Estupra, mas não mata

SÃO PAULO (eu ia lá de noite para ver as obras) – Vivi mui intensamente as discussões sobre as reformas de Interlagos, levadas a cabo em 1989. Era editor de Esportes da “Folha” e o assunto era prioridade da gente, porque dizia respeito ao retorno da F-1 a SP.

O vídeo postado ontem com a volta de Emerson na pista velha tem gerado muitas perguntas do pessoal mais novo. Parece haver um senso comum: o traçado foi assassinado, estuprado desnecessariamente.

De fato, havia propostas melhores para a reforma, e a melhor delas é essa abaixo, de autoria de Chico Rosa, à época (e hoje de novo) administrador do autódromo. Foi na gestão Erundina que Interlagos foi estuprado, mas não se deve atribuir à prefeita nenhuma culpa. Seu papel foi salvar a F-1 no Brasil, e isso a Princesa fez direitinho.

O projeto abaixo foi o primeiro a ser apresentado a Bernie Ecclestone, e é bem interessante. Primeiro, e principalmente, porque preservava o traçado original. Depois, eliminava os dois pontos críticos de uma reforma: área de escape na 3 (criava-se uma chicane) e no Sol (a curva saía do circuito).

Chico bolou uma ligação entre a retinha que levava à Ferradura e a então Subida do Lago, trecho que seria feito ao contrário para se juntar ao antigo Laranja, com aproveitamento integral do miolo (S, Pinheirinho e Bico de Pato).

Era, certamente, uma proposta bem melhor do que a finalmente adotada. Segundo o Chico, com quem conversei longamente ano passado numa viagem entre Silverstone e Londres, com o Fábio Seixas junto, quem resolveu mudar tudo foi Ayrton Senna (o Chico não o perdoa por isso). Foi ele quem inventou o S que leva seu nome, e que vem a ser o ponto exato de destruição do velho traçado. Isso porque aquela curva inviabiliza uma saída de box na 1, como era antes.

A partir do desenho de Senna, a pista encurtou demais e trechos antigos foram sendo dizimados. Dá pra refazer? Claro, hoje dá para fazer qualquer coisa. Basta vontade e dinheiro. A maior parte da pista velha está lá: 1, 2, Retão, 3, 4, Ferradura. O problema é do Sol até o Laranja. A curva do Sargento foi ocupada por uma quadra de esportes. Mas é simples: destrua-se a quadra e refaça-se a curva.

Dificuldade seria mesmo a saída de box, porque uma nova inviabilizaria o traçado atual. Há relevo ali, e só passando por cima do S do Senna para retornar ao leito da pista antiga.

Agora, se alguém quiser, faz.

A propósito, o estupro de Interlagos, na opinião mais do que sensata de Chiquinho Lameirão, tem a ver com a escassez de talentos brasileiros nos últimos anos. Entrevistei-o um tempo atrás e, resumidamente, ele disse:

“Antigamente os pilotos se formavam em Interlagos, uma pista que tinha todo tipo de curva. Aí o cara ia para a Inglaterra, entrava num circuito diferente, mas começava a identificar: êpa, essa curva aqui é igual ao Laranja; essa é como a Ferradura; essa aqui parece o Bico de Pato… E o sujeito se adaptava rápido a qualquer pista, porque Interlagos tinha um pouco de todas. Ou todas tinham um pouco de Interlagos. Hoje este traçado não ensina nada. Não tem uma curva de alta, é uma pista fácil e nada técnica.”

Cheio de razão, o Chiquinho.

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Samuel Rodrigues Sanches
Samuel Rodrigues Sanches
5 anos atrás

Que babaquice esse Mimimi todo, antes de falar queria dizer que também acho que o circuito foi “estuprado”, perdemos muita qualidade de uma grande pista, mais eu odeio mentiras…
Esse projeto de longe foi ideia do Ayrton Senna, na época vários autódromos do calendário da fórmula 1 sofreram alterações por exigências da FIA, com objetivo de diminuir os circuitos que eram muito longos, como por exemplo Nurburgring, ai com a duvida do que poderia ser feito, Ayrton Senna deu sua opinião que poderia ser feito um S ligando a reta a curva do sol, se não fosse feito essa redução no circuito ele não receberia mais as corridas de F1, é isso acabaria com o Autódromo porque o que mantém o Autódromo é a F1

