IMAGINEM HOJE
SÃO PAULO (nem pensar) – Acho que já contei que até hoje pedi autógrafos para apenas três pilotos na vida, em condições bem especiais. Um deles é o Marinho, o melhor de todos, o #10 da Vemag. Num livro. O outro foi Schumacher, na última corrida de 2006. Era sua despedida da F-1 (a volta em 2010 desvalorizou o material barbaramente, canalha, tratante, safardana) e apresentei uma coletiva para a Ferrari antes da corrida. Pedi que ele assinasse a camiseta que usei no evento e também minha credencial. O terceiro foi sir Jackie Stewart. E foi um caso engraçado.
Acho que foi em 2004 ou 2005, e eu tinha acabado de comprar uma coleção de “4 Rodas” antigas. Levei algumas na viagem para Indianápolis, porque gosto de ler no avião. Uma delas era essa aí da foto. A edição, de fevereiro de 1970. Não sei bem o que Stewart, já campeão mundial de F-1, estava fazendo no Brasil em fevereiro de 1970. Mas sei que a revista o convidou para testar carros brasileiros: Opala, Corcel, LTD, Volks 1600, Variant, Dart e Puma. O quarto da lista, para quem não sabe, é o Zé do Caixão, e eu tinha um. Se arrependimento matasse…
Pelo texto de apresentação da matéria, o escocês foi trazido ao Brasil especialmente para fazer esses testes. Será? Qual seria o cachê, por exemplo, para se trazer Vettel ao Brasil hoje para testar um Palio, um Celta, um Gol e um Fiesta?
Como a “4 Rodas” disponibilizou seu arquivo eletronicamente (a edição de fevereiro de 1970 está aqui), a única coisa boa que a editora Abril fez nos últimos 20 anos, é possível ler suas impressões ao dirigir cada um deles. Jackie gostou mais do Opala e do Corcel. Achou o Zé do Caixão “de gosto discutível”. Humpf. E disse que se morasse no Brasil, teria um Puma.
Sei que cruzei com Jackie no paddock e lembrei que a revista estava comigo. Falei que iria trazê-la do hotel no dia seguinte e assim foi. Ele ficou sinceramente espantado. Não sei bem com quê. Se com o estado da revista, zerada, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos e cobrir F-1, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1 e estar em Indianápolis, ou se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis e ter levado a revista na bagagem.
O fato é que havia um louco que ainda tinha aquela revista, cobria F-1, estava em Indianápolis e tinha levado a revista com ele, e, assim, foi com alegria que Stewart assinou a capa (preço para venda, caso interesse a alguém: 300 mil. Dólares. Não, euros) e ainda gastou alguns minutos folheando-a e lembrando dos carros. Deteve-se no Zé do Caixão, porque disse a ele que tinha um, e aí Jackie ficou realmente espantado com o fato de um louco ter um exemplar intacto depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis, ter levado a revista na bagagem e, de quebra, ser o proprietário de um Zé do Caixão.
Mas acho que se espantou, mesmo, com o fato de um dia, mais de 30 anos atrás, ter ido ao Brasil para andar num negócio daqueles na condição de campeão mundial de F-1. Expliquei o nome, Zé do Caixão, mas não sei se ele entendeu. A tradução para “Coffin Joe” foi algo meio espantoso para aquele simpático senhor de highlands.
Eu tenho com dedicatória e tudo mais, do Bird Clemente em sua foto que foi estampada na capa da Quatro Rodas / anos 60 em frente à Berlinette 22
Sempre de Gordini
Cidão 40HP
Bom dia .
Facil de resolver o problema do Zé do Caixão , compra o meu, em tempo o Rangel pediu pra vc postar a foto do Fusca azul (se já tiver freio).
Você já me mandou fotos dele?
Mandei nada, eu sou um relapso mesmo.
CARO AMIGO,,SE VC TEM UM ZE DO CAIXAO E PENSA EM VENDE LO,,TENHO INTERESSE,,ME MANDA FOTOS PRECO P MEU EMAIL,,
[email protected]
PROCURO EXEMPLAR ORIGINAL E INTEGRO,,DE PREFERENCIA DE COR RUBI OR VERMELHO,,GRATO
De piloto, acho que o único a quem eu pediria um autógrafo seria o Nelson Piquet. Principalmente pela história de vida dele.
E pensar que vi uma dessa uma vez em um sebo no Centro do Rio. E não comprei…
Olá Flávio. Venderia mesmo?
300 mil euros.
Corrigindo a concordância: Ah tá! Pediu 3 autógrafos na vida e NENHUM deles é do SENNA! Isto é uma HERESIA!
