MENU

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 - 11:58F-1

TRÊS É BOM

SÃO PAULO (fome, fome…) – Bernie Ecclestone agora saiu com essa: montadoras que têm como fornecer motores para outras equipes também podem alinhar três carros no grid. Para que não se passe o vexame de 18 largando na categoria mais tudo do automobilismo mundial.

Sei que a ideia tem vários inconvenientes, mas sou simpático a ela. Sou simpático a corridas com muitos carros, em resumo. Como fazer isso não é problema meu.

54 comentários

  1. Carlos Alkimim disse:

    Caro JB, é por ae; e vae além disso.

    Se vc achou o Montezemolo quieto, o que dizer do ban ban ban da PRODRIVE, o cara tava alucinado pra entrar na F1, de repente a HONDA inteira (sem motor) cai praticamente no colo dele, e ele recusa; como pode ver, há muitos mais do que imaginamos dentro da podridão da F1, com certeza o Richards sacou alguma coisa de roubada e pulou fora.
    Agora, sobre o Montezemolo, essa é mole, imagina um grid com 03 FERRARIS lampejando de vermelha, se com dois ele levam quaze tudo todo ano, com 03 então … bau bau.
    Há muito mais pra falar, mas ando cheio dessa sujeira, o que me segura é a paixão pelas corridas, então agente aguenta o tranco.
    Mas já estou babando pra começar a temporada.
    Quanto ao que J.Stewart disse: Ele esta certissimo, o Bernie e Mosley fizeram boas coisas pra F1, mas ultimamente só pioraram as coisas , tá na hora desses cabras aposentarem.
    O Problema seguinte é quem vae entar na roda…e a roda continuará a girar, sempre … pra eles.

  2. JBCarneiro disse:

    É isso mesmo Alkimim. reforço sua opinião.

    Parece que o Sr. Bernie disse algo razoavel, enfim. Ele é um grande visionário: 3 carros por equipe. Com certeza ele está pensando no futuro. A Renault pode sair da F1 em 2010, se perder o patrocínio da ING. Bem, a Renault entrou na categoria praticamente anunciando que iria sair. Então Bernie pensa no próximo ano: 3 x 8 = 24 carros na F1 em 2010. Seria o ideal. Se for algo neste sentido seria realmente muito bom. Mas pelo jeito não é. Ele diz que quem fornece motores para outra equipe pode ter um terceiro carro. Seriam 3 a mais. Para que? Mais confusão e atrair a atenção da midia. Passa a ser um fato cuiroso na F1. Mais pessoas seriam atraidas. Mais canais quereriam transmitir. Mais dinheiro arrecadado para os negócios dele. É o que importa. E o principal: desvia a atenção do problema real da F1 enquanto enrola mais um pouco as equipes. Curioso o Montezemolo ficou muito quieto, de uma hora para outra.

    “Bernie Ecclestone declarou que pode pedir às equipes mais bem-estruturadas do campeonato a colocarem um terceiro carro para competir”. O que seriam estas tais “bem-estruturadas”. A Renault é uma destas, embora com orçamento apertado e sempre parecendo que vai cair fora, tem provavelmente o melhor piloto da atualidade, bons tecnicos, engenheiros e mecânicos; se o carro deste ano for bem nascido lutará pelo titulo. Prem é difícil sequer imaginar a Renault com um terceiro carro, embora forneça motores para a RBR. As que vem abaixo dela então, esqueça.
    Sobram Ferrari, McLaren, Toyota e BMW, que seriam as tais bem-estruturadas. Como o próprio Bernie demonstra, o que pode “salvar” a Formula 1 é, simples, dinheiro!
    Mas com toda essa crise mundial onde encontrar dinheiro? Na própria Formula 1. A categoria gera uma verdadeira fortuna em arrecadação com eventos, transmissões e patriocinios. Senão porque então um Banco, ou uma investidora ou uma seguradora ou um grupo de investidores, não sei direto e tambem não importa muito, pagou bilhões de dolares por 75% das ações da FOM? Para ter prejuizo? Para ter um lucrinho básico apenas? Claro que não. Mas sim para ter o que mais lhes interessa, altíssimos lucros.
    Tudo o que vem se falando e propondo para a F1 não resolve o problema verdadeiramente. Tem efeito temporário. Logo volta ao ponto de partida e então tem-se outra ideia. As piores são as que saem da cachola do Sr. Ecclestone, pois visam apenas a realizar os desejos pessoais dele e manter seus rendimentos bilionarios. Essa dos tres carros por equipe faria com que, derepente, tivesse que ser adotada a regra ridicula e imbecil das medalhas.