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

É… o tremta feito.
Na minha modesta opinião, deveria era ter mais autódromos, e todos mais modernos. Ficar chorando o leite derramado não dá.
Aliás… alguém aqui que tá “metendo o pau” o pau em quem fez aquilo e no Senna por ter dado pitaco.. alguém fez alguam coisa na época pra acontecer diferente?
A culpa não de quem deu a idéia, mas sim de quem levou a idéia a frente. Vamos parar de achar culpados e fazer algo de concreto.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
18 anos atrás

Eu era apaixonada pelo antigo Interlagos, mas infelizmente a burrada está feita, acho simplesmente impossível recuperar o traçado antigo.
O motivo é simples: Interlagos fica num bairro horrível, de péssimo acesso, não tem boas arquibancadas, banheiros, estacionamento… Gente, a pista tem mais de meio século !!! Não dá para fazer de um Corcel uma BMW.
No dia que aparecer algum doido querendo colocar dinheiro em autódromo paulista, o que duvido muito, será muito mais sensato uma nova pista, como disse o Silvestre (abaixo).
Eu escolheria algum terreno não-plano, perto do Hopi-Hari, por exemplo, na região de Vinhedo-SP.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
18 anos atrás

Claro é muito difícil ter a história toda da remodelação de interlagos explicada, teríamos que escutar todas as partes envolvidas.

Mas algumas considerações sobre esse pedaço da história que estamos discutindo aqui eu não posso deixar de comentar:

1 – Acho que a opinião de quem REALMENTE correu no autódromo antigo ( ou corre no novo ) deveria ser mais respeitada.

2 – Incrível, tá lá no texto do Gomes “…Segundo o Chico, com quem conversei longamente (…)quem resolveu mudar tudo foi Ayrton Senna (o Chico não o perdoa por isso). Foi ele quem inventou o S que leva seu nome…” .
Aí o povo vai lá e escreve que “não, não foi idéia do Ayrton…” E depois desmerecem o trabalho e a pessoa do Flávio Gomes. Que é outro que, aliás, COMPETE EM INTERLAGOS.

3 – O Brasileiro típico é assim: precisa das realizações alheias pra se sentir bem. E se esquece que pra todo Gustavo Borges existe também um Ricardo Prado, pra todo Guga existe um Kyrmair (não sei como se escreve), pra todo Acelino “Popó” existe um Éder Jofre, pra toda Daiane existe uma Luísa Parente.
Não entende que estamos realmente perdendo essas condições de aparecerem mais pilotos de ponta. E, caramba, parece que eles ficam felizes com o fato de não termos chances de aparecer de novo um piloto campeão. Porque eu acho o Barrichelo e o Massa, (assim como o Pizzonia, o Da Matta) pilotos de ponta, sim. Mas não, para o nosso brasileiro típico o cara só presta se for CAMPEÃO…

Tenham dó…

4 – Assinar “Ayrton Senna” no comentário é muita falta de semancol. Putz!…

Nilton Lopes
Nilton Lopes
18 anos atrás

Aos que não respeitam a opinião alheia: por acaso, vocês participam de brigas de torcidas? Acham normal a briga entre judeus e muçulmanos? Acham que vale a pena brigar com um amigo porque ele prefere outro partido? Se não responderam NÂO em todas, acho que ainda não entenderam a idéia deste blog. Lição de casa: vão estudar o que é democracia, depois, quando aprenderem, podem discutir idéias e opiniões em espaços como este.
Um abraço.

Renato
Renato
18 anos atrás

Flavio,

Nesta proposta do Chico Rosa só tem um detalhe; onde iriam ser instaladas arquibancadas extras?
Sobre o atual, ninguem comentou, mas as arquibancadas são instaladas no antigo retão.

Acho que temos inumeros fatores para determinar o projeto final. De que adianta um circuito bacana se ninguem poderá ir lá assistir uma corrida?