Porra !!! Jackie tinha a cara do Sylvester Stallone, antes da plástica é claro, que foi mal feita pra cacete.
É impressão minha ou ele se parecia com o Sylvester Stallone? Menos “bombado”, claro. Cabelo à la Rambo e óculos à la Cobra. Só faltou o chapéu tipo Rocky.
Jackie Stewart é sem dúvidas um dos cinco maiores de todos os tempos! Falando em tempos de hoje, acho que o atual bixacampeão do mundo preferir-ia ficar em casa jogando playstation 3.
Esse cara não tem nada de simpático. É um násprega!
Vide a entrevista dele com o Senna no filme Senna.
Não acredito!!
Até sobre autógrafos, 4 Rodas e Jackie Stewart, alguém consegue enfiar o Senna no meio…
mais um babaca que julga o caráter de pilotos tomando por base sua relação com ayrton senna.. senna era o bonzinho, sempre quem entrou em atrito com ele era um “násprega”… isso porque stewart é um dos campeoes mais simpáticos e acessíveis da F1, é mundialmente reconhecido por ser solicito e atencioso com todos que cruzam o seu caminho
Viuvete, é viuvete…Não dá pra levar á sério !
Ok, go ahead.
Vai comer feijão Epaminondas.
Epaminondas tem toda a razão.Stewart era(é) um cara super simpático e atencioso.Já era enquanto camp~eao e continua sendo.
Ah mas falou mal do “Semi-Deus brasileiro”, virou o bicho chifrudo ! Me cansa….
Poderia ser com o Piquet, Fitti, qualquer
um do lado de cá. O fato é que o Stewart
foi arrogante na entrevista com o Senna.
O Favinho ta enganando todo mundo É o Alonso em foto montagem.
Sou destas épocas: me lembro que o Emerson e o Senna também fizeram estes tipo de testes para a 4R.
É o Jack Stallone Stwart na capa?
Tá parecendo o Stallone… ou foi só eu que achei?
Em 1970 Jackie Stewart já tinha essa cara de tia velha?! Cruzes!
Tenho um boné do GP da Inglaterra autografado por ele.
Tenho, e não sei onde anda, um poster do Copersucar F5A autografado pelo Emerson.
E tenho o livro “Interlagos”, do Paulo Scali, autografado, além do Autor, por Marinho, Bird, Lettry, Casari, Crispim, Anisio, Bob Sharp, Amauri Mesquita, Jan Balder, Mario Olivetti, Ricardo Ashcar, e mais uns 3 ou 4 que não me lembro agora, de cabeça.
Quanto vale isso, Flavio? (mas eu não vendo…)
O escocês usador de saias, está saradão nessa foto… Hoje ele é tão miudinho… O tempo não poupa ninguém!
li a revista inteira, obrigado flavio, lembvrei de muita coisa.
Sou fã de hipérboles.
Acompanho a f1 desde 73, má influˆøencia de meu avô.
Ando meio desanimado com o laboratório-competição-empreendimento.
Cheguei a colocar o despertador para assistir o gp chino (ha coisa de 6-7 years não era necessário), mas o cansaço se tornou maior…
Um dos melhores 3 parágrafos que li nos últimos tempos.
e olha que trabalho em editora.
“Sei que cruzei com Jackie no paddock e lembrei que a revista estava comigo. Falei que iria trazê-la do hotel no dia seguinte e assim foi. Ele ficou sinceramente espantado. Não sei bem com quê. Se com o estado da revista, zerada, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos e cobrir F-1, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1 e estar em Indianápolis, ou se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis e ter levado a revista na bagagem.
O fato é que havia um louco que ainda tinha aquela revista, cobria F-1, estava em Indianápolis e tinha levado a revista com ele, e, assim, foi com alegria que Stewart assinou a capa (preço para venda, caso interesse a alguém: 300 mil. Dólares. Não, euros) e ainda gastou alguns minutos folheando-a e lembrando dos carros. Deteve-se no Zé do Caixão, porque disse a ele que tinha um, e aí Jackie ficou realmente espantado com o fato de um louco ter um exemplar intacto depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis, ter levado a revista na bagagem e, de quebra, ser o proprietário de um Zé do Caixão.”
Vi a capa dessa revista Flávio e na hora lembrei das minhas 4 rodas que “herdei” do meu avô, e que automaticamente, me fez lembrar da minha vó, que foi que me deu essas revistas antigas pra mim 1 ano antes de ela falecer em 2010. Lembro que passava as tardes inteiras lendo essas revistas, tenho todas as 4 rodas do ano de 1970, algumas de 1969, tenho a do 1º teste do Opala em 1968 além dos livros Os Grandes Pilotos de Todos os Tempos, que são em 2 volumes e também são da Editora Abril! Canso de dizer para os meus amigos nasci na época errada (tenho 20 anos)….
