ESSE VEM | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 - 22:54Rali

ESSE VEM

GUARUJÁ (e será ótimo) – Já a “série B” do Mundial de Rali está confirmada para março em Curitiba. O Rali da Graciosa, talvez o mais técnico e completo do país em termos de circuito e estrutura, fará parte do IRC (International Rally Challenge). No mesmo fim de semana do WTCC, o que é um pênalti para os paranaenses — como escolher um só?

De qualquer maneira, pode ser um primeiro, e muito tímido, passo para que, um dia, o WRC volte para cá.

24 comentários

  1. Evandro disse:

    Só lembrando que o rally desse ano foi supervisionado pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA

  2. Evandro disse:

    Olá galera, sou de Erechim.
    O rally desse fim de semana foi um show, o presidente da Confedereção Brasileira de Automobilismo confirmou que o WRC vai ocorrer aqui, mas não sabe se vai ser em 2012 ou 2013, mas já foi confirmado.
    Agora é esperar e torcer!!
    Mais informações

    http://www.rallyerechim.com.br/2011/index.php

  3. Edilson Vieira disse:

    Graciosa, Eerchim…. não sei qual o melhor, o que eu sei é que o pessoal do sul do país está mostrando como se faz rallye de gente grande ao resto do Brasil. E não essas gincanas motorizadas que chamam de rali por aí….

  4. Igor - ctba disse:

    Olá pessoal… Só pra passar algumas informações sobre o IRC… Acontecerá entre os dias 5 a 7 de março. A largada promocional será dia 05 às 15 horas na bolca maldita. Pela manhã, haverá o shakedown em campona grande do Sul. O rally no di 06 acontecerá em campo magro e no dia 07 em campina grande do sul. No total serão 13 SS, com a tradicional SS DOM PEDRO e RIO PESQUEIRO. Maiores informações estão no site http://www.rallydecuritiba.com.br
    Abraços.

  5. Mateus disse:

    Antonio, Pode ser que ano passado eu tenha ficado mal informado, ou que tenha-se divulgado pouco o evento (aposto mais na segunda opção). A diferença hoje em dia é que o rally da graciosa não tem apoio algum. Nem governamental, nem da iniciativa privada. Ao passo que la em Erechim, ocorrem ambos os apoios. Infelizmente a infra-estrutura (ou infraestrutura, nao lembro) ainda é de cidade de interior. E na verdade eu não defendo o WRC ou algo desse porte lá. Alguém ai em cima defendeu. Eu ficaria muito orgulhoso de minha cidade natal sediar tal evento. Mas eu apenas discordei quando o Flavio afirmou que é o mais completo e mais bem estruturado. Eu gostaria do fundo do coração que o rally da graciosa fosse novamente alçado à condição de grande evento de rally, da mesma forma como o Rally de Erechim o é nos dias de hoje. Afinal eu poderia estar presente em ambos sem problemas. E você há de convir Antonio que nos últimos anos o Rally da Graciosa tem ficado devendo em promoção. O último ano em que houve promoção à altura do evento foi em 2005 quando houve largada promocional na sexta-feira na Boca Maldita com centenas de pessoas assistindo. Esperemos que nesse ano as coisas mudem, e estarei lá para conferir!
    Abraços!

  6. Antonio disse:

    Mateus, talvez você não esteja bem informado sobre o Rallye da Graciosa, que neste ano completa “apenas” 29 anos de existência. Mas nunca é tarde. O Rallye de Erechim, com certeza é muito bem organizado, mas nessas horas, não é só isso que conta. Ou você acha que ai teriam aeroporto e a rede hoteleira necessária ao evento?

  7. Mateus disse:

    Desculpa discordar Flavio, mas o rally mais técnico e completo (além de mais bem organizado) é o de Erechim, que já foi citado por alguém ai.
    Prova disso é que no rally da “graciosa” do ano passado eu fiquei sabendo da existencia 2 horas antes de acabar.

  8. zezinho disse:

    Diz uma certa lenda que o WRC já estudou a possibilidade de fazer uma das suas etapas na Graciosa.

    Diz uma certa lenda também que isso não foi possível pela causa ecológica. Os carros causariam uma enorme ‘devastação’ ao passar acelerando na região.

    Como se a grande parte galera que vai até Morretes comer barreado aos domingos, com direito ao caldo de cana nas banquinhas da serra, fossem muito conscientes com isso…

    Não conhecia o IRC, mas já tenho a minha escolha feita para esse fim de semana!

  9. Rodolpho disse:

    A prova do Mundial de Rallye no Brasil foi em 1981, eu participei do pré mundial (teste) que foi o 1 Rallye Internacional do Brasil em 1980, quebrei no estagio 1, o Aguia foi até o final e se não me engano ficou em 10, ele que me corrija, o primeiro dia começou em São Paulo e terminou no Rio, o segundo Rio , Campos do Jordão e o terceiro Campos do Jordão , São Paulo, os apoios e a organização tinham que rodar mais de 400km por dia, tudo muito distante , complicou, aqui em Curitiba a prova devera ocorrer nos tres dias em distâncias não maiores do que 200 km de um determinado ponto, facilitando a organização e as equipes, e permitindo ao publico ver vários estágios.
    Podem vir todos, o que não falta aqui é hotel.

