O FIM DO LESTE
PRAGA (última chance) – OK, o Muro caiu há quase 20 anos. Mas, pombas! Precisavam apagar todos os rastros? Vim ontem para cá, quase 200 km, e sabe o que vi nas estradas e nas ruas? Uns dois Trabants. E um Niva. Acabou. OK, era Alemanha ainda, quando eu entrasse na Checoslováquia, certamente daria com uma frota de Skodas antigos liderando a frota automobilística oriental. E sabe o que vi? Um monte de Skodas novos. E nenhum Lada. NENHUM LADA EM PRAGA! NENHUM LADA NA CHECOSLOVÁQUIA! Argh! O que está acontecendo? Onde foi todo mundo? NÃO TEM NADA DE DOIS TEMPOS ANDANDO! Mas tem Porsche e Audi de montão. Até uma Ferrari estava estacionada perto da grande praça. Onde esse povo arrumou dinheiro tão rápido?
A única coisa parecida com um carro dos bons tempos que pude fotografar foi esse Skoda aí no alto, feito para levar turistas num city-tour. Desconfio que já trocaram o motor. Sei lá. É tudo muito esquisito.
Praga é uma linda cidade, talvez uma das mais belas do mundo, mas a Checoslováquia ainda me deve explicações. Amanhã, antes de voltar a Frankfurt e à vaca fria, vou passar numa revenda Lada, que já descobri o endereço. Parece que é a única da cidade, o que é um absurdo. Vou bem cedo, de metrô e bonde. Preciso saber o que se passa por estas bandas, em termos automotivos. Interrogarei os funcionários. Serei duro com eles.
Sie haben eine sch
pois e Flavinho… está na hora de você atualizar-se… até o antigo mundo já fez isso… agora só falta você… kkkkk, desculpe…. kkkkkkk
http://www.made-in-china.com/showroom/kaiji-auto/product-detailEbVxrnmJUtYo/China-Cylinder-Head-for-Lada.html
Boa Viagem e vamos nós detonar, te vira e acha o resto!
E na final do Brasileiro de motovelocidade em novembro, vou estampar GP na carenagem ahhahahah.
Ô Gomes, seus agentes podem me visitar, mas vou pedir um favor: pede para eles não espetacularizarem, senão eu vou lá falar com o “Seo” Gilmar…
FG, esse negócio de “O FIM DO LESTE EUROPEU” já deu…coloca algumas fotos das nativas, por gentileza!
Flávio, você tem que se atualizar.
Checoslováquia também não existe mais! É República Checa!
abraço
O problema da Europa é que os carros (usados) custam muito barato.
Depois de dez anos de uso carro na Europa não vale nada.
Só para ilustrar:
Eu morei em Berlin e salário de pobre na alemanha é 1000,00 euros.
Com 1.400 Euros comprei uma Mercedes 190 E 1990. que custa o mesmo que um Lada.
Com 22.000 Euros da pra comprar uma Ferrari.
Caro FG
Vsa. está extremamente vagabundo em suas divagações no leste.
Aaaaja leste e saudades, liga esta porcaria de notebook e nos passe fotos. Cars from east, right now
Viajei mais de 300 quilômetros na semana passada (ida e volta para Cerquilho – Região de Sorocaba) e não vi nenhum Chevette, TL, SP 2 ou Dodge Polara. Em contrapartida (tem hífen ?), vi um Jaguar e um Porsche na Castelo Branco. Até por aqui as coisas estão mudando Flávio…
Cadê a Rádio Blog????????????
Você já procurou num museu?
Aiiiiiiii…..olha a abstinencia……um dia inteiro sem comentar…..
Vou fumar.
Pô, Gomes… parou no tempo… Lada era do tempo em que a REPÚBLICA TCHECA ainda se chamava Checoslováquia… faz um tempão!
por favor!!! assim que visitares a revenda, poste fotos!!!
fiquei curiosíssima!!!
abraços!
Pero sin perder la compustura jamás!
Flavio , alem da ferrari que voce viu por ai, por acaso voce viu algum Rolls Royce?
Parece que a elite lestiana adora esses tipos de novos carros e nao os tipo lada!!!
Augusto
Por mais que os carros na República Checa tenham ficado sem graça, se me perguntarem mil vezes se eu gosto mais da indústria automobilística checa ou da brasileira, eu vou dizer mil vezes: Eu gosto da checa.