Abraço

paulo sergio de cast
paulo sergio de cast
18 anos atrás

Parece que o pessoal confunde tudo.
Primeiro u m diz que o sol batia no rosto do piloto na curva 1. Loucura total. Corrí em Interlagos nos anos 70 e 80 e nunca o sol bateu em meu rosto na curva 1. Pegava-se, de frente, o sol ao fazer-se a curva do Sol. Aí sim, o sol incomodava um pouco.Outra coisa. Ninguém falou que o Senna não era um grande piloto e também não se comparou o Senna com o alemão. Apenas se falou, e qualquer piloto que já andou ou anda em Interlagos, pode confirmar, que mataram, trucidaram, estupraram o autodromo.Essa historia do S do Senna e a redução do circuito, da forma como foi feita, simplesmente matou um dos circuitos mais bonitos do mundo, onde, de qualquer ponto onde se estivesse, a visão era de mais de 90 por cento.

L.Mazzoni - Londres
L.Mazzoni - Londres
18 anos atrás

Mas que discussao sem resultados.se nem para manterem Interlagos voces acham que irao refazer o tracado???Quem acredita nisso acredita em Papai Noel ainda!
Li aqui, que o motivo do famigerado “S” foi seguranca…papo furado, pois seguranca se faz com mais areas de escape, amortecedores de feno etc…e se os mesmos dispositivos tivessem sido usados em Imola em 1994, nosso Ayrton ainda estaria conosco.
Ai foram em Imola e mudaram aquela magnifica tamburello.
Esses tecnocratas deveriam ser mandados as favas.

Existe um modo de exigir as mudancas que queremos sim!!! E eh boicotando a F1 em Interlagos, so mexendo no bolso de alguns figuroes eh que eles acordarao para a opiniao publica.
Eu nao vou la a mais de 23 anos…é meu protesto……

Fabio
Fabio
18 anos atrás

Sou nostálgio como o Flávio. Gosto de Candango e Vemaguet; dos ônibus da Cometa com nomes como Dinossauro, Setebelo, Jumbo, Flecha de Prata; e gosto da pista de Interlagos às antigas. Gosto das retas intermináveis, do sol na cara, curvas sem área de escape, e das batidas que faziam pneus voarem pela vizinhança.

SIM ao traçado original, e NÃO a desapropriação da vó do Rubinho pra fazer da casa dela uma área de escape!

E refaçam o buraco no muro lá na Jangadeiro, do tempo em que a gente conseguia ver corrida de graça.

Gustavo
Gustavo
18 anos atrás

Seria possivel uma reforma que mantivesse o traçado atual e possibilitasse o uso do traçado antigo.
Talvez criando mais uma saída dos boxes, uma barreira móvel na curva do Sol.
????????

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

O que ninguém percebe é que basta falar em Senna por aqui que dá uma confusão danada … rs …. ele desperta ódios e paixões, e ainda existem pessoas que não enxergam nele a estatura de um MITO.
Quem acompanha a história do boxe mundial sabe que acontece a mesma coisa com Cassius Clay.
Será que vale tanto a pena assim discutirmos sobre os mitos ? Nós iremos passar, e eles vão ficar por aí, nas vozes de todos …

Lecio Martins
Lecio Martins
18 anos atrás

Podem esquecer a restauração do velho traçado de Interlagos, podem esquecer do belo e técnico traçado de Hockenheim. Spa-Francorchamps está sendo colocado de molho. Restaram apenas algumas pistas que na maioria mais se parecem com aquelas pistas de autorama. Uma curva pra cá, outra igual pra lá e um retão monótono. Na realidade o que está fazendo a F1 muito menos charmosa do que no passado não é a tecnologia, não é falta de talentos. O que esta fazendo a F1 uma categoria com poucas emoções é a falta de pistas de verdade. Faltam pistas com variedade de curvas, com subidas e descidas. Pistas que misturem curvas de alta e baixa. Pistas que desafiem habilidade e coragem dos pilotos. Torque, potência e elasticidade dos motores.
Coloca-se como questão de segurança a alteração de certos circuitos, mas acho que no fundo tudo não passa de obter-se o maior lucro possível na realização dos GPs. Economiza-se assim com o aparato a ser montado para salvamento de carros e pilotos, sinalização etc e assim economizam também as emoções dos que assistem as corridas.