  10. Regis Pellegrini disse:

    Informação interessante… dois navegadores super famosos disputaram essa prova no Brasil em 1982: David Richards e um tal de Jean Todt
    Monsieur Loeb e seu C4 mágico no Brasil já!
    Abraço

  11. Flavio Chinini disse:

    O WRC passou pelo Brasil sim, mas pelo que me recordo, a CBA (que organizou a etapa) deu um show de desorganização. Talvez por isso, a WRC no Brasil só durou um ano.

  12. MarcioVS disse:

    Opa, já vou me programar para Curitiba em março.

  13. Samuel - Puma GTI disse:

    Meninos, eu vi ! Em 1982, o WRC passou por São José dos Campos e eu estava presente à largada promocional. Foi demais !!!

  14. Antonio disse:

    Flávio, já havia noticiado esta prova alguns post atrás. Como disse lá, não é coincidencia as duas provas estarem no mesmo fim de semana. O IRC utilizará toda a estrutura de logística do WTCC para chegar aqui. E quem é amante de bom automobismo não deixará de vir a Curitiba nesta semana. O IRC terá uma largada promocional no dia 04/03, uma quinta-feira, enquanto a prova se desenvolverá em estradas de muito fácil acesso, nos dias 05 e 06, sexta-feira e sábado. No domingo então, é o dia da WTCC, que aporta por aqui pelo quarto ano consecutivo. Vão fazendo as reservas pois vai faltar lugar.

  15. MSM disse:

    Com tanto fim de semana vago, e vão fazer as duas categorias juntas.
    Nós sempre estamos nos dando mal, já não tivemos o Dakar este ano.

  16. charmeston scheller disse:

    A mudança radical no regulamento do WRC para 2010,já existente no IRC ,vai dar novo gás ao mundial de rally de velocidade,pois os carros seram mais standard´´originais“.Isso vai com certeza chamar à atencão das montadoras ´´bando de mão de vaca“,pois ocorrerá uma redução drástica nos orçamentos das equipes.Com isso a categoria poderá reviver á sua melhor fase, que foi da metade dos anos 80 até a metade dos anos 90.

  17. Paulo César disse:

    A volta do WRC será uma nova tentativa de firmar o Brasil nesta prova, porém certamente dependerá dos “gênios administrativos ” que dirigem o automobilismao brasileiro.
    Em 1982 única prova no Brasil, tive a oportunidade de trabalhar na equipe de filmagem que registrou para VW Brasil todas as etapas da prova. Com destaque aos Passats movidos a alcool que se não me engano um deles foi 5º lugar na geral.
    O Audi Quattro de Michèle Mouton-Fabrizia Pons, levaram tudo e disputando com as feras Ari Vatanen, Walter Rhol.
    O documentário-propaganda da VW foi muito ilustrativo e com belas imagens, principalmente para quem não sabia nem viu de perto uma prova do WRC.
    Não sei se este documentário ainda existe nos arquivos da VWB, que teve também uma versão de narrativa em inglês.

  18. Naxi disse:

    Curiosidade: quando e aonde o WRC passou pelo Brasil?

  19. Peixe disse:

    Putz!
    Nunca tem nada, aí quando tem, vem duas coisas ao mesmo tempo!
    que sacanagem!

  20. Vínícius Amaro disse:

    Como assim, volte? O WRC já passou pelo Brasil?

  21. A. ROQUE disse:

    Não precisamos escolher um só.

    O IRC termina dia 07, dia de treino do WTCC que só corre no domingo, ou seja.

    Vou pra Curitiba pra ver corrida na lama e no asfalto.

  22. Joaquim Souza disse:

    (em Sorocaba) Eu sou de Curitiba mas resido na região sul fluminense. Lá fazemos divisa com Minas Gerais e São Paulo, além dos acessos a Angra dos Reis. É incrível como tem estrutura para receber o WRC, tanto no asfalto como na terra.

    Com certeza dá para trazer o WRC para esta região, além de ser uma região montanhosa e maravilhosa.

    É incrível que a organização do WRC, assim como o ministro dos esportes ainda não enchergou isso, debaixo de seu nariz, o potencial do BRASIL para receber a categoria.

    É incrível!!!

  23. Milton disse:

    o q é bom, é o seguinte:
    Esse IRC não é somente a série B dos rallys…mas também o embrião do que serão os S 2000, ou os novos carros do WRC em 2010.Resumindo: nós veremos o que propavelmente será o WRC de 2010 em diante.

    Alias: tem cada foguete nessa categoria… tem uns fiatzinho Abarth que, meu…da medo…

  24. Gustavo Homrich disse:

    Acho que o ideal pra WRC é o Rally de Erechim, no RS, até mesmo pq é o unico do CODASUR, com dois dias de duração. Só precisa acrescentar mais um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>