Falando nisso, não é possível empunhar sua xereta e sacar uns cars&girls de própria autoria daí? Mesmo que não tenha os cars…
Verdade, Seu Gomes!
Já vivi em Praga e lá é assim mesmo, um ou outro Trabant na rua, muitos Škoda (orgulho nacional, ainda que controlado pelo grupo Fusca), caminhões Tatra (outro orgulho tcheco) e nada de Lada, infelizmente…
O Leste, na verdade, está no Oeste! Sim, Cuba! Acabei de voltar de passeio e fiquei encantado com o que vi!
Os antigos automóveis capitalistas, Studebaker, Chevrolet, Bel Air, etc, claro ainda (sobre)vivem; alguns intrusos de Sochaux (Peugeot) também circulam, mas a maciça maioria é nascida no Leste!
Em Havana, ônibus e caminhões são Liaz (RUS) e Yutong (CHN), a Polícia usa Autovaz 2105 e 2107, novinhos em folha. Táxis, inclusive frente ao Capitólio, sede do governo, são todos nascidos em Togliatti. Alguns Škoda e muitos FIAT Polski 126 também são vistos na capital da Ilha de Fidel.
Enfim, fica a dica para turismo e para viver os automóveis ‘quadrados’ em sua plenitude.
Forte abraço!
Em Praga vi uma porção de Trabis e Skodas ainda rodando em 2001, antes da entrada da RT na Comunidade Européia, então acho que foi isso. Mas em Praga há um maravilhoso museu de aviação (o Kbely) lotado de Migs e Sukhois. Lá tive a experiência de assistir uma velhinha tcheca fazendo a demonstração de como funcionava uma metralhadora antiaérea russa…
O Leste sobrevive!! Só mesmo partidários do Regime para insultar os imperialistas ianques e colocar 3 “Persons” (e não people) no para-brisa do Skoda, numa clara atitude revolucionária!
FG
ficar velho é foda! Quando você conseguiu ir realizar seus sonhos, eles talvez não existam mais…
Acho que na Albânia ou na Moldova tem.
É uma pena mesmo não haver mais Trambants e Ladas, e me solidarizo com vc por sua perda. Mas muito mais grave é a gente que vai ao Leste em busca da ideologia perdida. Obsessivamente! Acordem, o muro caiu, e não sobrou nada daqueles lados…
É Flávio… se nem aí resistem os 2 tempos, você vai ter que seguir a sugestão do Daniel e mudar o foco da sua paixão para DeLorean, Puma, Monza… mas, pelo menos, os Fuscas serão eternos (eu acho…)!
Estica mais um pouco, vá a Letônia, Lituânia, Ucrânia, Russia, algo de verdadeiro será encontrado!!!
Aonde tiraram dinheiro para carros caros? Com a abertura economica e o abraco ao capitalismo!
Abs
Daniel e Álvaro,
Boa noite, tenham um pouco mais de senso de humor. E deixem o FG seguir em sua cruzada em busca das tranqueiras dele. Com doido não se discute. rsrsrsrs
Seriam, os motores dois tempos, vítimas do famigerado Bug do Milênio?
Alguma coisa esse bug tinha que ter afetado, acho que pegou os Trabants e DKW’s. Por serem dois tempos, só armazenavam dois dígitos, então passou de 99 para 00. Os quatro tempos, obviamente, seguiram de 1999 para 2000.
Me superei nessa!!!
Por mais triste que possa ser a verdade,se as coisas estão desse jeito por essas bandas,parece que as pessoas por aí não têm saudade nenhuma dos “produtos” fabricados durante o comunismo…
Pois é, ainda tem gente achando que Comunistas ‘comiam criançinhas’. O Marketing Capitalista é Phoda mesmo, né! Aquele que fala em atrocidades de hegemonias militares, deveria lembrar-se das atuais, que passam bem a frente do seu nariz todos os dias.
Se, ao chegar na tal loja, te oferecerem test drive num tal sedã branco… cai fora!
Mas fotografe cada parafuso dos Ladas que encontrar e esteja intimado a publicar um post com no mínimo umas 20 fotos dos carros e da concessionária.
Estamos evoluindo e quando estivermos preparados o comunismo ou outro nome que queiram dar será essencialmente humano…
Continue procurando, afoitamente.