Travaglini
Travaglini
18 anos atrás

Naquela época para voltar prá SP era necessário reduzir o comprimento da pista de 8km para 5km e ter áreas de escape boas.
Quem “matou” Interlagos foi o gênio que resolveu ligar a Curva1 ao Sol ao contrário. (Não sei quem foi, o Chico Rosa com certeza sabe. Será que foi ele mesmo?)

No projeto a ligação era direta, apenas descendo o morro e mantendo a Curva 1 como curva de alta ou média.
O que o Senna fez e ficou registrado nos vídeos da RG foi mandar mudar essa curva de alta para um “S” de forma CRIAR um ponto de ultrapassagem ali. É claro que o pessoal da RG adorou a idéia, viu que era “S” de Senna… promoveu.
Quem vê corridas de turismo hoje vê que é no “S” que acontecem ultrapassagens e “X”.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Gerson, a Curva do Sol tem o mesmo ângulo e posição da Curva Um.

Quem te dise que o Senna nunca correu na pista antiga?

E tem mais, se vamos levar em conta seus argumentos sobre a neblina, também temos que concordar com o argumento do começo da F1 de que correr de capacete era coisa de maricas.

Concordo que essa coisa de reduzir o tamanho de uma pista foi um modismo idiota e que não precisava ter feito isso aqui, mas não podemos imaginar que as coisas perigosas da pista deixaram saudades.
Adeus curvas cegas, sem área de escape ou contra o sol, fiquem na passado e na nostalgia.
Se não conseguem viver sem um banho de sangue, em vez de acompanhar F1 deviam se preocupar com a Guerra da Iraque.

mascavo
mascavo
18 anos atrás

Da maneira como está virando moda substituir circuitos antigos por circuitos de Sheiks, dou graças a Deus, pela atualização do circuito de Interlagos naquela época.

Afinal não sei o que faria se não pudesse assistir o GB Brasil todo ano.

STOCK CAR, falando em circuitos.. assistindo a corrida de stock car pela TV hoje na hora do almoço, deu para perceber que este circuito de Curitiba tem Bumps pra burro, se um F1 corresse lá com certeza decolaria!!!!!!!!

mascavo
mascavo
18 anos atrás

Ayrton Senna, belo nick name hein??

Esqueça esta comparação, o Ayrton foi um piloto incrível e fez as sua história para orgulho de nós brasileiros assim como Nelson Piquet, Emerson, Pace, Landi.

Acho igualmente incrível o Michael, um piloto que mesmo sem ter uma concorrencia ao seu nível, sempre foi muito rápido e tecnic, e isso ninguem pode negar.

Hoje sou admirador do Alonso desde que este menino singrou pelas pistas do circo, um piloto audaz que sabe pisar fundo na hora certa e também dosar o impeto, que é comum aos jovens pilotos, nas horas necessárias.

Entretanto como já foi provado em um tópico deste bliq, comparações com pilotos que não se degladiaram por tão pouco tempo, acabam sempre no vazio, ou pior insuflam os egos das pessoas gerando a agressão verbal, esquencem-se as comparações e a coisa vira uma zona, como ficou provado naquele forum que o flavio postou entre Senna e schumaquer.

Infelizmente só saberemos quem será o melhor de todos os tempos 30 anos.

Aquele realmente que criou uma história a ser lembrada, será lembrado no futuro.

Vai demorar brother…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Só vejo apenas um problema prático na construção do projeto original: tirar o S do Senna!

Quem fizer isso vai comprar briga com meio mundo…

Mayara
Mayara
18 anos atrás

O que interlagos tem de melhor é o relevo. Não gosto de pistas planas ( como RJ). Mesmo sem as curvas de alta, ainda gosto de interlagos…

1gt
1gt
18 anos atrás

Reconstrução do interlagos antigo no Mato Grosso…

Gerson
Gerson
18 anos atrás

Essa história aí embaixo de fazer a curva 1 contra o sol é coisa de quem nunca andou no antigo traçado (que é o caso do maldito S…a). Isso acontecia sim, mas na curva do Sol(por isso tinha esse nome), no fim de tarde. Mas quem andava com a pista totalmente encoberta pela neblina (comum em Interlagos) ia se preocupar com o sol em apenas uma curva. Que este estuprador maldito esteja ardendo no fogo do inferno.

