MENU

domingo, 12 de outubro de 2008 - 4:44F-1

FUJIANAS (13)

SÃO PAULO (he is back) – Esse Alonso, com o perdão da palavra (ninguém vai ouvir, é tarde demais…), é um fodão. Duas vitórias seguidas, com um carro que até outro dia se arrastava em sexto, sétimo, não é para qualquer um. Quando disse, num post abaixo, já nem sei onde, que o cara é candidato ao título em 2009, acho que não estava exagerando.

Bem, essa vitória terá uma consequência óbvia: sua permanência na Renault. Por mais que a Honda ofereça dinheiro, seria uma estupidez monstruosa apostar que a equipe japonesa deixará de ser uma porcaria inominável no ano que vem. Tinha aquela história da Toro Rosso, também, mas alguém duvida, depois dessas duas corridas, que Alonso nasceu para correr na Renault? Desde que não o obriguem a andar de Clio ou Logan, é lá mesmo que tem de ficar.

Desta vez, como ele disse, não teve safety-car ou outro sopro da sorte qualquer. Ah, Raikkonen, Hamilton, Kovalainen e Massa se enroscaram no início!, dirá alguém. Bem, azar deles. Fernandito estava bem perto, em quarto no grid, e desviou de tudo. Fez uma primeira parada muito rápida para passar Kubica nos boxes, passou e, depois, cumpriu sua missão à risca, abrindo a diferença que precisava para ficar na frente depois da segunda parada.

Uma vitória clássica e estupenda. Como estupendo foi o desempenho de Nelsinho Piquet, que com esse quarto lugar escapa da forca a que estava destinado se fizesse mais uma corrida ruim. Tudo que foi mal na classificação, Piquet-pimpolho compensou na prova, com um ritmo forte e seguro, preciso e veloz. Foi seu melhor desempenho na F-1, mais até que o segundo lugar em Hockenheim, que deve ser muito mais atribuído à sorte do que qualquer outra coisa.

O menino tem altos e baixos, como esta temporada está deixando evidente. Hoje foi um alto. Se ele convencer a Renault de que pode dar ao time mais altos do que baixos, fica por lá mesmo no ano que vem.

89 comentários

  1. Marcel Castro disse:

    voces não acham que estao exagerando na dose? nos ultimos posts Ricardo , Jean e Xará?

    1 -O Alonso é sim o melhor da atualidade
    2- O alonso é sim um tremendo chorao, e achava que teria que ter uma primazia em 2007…parecia um velho reclamante muitas vezes
    3- embora concorde com boa parte dos seus argumentos Marcel sobre o Alonso, ao le-los tive a impressao que seriam do ÁS… voce só resaltou um dos lados da questao
    4-O LH foi sim ajudado pela equipe e pela Fia…E mesmo assim levando essa ajuda em conta teve ótimo desempenho
    5- Ricardo.Comparações de pilotos sao perigosas. Numeros absolutos não provam nada, nunca provaram .E perdao, mas a frente do Alemão estao aomenos 3 pilotos,melhores do que ele

  2. Giovenardi disse:

    A declaração do Alonso em “vou ajudar o Massa” .. é uma forma indireta de dizer.. “vou ajudar a Ferrari” de olho no futuro??
    será que já há algo entre Alonso e Ferrari para 2010??

  3. Jean disse:

    Para não repetirmos o assunto em 2 posts do blog, já respondi no outro post, olha lá, e leia tudo.

  4. Ricardo disse:

    enqto Toro Rosso e Force India usarem motores Ferrari , o Alonso tem chances de ainda acelerar um propulsor da Ferrari !! pq na equipe oficial , nem pintado de ouro !! alías ele tem as portas fechadas nas 2 principais equipes da F1

  5. Ricardo disse:

    Essas Alonsetes são de doer !! rs !!

    Jean, se vc acredita nisso , tudo bem !! cada um acredita no que quer !!! essa de que a Mc Laren beneficiou o Hamilton , foi de doer !! o Lewis conquistou a preferencia da equipe dentro da pista !! qto a 2006 , nem vou comentar !! a Renault / Michelin era muito melhor que a Ferrari Bridgestone , além do que tinha irregularidades no carro !! lembra de um tal amortecedor de massa proibido ? qto a punição , vc deveria citar Monaco , aonde o Schumacher foi levado prá ultimo no grid , e não teve a molezinha do ano passado na hUngria , qdo´o cara só perdeu 5 posições numa atitude aonde ficou claro que ele foi sujo contra o Lewis ..

    ano passado eu vi todo o “talento” do Alonso !! KKKKKKK

    ele é tão talentoso , que nenhuma equipe de ponta quer contar com ele , só sobra as Honda e Toro Rosso da vida

  6. Jean disse:

    Ricardo, o episódio da Hungria foi culpa da McLaren, sim, o engenheiro do Alonso admitiu isso. E mesmo que não fosse, aquela punição totalmente ridícula tirou o título do Alonso, ou seja, ele perdeu fora das pistas, como estamos tentando dizer.