MAURICIO,tenho todfos os livros que fizeram parte dessa coleção, esses dois livros eram a parte traseira da capa dos faciculos semanais.hoje nas bancas tem uma coleção da 4 rodas e do jose luiz vieira que quando lançada custava 60,00 cada livro, (são 5), hoje está por 30,00 cada, vale cada centavo.
Enko, não sei se teve mais volumes mas pelo que eu pesquisei foi só dois volumes do Os Grandes Pilotos de Todos os Tempos e foi editado lá pelos anos de 1974/1975. Achei esse anuncio do ML para ilustrar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226302957-livro-os-grandes-pilotos-de-todos-os-tempos-vol-01-e-02-_JM
FG, hoje seria bacana colocar o Kimi pra testar nossas carroças!!!
Imagina o Iceman testando Celtas, Palios, Agiles dentre outros, seria épico!!!
Grande Ravelli,
Seria realmente interessante, usar pilotos da atualidade para efetuarem raios x nos nossos carrinhos como antigamente.
Já programa Top Gear, tínhamos um prazer ainda melhor, ver aqueles pilotos brigando para virar tempo naquela pista com aquele carrinho escroto.. um show ver a camera on board, ver o que cada uma fala, as expressões de suas faces.
Vídeos incríveis dignos de serem vistos, para quem não conhece o programa
Vettel – http://www.youtube.com/watch?v=N-S5VKAP3vk
Button – http://www.youtube.com/watch?v=JOVxj5yd2aA
Barrichello – http://www.youtube.com/watch?v=XgpSTchwqhE
Hamilton – http://www.youtube.com/watch?v=RpUQY-zoFnE
Webber – http://www.youtube.com/watch?v=RP-D4Dm3rIk
Hill – http://www.youtube.com/watch?v=oSyVdcO5fM4
Mansell – http://www.youtube.com/watch?v=jUtbXnNy4Qs
Este realmente é um senhor programa.E o Jeremy é Flavio ingles:CONHECE MUITO E ÁCIDO IGUAL.rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Meu pai esta aqui do meu lado e esta me dizendo que sempre quis ter um Zé do Caixão. E nunca calhou de comprar um. Foi ele que sentiu falta do carrinho num primeiro momento na postagem sobre a coleção, abaixo, agora vimos que ele esta lá. E ai você vem e diz que não gostava do querido “Coffin Joe”… Ahhhh É praticamente um Lada Laika Brasileiro. Rsrs… na época com escapamento Kadron fazia um ronco excelente.
tive um amigo que tinha um vermelho, o cara era maniaco pelo carrinho, chegava a passar graxa de sapato nos pneus e dar lustro com a escova, um dia brigou com a namorada, (bela loira por sinal), estyava garoando, saiu rasgando, derrapou no paralepipedo molhado bateu na guia, ficou nervoso e destruiu o carro em um muro, (burro, idiota).
Caro amigo Flavinho
Obrigado pela informação que a Quatro Rodas,,ja esta digitalizada,,,- Tomara que a Autoesporte tbm siga o exemplo da nossa Quatro Rodas,,,,Leia no link abaixo abaixo o que eu encontrei,,,,…Ate a Ford do Brasil.. nao tem nada arquivado sobre esta 1a Vitória dos Carros Ford Escort em pistas do Brasil….http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=115&pg=3
GRANDE MESTRE LUIZ EVANDRO AGUIA…
SAUDADES DOS TEMPOS DE INTERLAGOS..
MAS AGORA AQUI EM SILVERSTONE,,,,YES,,,ENGLAND.
SAUDACOES
MANE DE LONDRES
Era meio comum naquela época a 4 Rodas convidar pilotos estrangeiros famosos para testar carros nacionais (além do Jackie, veio o Stirling Moss) e dar cursos de pilotagem (Piero Taruffi). Bons tempos…
Que legal!!!
Vettel num Palio… rsrsrs
Possível comentário:
– Essa merda não acelera!
Imagina se testasse um celta?
Também tenho uma revista dessas, só falta o autógrafo!
falei isto de um fiesta 2012 na última terça feira, RSRSRSRSRSRSR
Tambem tenho esse exemplar…
Quando a Abril ainda era uma editora e não um puleiro de vigaristas…Saudade dos bons tempos da 4 rodas.
Não perdeu tempo hein Flávio, “na camiseta e também minha credencial”…rs
Stewart é um dos meus top 5 na história da F1…
Baita piloto e grande figura é história viva.