JONAS TERHN
JONAS TERHN
18 anos atrás

EU ACHO MANEIRO O ‘S’. CISMAM COM ELA SÓ PQ TEM O NOME DO MAIOR E MELHOR DA HISTÓRIA. TODOS OS CIRCUITOS DO MUNDO ESTÃO SENDO MODOFICADOS. SE VCS, TROUXAS E REPETIDORES DE BOBAGENS DO GOMES, NÃO ENTENDEM, PROBLEMA DE VCS. MUDAM OS CIRCUITOS PARA PROPICIAREM SEGURANÇA. PRINCIALMENTE PARA O SCHUMI NÃO MORREU, COMO ACONTECEU COM AYRTON. OUTRA COISA: PERGUNTEM AO SCHUMI QUEM É O IDOLO DELE NA FÓRMULA 1. A RESPOSTA SERÁ: SENNA!!!

Ayrton Senna
Ayrton Senna
18 anos atrás

Censuraram meu último e único comentário até então. Dá pra ver que isso aqui é território de Schumistas frustrados, or saberem que EM TODO O MUNDO E EM QUALQUER PESQUISA o Senna ganha do Schumacher COM LARGA MARGEM sobre quem foi o melhor de todos os tempos!!! FRustrados, continuem censurando meus comentários. Eu fui o maior e melhor. Não é a TV Globo que diz, mas sim O MUNDO INTEIRO! E O MUNDO INTEIRO NÃO ASSISTE OU NÃO DÁ BOLA PRA GLOBO! CAMBADA DE BARASILEIROS COMPLEXADOS COM O FENOMENO TERCEIRO MUNDISTA! BABA OVO DE ALEMÃO NAZIFACISTA!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

O Pessoal tá esquecendo o motivo da criação do “S” Pra quem acha que ele fez para assinar o próprio nome, deviam pastar, sinceramente, que bobagem mal-informada.

A CURVA FOI FEITA ASSIM PARA TIRAR O SOL DA CARA DOS PILOTOS E POUPAR VIDAS!!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
18 anos atrás

Acabei de chegar de Interlagos.
Era um com 4 torcedores do Flavio Gomes, que LOTARAM a arquibancada…

Imenso público-padrão do Campeonato Paulista, para variar…

Sobre o traçado antigo: Esqueçam.

Depois da prova, contornei todo o circuito em sentido contrário, pelo lado de fora da pista, desde arquibancadas em frente aos boxes , passando pela curva do café, junção, curva 3, retão e saindo no estacionamento do kartódromo. Depois contornei as curvas 1 e 2 e entrei pelo túnel que dá acesso aos boxes e a antiga curva do sol – o que restou dela. Parte do asfalto antigo e as zebras ainda estão lá…

Acreditem: Tudo, mas tudo mesmo está em péssimo estado de conservação. No lugar da antiga curva do sargento, cortaram o barranco e construíram umas quadras, que não passam de cimentados, sem balizas, gols, pintura, nada. Tudo desgastado, sujo, enferrujado e deserto.

Esta obra inútil deve ter servido aos bolsos de alguns administradores públicos corruptos, apenas. Não tem lógica ou utilidade.

O poder público, eleito por todos nós detonou o circuito todo. Tem que ser muito imbecil, ou muito obtuso, ou muito interessado nas comissões das construtoras para plantar um absurdo destes, e com todo aquele espaço disponível…

No retão tem o circuito de testes do famigerado fura-fila. É ocupado tambem por uma empresa de seguros, para curso de pilotagem defensiva…

Dá pena o estado de tudo, nosso velho Interlagos morreu.

Um dia talvez a iniciativa privada construirá uma réplica exata, em algum lugar do Brasil. Com certeza sairia BEM MAIS BARATO reproduzir o antigo traçado e todo o relevo, do que usar o verdadeiro.

Não se esqueçam: É da Prefeitura, e entra ano e sai ano as reformas custam milhões de dólares para abrigar a F1.