    O ideal é o Bernie fora da F1. E começo a achar que Jackie Stewart tem razão. Talvez o Mosley tambem. Só não estavam juntos no escândalo.

  3. não vae funcionar, vovô bernie e vovô Mosley estão gagás e milionarios, estes desgraçados estão afundando a F1 ano após anos com sua idéias idiotas, eles só pensan neles e seus milhões. Esta idéia estupida e esdruxula de medalhas!!!
    num dá pra acreditar!!!
    acho incrivel como os grande times e chefes de equipes aceitam tais aberrações, falaram em cortar custos e baixam uma intimação pra desenvolverem e usar o KERS em 2009, sob a bagatela de 60 milhões pra cada equipe desenvolver a geringonça, além do visual horrorivel dos carros este ano.
    Agora essa de tres carros, quer dizer! tres carros pra quem é fabricante, leia-se. Ferrari, Toyota, BMW, Renault e McLaren Mercedes, simplesmente equipes como Torro Rosso, RedBull,Force India, Williams ficarão alijadas de pontuar, ou alguem acredita que o 3º carro das 04 Grandes vae ser pior, fiieee, o rio corre pro mar, mais uma idéia desastrada na tentativa de salvar uma temporada que antes de começar parece estar a beira de uma falencia global, a culca não é da crise ou falta de din din,mas sim da estupides dos dirigentes que destroen a F1. Tempos ruins.
    E pros brazucas??? só sobrou no fio fó. Ui ui ui, cruz credo. Saudades dos bons tempos.

  4. Leandro Angelo disse:

    Este tópico de 3 carros por equipe surgiu a um tempo atrás, por alguma outra razão e eu comentei aqui no blog que sou 110% favorável, alias independente da débâcle geral, pois uma formula um de 22 carros, mas que no máximo 4 brigam por vitórias é potencialmente tão chata quanto uma com 18.
    Considerando a hipótese de que a apenas Honda está fora e que as equipes que estão iriam permanecer, entretanto a sombra da crise está assustando até que não deveria ter medo do escuro.
    Mas se pegarmos a idéia em si, com um critério claro, bem definido poder ser muito mais simpático a todos, inclusive ao publico.
    Vamos por partes:

    1) Equipes que teriam 3 carros: As 3 primeiras do ano anterior, se seguirmos o campeonato de 2008 teríamos a Ferrari, Mclaren e BMW. (O que já teríamos 6 carros brigando por pódios).
    2) Pontuação os 3º carros de cada equipe ficaria fora dos pontos, validando as 2 melhores colocações. (Inibindo assim jogos acintosos de equipe)
    3) Custos de Logística e Transporte, assumindo o fato de que a Honda ficou para trás, a sua verba seria rateada de maneira igualitária nesta temporada com as equipes que alinharam os carros extras e a partir do próximo ano o bolo voltaria a ser dividido pelo numero de equipes inscritas, seguindo as colocações deste ano, mas abolindo o critério que só teria direito quem pontuasse o que daria um fôlego extra às Force Índia da vida.

    No meu delírio pessoal ficaria assim o (hipotético) grid:

    Mclaren
    1-Lewis Hamilton
    2-Heiki Kovalainen
    20- A ser Anunciado

    Ferrari
    3-Felipe Massa
    4-Kimi Raikkonen
    21- A ser anunciado

    BMW
    5-Robert Kubica
    6-Nick Heidfeld
    22-A ser anunciado

    Renault
    7-Fernando Alonso
    8-Nelson A. Piquet

    Toyota
    9-Jarno Trulli
    10-Timo Glock

    Toro Rosso
    11-Sebastien Bourdais
    12-Sebastien Buemi

    Red Bull Racing
    14-Mark Webber
    15-Sebatian Vettel

    Williams
    16-Nico Rosberg
    17-Kazuki Nakajima

    Force India
    18-Giancarlo Fisichella
    19-Adrian Sutil

    Total: 21 Carros no Grid…

    Assim eu acho que seria uma baita idéia….

    Abs Leandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>