    Se estiver falando de Fuji, já expliquei antes, ele tentou desviar de um carro, foi para uma parte muito suja e muito molhada da pista, fora do traçado ideal, e acabou aquaplanando, acontece com qualquer um, ninguém é perfeito, e ainda os pneus traseiros estavam alterados.

    Ninguém torce pro Alonso ir pra Ferrari, basta torcer pra Renault continuar melhorando o carro e que faça ele brigar pelo título no ano que vem. Ele já provou em 2005 e 2006 que não precisa do melhor carro para vencer, já que até Schumacher ele venceu.

  7. Jean disse:

    Obrigado a quem teve paciência de ler, só queria fazer umas correções:

    1. Como o marcel falou em outro post aqui do blog, Hamilton deixou de copiar o setup do Alonso ainda antes do GP da Hungria (na Inglaterra). O que houve na Hungria foi outro episódio favorecendo Hamilton que deixou Alonso irritado, por isso ele ameaçou a equipe e aconteceu o que aconteceu.

    2. O episódio da alteração de pressão de pneus de Alonso e a torcida do Ron Dennis contra o espanhol ficou evidente no GP da China, e não no Japão, embora no Japão também tenha acontecido com os pneus traseiros, como falaram.

    3. O único erro da Renault com Nelsinho esse ano foi ter mudado o ajuste do carro dele entre o terceiro livre e o treino classificatório no GP de Cingapura, por isso ele não passou do Q1 pro Q2 e largou em 16º. Mas nem considero isso um erro, e sim uma aposta que não deu certo, pois o carro dele poderia ter ficado ainda melhor do que estava antes.

    Ricardo não se conforma que Alonso perdeu o título fora das pistas, e não na normalidade (se não leu, não pode falar nada). Foi parecido com 2006, em que fizeram de tudo para Schumacher se sposentar como campeão, houve até punição ridícula a Alonso em Monza por ele ter supostamente bloqueado Massa no treino classificatório (na visão onboard de Massa nem dava pra ver Alonso na frente dele, de tão distante que estava).

    Mas Alonso mostrou todo o seu talento naquela temporada, apesar de a Renault ter errado mais com ele do que a Ferrari errou com Schumacher. O problema de Schumacher foi ele próprio ter errado mais do que o Alonso, por isso perdeu, mesmo com carro levemente melhor (na maioria das pistas a Ferrari foi melhor).

  8. Ricardo disse:

    KKKKKKKKKKKKKKK!!!

    agora a barbeiragem do Choronso é culpa da Mc Laren !!rs !!patético !!

    Denise , tá nervosa ? vai pescar… !! rs !!!!

    não se preocupem , ele ainda tem chance de realizar o seu sonho de guiar um carro com motor Ferrari . Enqto Toro Rosso e Force India usarem os propulsores de Maranello , ainda há esperança !! rs !!!

  9. JEPeres disse:

    Digo, a má fé é mais que evidente. Os ingleses vão ter que nos engolir!

  10. JEPeres disse:

    Jean. Perfeito, assino em baixo tudo isso. Em adição e só para relembrar que escuderia inglêsa apenas quer piloto latino para desenvolver o carro. Isto pôsto, começam as sabotagens, como vivenciou o grande Piquet-Pai. Isto é mais que evidente! Em Fuji 2007 o Alonso com o carro sabotado na pressão dos trazeiros, rodou na água (o que não é proprio dêle) e por pouco não se espatifou contra um muro. Eu quero mais é que inglês vá p/ PQP.

  11. Denise disse:

    Marcel e Jean,

    Primeiro, parabéns pela paciência! Confesso que queria ter pelo menos metade da de vocês…

    Depois, parabéns pelo bom senso! É extremamente gratificante pode falar sobre F1 com “caras” como vocês, e o próprio FG, que conseguem ser críticos sem serem extremistas, partidários ou passionais.

    E só mais uma coisa: fatos dispensam argumentos; eles falam por si só. A questão é querer enxergá-los ou não…

    Abraço pros dois!
    Beijo Flávio!

