FEZ-SE A LUZ
SÃO PAULO (melhor usar viseira fumê…) – Essa foto aí está sendo divulgada pela Philips, responsável pela iluminação da pista de Cingapura, que domingo recebe a primeira corrida noturna da história da F-1. Por estes dias, recebi várias informações sobre a corrida e a preparação das equipes para a prova. Pinguei tudo lá no meu bloguezinho da Bridgestone, e reproduzo aqui porque estou com preguiça de escrever tudo de novo.
– São 5.067 metros de pista, e a corrida terá 61 voltas. Os horários locais: treinos livres começando às 19h na sexta, classificação às 22h do sábado e corrida às 20h do domingo. Tire 11h e terá o horário brasileiro.
– Os engenheiros calculam que a pressão aerodinâmica será parecida com a de Mônaco. Pelos simuladores, as equipes já chegarão com um acerto básico de distribuição de peso, pressão de molas e amortecedores, relação de marchas, inclinação das asas e cargas de freios. Uma das preocupações é a temperatura do asfalto. Sem sol, ela deverá ser baixa, mesmo com temperatura ambiente alta.
– A pista é percorrida no sentido anti-horário. Tem 23 curvas, seis delas contornadas a menos de 100 km/h. A média de velocidade estimada é de 175 km/h (menos que os 200 km/h de Valência, mais que os 160 km/h de Mônaco). A velocidade máxima que será atingida deve passar um pouco dos 290 km/h.
– A iluminação será feita por 240 postes com 1.500 projetores de luz. Foram usados 108.423 metros de cabos.
– E se chover? O medo da água se dá pelos reflexos das luzes no asfalto, não pelo risco de correr com chuva num circuito de rua. Outro detalhe curioso: pilotos e mecânicos não farão adaptação ao fuso horário. A idéia é que acordem tarde, depois do meio-dia, como se estivessem na Europa, cinco horas atrás. Porque têm de estar muito despertos de noite, e sabem que vão entrar na madrugada trabalhando nos carros e fazendo reuniões. Vão tomar café por volta das 13h e almoçar lá pelas 18h ou 19h. Dormir, lá pelas 4h ou 5h da madruga.
– Os times pediram aos hotéis que escureçam as janelas e que o serviço de quarto seja feito só de tarde. Nada de acordar ninguém de manhã para fazer a cama e pegar roupa suja.
Já tem muitos vídeos no YouTube com simulações e informações sobre essa prova, que vai ser o maior barato. Selecionei apenas um, da Toyota, no link abaixo.
Swingapura. Pronto, batizei!
E O JAQUES VILLENEUVE JÁ FALOU A PRIMEIRA BOBAGEM DO FINAL DE SEMANA, SE O GURI TIVESSE O MÍNIMO DE TALENTO, ALIÁS O QUE SOBRAVA NO SEU PAI, NÃO VIVERIA DE FALAR ABOBRINHAS. É UM CHATO DE GALOCHAS
Sei não, me parece mais um circuito extremamente travado onde todos andarão em fila indiana e só haverá emoção se por acaso chover e a corrida virar uma loteria.
Paulo Aidar, desculpe… não estava me referindo a você…
É a mais esperada do ano. Os carros andando nessa luz vai dar um efeito show. Agora, sobre a pista, pelo desenho ela é bem travada ,não sei se terá opções de ultrapassagens e também será uma loteria, quem errar menos leva o caneco, mas acho que a Ferrari vai sofrer nesse circuito.
Tenhos alguns comentarios sobre pista e noticias recentes.
Vamos la: KIMI: alguem dizendo porque ele farreia ele se dara bem na pista e papo furedo. Com o fuso horario de Europa para Cingapura, ele estaria ainda durante o dia no horario Europeu.
CINGAPURA: ja estive la, lindo lugar, SUPER organizado (Brasileiro mal acostumado ia se dar MUITO mal la com risco de cadeia se jogar lixo no chao ou ate mascar chiclete o que e proibido).
PISTA: 23 curvas vai ser um circuito MUITO amarrado, melhor trazer um shifter kart (ha-ha!!). Se chover vai ser uma logistica MUITO complicada. A mairoria das ruas sao de concreto e uma pista de concreto emborrachada vai dar muito trabalho para manter o carro na pista.
Corrida de noite: Ué?!? viramos NASCAR caraio??? que palhaçada esta! para o piloto ficar fresquinho? Acho que o Bernie esta ficando velho hein? e ja nao tem mais o que inventar… ai copia dos outros. Isto é F-1 gente, o TOPO do automobilismo!
Mais vai ser interessante, outra pista de rua, novos desafios.
Cingapura pode decidir o campeonato! veja bem: pista de rua, se chover pode dar zebras, pista nova, e vamos asism por diante.
tá… vão ficar no fuso europeu e trabalhar até de madrugada…
e os eventos promocionais dos patrocinadores vão ser de madrugada também?
Só lembrando. É a primeira pista de rua anti-horária desde as americanas Detroit e Phoenix.
Ao que me parece, será um trenzinho como de Mônaco. A pista não é larga o suficiente nos pontos que facilitaria a ultrapassagem e atinge o absurdo de ser estreita demais num ponto de baixa. Tem uma novidade legal para quem estiver na arquibancada certa, pois os carros passarão debaixo dela. Acho que a Ferrari vai se dar mal, temperatura de 25º sem chuva e a noite não terão os raios solares para aquecer a pista e consequentemente os pneus, se chover então o Massa somará pontos apenas, com sorte. O Hamilton deve papar esta… Se chover forte é a corrida dos novatos, que não tem compromisso com o campeonato e precisam mostrar porque estão na F1. Portanto a espectativa é que teremos realmente um “grand prix”.