O que já enterraram de dinheiro lá, para enriquecer os mesmos de sempre e deixar o circuito neste estado, e de brinde matar o circuito antigo é revoltante.

mascavo
mascavo
18 anos atrás

Não sou admirador de Senna, apenas respeito sua história, prefiro o Piquet, e atualmente o Alonso.

Acho apenas que o assassinato do traçado antigo tinha que acontecer, com a opinião dele ou sem.

Mas que tem gente ai pegando pesado é forçar uma barra pesada para cima do cara tem…

Se o circuito continuasse além da curva 3 tal qual o outro projeto, ficaria assim mesmo muito além dos 6 quilometros, e aí gente ia dançar e ter que assistir o Gp naquele autodromo sem graça no Rio, que também já está sendo assassinado com os jogos que virão.

Se a chicane fosse um pouco mais para frente, o que seria mais perto do kartódromo, a sequencia ia acabar ficando muito próxima do barranco do kartródromo, ficaria perigoso e dançaríamos também.

A chicane tinha que ser ali mesmo e devido a longa inclinação, nada melhor que meter 3 curvas para ligar com a reta oposta, foi simples e barado, para a prefeitura.

Eu também não gosto deste traçado, mas o que com a imposição da fia na época, a coisa estava mais para cheque mate que para sonho.

Acho que culpar o senna seria arranjar um bode espiatório para uma decisão que tinha que ser e foi da prefeitura.

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Se alguem acha o Gomes “sempre um paspalho” por que continua lendo o Blog? Cai fora, é simples. Ninguem é obrigado à ler nada.
Mas tambem, quem escreve e se intitula Ayrton Senna deve ter problemas psicológicos, projeção de personalidade, insegurança, viuvez precoce, trauma de infância.
Todo senista é assim, não se pode elogiar nenhum piloto, que já tem ataque histérico, só se pode falar bem do Senna. Automobilismo não é isso, quer cultuar personalidade, procura um fã-clube. Se gostam do Senna no exterior, porque não se pode admirar outro piloto estrangeiro aqui? Não sou fã do alemão, mas tem gente que é. E, daí?

Marquito
Marquito
18 anos atrás

Tem uns doidos varridos aqui, que são caso de internação, tinham que estar tudo no pinel, ficam falando um monte de besteiras. se o falam de brincadeira, já é uma brincadeira bem besta, mas acho que a maioria realmente acredita nas besteiras que falam, e gente assim só com remédios e muita terapia.

Luiz
Luiz
18 anos atrás

A gente já fala mal do “elemento” desde o tempo do kart, quando ainda assinava Silva, sem Y e com um N só.
Bebida boa é batida de côco….

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Só um estúpido completo, um cretino renomado faria um S daqueles! Ainda bem que assinou, prá sabermos quem foi. Ego doentio alimentado por mídias e fanáticos dá nisso, estraga até o talento. Gostava tanto de se ver estampado em jornais, que estampou no muro, rá, rá, rá…

Ayrton Senna
Ayrton Senna
18 anos atrás

Gomes, como sempre, um grande paspalho. Quero ver ele mandar um post dizendo que o Michael Schumacher é o responsável pela destruição do circuito da Alemanha. Hein? Bem, pelo menos não fez nada para evitar o VERDADEIRO ASSASSINATO a um circuito nos últimos tempos. Falar mal do Senna depois que ele está morto, é fácil. Aliás, já faz 12 anos que ele não pode se defender dessas inverdades desses piquetistas e sennistas frustrados. Mas pelo menos tem uma vantagem, a invejo dos outros me faz rir. hahaha.

fabio
fabio
18 anos atrás

que tal uma campanha pela volta de interlagos? eu apoiarei totalmente e divulgarei com o maior prazer.

Chico
Chico
18 anos atrás

É realmente uma pena o que aconteceu com Interlagos e o que vemos acontecer com Jacarepaguá no Rio que por causa do prefeito Cesar Maia o Brasil perdeu a Motovelocidade e a Champ Car, seria bem interassante que Interlagos reformasse o traçado antigo criando tb a possibilidade de diferntes traçados como ocorre em Buenos Aires.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Do jeito que está,com tantas pistas novas em lugarem tão diferentes aparecendo na F1 acho que Interlagos pode estar futuramente numa lista de dispensa tipo ímola(que aliás todo anos falam isso e nunca sai da F1). Podiam aproveitar e fazer uma pista totalmente nova nos moldes atuais do tio Bernie.Em SP mesmo ou em qualquer outro lugar.

