nenhuma zica”.

Por isso o gostinho do título se vier, vai ser estranho, desacostumamos a isso…e recuperar a confiança dos Brasileiros na F1, é tarefa MUITO dificil.

Sobre dizer que Senna pilotava um carro inferior e conseguia chegar, e Massa pilota o melhor carro…discordo da seguinte maneira:
– hoje pra mim, a Mclaren é mais equipe! carro mais confiavel, tão rápido quanto, e mais aberto a modificações para melhor desempenho durante as corridas.
– Hoje, o piloto faz diferença, mas acredito que antigamente, isso contava MUITO mais…hoje mesmo sendo um piloto muito bom, é complicadíssimo acompanhar um piloto ruim num carro bom.
vide Alonso.

Alexandre Nader
Alexandre Nader
15 anos atrás

Tenho uma opinião semelhante às de Anselmo Manzano…

Não sei porque a falta de carisma ao BRASILEIRO Felipe Massa…

Se fosse uma vitória ganha deveido as trapalhadas do Nigel Mansel, os brasileiros não criticavam a vitória de Senna, nem mesmo a mídia criticava…

Já essa de Massa a mídia quase que inteira está criticando e os brasileiros estão divididos…

Acho estranho… Acho que deveriamos ser um pouco mais PATRIOTAS…

Por isso que somos tão inferiorizados lá fora… Porque nos inferiorizamos desde aki em nosso próprio país…

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Isso que o FG falou que não era uma comparação entre pilotos e mesmo assim o chilique rolou solto!!!

O fato é o seguinte: aqueles que morrem no auge sempre serão lembrados como heróis.

Se o Emerson ou o Piquet tivessem morrido da mesma forma que o Senna, certamente eles seriam enDEUSados por todos. Seriam intocáveis e aqueles ousassem fazer alguma comparação com qualquer outro piloto mortal seria jogado aos fogos do inferno.

Se o Massa, na situação atual, morresse durante uma prova, todos passariam a lembrar dele como um piloto fantástico, que certamente ganharia trilhões de títulos da F1 e colocaria um fim à Era Senna.

É por isso que todo mundo reclama do automobilismo brasileiro, que não temos mais talento, que tudo é uma M#$%.

Nós temos um brasileiro disputando um título da F1 e ao invés de estarmos pulando de alegria e torcendo por ele, vem um ou outro falar que ele tá no lugar certo e na hora certa, pois caso contrário seria um ZERO a esquerda.

Temos o Hélio Castroneves e o Kanaan, 2° e 3° ou 4° colocados na Indy e todo mundo só quer saber de desvalorizar a categoria.

Temos o Raphael Matos e a Bia Figueiredo, campeão e 3° colocados na Indy Lights e ninguem fica contente.

Em resumo: Nada que seja alcançado pelos pilotos brasileiros será suficiente para fazer com que os torcedores fiquem contentes, pois sempre terá alguém para falar que o Senna era isso, o Senna era aquilo.

Atirem as pedras em mim agora!!!!

hehe

Ze
Ze
15 anos atrás

Beleza, o Massa tem 5 vitórias, tá dando um calor danado no Hamilton (sendo melhor que ele muitas vezes), é constantemente mais rápido que o Raikkonen (17 pontos à frente), etc. e tal e a moçada continua malhando o coitado. Isso só pode ser complexo…
Quando ele roda na segunda curva do primeiro GP, é muito afoito! Quando segura uma segunda colocação, provavelmente fruto de amadurecimento, é fraco pra ganhar título! Vai entender!?!?!
Como disse o colega, a fila anda e o Massa tá na cara do gol!!!
Vai pra cima, Massa!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Eu acho que Massa é apenas o 4o piloto da F1 hoje. Na frente dele, estão Hamilton, Alonso e Raikkonen. Quando há qualquer dificuldade, quando a coisa sai do padrão, o Massa desaparece, e esses outros sobram (e esta corrida em Spa foi mais uma prova, o Massa só apareceu pra receber os 10 pontos, meia-hora depois).

A titulo de comparação, em 93 apenas o Prost era melhor que o Senna.