SENNA, 15 (1) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 28 de abril de 2009 - 19:41F-1

SENNA, 15 (1)

SÃO PAULO (assim, sim) - Esta é a semana que marca os 15 anos da morte de Senna. Não estou a fim de cair na vala-comum da choradeira e das lembranças de “como eram boas as nossas manhãs de domingo”. Em vez disso, vou procurar colocar aqui, todos os dias, algum vídeo bacana que, se possível, não esteja entre aqueles que todo mundo já viu. Começo com este enviado pelo Ricardo Divila, que foi projetista da Lada. Trata-se da vitória de Spa em 1985, pela Lotus, comentada por ele mesmo — Senna, não Divila, que naquela época trabalhava no “face-lifting” do Laika que seria exportado para o Brasil. Foi sua segunda vitória na F-1. Como na primeira, em Portugal, na chuva.

81 comentários

  1. Andre Benevides disse:

    Incrível os caras dos pits. Todo mundo de jaqueta, calça jeans, sem qualquer equipamento de proteção. Parece que chamaram torcedores: Ei, venham aqui dar uma força na troca de pneus!! Era mais humano.

  2. célio disse:

    Para mim, foi a melhor e a mais inesquecível dupla da fórmula 1, Senna e a Lotus preta, uma dupla sensacional, era sempre um show, depois da separação, tudo ficou normal, até mesmo Senna perdeu um pouco do seu brilho…vídeo muito legal…

  3. Glauber disse:

    Show de bola ! Ayrton sempre ganhando em cima do anão, que fugia da chuva. Acho que é a mania francesa de não tomar banho. Deve ser medo da água mesmo.
    Fantástica a ultrapassagem que o Ayrton faz logo após sair do box.
    E como já disseram, hilário a Ferrari derrubando o carro do Johansson no pit stop. Esta é a velha Ferrari, que está voltando a cena agora. Eles devem estar assistindo muito estes vídeos da famosa época de jejum de títulos…

  4. Foca disse:

    alguem tem o email do rubinho pra mandar esse video pra ele?

  5. s_muller disse:

    Coisa mais linda o áudio dos motores turbo daquela época; os carros, também, demais…, bico baixo, pneuzão atras, os motores renault da lotus na época eram 1,5 L e tinham 1500 HP (os de classificação). Saudades da F1 de verdade, que o Vermie e seu capacho Mosley mataram com as constantes mudanças de regulamento, sempre visando impedir ora piloto, ora carro que se sobressaíse. Tudo em prol do bu$ine$$. Mas um dia vem a conta pra estes 2, daí quem sabe o esporte melhore.

  6. E.Martinez disse:

    Senna foi o maior piloto da história, ele era do tempo que o cara tirava a mão do volante pra trocar de marcha, no tempo dele o carro ainda era mais mecânico que eletrônico, fora que ao contrario do Schumacher ele disputava o grid com mais 3 ou 4 campeões mundiais.

    Quem diz que Schumacher é melhor que o Senna só porque o alemão tem 7 campeonatos só prova que aprendeu a contar…

    Schumacher pegou uma bela entre-safra na F1, enquanto que a grandiosidade de Senna se provou não só pelo seu talento mas também pela qualidade de seus adversários….

  7. fernando zimmer disse:

    o pit lane naquela epoca era uma farra do boi(2)

  8. Muller disse:

    O review desse ano de 85 foi todo comentado pelos próprios pilotos. Na maioria das vezes vencedores (como Mansell, Piquet, Senna, Prost) e alguns caras legais como Alboretto e Johansson.
    Cada corrida um deles. Muito boa, a iniciativa.

    No de 86, aquele chato do locutor oficial da FISA voltaria para comentar as corridas.

  9. Paulo Gomes disse:

    “Coloquei por fora, no molhado, de slicks, para passar o Mansell…”

    Simple like that!

  10. coringa disse:

    o pit lane naquela epoca era uma farra do boi

  11. Goiás disse:

    Eu lembro desse prova…
    AH,COMO ERAM ÓTIMAS ESSAS MANHÃS DE DOMINGO!!!!!
    Fiquei estupefato com esse post pois o FG parece que nunca gostou muito do Senna.

  12. Daktarino disse:

    Todos os pilotos da atual F1 deviam assistir esse vídeo e em seguida abandonar suas carreiras.

    Senna é Deus, e esse comentário não é de torcedor manipulado pela Globo como alguns “achistas” e “entendidos” tentam nos caracterizar.

  13. Max Mosley disse:

    Bom video com uma análise, acima de tudo, lúcida do que estava acontecendo na pista com suas causas e consequências.

    Interessante notar que a ferralha do video é legítima. Os trapalhões sempre me fazem rir.

  14. Eric disse:

    Ao Vascojones:

    O Piquet estava em segundo.Reveja a primeira curva ápós a largada.

  15. JP disse:

    “Pelo video, a gente ve que a F1 nem era tão ‘legal’ assim. Senna dominou a corrida toda.
    Passou Mansel, o segundo como se fosse em retardatário.”

    PBG:
    Só quem acompanhou aqueles dias, sabe que a F1 era LEGAL sim.

  16. PBG disse:

    Pelo video, a gente ve que a F1 nem era tão ‘legal’ assim. Senna dominou a corrida toda.
    Passou Mansel, o segundo como se fosse em retardatário.
    Mias ou menos como o Vettel fez em imola e este ano.