Ronaldo
Ronaldo
18 anos atrás

Como Piquet tem 2 autodromos com seu nome, Senna ficou frustado e conseguiu apenas uma sequencia de curvas com seu nome…

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

Tudo mundo sabe que o desenho a idéia foi do Senna , mesmo , me lembro até hj quando da volta da F-1 a Interlagos o Babão Bueno dizia na narração , ” aí no novo desenho de interlagos o “S” que leva o seu nome e idealizado pelo própio Senna.

Angelo
Angelo
18 anos atrás

até que enfim alguém teve coragem de expor o assassinato que o Senna cometeu em Interlagos com seu ego enorme.
Parabéns.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Olha, eu sinto falta de curvas em alta em todos os circuitos modernos. Os F1 atuais, com sua altíssima pressão aerodinâmica, fazem a maioria das curvas como se fosse em baixa.
Os novos circuitos, por sua vez, pedem sempre o máximo de downforce, mantendo sempre uma mesma regulagem na F1, favorecendo sempre um mesmo tipo de chassis e mesmo tipo de pilotagem.
Isso é um problema antigo.

Mas o que fizeram em Interlagos é muito menor do que fizeram em Hockenheim, por exemplo, que passou de único no mundo para kartódromo de esquina.

E sobre o S do Senna, ele recomendou assim por motivos de segurança, caso ninguém lembre.
A antiga curva 1 era feita contra o sol, realmente era mais desafiadora, só os malucos passavam nela rápido.
A Alteração que o Senna sugeriu foi para tirar o sol dos olhos dos pilotos, e poupar vidas.
Parece que disso todos esquecem.

Thiago
Thiago
18 anos atrás

Jacarepaguá sendo mutilado, e nós aqui querendo re-implantar interlagos. Diga-se de passagem: Somos todos românticos, saudosistas. Bons tempos que não voltam mais. Poderíamos até ter o antigo traçado aí funcionando direitinho, sem problemas. Mas hoje em dia, do jeito que automobilismo está tão anti-séptico, com mil áreas de escape, o torcedor mais próximo de um automóvel, fica num raio de 2987 km afastado da pista, entre outras recomendações de segurança….a coisa iria ficar meio frustrante. Tá certo que teria lá a sua graça termos o traçado antigo…mass…..não poder assistir às corridas ao lado do guard rail, tal como era nos anos 70….sei lá….algo como pão sem manteiga…
Hoje em dia tudo é politicamente correto, chato , irritante, anti-séptico, pasteurizado, monótono…..automobilismo não fugiria à regra. Posso parecer meio kamikase, mas, até pra fazer coisa errada, tem de faze-la certo.

Pra concluir, acredito que Interlagos nunca vai chegar ao ponto de Jacarepaguá…ser mutilado silenciosamente….e ficar por isso mesmo.

CAMPANHA AO TRAÇADO ORIGINAL!

Thiago Ribeiro Casad
Thiago Ribeiro Casad
18 anos atrás

Flávio Gomes nada mais é do que um jornalistazinho de quinta categoria que pensa que é piloto. Não me surpreendo com tamanha besteira que disse sobre o traçado atual de Interlagos. Gostaria de saber se ele teria “disposição” para encarar um F1 naquele traçado projetado por Chico Rosa. Nenhum autótromo atual tem esse perfil de pista. Fica a perguta: onde será que ele fez o curso de jornalismo? Por correspondência? Ou será que o comprou?

Irado
Irado
18 anos atrás

Detonaram Interlagos para satisfazer o ego inflado de um campeão do marketing. E ainda santificam o cara do “s”. Viva o Schumacher!