  12. Ricardo disse:

    nossa , coments muito grandes , nem perdi tempo de ler !!!

    tanto esforço prá explicar o inesplicavel , tomou pau de um rookie com o mesmo equipamento !! tinha o melhor carro (apesar de ser copiado vergonhosamente da Ferrari ) e perdeu !! e ainda por cima era sacana , pq trocava emails com o De La Rosa , e ainda ameaçou entregar a equipe a FiA !! além de tudo aínda é mal carater !!

    Por isso e outras coisas , que jamais voltará a guiar por uma equipe de ponta na F1

  13. Jean disse:

    O Ricardo quer fatos e argumentos, então aqui vão:

    No ano passado, o problema de Alonso não era com Hamilton, era com a equipe McLaren. Ela sempre teve o discurso de não priorizar nenhum piloto, e Alonso acreditou nisso, por isso foi pra lá. Mas ela priorizou Hamilton, não só fazendo ele copiar os setups do Alonso, mas dando todas as condições e melhores estratégias também.

    A raiva que ele tinha da McLaren fez ele ter raiva de Hamilton também, afinal, era por causa dele que a McLaren detonava Alonso. É igual à raiva que você e muitas pessoas sentem por Alonso, que é única e exclusivamente por ele ter derrotado Schumacher.

    Alonso nunca precisou escolher companheiro de equipe, tanto é que em 2004, como você mesmo diz, ele ficou atrás do Trulli por um bom tempo, e jamais reclamou por isso. Só que Trulli peca pela irregularidade, ele simplesmente pára de render no final das temporadas, por isso Alonso, que sempre foi bastante regular, passou ele no campeonato.

    Desde a Minardi, Alonso já mostrava a que veio, ao contrário do que você diz. Numa corrida com chuva em 2001, ele mostrou todo o seu talento. Ele só não está na Ferrari ainda por causa de Jean Todt, que tem problemas pessoais com ele (deve ter tentado arrancá-lo da Renault tempos atrás e não conseguiu).

    Voltando ao ano passado, Reginaldo Leme tocou num assunto muito importante: Hamilton corria muito melhor, pois era constantemente comparado a Alonso até no modo de pilotar, não era tão afobado e exagerado quanto foi esse ano, até nisso Alonso foi importante pra ele. Ele se descontrolou só nas corridas finais, mas aí já é problema dele, e a equipe nem queria mais saber de Alonso, como bem lembrou alguém aí: Ron Dennis admitiu que a equipe estava torcendo contra Alonso nas corridas finais. O resto da história e a punição de Alonso na Hungria eu já comentei em outro post do blog (que tem o vídeo da cagada de hamilton).

    Vamos a algumas lembranças agora:

    Em 2001, Alonso era da Minardi, ou seja, não é parâmetro algum, pois um piloto pode ser bom numa equipe pequena e não ser numa equipe grande, e vice-versa. Em 2002, ele foi piloto de testes da Renault. Sua carreira de piloto titular começou praticamente em 2003, onde ele conseguiu a primeira pole na SEGUNDA corrida da temporada (Malásia), e algumas corridas depois conseguiria mais uma pole junto com sua primeira vitória (Hungria).

    Até esse ano, Alonso era o pole e o vencedor mais jovem da F-1, isso com a pista em condições totalmente normais, e não com chuva como aconteceu com Vettel esse ano (chuva aumentava e diminuía no treino classificatório, o que atrapalhou bastante os carros mais rápidos, Vettel teve um pouco de sorte aí).

    Em 2004, ele venceu o Trulli na regularidade, pois este tinha 2 poles e uma vitória, contra 0 vitórias de Alonso e também nem lembro se ele foi pole alguma vez, já que a Ferrari dominou tanto a temporada.

    Outro fato: Alonso JAMAIS teve o carro mais rápido em uma temporada. Em 2005, nas 3 primeiras corridas a Renault era a melhor, mas a partir da quarta corrida, a McLaren se tornou a mais rápida, pena que quebrava muito mesmo (e mais com Kimi do que com Montoya).

    Em 2006 foi a mesma coisa, a Renault era a melhor nas 3 primeiras, a partir da quarta a Ferrari virou a melhor. A diferença é que o equilíbrio prevaleceu durante quase toda a temporada, em quase todas as pistas não houve um carro muito superior ao outro, basta lembrar que Schumacher foi pole na primeira corrida, mas a vitória foi de Alonso. O que decidiu esse título a favor de Alonso foi que ele errou menos que Schumacher na temporada, pois até a Renault errou mais pra ele do que a Ferrari pra Schumacher.