Belo texto. O cache deveria ser pequeno…
Genial descrição da história, haha!
Flavio,
Sem querer parecer puxa-saco, mas me divirto para caramba com as historias que voce conta.
A leitura flui… nao esqueco de voce se despedindo de sua avo(contei essa para minha esposa), do Galvao pagando a conta no restaurante caro e essa do autografo provavelmente entrara para as memoraveis tambem.
Em resumo: legal pacas ter um blog que voce sabe que vai abrir e vai ter coisa interessante, com bom-humor, para acompanhar.
Valeu e nao perca o folego.
Abs,
Michel
michel, voce precisa ler o livro desse cara. já que mencionei, vai ter outro, ou ficou só naquele?
Cronica divertida.
Você está se superando nisso. Esses dois últimos posts foram divertidíssimos. Esses e a foto de São Paulo mostrando uma Moema sem prédios. Aquela foto deve ser de antes de 1965, pois em 68 meus tios foram morar no Planalto Paulista e aquelas áreas verdes enormes na altura da Miruna já estavam devidamente loteadas e ocupadas e a Bandeirantes já existia desde a marginal até a altura da Vila Mariana, o trecho final até a Imigrantes só foi inaugurado em 72 se não me falha a memo.
Quanto ao espanto do Jack, com certeza deve ter pensado o quão maluco você é. Todos nós aqui, que o lemos todos os dias, sabemos o quanto.
Um louco maravilhoso e divertido. Espero vir a conhecê-lo pessoalmente um dia.
Que coisa né? A Abril se envolvia com gente do bem naquela época, agora só lama descendo pela Cachoeira…
Eles vinham e entregavam o Prêmio Victor. Hoje é o tal Capacete de Ouro….
Aproveita e olha a reportagem da pagina 106….
Fernando Alonso + Sylvester Stallone
Esse ai e o Silvester sem duvida! kkkkk
O fim da F-Futuro anuncia o fim de Massa na Ferrari, até pq, a mesma tinha sim participação da FIAT.
Uma pena.
Sempre disse e vou repetir: Massa encerra sua carreira na Saber. E isso se contarmos com Todt pra lá de disposto e trabalhando 24hrs por isso. Do contrário, pode ser que ele caia muito mais.
O sonho seria ver o Koba numa equipe grande. Mas Sr. Slim vai querer a claro na equipe rubra e fim de papo.
Na conjuntura atual dos carros Ferrari e Sauber, a mudança de Felipe Massa para a Sauber seria uma grande vantagem para o piloto.
Flavitchus, ele veio ao Brasil para vistoriar se Interlagos teria condições de sediar uma etapa do mundial de F-1, de quebra participou de um evento sobre segurança no trânsito.
Eu só pedi autógrafo para dois pilotos: Emerson Fittipaldi, em 1971 e Valentino Rossi, no aeroporto de Malpensa, qdo ele foi para a 250cc, não leembro o ano! Não sei onde eles estão, os autógrafos!
O que fazes aqui?!
hahaha
Vê se se inspira no FG e volta a escrever, cáspita!
Eu só pedi um autógrafo na minha vida, e é o seu: no DVD, no livro e em uma foto sua pilotando a velha 125 2T (na verdade eu pedi só um, mas vc mandou tudo isso autografado!)
É o Alonso?
Eu vi a foto me lembrei do Alonso também
Não…. É um cara pelo menos 10 vezes melhor que o Alonso……
Caramba…quando abri o site jurava que era o Silvester Stallone hehehehe
somos 2 então…
Eu ainda to com certa duvida se não é o Stallone!!
Eu tenho certeza que e ele, kkk.
Não é que parece mesmo…
hehehe! Também pensei que fosse o Stallone e meu pensamento ainda foi além, pois imaginei que o Gomes tinha feito uma matéria a respeito dos gringos que metem o pau no Brasil, já que até o Vettel ta comparando o Bahrein com o Brasil.
Tenho a mesma revista e ano retrasado fiz uma entrevista com Sir Jackie Stewart.
Mostrei-lhe a revista e claro pedi a ele para assinar. Ele até brincou perguntando se a mesma era um presente para ele.
Infelizmente não tinha outro exemplar, caso contrário teria lhe dado.
Eu trocaria com ele pela boina.
jOAO
NESTE ANO EM GOODWOOD, FESTIVAL OF SPEED,,,ESTOU PENSANDO EM FAZER UMA ENTREVISTA COM ELE E COM O FILHO PAUL,,,,
SERA INTERESSANTE,
VC ESTARA POR AQUI??
ABRACOS
MANE DE LONDRES