CARRO DA FIRMA (1)
GUARUJÁ (sempre vem alguma coisa) – E lá vamos nós iniciar mais uma minissérie, mas esta com apenas um capítulo, por enquanto. Os próximos ficam por conta dos blogueiros, que devem mandar as fotos para [email protected]. Carrinhos de serviço, sacaram? Que marcaram época, sacaram? Aqueles inconfundíveis, que vivem na nossa memória. Começando com os laranjinhas da Telesp, que já não existe mais — a Telesp; os laranjinhas, desconfio que também não. Aliás, seria legal saber se essas empresas preservam alguns carros em seus acervos.
Legal nesse Fusca é a enorme inscrição, orgulhosa, sobre o combustível utilizado. Vamos lá, revirem seus arquivos e abasteçam o blog!
Sou apaixonado por fuscas e trabalhei na Telesp e Eletropaulo, o fusca da Telesp (miniatura) eu consegui ,mais o da Eletropaulo esta muito dificil. se alguém souber quem tem eu compro.
Alguem sabe se a cor laranja do fusca da telesp era o marrom ocre (laranja e nao marajo)?
Trabalhei na frota da Telesp. As cores eram o Amarelo Manga da VWve o Azul Imperial da Ford.
Armando, por acaso sabe se o amarelo manga era a cor padrão do sistema telebrás ou se era apenas da Telesp?
possuo um fusca verde 1984/1985 que pertenceu a eletropaulo , ainda em boas condições de uso, assoalho ainda e original motor 1600 a alcool só os bancos e rodas não são originais e esta a venda intereçados favor me procurem no telefone 011-94765120 são lourenço da serra SP
você ainda tem o Fusca?
QUEM NUNCA COLECIONOU OS LACRES DA PLACA ? NO CASO DESTA ESSE VERDE .
Hoje o orgulho de ter um carro a álcool é zero, com o preço do combustível (feito 100% no Brasil) beirando os 2 reais em São Paulo e mais do que isto no restante do país.
Algum tempo atrás estive em Águas de São Pedro – SP e ao passar em frente à delegacia, um Fusca pintado nas cores da Polícia Civil.
Vale as Veraneiros do tempo dos milico?
Lembram-se dos fuscas da eletropaulo aqui de São Paulo? Eram 85/86 à alcool, verde abacate. No começo dos anos 90 comprei um de leilão. Andavam muito bem. O dificil era fazer ele pegar de manhã.
Vou puxar do baú então…alguém tem fotos dos veículos da Touring?!
Outros que gosto muito são os furgões da UPS
Achei esta foto faz tempo. Imagino ser galpão de alguma empresa que pintava painéis, veículos e tal. Hj. envelopam, naquele tempo eram artistas.
http://4.bp.blogspot.com/_FhgD_659EOk/SaHDGh5CzOI/AAAAAAAAAIA/mHiNHh9tecs/s1600-h/envelope.PNG
Vale Kombi Dharma?
http://images.uncyc.org/pt/3/38/KombiLost.jpg
Eu procurava por uma foto colorida desses Fuscas a tempos, pra ilustrar algumas aulas!!
Quanto a carros de serviço, era comum eu ver no Rio um Fusca e uma Kombi da Café Capital. A última vez que vi deve ter sido em 1999 ou 2000. Não sei o ano dos carros, mas o Fusca era no máximo 1970 (1ª fase) e a Kombi também era das antigas, até 1975.
Das últimas vezes, já estavam com a pintura fosca, mas no inconfundível verde e preto da marca.
Inesquecíveis também eram as Kombis da Souza Cruz.
Esse detalhe em verde da placa amarela era lindo. Pena que, nascido em 1985, vi poucas placas assim.
O detalhe verde da placa na verdade era a plaqueta de licenciamento, que você trocava todo ano, depois de pagar o seguro obrigatório e o IPVA de antanho, ia no DETRAN fazer vistoria (de verdade) e ganhava a plaqueta com a cor do ano.
Lembrando que nessa época o IPVA não existia, a gente pagava a T R U….taxa rodoviaria unica ….
Sobre o fusca da foto, trabalhei com um desse aqui em são josé do rio preto.
