ENCHE O TANQUE (31)

SÃO PAULO (tá movimentado?) – Grande foto… Foi o Marcos Staskoviak que mandou. Diz ele que é de 1953. O Posto Vitorelli & Cia foi o primeiro de Francisco Beltrão, no Paraná. “Inicialmente de propriedade da Comércio Oeste Paraná Ltda, que tinha muitos sócios, o posto deu lugar à avenida principal da cidade nos anos 60, onde hoje é o Calçadão Central. No instantâneo, do arquivo de Felisbino Soranso: Orlando Montemezzo, Felisbino Soranso e Guerino Fábris”, descreve o blogueiro. Essa foi das boas! Tem até o nome dos cabras!

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adélia Malinowski Salle
Adélia Malinowski Salle
10 anos atrás

Nesta foto o primeiro da esquerda é Orlando Montemezzo que faleceu ontem, 10 de junho de 2013,aos 85 anos. Aos poucos os pioneiros de Francisco Beltrão estão partindo e com eles lá se vão muitas historias interessantes, que jamais deveriam ser esquecidas. Está faltando um Museu da Pessoa em cada cidade do Brasil.São Paulo já tem o seu.

geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Já temos posto em Francisbel… Agora, só faltam os carros!!!

arnaldo
arnaldo
13 anos atrás

Os frentistas estão de frente pro mar.linda foto historica.Parabens para o amigo que a enviou.

ton
ton
14 anos atrás

Francisco Beltrão!!!!!!Garanto que em Pato Branco tem algum posto mais legal…hehehehehehe

Artur Montemezzo
Artur Montemezzo
Reply to  ton
13 anos atrás

Pato Branco nunca teve nada tão legal assim. Pô mano, tá feio ein: “falecido a uns 8 anos +ou-“, o vô morreu em 2003 e “a” é “há”; não era o vô (Irineu) mesmo, ele sempre foi mais gordinho, é o tio Paco (Orlando). Uma foto histórica, sem dúvidas, Beltrão foi fundada em 1951 e esse posto é de 51, minha avó, Irma – viúva de Irineu – vive a uma quadra desse local.

Adaltro Rodrigues de Jesus
Adaltro Rodrigues de Jesus
Reply to  Artur Montemezzo
12 anos atrás

Pode tirar uma foto desse lugar hoje pra poder localizar o locar pra comparações

Felisbaldo Silva
Felisbaldo Silva
Reply to  ton
13 anos atrás

Tdo bem irmão! Pede para o Jornal de Beltrão publicar esse comentário, pois eles fizeram uma edição do jornal do último sábado, dia 01 de maio sem o seu comentário. Só não sei o porquê eles não publicaram. Dá uma ligada lá e pede pra eles explicarem.

Abraço

edson luiz montemezzo
edson luiz montemezzo
14 anos atrás

Embora meu sobrinho Rodolfo Montemezzo tenha dito que provavelmente é meu pai, Irineu Montemezzo, a afirmativa não está correta.
A pessoa na foto é meu tio Orlando Montemezzo. Meu pai, era o proprietário juntamente com Adelino Vetorello, Dário Miott e Luiz Prolo e família Didomênico que constituiam a firma Comércio Oeste Paraná Ltda.
O prédio do posto foi muito importante na Revolta do Colonos de 1957, quando jornalistas de várias capitais brasileiras estiveram em Beltrão e fotografavam os revoltosos da parte superior do posto.
O posto só possuia uma bomba, pois na época somente existia Gasolina, anos mais tarde é que teremos diesel.
O Posto estava no meio da avenida principal. No começo da década de 60, a avenida Júlio Assis Cavalheiro foi rebaixada em 4 metros, quando era Prefeito Euclides Scalco, mais tarde político de renome nacional, que foi líder do PSDB na Constituinte de 1988 e após Ministro da Casa Civil de Fernando Henrique Cardoso.
Os sócios do posto se dividiram, mas meu pai, Irineu continuou no ramo, dos postos de abastecimento. Meu pai faleceu em 01/07/2003, mas nossa família ainda mantém postos de gasolina. são 60 anos deste trabalho.
Francisco Beltrão hoje é a maior cidade do sudoeste do Paraná, com 72 mil habitantes, tendo 4 campus universitário, um federal, um estadual e dois particulares, um hospital regional com 12 mil de área construida, 3 frigorífico da Sadia, indústrias madereiras, de alumínio, confecções.
Vale a pena conhece.
edson luiz montemezzo

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Essa foi a melhor de todas. Uma única bomba, as latinhas de óleo empilhadas ao fundo… e três marmanjos esperando, além de clientes, um futuro melhor no meio desse quase nada.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Linda foto. Lembra aquelas árvores circundadas por estradas, que o povo não teve coragem de cortar. O posto deveria estar lá até hoje.

Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Foto espetacular… essa série deve ser perpetuada…

Agora uma pergunta não quer calar: “Qual seria a resposta dos donos do posto se o cliente perguntasse se podia usar o banheiro?”

Abraços

Imperador.

kaio Stadler - Curitiba - pr
kaio Stadler - Curitiba - pr
14 anos atrás

Este posto e do tempo da permuta, encha o tanque que te dou uma vaca leitera…….

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Este posto não deveria ser privado e sim público, pois três funcionários para um posto deste tamanho, com uma só bomba e em um lugar desses….

Maveco
Maveco
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

KKKKK…….boa!

Francis 307
Francis 307
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

Claro que não..uma para abastecer…o segundo para clibrar..e o terceiro para limpar o pára-brisas (é assim que se escreve?)…abraços

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Ola Pessoal, meu sobrenome é Vitorelli, e foi realmente incrivel ver o nome do posto Vitorelli & Cia.

Se alguem postar mais informações seria bem legal !!!

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
14 anos atrás

Com certeza, a melhor foto da série até agora.
Abraços.

Jonas
Jonas
14 anos atrás

Essa série enche o tanque já encheu foi outra coisa..

Maveco
Maveco
14 anos atrás

Minha cidade natal.
Estudei com os herdeios desses senhores, tanto dos Montemezzo, quanto dos Fábris, estes ainda são companheiros de pescaria quando vou visitar meus pais, costumamos tirar uns dourados e cacharas no Rio Paraná na Argentina.
São famílias pioneiras, assim como a minha, que chegaram no sudoeste do Paraná quando aquilo era só um mar de araucárias. Hoje a cidade está linda. Tive oportunidade de conhecer um sem número de cidades pelo país e, certamente, Francisco Beltrão está entre as mais belas e melhores para se viver, povo sensacional, onde se preservam as amizades. E pensar que o município tem apenas 58 anos, é de 14 de novembro de 1951.
Parabéns ao blogueiro.

Ivangivaldo
Ivangivaldo
Reply to  Maveco
14 anos atrás

Pobres araucárias…

Lucca Furquim
Lucca Furquim
14 anos atrás

Raspou a trave essa foto do posto de Francisco Beltrão!!! Nasci na cidade de Pranchita que fica muito próxima. Estou torcendo para que apareça uma de minha cidade, do contrário, nas férias eu acho uma no baú do Nono.

Rodolfo Montemezzo
Rodolfo Montemezzo
14 anos atrás

Orlando Montemezzo?? Se eu n me engano aquele ali é o Irineu Montemezzo, o de bigode, meu avô, falecido a uns 8 anos +ou-, até hoje no calçadão de Beltrão tem a boca dos tanques ainda, mas n tenho certeza disso.
Outra coisa, com certeza alguém vai passar ai, Beltrão hoje é uma cidade linda e MUITO boa de se morar, o interior do Paraná proporciona tudo ao se morador…

Alborghetti
Alborghetti
Reply to  Rodolfo Montemezzo
14 anos atrás

No meu Paraná, va-ga-bun-do não se cria!

tiozão
tiozão
14 anos atrás

Um pergunta ao outro, será que passará alguém por aqui?

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Caramba, foto histórica e muito singela. O blogueiro que enviou foi muito feliz e nos brindou com uma foto linda que por si só nos diz tudo. Um tempo que não existe mais.

Moncho
Moncho
Reply to  luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Existe sim, é só ir mais longe…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Bom, quem diria, um post sobre a minha terra natal. Estudei com um Soranso, e era vizinho de um Montemezzo. Ambos meus avôs com certeza conheciam tanto o posto como esses senhores das fotos.

ADIRLEY
ADIRLEY
14 anos atrás

Como fazer pra mandar uma foto?