Circuito anti-horário? Então vai dar Massa, o piloto dos circuitos anti-horários (Turquia, Interlagos).
Mais um motivo pelo o qual a temporada de 2008 será lembrada para sempre.
O traçado me lembra Detroit.
Mas esse ai de cima é chato hein…
A grande vantagem, em caso de chuva, pelo q vi, é q a média de velocidade do circuito é bem baixa… riscos menores no caso de uma panca…
O unico problema é que com tanta curva de baixa, será q não vai ser um “Phoenix-USA” novo???do tipo, que pra passar, tem que ter 4 bolas no meio das pernas, e que tende a virar procissão de São Roque????
(Ps:Hamilton disse que tem…agora, se vai andar ou não, outros 500…)
E a Ferrari, que vai ter que se virar para acertar setup, por conta daquele probleminha de aquecimento de pneus…afinal, as temperaturas mais baixas do traçado podem ser um grande handicap para os Rossos… Enfim, todos saberão somente na hr que os carros forem pra pista…
DUKA
prá quem perguntou do horário da corrida :
treino oficial : sábado as 11 da manhã
Corrida : domingo as 9 da manhã
se a justiça for feita , o Hamilton recupera a sua vitória justíssima em Spa , e chega em Cingapura com 7 pts de vantagem pro Massa !! a decisão tem que ser na pista , e não no tapetão !!! é ridiculo alguém achar que o Massa , que foi sofrível durante toda a corrida de Spa , ganhou aquela corrida !! a decisão mais absurda dos ultimos tempos !! uma vergonha !! a vitória foi do Lewis , e tenho ctz que a Fia vai ratificar o erro dos comissários medonhos !!
A corrida vai definitivamente ser IRAAAAAAAAADA
De noite, campeonato equilibrado entre Massa e Hamilton… SHOWWWWWW
A corrida tem tudo pra ser animal, ainda mais com o campeonato na devida situação que se encontra, isso se não rolar um tapetão na decisão de amanha. Apelar contra algo que não pode apelado, é ridiculo, enfim. Acho que essa corrida vai ser uma loucura se chover. A pista vai virar um espelho, e ai pode ficar perigoso. Mas espero pelo melhor.
agora querem culpar o Hamilton , por ser o melhor piloto da F1 atual , disparado !! qual é a culpa dele se ele é bom ?
qto a prova noturna , será fantástica !!
Indy é lixo !! tão mais prá banheiras velhas do que prá carros de corrida !1 sem contar que o nível dos pilotos é sofrivel !! o tal Dixon que foi campeão , foi reporvado num teste da Williams !! se o campeão é um lixo , imagine o resto
Vai o Flavio falar para o mecanico dele, olha: as forças ,cargas de forças, ou genericamente “set-up” do meu DKW não estão bons. rs
como é a noite, se fosse carburado, engordava os giclês…rsrsrsrs
fórmula 1 tá dando a luz, pena que estão indo para paises nada a ver com automobilismo.
Um comentário sobre a atitude do Hamilton hoje em Paris, mais precisamente na troca de carinhos com o advogado da Ferrari… Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o carater deste rapaz, hoje tirou todas as provas… “eu sou o bom, o melhor e todo mundo que se dana”. Bem, ele é bom, mas piloto que deseja ser campeão deve ficar longe de ser arrogante e prepotente… Me desculpe, mas nem Schumcher chegou a tanto… Eu acho que se a FIA der a este rapaz os pontos de volta do GP de Spa, ele não termina mais nenhuma prova até o fim do campeonato… grave ai estas palavras… Os pilotos estão P da vida com o neguinho… Ele anda abusando e queira ele ou não, pra correr na F1 é preciso ser aceito no circo, senão um Glock, um Webber, um Alonso pode tornar a vida do rapaz um pesadelo…
Legal vai ser se chover. Água com iluminação a vapor metálico, (já trabalhei com isso) .Vai dar um efeito surreal.
Para nós que estivermos assistindo na TV. Brilhos, reflexos, etc
Para os pilotos?? Não dá p’ra imaginar.
Metálico batendo na água, no asfalto…
Se chover, vai ser “o must”.
O horário que irá passar no Brasil não será tão diferente assim, vai ser por volta das 9 ou 10 horas da manhã se eu não estou enganado.
Parece que a corrida noturna existe pelo fato de poder ser transmitida em horario nobre na maior parte da Europa. Isto é uma amostra que os caras fazem qualquer coisa por dinheiro. Nada contra afinal dinheiro é bom. E mostra tambem que o publico alvo é o que assiste as corridas em casa. Sabendo disto os caras deveriam providenciar ultrapassagens ja.Do jeito que esta indo a audiencia vai caindo.
O pessoal da Indy que já corre à noite fala da diferença na densidade do ar com relação ao acerto das asas. Até agora não lí ou ouví ninguém falar a respeito desta diferença no acerto para os carros de F1.
acho que vc vai gostar dessa aqui.Carro e Musica.
http://www.youtube.com/watch?v=0lo_YinURnY
Flávio, uma dúvida minha: vocês do GP já sabem que horas a corrida vai ser transmitida no Brasil, calculado o fuso?
Sr.Flávio,
Referindo-se a molas e amortecedores, é mais correto expressar : forças ,cargas de forças, ou genericamente “set-up”.
Isto porque no seu comportamento, estes componentes atuam respondendo por forças (por deslocamento/deformação no caso de molas, e por velocidade/frequencia no movimento da haste dos amortecedores).
Pressão é para forças sobre superficies(corriqueiramente utilizada em referencias a gases ou liquidos).
Tratando-se de grandezas físicas diferentes.
Que lindo…vai ser duca.
Pena que não posso assistir…vou correr o paulista de rally….
Mas,essas plantinhas ao lado não vão se despedaçar com o vento dos carros???