A indigitada empresa, sucessora da ex-Telesp não é capaz nem de preservar a satisfação de seus clientes, imagina um carro…
Falando nisso, o Museu do Telefone, que existia no tempo da Telesp, ainda existe? Se não, tá confirmado o que essa empresa pensa sobre preservar alguma coisa.
Lembrei das Kombis que faziam entregas de cigarros da frota Souza Cruz, uma mais linda que a outra, tinha a Hollywoody, a Minister, e outras que não me lembro. A primeira em vermelho é a que mais me marcou. Achava sua pintura pura arte. Estou tentando achar sua foto na mídia, ou alguém, por favor, mande se tiver. Relembraremos…
Tinha um terrenão na Av. Ermano Marquetti, perto do viaduto da Av. Pompéia que tinha uma pancada desses carros da Telesp, com a pintura branca (a maioria deles Escorts) e uns poucos com a pintura laranja (muitas Kombis), apodrecendo no tempo, normalmente com mato até a altura das janelas…
Fizeram uma limpeza e acho que deve ter ido tudo pra o ferro velho, infelizmente.
E as Kombi da Elma Chips? Ainda existem muitas rodando por aí. Mudaram muito pouco ao longo dos anos. Hoje estão sendo substituídas por novos Iveco Dayli a diesel.
Meu pai teve um igual a esse, 77. Comprou num leilão da Telesp. As inscrições e emblema da empresa chegaram borradas com uma tinta azul. A cor foi trocada por um bege e rodou ainda por muitos anos na nossa família, aliás, foi com ele que aprendi a dirigir. Uma pena não ter sido fotografado com as cores da Telesp.
Mas o que tenho saudade de ver é aqueles furgões da Confiança (doces), uns bem antigos pintados de verde escuro com a marca Confiança nas laterais, quando chegava no bar perto de casa, corria pra pode comprar um doce de abóbora em formato de coração fresquinho.
Velhão, aqui em Guarulhos ainda tem alguns desses rodando. Quando puder fotografo pra vc.
A Telesp mal e porcamente sabe prover serviços pros seus clientes, tampouco iria conservar algum carro desses. Todo ano eles fazem leilão dos carros da empresa, só se algum técnico de telefonia de rua comprou e guardou até hoje. Agora só uno ou celta com a escadinha no teto das contratadas terceirizadas.
Lembrei de um adesivo que se botava no carro: “Movido a alcool, só o motorista”. Agora, é trolha na certa…
O Ministério da Fazenda aqui no Rio de Janeiro possui um Fiat 147 impecável que fica em exposição dentro do prédio. Poucos sabem que existe um pequeno museu dentro do ministério que pode ser visitado.
Já visitei esse museu e realmente é muito interessante! Assim como a Fiat 147 no saguão. Pena que os seguranças não deixam fotografar o carrinho…
Flávio, certa vez estava eu aqui no RJ, no prédio do Ministério da Fazenda ali no centro da cidade, fica lá exposto o 1º carro a álcool fabricado no Brasil, um Fiat 147, muito legal.
Espero que alguém aqui de Beagá consiga alguma foto dos famosos Fuscas amarelos do Drogatel Araújo, usados nas entregas entre as décadas de 60 e 70. Na porta do Fusca era pintado um bonequinho correndo e a cabeça era a do próprio motorista. Eu era criança e ficava fascinado com aquele “truque”! A única foto que vi está no site da própria Drogaria Araújo, no link que conta a história da empresa.
Flávio. Navegando pelo forum da Simca, cheguei neste linck do vocetube e quando meu filho viu disse que voce iria gostar e que eu deveria mandar para você. Dê uma olhada, para lembrar do O(##)O 96
Flavio,
a Telesp ainda existe. Pelo menos na razão social da empresa. Já a frota… Bom, tudo foi substituído pelos sem graça atuais… Celtas, Palios, etc… O mais “estiloso” é o Uno. Vou pesquisar se existe algum carro da frota antiga na Telesp.
OBS: Não sei se você já viu, mas o Jardim de Napoli (restaurante italiano que fica em Higienópolis) tem uma Rural impecável. Vale a pena conferir!