  17. Thiago Azevedo disse:

    Mauro

    Eu tinha 5 ou 6 anos nessa época e assistia às corridas nos horários que fossem!
    Não perdia de jeito nenhum!

  18. vascojones disse:

    Não vi o Piquet rodando. É certo que ele não era dos melhores na chuva,mas a Williams que vi rodando não poderia ser do Piquet, porque ele só foi correr para o tio Frank em 1986 – quando brigou com Mansell até o fim e ambos perderam pro Prost em Adelaide.
    Em 1985, Piquet corria de Brabham – equipe do Tio Bernie.
    Antes de cornetarem Piquet-Pai, pesquisem.Senna era gênio, o melhor.Mas o Piquet também era, perdendo em alguns pontos e ganhando em outros.Viva O brasil da F1 daquela época.

  19. Renato Rolim disse:

    “e pelo que sei, tanto a lotação de interlagos quanto a audiencia da TV, hj são maiores que nos tempos dele como piloto. Novamente parabéns, comentário sensato, com razão e não somente com emoção.
    Mauro”

    sabe nada, as audiências das corridas na época do Tri campeonato, eram comparaveis as de partidas do Brasil na Copa do Mundo. Passavam de 30 pontos.

  20. luisfernando disse:

    senna é inesquecivel,as paradas de box da ferrari na época eram bem tumultuadas.o domenicalli já estava lá?

  21. JR disse:

    Podem me chamar de viúva…. mas poxa…esse cara era muito bota. Sabia o que falar, usava a mídia e tudo omais. Mas ainda acho que foi o melhor brasileiro na F1 e um dos 5 melhores de todos os tempos. Pessoal: imaginem o Senna numa RBR, Brawn, STR ou até mesmo a Force India nos dias de hoje. Quem seria seu maior adversário: Button? Massa? Vettel? Seria coverdia. Comparação só mesmo com o alemão … Abraços a todos os admiradores da velocidade.

  22. Rodrigo Abreu disse:

    Essa Lotus foi o carro de fórmula 1 mais lindo que já existiu, na minha opinião…

  23. ANTONIO JUNIOR disse:

    É covardia comparar Senna com os atuais pilotos de F1, até mesmo shumacher tomaria pau do senna, perdeu o campeonato de 94 para Damom hill …O único que rivalizava com Senna era o Prost e mesmo assim só no seco…no molhado não tinha pra ninguém…Provavelmente hoje com 49 anos ele andaria mais que barrica…massa e cia…

  24. André Buriti disse:

    PQP!
    Esqueci como esse cara guiava na chuva!
    Depois de tantos anos assistindo pilotos medianos e medíocres perdi o parâmetro, o que foi a ultrapassagem na Eau Rouge, meu Deus!
    Era por isso que depois daquilo todo mundo dizia que aquilo era curva que separava os homens dos meninos, hoje está mais fácil com a aerodinâmica, mas comparado com hoje há quinze anos atrás os carros eram absolutamente instáveis, ainda mais naquelas condições, pista molhada com slicks frios, só mesmo O CARA pra fazer uma manobra daquelas.
    Hoje na F1 arrisco dizer que só tem dois pilotos com o arrojo do Senna: Hamilton e Vettel, o resto ou é mediano ou burocrático.
    Tem o Massa também, mas ele é meio on/off.
    Já a Ferrari, nada mudou, só os cabelos… brancos… do Luca de Montezemolo.

  25. Eric disse:

    O mauricio mandou uma Ótima…(com maiuscula mesmo)

  26. Mauricio disse:

    Que ultrapassagem mais insana sobre o Mansell: de pneus sclick, frios, fora do trilho e na Eau Rouge!
    Ele jamais deveria ter feito isso. Tinha é que ficar umas 4 voltas tendo chilique e gesticulando atrás do Mansell pra ver se ele tinha a boa vontade de dar passagem.

  27. Leonardo disse:

    Pô.. falar que o regulamento matou Senna foi forçada.
    Pelo que dizem e pelo que se lê daquela corrida (eu tinha 10 anos, só assisti a corrida, não li notícias nem os comentários), Senna estava preocupado quanto à segurança, já que o Ratzenberger havia acabado de morrer e o Rubinho estava no hospital.
    Dizem que até agitou a volta da comissão de segurança dos pilotos, sendo ele o “lider”.

    Mas ele queria correr pq precisava pontuar pq “vencer” é mais importante, “dar o melhor de si” é mais importante.
    É um vencedor morto. Uma pena, mesmo.

    Só voltei a assistir F1 quando o Alonso apareceu. Não via graça alguma.

    Mas o que eu gosto mesmo do Senna é a pronúncia! Was bery dificult

  28. Maurício disse:

    Poucos jornalistas no Brasil tratam os assuntos F1/Senna de forma tão sensata quanto você. Parabéns pelo seu profissionalismo. Merece respeito.

  29. Só posso dizer uma coisa , a F-1 era mais legal e mais charmosa do que hoje .

  30. Danillo disse:

    Para o pessoal que quiser ver coisas sobre o Senna, aqui no Conjunto Nacional (SP), na Av. Paulista tem uma exposição sobre a carreira dele com esculturas, fotos, quadros e capacetes. Tem lojinha com souvenirs tb!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>