    Em 2007, apesar do caso de espionagem, o carro da McLaren só era melhor que o da Ferrari nas pistas mais travadas (que são minoria), por causa da menor distância entre-eixos. Inexplicavelmente, a McLaren foi melhor no Canadá e nos EUA, acho que os pilotos (com os acertos do carro) fizeram a diferença, pois Massa não estava bem e Raikkonen ainda não tinha se acostumado com o carro da Ferrari ainda. Mas no geral deu Ferrari como melhor carro no ano, isso sem dúvidas.

    Continuando em 2007: Alonso teve mais problemas no carro do que Hamilton. Os poucos problemas de Hamilton foram todos de pneu, que ele mesmo causava (por gostar de travar rodas nas freadas). Alonso teve problema de freios no Canadá (que fez ele cair do segundo pro sétimo lugar), teve problema de câmbio no treino classificatório do GP da França, foi punido injustamente na Hungria (já que a EQUIPE causou a confusão), teve os pneus sabotados com pressão errada em algumas corridas (Fuji foi uma delas) etc.

    Sobre Alonso vs Schumacher, já discuti tanto isso que vou só dizer uma coisa: Schumacher completou 31 anos em janeiro de 2000. Até essa data, ele era apenas bicampeão e seu único recorde era ser o bicampeão mais jovem da história.

    Alonso fez 27 anos no final de julho. faz menos de 3 meses, e mesmo assim é o campeão mais jovem da história (esse recorde era de Emerson Fittipaldi), o bicampeão mais jovem da história (roubou de Schumacher o recorde), fez sua primeira pole e primeira vitória com o quarto melhor carro de 2003, com Schumacher na pista, e com condições de pista totalmente normais.

    Quando Schumacher teve o terceiro melhor carro, em 2005, ele só teve uma pole (Hungria) e uma vitória (EUA). E cada coisa tem uma explicação: Nessa época, a pole era uma volta lançada pra cada piloto, na ordem em que terminaram a corrida anterior. Como Raikkonen quebrou na corrida anterior, foi o primeiro a entrar na pista pra tentar a pole. Obviamente, ele não foi muito bem, pois a pista começa muito suja e vai limpando. Schumacher foi um dos últimos a fazer tempo, e escolheu pneus ideais pra essa pista, ao contrário de Alonso, que largou no meio do pelotão por ter tido problema com os pneus.

    A única vitória de Schumacher foi quando ele correu com Rubinho e mais 4 carros super lentos de pneus bridgstone, já que os de pneu michelin não correram. Ou seja, em condições adversas (sem ter carro pra disputar título), Alonso mostrou muito mais que Schumacher, mesmo sendo praticamente na temporada de estréia dele, e com Schumacher na pista, não contra um piloto qualquer.

    Voltando à idade de ambos, peço apenas para você imaginar essa cena: espere Alonso completar 31 anos e dê pra ele o melhor carro por 5 anos seguidos, ou seja, deixe ele na situação de Schumacher quando tinha essa idade, aí depois a gente conversa.

    Sobre a Renault fazer sempre as melhores estratégias para Alonso esse ano, isso não é verdade. A Renault já tirou pelo menos 2 pódios certos de Alonso por erro de estratégia. Quando Nelsinho não se classifica para o Q3 no treino oficial, não é culpa da Renault, e o negócio é fazer ele largar pesado mesmo para tentar ganhar posições nas paradas de box.

    Para terminar, eu não me lembro de uma estratégia errada que a Renault fez para Nelsinho, ele sempre se deu mal por erros próprios, não da equipe. Mas ela errou algumas vezes com Alonso. Cada um teve uma sorte de Safety Car, então estão quites. Sobre a corrida de Fuji, competência total de Alonso e Kubica de não se envolver na confusão da largada, isso conta também, não foi apenas sorte.

  14. marcel disse:

    Denise, Rodrigo, Jean, Ricardo e demais interessados em Alonso X Hamilton:

    Como eu mesmo já pus aqui, Alonso e Lewis tiveram os mesmos pontos (109), as mesmas vitórias (4) e os mesmos pódios (12) ao longo de 2007. Hamilton fez mais poles (5 a 3) e Alonso fez mais voltas mais rápidas em corrida (3 a 2). Lewis largou mais vezes na frente (9 a 8), mas Alonso terminou mais corridas à sua frente (10 a 7).

    isso demosntra um claríssimo equilíbrio, nunca “um pau”.

    Só que a questão é: esse equilíbrio foi mascarado.