Abraço,
Flavio, eu não me recordo agora de cabeça, nenhum carro de empresa antiga. Mas tem um que circula bastante por ai que é o Fiat Uno, das empresas que prestam serviço para a disgraçada da Telefônica. Esse será lembrado no futuro com muito raiva pelos clientes dessa empresa que sofreram nas mãos dela!
parabéns pelo blog e um abraço!
Alguem tem imagens dos carros da Toalheiro Brasil. Que modelo seria aqueles furgões … Via aqui no Rio.
Eu tb lembro. Eram verde escuro, não?
foto não tenho não, apesar que pras minhas bandas ainda há um rodando.
os caminhoes da toalheiro Brasil eram FORD F motor a gasolina.
Ainda bem que nessa época não tinha teste de bafômetro, pois carro ia direto para a cadeia, o que saia de álcool no descarga do Fusca não era normal.
Velocidade máxima 60 no Fusca, só se for nos engarrafamentos da cidade.
… ao ver esta foto e a placa do fusqueta, com a plaquetinha verde do lado, que todo ano tinha que ser trocada/atualizada, lembro-me de quando criança, estávamos de ferias, depois de 3 dias de viagem de Ariquemes/RO á Maringá/PR, meu pai, na correria dos preparativos pra viajarmos, havia esquecido de trocar a plaquetinha. Já viu a sorte quando acompanha? Passamos por 4 Estados brasileiros e nenhum guarda nos pegou e, assim que chegamos a Maringá/PR, nosso destino, fomos pegos em uma blitz, dessas que acontecem as vezes em uma avenida qualquer de qualquer cidade, fuscas da PM, aqueles cinzas e pretos no Estado do Paraná eram marrons. Imaginem a cena, família de um casal, três filhos, um de 10 anos(eu), outra filha de 5 anos e outra filha de 2 anos(mamando), malas, “bugingangas rondonianas”, tudo isso num chevetinho 1982, branco, SLE, com ventilador condicionado, bagageiro no teto, farois CIBIÉ pra enfrentarem a longa estrada, para nós a famosa BR-364, depois nao me lembro o nome das outras estradas, … enfim, uma odisséia dos “índios terra-seca” como eramos chamados “carinhosamente” pelos parentes … e todos os anos era a mesma rota, mesma família, e diferentes aventuras. Tudo de bom que não me esqueço nunca.
Este deve ser um fusca 77 . Esta cor laranja esteve presente nos carros até a renovação de frota iniciada em 1984 que trocou a cor laranja pelo branco , os fusca começaram a ser substiuido pelos vw saveiro e gm chevy, havia tambem os fiat 147 , europa, c 10 , f 100 , kombi , , na segunda troca de forta ocorrida em 1995 as saveiros e chevys foram substituidas pelos escorts furgão e fiat uno 1.5 i.e. A titulo de curiosidade os escort eram equipados com motor ap 1.6. eu cuidava da frota do distrito w 3 Jabaquara, e meu primeiro carro de serviço foi um fusca 1300 alcool ano 83 , prefixo00590-9 placa oa 1126. A diretoria da Telesp tinha a disposição o Passat LSE o famoso iraque .Infelizmente a telefonica mandou todos os carros a leilão e acredito que não existe nenhum guardado
Colega Claudio , nessa epoca dos amarelinhos movidos a alcool , eu também trabalhava na Telesp, no Almoxarifado a gente fornecia as tintas AMARELO MANGA E AZUL IMPERIAL da Ypiranga, se não me falha a memoria .
Antonio,
Vc sabe me dizer se a cor do laranja era marrom ocre (laranja e não marajo)?
Não vou mandar e-mail não…
Mas ta aí um Trabi dum hotel:
http://farm4.static.flickr.com/3160/2331269486_32bfb62545.jpg
tem um fusca que roda aqui no meu bairro ele esta ainda com a pintura da COMGAS,esta impecavel, já vi ele varias vezes mas não pego ele parado,rs, tem aqui tambem que vejo quase todos os dias e um onibus antigo de dois andares original ingles inclusive a direção este vejo quase todos os dias, mas sempre andando, rs