Christian Spoto
Christian Spoto
18 anos atrás

Andei nas duas (em carros de passeio) e não tem como comparar o antigo traçado com o novo. Passar por cima do S do Senna… fazer o quê? Se precisar… já passou. Agora uma coisa que eu não sei: a F1 e a Moto GP aceitariam (pelo regulamento) um traçado longo como o aquele?

mascavo
mascavo
18 anos atrás

Acho muito complicado saber hoje se os ouyros projetos seriam efetivos para a formula 1, com certeza manter o circuito original não era e tinha que ser modificado com urgencia na época.

As curvas 2 e 3 eram extremamente rápidas e com certeza, sem area de escape para os carros da década de 90/2000 isto poderia custar a utilização do circuito para esta categoria.
Como no final da reta dos boxes é um morro, a dedução de se colocar um S para ligar a reta oposta foi sem dúvida uma ótima idéia.

Concordo que não tão interessante que os outros projetos mais garantida para manter a prova em São Paulo.

Na época não haviam opções seguras a não ser esta.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Pelo que vi, seria interessante termos este traçado hoje. Circuitão, de alta e com curvas rápidas!

O problema seria sua extensão. Acho que deve passar dos 6km, o que certamente a FIA não recomenda.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
18 anos atrás

O antigo tracado de Interlagos realmente era fantástico. Tinha curvas para todos os gostos de varios ráios e quase 8000m de extensão.
Todavia, pelo menos por uma foto que tenho do Google Earth, não vejo muita área de escape principalmente para a curva um. Um acidente ali poderia ter os mesmos resultados do de Berger e do de Senna na Tamburello.
Outro item importante e que, para os atuais carros de F1, sem uma freada forte, fica difícil ultrapassar, uma vez que, devido ao vácuo, o caro de trás não consegue fazer uma curva de alta colado no da frente. Então ali tinha que ter uma curva de baixa.
Acho que a melhor opção seria fazer o S do Sena, a curva do sol com um raio um pouco maior para desenbocar no retão, aí faria aquele traçado proposto pela reforma.

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Na boa, acho que Hockenheim foi um estupro maior… Que saudade de ouvir os motores urrando por vários segundos direto…

b. mantovanelli
b. mantovanelli
18 anos atrás

Complementando:
Em muitas ocasiões o próprio Shumacher disse que o traçado de interlagos era um dos melhores e mais técnicos que ele já pilotou…
se ele está dizendo, quem somos nós para descordar… (né Flávio).

b. mantovanelli
b. mantovanelli
18 anos atrás

1º. O S do Senna é uma curva muito interessante, na minha opinião a melhor de interlagos, e se foi mesmo o Senna q a fez, PARABÉNS AO SENNA.
Não concordo quando o Flávio diz que interlagos não é técnica. Bom, interlagos tem curvas de alta, de média, de baixa – Flávio, o bico de pato não é curva de baixa?? – um retão maravilhoso e uma reta oposta que possibilita muitas ultrapassagens, ou melhor, o traçado inteiro possibilita muitas ultrapassagens. Interlagos é o ciucuito que mais vemos ultrapassagens na Fórmula 1 hoje e isso prova que o traçado que Senna “fez” é excelente.
Bom, se vcs querem curva 1, 2, 3, 4, é melhor construir logo um oval.

Airton
Airton
18 anos atrás

Que tal essa sugestão de traçado (não sei se é viável tecnicamente):
Permaneceriam as curvas 1 e 2. O Retão seria ligado à Reta Oposta com um hairpin. Permaneceriam as curvas do Sol, do Sargento e do Laranjinha. Para matar a velocidade antes da curva 1 haveria uma chicane tipo Suzuka. As curvas 3, 4, Ferradura e Subida do Lago ficariam como traçado alternativo.

Sérgio Lobo
Sérgio Lobo
18 anos atrás

Mais uma das cagadas de Senna. Alem de se achar e ser colocado como muito melhor do que era, um bom piloto como tantos outros, ainda se metia onde não devia e deixa esse tipo de herança…e ainda tem quem o acha/achava herói nacional. estamos mal, hein ?

Sérgio Lobo
Sérgio Lobo
18 anos atrás

Mais uma das inumeras cagadas de Senna, de se achar melhor do que todo mundo, e do que realmente era, um piloto bom. Só isso.