NAS ASAS
SÃO PAULO (não podem morrer) – O Rodrigo Brasa Mora mandou a história. O primeiro Boeing 747, Jumbo mesmo para os não íntimos, está precisando de um dono. Na verdade, de uma restauração. Dono, tem. O RA001, histórica ave, resta hoje no Flight Museum de Seattle. É uma aeronave que mudou o rumo da aviação civil mundial.
O #1 saiu dos hangares da Boeing em 30 de setembro de 1968 e fez seu primeiro voo em 9 de fevereiro de 1969. Depois disso, foram 12 mil voos-teste até ser aposentado em novembro de 1993, quando foi usado para experimentos de uma nova turbina para os 777. Aí, a Boeing o encostou num canto e por lá ficou uma década, até seguir para o museu.
Calcula-se que a restauração custaria 1,2 milhão de dinheiros americanos. Para voltar a voar, muito mais.
Olha, podem até não fazer muita coisa, uma restauração nível AA-Plus. Mas uma peça como essa não pode se deteriorar no tempo. É o pai de todos os Jumbos, um dos mais deliciosos aviões do mundo.
Flávio, boa noite.
Sou fã do Blog de longa data e sou fã de aviões também. Estou em Seattle e ontem estive no museu e vi, com meus próprios olhos, o pessoal conversando sobre detalhes do restauro. Me pareciam técnicos que já começavam a cuidar dos detalhes.
Vem aí um jumbo restaurado. Mas deve ser coisa demorada, será feita lá mesmo no museu.
http://www.museumofflight.org/747
Flávio,
Não coloquei no primeiro post para não desviar o foco do assunto, mas aqui tem a ver com aviação.
E com suas amadas estrelas vermelhas:
http://www.aereo.jor.br/2012/09/17/cacas-rafale-e-yakovlev-nos-70-anos-do-normandie-niemen/
O jumbo é uma das 4 melhores e mais confiaveis aeronaves já produzidas assim como o DC3,.o B52 e o Concorde.Voar nele perdia um pouco a graça,pois não balançava nem a agua no copo.Perfeito!!!
Deliciosos?…
Como sabe? Já comeu?
:)
quem estiver na terra do tio San e quiser fazer um tour na aeronave vai acontecer amanhã dia 15/09. Mais infos: http://www.museumofflight.org/event/2012/sep/15/member-event-tour-747
é demais querer que volte a voar.
uma reforma na cabine e e pintura do exterior bastam.
não sei o que há no espaço reservado a passageiros (suponho que não sejam poltronas) e nesse espaço poderiam montar um ‘mini-museu’ sobre o modelo.
Não há poltronas no avião inteiro, ele está vazio, só tem alguns instrumentos de teste montados no interior.
Ao menos foi o que me disse um dos funcionários do Museum of Flight na última vez que estive por lá.
Por causa dele não voamos supersônicos hoje!
por causa dele você paga 800 R$ por um Rio-Manaus ou 300 US$ por um JFK-LAX (New York-Los Angeles)
se continuássemos com os 707 com custo\assento\milha elevado você pagaria o triplo do valor pelos mesmos trechos…
vôos supersonicos comerciais são um problema por 3 motivos:
1) sonic boom (“estrondo sonico”), quanto maior uma aeronave maior o estrondo…
2) custo de produção, uma aeronave supersonica exige metais mais sofisticados para suportar o calor, os motores são mais complexos e consomem mais combustível e os controles de vôo precisam ser mais sofisticados devido a velocidade. tudo isso encarece o custo por assento\milha
3) estrutura necessária. aeronaves como o Concorde e TU144 precisavam de estruturas mais sofisticadas para operação. pistas maiores, fingers próprios, aerovias supersonicas e manutenção a cada vôo. são aeronaves incriveis mas exigem MUITA manutenção…
o 747 foi um marco porque foi um jato que leva muita gente e muita carga por uma distância muito grande. isso barateou o custo por assento\milha…
alias, ao contrário do ditado. foi o 747 que deu origem ao 727 e 737 e não o contrário…
O 727 foi lançado antes do 747.
é. foi o 737 que veio depois, ne verdade vieram quase ao mesmo tempo…
Acho muito malucas estas histórias de aviões que, de repente, param num lugar e nunca mais voam. Penso o mesmo de alguns carros abandonados. Fico imaginando se quem o deixou ali pela última vez previa o que viria pela frente.