    Nas primeiras oito corridas do ano (quando Alonso ainda passava seu acerto para Hamilton), Fernando obteve 2 vitórias, assim como Hamilton, e Lewis terminou 5 provas à frente de Alonso, enquanto que o espanhol terminou 3 corridas em posições melhores que o inglês.

    Alonso: Austrália, Malásia e Mônaco;
    Hamilton: Bahrein, Espanha, Canadá, EUA e França;

    Apenas no Bahrein e nos EUA pode-se dizer que Hamilton foi “Melhor”:

    No Canadá, Alonso terminou sem freios; Na Espanha, largara a frente, mas a colisão com Massa o colocou fora da pista e o fez perder a posição; Na França, Alonso não participou do Q3, porque seu motor quebrou. Ele chegou a estar em quinto, mas acabou em sétimo, pela estratégia.

    Aí entra a questão “Leitura de acertos”…

    Alonso parou de deixar Hamilton copiá-lo no GP da Inglaterra. Aquela foi uma das piores corridas de Hamilton, no ano. Nos boxes, havia cometido aquele que foi seu primeiro erro “grave” em corrida, nos boxes, quase atropelando um mecânico (e era pirulito “comum”!) E terminou a corrida 37 segundos atrás…

    Em seguida, Alonso obteve uma das grandes vitórias de sua carreira, em Nürburgring, descendo a ripa em todo mundo, e fazendo uma das melhores ultrapassagens da Fórmula 1 recente, sobre Felipe Massa. Nessa corrida, a décima do ano, pela primeira vez no ano Hamilton não foi ao pódio, e terminou em nono, rodando várias vezes, e nos fazendo testemunhar uma das cenas mais patéticas da história da F1, quando foi, literalmente, rebocado à pista.

    Alonso, em duas corridas, reduziu uma diferença de 14 para 2 pontos…

    aí veio a Hungria. Alonso metera a pole, mas fizeram o favor de jogá-lo p’ra sexta posição. O mais importante disso é o seguinte: não há nada no regulamento da Fia que fale em demover 5 posições no grid a um piloto que cometesse tal “infração”. E como bem disse o amigo Jean, fôra algo interno, não afetou ninguém – ao contrário de Schumy em Mônaco 2006, que atrapalhou as voltas de todos os 9 pilotos que disputavam o Q3.

    nas corridas seguintes (Turquia, Itália e Bélgica), Alonso ficou a frente de Lewis, sentando a bota de maneira incontestável em Monza, e com Hamilton cometendo mais um erro tosco na Bélgica – escapando da pista – e ficando fora do pódio.

    A essa altura, Alonsito novamente reduzira a diferença para dois pontos.

    GP do japão, e a história já foi bem debatida aqui. Alonso sofre um acidente, ao passo que Hamilton vence, ampliando a matemática de 2 para 12.

    E, novamente, a mãozinha da FIA: Hamilton, além de ter realizado diversos break-tests sobre Alonso antes da largada, CAUSOU UM ACIDENTE entre Webber e Vettel. Investigou-se, questionou-se… e ele não foi punido! O quedeveria ser feito? acréscimo dos 25 segundos tão propalados esse ano.

    E por que isso não ocorreu? talvez porque Hamilton caísse para a quarta posição e ficasse com 5 pontos a menos (7 a frente de Alonso, 11 para Kimi).

    GP da China: Alonso é mais rápido que Hamilton nos 3 treinos livres (!) no Q1 e no Q2. No Q3, toma 7 décimos do companheiro… Estaria Hamilton “escondendo o jogo”? Não. Como foi várias vezes demonstrado, a McLaren ALTEROU A PRESSÃO dos pneus de Alonso.

    O castigo vem a cavalo, e a impáfia de Hamilton o induziu a um dos mais pobres erros já vistos, com uma rodada na entrada dos boxes. Diferença caída de 12 para 4 pontos ante Alonso, e 7 ante Kimi.

    GP do Brasil: nos treinos livres, Hamilton usa dois jogos de pneus de chuva, enquanto que o regulamento é expresso na restrição: apenas um jogo. Hamilton recebeu alguma punição? não.

    No treino classificatório, Hamilton atrapalha MUITO a volta de Raikkonen, classificando-se, somente por isso, à frente do finlandês. Foi punido? não.

    Mas o castigo vem a cavalo, e Hamilton faz largada pífia, caindo para a 4ª posição no S, e tenta uma ultrapassagem descabida em Alonso, em muito semelante ao que aconteceu em Fuji… resultado, cai várias posições…

    Volta à pista e, a medida que progride – um pouco – comete mais uma proeza: bota o carro em ponto morto. Aí, já era.

