NADA SE CRIA
SÃO PAULO (pelo amor da colombina…) – Estamos todos chocados com os degraus da F-1 2012, e ainda tentando entender se a opção de Newey, de fazer uma entrada de ar ali, vai ser algum pulo do gato. Agora vejam o carro da Eifelland de 1972, equipe nanica que não deu em nada. Tem degrau e tem entrada de ar.
A história do time está aqui. E o carro, para mim, é lindo de morrer. Apesar do degrau. Não sei se era a ideia do projetista na época, mas imaginem o fluxo de ar passando por essa entrada no degrau e desembocando lá atrás, numa espécie de difusor, bem na asa traseira. Além do cockpit alto e largo. Uma coisa meio visionária.
O curioso é que no RB8, a parte traseira da carenagem da entrada de ar do motor ( ver foto traseira do carro ) termina com uma abertura que parece a boca de um canhão e fica exatamente apontada para a lâmina inferior da asa traseira. É lógico que se trata de um difusor, essa história de refrigeração pro piloto é “conto pra ninar bovinos”.
Bonito. Mas legal mesmo é a versão desse carro com a asa dianteira versão tábua de passar roupa:
http://img442.imageshack.us/img442/7036/f11972kyalamirstommelen.jpg
Pena que não era azul ainda …
Pela ótica atual, seria sem dúvida um visionário. Mas se comparado aos belos modelos daqueles bons anos, é horrível. Cockpit alto e protetivo, retrovisor bem no meio da fuça do piloto, frente em cunha muito baixa – e pior ainda com o “duplo deck”. Não, obrigado, fico com uma Ferrari 312 de 74, uma Tyrrell 005 de 73 ou mesmo uma Lotus 72.
Acho que deviam adotar este duto, explorar por um ano, aí sim banir, pois colabora com o desenvolvimento de novos conceitos de carros, como fizeram com Kers, mas aí, como é algo que demanda de muito tempo e dinheiro, usa por uma ou duas temporadas e depois chega…partem para outra novidade.
Carro tesudo.
Complementando o nando figueiredo, com a entrada de ar nos ombros, não há onde fixar os retrovisores, assim foram para o periscópio…
gostei do taco de golfe no centro do carro….multi-funções
Comentei no outro post, mas acho que neste é mais pertinente.
Que tal o bico da wiliams em 90, tinha ou não tinha um degrau parecido com os carros desse ano?
http://www.flickr.com/photos/10983301@N06/2080225947/lightbox/
Xará,
Esse pequeno ressalto na carenagem do William FW13b é apenas pra comportar os suportes de fixação da suspensão dianteira. E nos fórmula deste ano que têm esse ressalto também ( não me refiro ao degrau do bico ). Por coincidência, lí isso na F1-Live semana passada, por isso alguns tem e outros não.
revolucionário mesmo é a haste bem no campo de visão do piloto
Se o problema era fazer o bico mais baixo, como o novo regulamento manda, porque nao usaram o artifício usado pela Ferrari, nos famosos 321-T5 ? http://www.ultimatecarpage.com/pic/165/Ferrari-312-T5_2.html
esse artifício até poderia ser usado porém nesse caso seria o retorno dos carros “asa”com efeito solo…que foram banidos da f1 gilles villeneuve que o diga.
Parece-me que por falta de peça, furaram um caiaque e o colocaram na cabeça do piloto, de costa, e serraram a popa.
o retrovisor parece com o telescópio de sub-marino e ainda deveria servir para direcionar o ar para algum lugar.
Não querendo ser chato, mas acho que na semana passada quando vi o carro da RBR disse que aquela entrada é um espécie de DRS para a frente do carro. Descarrega sim na asa de trás. E pensar que o cara de pau do Adrian disse que aquilo é para ventilar o piloto…
Então por que é dividida em duas partes?
E creio que a memorabilia dele tem esse carro.
Tão medonho quanto os atuais 2012…Os verdadeiros ícones dos anos 70 foram:
Lotus 72D, Brabham BT44 , Shadow DN alguma coisa, de 75 e Ferrari 312T,
Na verdade, acho eu não eram limitadas a criatividade dos projetistas e sim as possibilidades tecnlogicas, digo a mente inventiva dos engenheiros da dec 70 com os recursos de agora seriam um assombro
Sem falar nas bordas protuberantes do bico do carro…
Gomes, ao ver a foto existente no link com a historia da Eifelland (a da ultima versao, de 72), me passou pela cabeça que a foto mostrada no seu blog é bem mais recente que a ali mostrada (grande diferença na qualidade da imagem e algumas outras no proprio carro, como rodas e a haste do tal “retrofisor”, além da pintura claro).
Teria sido ela feita sobre uma restauraçao do carro?
Abraço.
Fantástico!