É a crise… certamente será dado um jeito… o primeiro 707 também foi restaurado na integra (até em sua cor original).
Não se iludam os americanos (Boeing inclusive) sabem muito bem preservar a sua historia… pelo menos umas 40 vezes mais do que o melhor Pais nesse aspecto.
Imperador
Engraçado como eu tenho um grande problema em entender o valor das coisas. 1,2 milhões de dinheiros ianques é o que se paga de cachê por um único show pra qualquer desses cantores de rap americano, que vivem esbanjando e ostentando riqueza, ou daquelas cantoras com mais bunda que voz. É o valor médio do carro do seu Jorge e alguns sertanejos do Brasil, um Lamborghini. E não há sequer um empresário, rico excêntrico (porque rico é excêntrico e não maluco) ou mesmo um cantor de rap que se interesse por aviação pra bancar a reforma desse marco histórico?
Olha so que bacana fizeram na cidade de McMinnville aqui perto de Portland, or.
A Area e um museu dde avioes, naves espaciais e agora water park.
Aliais no museu esta aquele aviao de madeira gigantesco que voo alguns metros e nunca mais levantou voo.
Mais a ideia de fazer o water park foi genial colocando um 747 no topo e os sliders saindo de dentro dele.
e bem bacana e um atrativo special para atrair principalmente escolas.
http://www.evergreenmuseum.org/waterpark/
No site tem um video da construcao e instalacao do 747, (acelerado)
vale a pena ver.
Ricardo – OR
Grande Jumbo!! O terceiro avião comercial mais bonito do mundo (depois do TU144 e do Concorde). É um clássico que sinto falta nos aeroportos de hoje, visto cada vez mais raramente e infestados de insossos bi-turbinas. E como diz FG, uma delícia de se voar se se tem o privilégio de viajar na cabine da frente, sob o cockpit do piloto – é um silêncio que não se encontra em nenhuma outro avião, principalmente se der a sorte de ir na poltrona 1…
ta um telefonema pro irmao do comandante rolim la em sao carlos o flavio gomes;que ele poe o glorioso no museu da TAM…
gomes te digo o seguinte.
embora a 10 anos no relento ele ficou no pátio da Boeing o que não significa que o 747-100 apodreceu. simplesmente não tinham lugar adequado para um monstro de 300 toneladas. dá pra ver que a pintura não foi desgastada muito. e pelo fato de ter voado até 1993 significa que ela sofreu upgrades tanto de motor quanto de computadores. o que significa que em termos gerais o problema é a falta de ultilização…
e outra. um 747-100 não é tão complicado de restaurar assim. o irmão dele 747-200 continua voando (como cargueiro e passageiro) e os 2 tem muitas peças em comum o que para a Boeing não é dificil obter essas peças…
o grande porém é que simplesmente a vida útil da célula (estrutura) pode ter chegado ao fim. 12mil vôos de teste é esforço pra caramba! a Boeing pode ter aposentado o pioneiro por limite estrutural e não por mero modismo. um vôo de teste esforça muito mais que um vôo comum de passageiros/carga.
e a reforma estrutural de uma aeronave deste tamanho pode valer o custo de um 747 novo! e por ser uma aeronave histórica o custo é ainda maior. não se trata de uma reforma e sim de uma reconstrução…
o que esse Jumbo já fez pelo mundo já compensa os vôos todos. que ele fique em Seattle e mostre aos gigantes quem começou tudo no mundo dos “heavy”
Assino embaixo. A reforma estrutural inviabiliza o projeto. Que seja repintado e restaurado internamente e torne-se um “Anexo” do museu. Por que não um restaurante temático e uma loja de souvenirs??? Mesmo sem voar, é magnífico!!!!
É triste o descaso da Boeing com sua história.
muito pelo contrario, a boing tem um museu muito bacana em seatle inclusive com um concorde.
acho que o problema e que onde a boing esta nao da pra fazer muita coisa, nao tem espaco pra espandir ou construir mais nada, os avioes que la estao ficam expremidos, mais todos sao abertos a visitacao.
em tempo,
quem conhece seattle sabe que la chove quase o ano todo, e tudo que fica ao ar livre, nao e facil de manter…..
O ano todo não… só uns 6, 7 meses por ano hahah. Aliás faz quase dois meses que não chove aqui!
Que louco FG…juro que achava que Jumbo era da década de 80….show.