    Kimi venceu, campeão com 110 pontos. Alonso foi terceiro, fechando 109 pontos, mesma soma do sétimo colocado nessa prova, Lewis Hamilton.

    Portanto, sem cópia de acerto, foram NOVE GPs: Alonso ficou à frente de Hamilton 7 vezes, e as duas onde Hamilton o “superou” foram onde Fernando sofreu uma punição desportiva e um acidente.

    Resumo da ópera:

    Como visto, Alonso terminou 10 corridas na frente de Hamilton, e Lewis chegou 7 acima de Alonso. Dessas 7, 5 foram quando copiava o acerto de Fernando, e em 5 Alonso teve algum problema em potencial. Das que Alonso abteu Lewis, em apenas duas (Turquia e Europa) Lewis teve algum problema nas corridas ou nos treinos…

    Alonso foi o piloto que pontuou em mais GPs no ano, com a única exceção do Japão. Talvez seja por isso que o ricardo critique tanto essa corrida…

    É preciso ter muita imaginação – ou fanatismo – para achar que isso é “dar um pau”.

    Abraços a todos.

    http://www.f1critics.blogspot.com/

  15. Denise disse:

    Ricardo, quem pediu pra você parar de comentar??? Imagina… a diversão aqui é ler as dezenas de asneiras que você diz.

    E agora, uma dica, aliás muito parecida com a que você nos deu: se a presença do espanhol te incomoda tanto, “é simples”: finja que ele não existe! Assista as corridas como se ele não estivesse na pista, e preste atenção apenas no desempenho dos outros pilotos. Quem sabe assim você não fica mais calminho???

    P.S.: Flávio, o problema do cara é muito mais sério do que eu imaginava…

  16. Ricardo disse:

    ver a inveja e o despeito que ele tem com o Hamilton é demais !! dizer que vai ajudar o Massa é patético e ridiculo !! ele não conseguiu nem se ajudar o ano passado , como vai ajudar o outro ? enrgaçado que o cara tomava tempo até do Tarso Marques na mInardi , e depois apanhava feio do Trulli na Benetton/Renault , até este brigar com Briatore e cair em desgraça na equipe , mais ng lembra disso !!!

    mais ele ainda tem chances de acelerar um motor Ferrari algum dia , enquanto Force India e Toro Rosso usarem esses motores , ainda há esperança !!!KKKKKKKKK

  17. Ricardo disse:

    Denise , asneira quem diz é vc !! só por ter uma opinião contrária a sua , passa a ser asneira ? cd a liberdade de opinião ?

    acho que vc que deveria arrumar um namorado , e me deixar em paz !!! a presença do seu pilotinho não me incomoda não , aliás eu me divirto com as asneiras escritas aqui tb !!

    só que eu acho engraçado , como um piloto tão bom , como alguns dizem aqui , simplesmente tem as portas fechadas nas principais equipes da F1 . Ferrari e Mc Laren , as duas principais simplesmente descartam qq possibilidade de tê-lo na equipe , e até a BMW fechou a porta prá ele !! realmente é muito divertido , ver o desespero dele apanhando do Hamilton foi sensacional !!!

  18. Paulo Funke disse:

    Olha o nível!!!!

  19. Ricardo disse:

    Denise , já te disse , não vou parar de comentar aqui , pq vc não gosta ou não concorda comigo , se te incomoda meus coments , é simples , não os leia . Boa Noite querida !!

    Marcel , assim como vc tem o direito de não gostar do Schumacher , eu tb tenho todo o direito de não gostar do Choronso !!!Qto ao meu acesso a Internet , não lhe diz respeito , já que não é vc que paga as minhas contas .

  20. Ricardo disse:

    Denise ,como disse anteriormente , dispenso sua preocupação !! passar bem querida !!! fique com a sua opinião que eu mantenho a minha !!

    Marcel , Prost foi melhor que Piquet sim , assim como Schumacher foi melhor que Senna tb !! quem viu o campeonato de 2005 viu claramente que por performance o campeonato seria do KImi , que em várias oportunidades não só quebrou qdo liderava corridas , como tb teve que largar do fundão do grid em várias corridas por ter problemas mecânicos . seu idolo tomou pau de estreante sim , isso de que empataram em pts não significa nada , já que prá isso que são criados critérios de desempate e etc, falar que foi injusta a punição ao Alonso em Hungaroring é piada de mal gosto , o cara deliberadamente atrapalhou o Hamilton noi Pit Stop e perder só 5 posições no grid foi pouco !!qto a porta fechada na Mc Laren e Ferrari , isto está claríssimo , se vc não sabe ,a dupla atual da Ferrari tem contrato até o fim de 2010 , será que vc vai cair na lorota de As ou Marca , jornais sem um pingo de credibilidade ?