Quando os encontrar, verá que a procura terá sido válida.
Porque você, FG, certamente os encontrará.
E, ato contínuo, contará pra Blogaiada !
Flávio, então mãos a obra! Pegue seu F93 e promova uma carreata motivando as pessoas a resgatarem seus Trabis, DKWs, Skodas, Schnellasters e tudo o mais!!!
Os checos não são bobos! As cervejas deles não me deixam mentir!
Que você esperava? Tu achas que ainda existe a Checoslováquia, cacete…
Se queria ver Trabants, deveria ter ido a Budapeste. Vi até alguns andando nas ruas. Tá certo que tb vi uns 2 Aston Martin DB9… mas como gosto nao se discute…
Tente então achar um Polonez FSO na Polônia.
Espero que a evolução que eles tiveram lá do outro lado do muro chegue a estas plagas rapidamente. Quero trocar meu Fusca 81 por um Fussche 911. Se os ex-comunistas podem, porque eu não posso?
Mas aos que tecem aqueles comentários raivosos aos comunistas e ao nacional-socialismo, lembrem-se que o Fusca do nacional socialismo é que inspirou uma série de automóveis populares que deram muito dinheiro ao capitalismo. Porque antes, carro era para ricos. Depois do Fusca, passou a ser artigo para classe-média.
E não fossem os “tiranos” comunistas, a China não seria um paraíso capitalista hoje. Organizaram o país, reduziram a desigualdade social e deram educação ao povo. Prepararam o caminho para os capitalistas “tiranos” ganharem mais dinheiro.
Capitalismo, comunismo, nacional-socialismo é tudo a “Lesma Lerda”! Um bando de gente correndo atrás de dinheiro.
Dos “ismos”, sou mais o automobilismo, que pode ser praticado com um fórmula 1, um dragster, um Jerico, um kart, um Opala na terra, um DKW #96, ou o que você encontrar quer tenha motor e se move. Esta é a melhor forma de dirigir uma sociedade!
Que texto engraçado!
Coisa da maldita união européia, com seus padrões anti poluição e boas estradas! malditos!
Consta que enviaram um lote de algumas dezenas de Nivas para o Brasil. Veio bem a calhar esse “Ladismo” por essas bandas, já que lá no Leste ninguém quer mais essas porc… maravilhas.
Nem pelo menos um Dacia ou Polonez ou até quem sabe um Yugo?
Agora Skoda é da VW e só sobraram aqueles nomes de mulher para os carros: Fabia, Aurelia, etc…
Não esquenta não, vc sabe que eu gosto de trens e aqui sumiu tudo embaixo das nossas barbas, em dois anos de privatização. Aí pelo menos demorou 20 anos sem comunismo pra tudo sumir.
Bem, é melhor mesmo ir de metrô e de bonde nessa “missão”, vai que o Trabi ou o Lada te deixam a pé pelo caminho… aliás, nada mais simbólico do verdadeiro espírito comunista do que metrô, trem, bonde, ônibus… onde todos, seja da plebe ignata ou da elite empolada, tem um átimo de igualdade perante si… sociabilidade total, queira ou não… por falar nisso, pinga umas fotos do bonde, que certamente são muito loucos… ou de algum Ikarus emparelhado no farol, hehehehe…
E loira, tem????
don gomes, vc deveria esticar até Budapest. estive lá em 2005 com meus pais quando eu ainda morava em Vienna. me lembro de vários Trabis estacionados atrás do castelo.
vi também uma carreata de Minis que me revoltou bastante. cruzaram aquela bela ponte sobre o Donau e desapareceram pelo túnel, ainda bem.
ano que vem visitarei St. Petesburg. se nem lá nossos carros abundarem, prometo ir até Vilnus, Thalin, ou até Kiev. vamos ver. aguarde as chapas.
Achar Trabant aí está mais difícil que achar ferrugem na carroceria do próprio.
Nada como uma viagem para rever conceitos, dar uma atualizadinha e uma reciclada…tsk,tsk,tsk…
Aproveite!
Agora só falta uma ida a Brasília…
Boa viagem,
Hugo
Ih, será que vem agora o agente 96?
Gomes, tente os DESMANCHES, deve ter uma “Rio das Pedras” ou “Cursino” por aí…
Repito o que já disse: Acordaram prá vida !