Fora o design, to aqui me perguntando se essas rodas são BBS. Lindas!
Lindo carro fg. E naquela época, não tinha os recursos de hoje, aerodinâmica era calculada na caneta. Só que aquele espelho ficava no meio da visão do piloto, como uma mira de arma.
Pintura bonita, mas o carro parece um Transformer misturado com os do Changeman.
Muito bonito!!! O mais legal é o retrovisor central à la guerra dos mundos!! Show!!
E, mudando de assunto, para aqueles que ainda nao conhecem mas que curtem os caros e outras maquinas bondianas, segue um link:
http://www.beaulieu.co.uk/attractions/bond-in-motion/bond-film-and-vehicle
Abraços!
tirando o detalhe do espelho, o carro era lindo.
não me parece de facil visão esse espelho, aliás espelho em caro de corrida não serve para nada, a gente nem olha.
curioso é q a cabeça do piloto tá bem protegida(apesar do santantonio baixo). mesmo nos carros dos anos 80 e 90(willians do senna inclusive) a cabeça dos pilotos ficava mais exposta q nessa trapizonga aí
E FOI DESENHADO POR LUIGI COLANI, O SALVADOR DALI DOS CARROS!
Quem falar mal da Eifelland vai se ver comigo!
Gostava de todos os modelos da Eifelland…
estranho demais da conta. falaram de uma “antena” ali na frente..bizarra também
muito show a pintura do capacete seque a listas do carro,e
o retrofisor é uma piada..
Naquela epoca nao se tinha muita preocupacao com a aerodinamica. Aquilo para mim, eh uma entrada de ar para o motor.
Esse chassis foi construído inteiramente pela Eifelland mesmo? Acho que li em algum lugar que esse chassis é um March que a Eifelland adaptou essa “gambiarra” diferente circundando o piloto. Pelo menos o bico do carro é muito parecido com os March da época.
Com essa pintura ele fica bonito mesmo, mas desconfio que a equipe nunca a usou. Pelo jeito é uma pintura nova feita pelo dono que compete nesses campeonatos de carros clássicos hoje em dia. Mas o retrovisor continua de doer.
Quando se via um F1 na tv e conseguia identificar o piloto.
E, de quebra, o aerofólio dianteiro ainda lembrou-me aquele famoso, da Williams, estilo “barbeador”. Visionários mesmo. E que carro lindo.
FG……Imagina se o Pula pirata da SF..fosse piloto nessa epoca…e o Hamilton não por genialidade..mas pura demonstração de qualidade e habilidades.. estivesse em disputa em uma simples curva..e o Britanico como sempre passa por cima da OREIA do pigmeu de Sp…pensa a reclamação….
Amassa barro………Po..meu retrovisor tava muito alto….e não vi ele chegar junto na minha OREIA… mas ele (Leweis)..tem que ser penalizado……..ele corre muito……..eu fico zonzo.rsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss..
Lindo para carvalho!
Não entendi o que é “quela mércadoria” ali no meio. Parece um retrovisor central para se ver um angulo acima da asa.
Mother of God!
O retrovisor
Olá Flavio
Encontrei essa foto na net e publiquei em mue blog: http://formula-2.blogspot.com/2012/02/damon-hill.html
Você já conhecia?
bela foto, bela lembrança sidney.
É só um opcional para refrigerar o piloto, assim como o retrovisor. kkkkk Infelizmente, não sobrou verba para o santantonio.
esse degrau parece diferente do dos dias de hoje,o degrau dos dias de hoje tem ligação direta entre o monochoque e o bico,esse ai é uma extensão do monochoque,talves seja para dar mais seguranca
Mas o conceito aerodinâmico é o mesmo que o Adrian Neway está empregando aproveitando a nova regra.
Ele acertou
E o pessoal da Maclaren também.
Não precisa daquela parede enorme na frente do carro para obedecer a regra e ainda ganhar alguns km/h a mais.
Acho que é pra aumentar a pressão da admissão, e atrás não deve ter saída, só tem aquela rabeira levantada pra direcionar o ar lateral para a asa.
A entrada de ar nesse caso era pra substituir a usada sobre a “cabeça” do piloto, que se destinava direto a admissão do motor (note que existem outras menores ao lado do capacete).
Dessa forma o carro tinha um perfil muito baixo e limpo que os outros da época.
Hoje se adota a entrada superior aproveitando o “santo antonio”, que no caso desse da foto esta mais baixo que o capacete do piloto.
E nesses carros não se tinha esse pensamento com a traseira do carro, quase todos tinham boa parte do motor aparente.
E no caso da Red Bull, não duvido que o fluxo de ar deve passar pelo cockpit, e se dirija ao difusor ou a asa traseira pra diminuir o arrasto na reta.
Mais que esse singelo espelho na frente do piloto é feio pra burro, isso é.
Bonito.