  21. Denise disse:

    Ricardo, que tal arrumar uma namorada??? É, pode te ajudar a desestressar um pouquinho… Ou será que a sua paixão é mesmo o Alonso??? É, porque se for, aí nem Jesus dá jeito… Passe muito mal, fofinho!

  22. marcel disse:

    * portas fechadas na FERRARI

  23. marcel disse:

    Ricardo, números não provam se um piloto é melhor que o outro, mas salientam se e quanto ele é bom.

    ninguém jamais disse que schumacher é ruim, apenas que não é melhor que senna, ou fangio. por acaso prost é melhor que piquet?

    os números de alonso só são mostrados para mostrar as qualidades desse excelente piloto, que está em sua sétima temporada, e 121 corridas… (sendo que a primeira – 17 GPs – foram com a Minardi, pior carro de todos os tempos).

    agora, esses argumentos paupérrimosdo tipo “em 2005 só levou porque o raikkonen quebrava em todas” (quantas quebras foram? e o alonso, quebrou? não?) ou “em 2006 só ganhou porque o motor do schumacher estourou” (na hungria alonso liderava e uma porca se soltou de seu carro, e em monza vinha em terceiro e seu motor explodiu, além de pneus errados na china) é tapar o sol com a peneira, e denotam um fanatismo ridículo.

    e tomou pau do estreante? até onde sei, foram 109 pontos, 12 pódios e 4 vitórias pra cada.

    isso é empate, na terra de onde venho.

    e é bom lembrar que isso só aconteceu devido a ajudinha da FIA (não punir Hamilton no Japão e no brasil, punir alonso na hungria) e o favorecimento descarado da McLaren.

    e piquetXmansell em 86?

    mansell 70 pontos, 5 vitórias
    piquet 69 pts, 4 vitórias

    por acaso mansell é melhor que piquet?

    e desde quando alonsoestá com as portas fechadas na mclaren? espero que em 2010 você esteja sem acesso à internet.

    o alonso fez o quê pra você? bateu na sua mãe? roubou seu dinheiro? sua namorada? só pode ser!

  24. Paulo Funke disse:

    Maracujina, please!!

  25. Ricardo disse:

    engraçado , que qdo se discorda de uma babação de ovo exagerada , e se fala a verdade , tentam desqualificar os comentários ! isso é coisa de quem não tem argumentos , passar bem Denise !!

    Tristan .em 2005 ele disputou com o Raikkonen o campeonato , caso vc não esteja lembrado !! e só ganhou pq a Mc Laren quebrava demais !! outra coisa , se o Hamilton copiava o acerto do Alonso , e mesmo assim era mais rápido que ele , então isso só comprova o qto o Lewis é superior ao Choronso !! Qto a comparar Hamilton com Piquet Jr , não vou nem comentar a respeito .

  26. Ricardo disse:

    Denise ,dispenso a sua preocupação !! se te incomoda o que eu escrevo , não leia querida !!

  27. Denise disse:

    Jesus, esse Ricardo precisa de um psiquiatra urgente… conhece nenhum não, Flávio???

  28. Estevão disse:

    Cara, Kubica, na minha modesta opinião, não é um bom piloto. Pelo menosm não com pinta de campeão. Tá certo que o carro da BMW deu uma piorada, mas ele é meio perdido. Já notaram como ele fica esquecido nas provas depois do 1º pit stop? Reparem nisso. O Kubica só vai bem se estiver lá na frente ou se algum infortúnio aparecer. Se não, ele fica lá atrás sem passar praticamente ninguém.
    Abs.

  29. Joao disse:

    Lembrando que novamente o Nelsinho Piquet foi o piloto que mais posições ganhou na corrida, e isto parando o mesmo número de vezes nos boxes que todos.
    Falta nele realmente a regularidade que vem com a experiência e a competência para acertar uma volta rápida na classificação.

  30. Pedro Migão disse:

    Feliz com o desempenho do Piquet, ele me lembrou o meu Flamengo quando brigava para não cair: quando você pensava que não tinha mais jeito, saía um coelho da cartola.

    É a segunda vez este ano que ele chega com a corda no pescoço e consegue virar o jogo. Curioso é que ele respondeu bem nos dois momentos de maior pressão na temporada.

  31. Paulo Funke disse:

    Quanto ódio……

  32. Ricardo disse:

    via aqui direto muitos questionando o inquestionável , o talento excepcional do Schumacher , muitos aqui tentavam diminui-lo e desmerecê-lo , e nunca fiz críticas pessoais a ninguém , apesar de discordar totalmente dessas opiniões de gente despeitada e invejosa . e nem por isso ofendi ng !! acho que tá faltando mais respeito as opiniões . até contra os números querem brigar e questionar , mais qdo é contra né ? qdo interessa vem uma avalanche de números !! rs !! e ainda vão ter que engoler o Hamilton campeão esse ano !!! e o despeitado espanhol vai ter que engolir essa .

  33. Ricardo disse:

    ele é tão bom , que simplesmente tem a porta fechada nas duas maiores equipes da F1 !! na Mc Laren pela palhaçada que fez o ano passado , e na Ferrari que não o quer nem pintado de ouro , realmente ele é demais hein !! rs !!

  34. Ricardo disse:

    a verdade dói né ? só disse a verdade !! e o despeito é tão grande , que agora ele diz que vai ajudar o Massa contra o Hamilton !! Patético !! ele ainda não engole o pau feio que levou do garoto ano passado !! qto ao meu idolo , ele está muito bem , obrigado , é só o maior piloto da história da F1 .

    Marcel , estranho todos esses números apresentados por vc , sempre vcs dizem que números não significam nada na F1 , pq vc vem com números agora ?

    qual seria a chance do choronso ganhar essa corrida , sem que as 2 Mc Laren e as 2 Ferrari tivessem se enroscado na largada ? nenhuma !! aa mesma chance de vencer em Cingapura sem o SC do Piquet Jr, nenhuma . as vezes tem que ser menos fanaticas , e analisar os fatos com sobriedade.

    Ubaldino , vc por acaso é aquela cantora de grupinho jovem espanhol , tipo Operação Triunfo que o Choronso pega disfarçado? rs !! não né ? acho que ´dá prá opinar / divergir sem apelar nem baixar o nível , vc não acha?

  35. Tristan disse:

    E se a Renault tivesse carro, não tenham dúvidas que Alonso seria campeão, porque no momento, Alonso é melhor do que Piquet e a Renault trabalha para ele. O cara é bi-campeão em cima do Schumacher, tem talento e experiência. O Outro está em seu 1o ano de F1 com um carro inferior as McLarens, Ferraris e BMWs. Se bem que evoluiu agora, e é com este carro evoluído que Piquet pode (mas não deve, afinal ainda é o 1o ano) ser julgado.

  36. Tristan disse:

    Com o melhor carro, até o Mansell, Damon Hill e outros foram campeões mundiais. Difícil é ser campeão sem ter o melhor carro, como o Piquet bi-campeão pela Brabham. Hamilton teve o melhor carro do ano passado, devido a espionagem, sem ter sido punido. E não foi campeão. Deu calor no Alonso porque copiava o acerto dele. Traduzindo para quem precisa. Em equipe de ponta, quando ela trabalha pro piloto inferior (Mansell, Hamilton, etc) ela perde campeonatos. Mansell só foi campeão quando não teve concorrência de piloto melhor na equipe superior, aí até macaco ganha.
    Deem o mesmo carro para Hamilton e Piquet Jr, sou mais o brasileiro. Afinal ele já rivalizou com um carro bom, mas não tanto quanto o do Ingles na GP2. O próprio Piquet já deixou escapar em entrevistas, que em muitos circuitos, o Alonso copia o acerto dele. A diferença é simples. A McLaren trabalhava para o Hamilton, a Renault trabalha para o Alonso.
    O resto é choro de viúva ou xenofilia.

  37. Samuca disse:

    Ah sim, só lembrando: o “piloto medíocre” que o Ricardinho se refere, o que “levou pau de um estreante” ganhou do ídolo dele.

    Conclui-se que Hamilton é um gênio, o maior de todos os tempos.

  38. Samuca disse:

    Esse Ricardo é muito engraçado. Ele não se conforma com o título perdido pelo alemão em 2007… o próprio Schumacher tá se lixando pra isso, curtindo sua aposentadoria, brincando de motos, e esse cara ainda fica de bronca.
    Sempre que o Alonso ganha é porque a corrida caiu no colo dele… e o Kubica, que liderava até então? Deixou o espanhol passar? Que eu saiba são parceiros de pôquer, não de corrida!

    Fanatismo é uma m…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>