ESTOCOU
SÃO PAULO (o mundo vai acabar, mesmo) – Só más notícias, hoje. O blogueiro Luis Otávio LO avisa que a TC2000, categoria mais popular da Argentina, deu uma “estocada”. A partir deste ano, todos vão usar motores iguais, embora os carros não sejam bolhas, mas derivados dos modelos de linha. Apesar disso, a Fiat se juntou à categoria com o Linea. Os outros modelos usados são Renault Mégane, Toyota Corolla, Checrolet Vectra e Peugeot 307.
Assim, a TC2000 fica parecida com a Top Race V6, essa sim uma versão hermana da Stock brasileira, que usa bolhas e motores iguais. Os novos propulsores da TC2000 serão feitos, adivinhem, pelo Orestes Berta. Só ele faz motor de corrida na Argentina.
E no brasil quem fabrica motores de corrida, tirando a JL que importa e monta?
GOSTARIA DE TER INFORMACAO PARA COMPRAR PECAS PARA O DURATEC 2.3 PARA ARRANCADA.
NEXTEL 30*57600
ROGERIO
Bom, eu acho que eles usam o nome Mazda, só para parecer um motor neutro, que não pertence a nenhum outro carro do certame, mas, sabemos muito bem que se trata de um motor Ford. Outra curiosidade é que, a equipe oficial da Ford está sob a batuta de…Orestes Berta, seria algo parecido se a família Giaffone tivesse uma equipe na Stock…
Bom, sobre o motor, eu imaginei que fosse um 2.0, e não um 2.3 igual ao que equipe os carros da F3.
O que eu não tenho certeza é se o motor único vai continuar durante muito tempo, a promessa é que essa fase seria apenas transitória, pois a partir do ano que vem seria criada uma nova TC2000, mais barata, muito provavelmente algo parecido com o WTCC, só não sei se com motor único.
Pô Flavinho, mais uma noticia triste cara! Eles querem padronizar tudo, no estilo FIA do safardana do Mosley! Imagina todas as categorias como o mesmo motor!! QUE É ISSO???
Este vídeo mostra como os motores foram feitos pelo Berta.
http://video.carburando.com/TC-2000-ASI-NACIO-EL-MOTOR-v-776BA50F112F32729A32D08475BA30E8.htm
No mesmo e bom site (/www.carburando.com.ar) dá para saber bastante sobre o automobilismo hermano. Sim senhores, muito melhor que o nosso, apesar de todos os problemas que os blogueiros sempre indicam aqui: autódromos, a “estocada” da TC2000, etc…
A Oreste Berta S/A prepara 2 motores de origem Ford, L4 e V6:
3 versões do Ford Duratec 23 / Mazda MZR 2.3 (DOHC 2300 cc / 4 cilindros em linha) – usado no Fusion
Potência Máxima / rpm: 257 Hp a 6500 rpm.
Torque Máximo / rpm: 29,0 kg.m a 5100 rpm.
Redline: 7250 rpm.
Potência Máxima / rpm: 263 Hp a 6600 rpm.
Torque Máximo / rpm: 29,0 kg.m a 5600 rpm.
Redline: 7000 rpm.
Potência Máxima / rpm: 200 Hp a 6000 rpm.
Torque Máximo / rpm: 25,0 kg.m a 4000/5000 rpm.
Redline: 7000 rpm.
1 Versão do motor Ford Duratec 30 / Jaguar AJ-30 ( DOHC 3000 cc 6 cilindros em V @ 60º) – usado no Mondeo V6, Jaguar, etc.
Potência Máxima / rpm: 345 Hp a 7000 rpm.
Torque Máximo / rpm: 33,7 kg.m a 4600 rpm / 36,3 kg.m a 6400 rpm.
Redline: 7250 rpm.
Mas também vai ver o tamanho da Fábrica do Berta na Argentina,tem até pista de testes.
Meu Deus ! Até os argentinos?!!!
É uma vergonha , as fabricas deviam dar os motores preparados de graça para as equipes que correm com seus carros.
O que custa meia duzia de motores para uma industria automotiva!!
Isto significa que o automobilismo classico ,aquele onde as maquinas eram também as estrelas ,está acabando .
Daqui 20 anos os saudozistas continuaram relembrando dos Ford GT40 ,Ferrari GTO ,Ferrari P4 ,Maserati 450 s , Porsche 917 ,Cobra Daytona , Bugatti 35 ,Auto Union Type C e tantos outros fantasticos projetos que fizeram historia pela beleza ,desempenho que encantaram o Mundo e fizeram muitos apaixonados .
Essas monomarcas serão esquecidas ! Os pilotos não serão mais reconhecidos pelo capacete e todo o Mundo vai adotar a Nascar como categoria nacional .
Lamentável. Eu gostava tanto da TC2000, era uma categoria de carros de verdade. Aliás, acho que em pouco tempo não teremos mais carros de verdade correndo pelo mundo.
A Fiat é mesmo muita estranha, vende na Argentina uns 100 mil carros/ano e patrocina uma equipe oficial. Aqui vende mais de 500/mil e não patrocina porra nenhuma. As outras montadoras também, não dá para enteder.
Lembrando que o Berta é quem prepara os motores da Formula 3 Sulamericana, usano o bloco Ford.
Lui, obrigado pelo link e pelas informações. Na verdade, para aqueles que sempre criticaram a stock car é um soco no estomago.
Na stockcar ja tinham percebido a um bom tempo que não da pra liberar o desenvolvimento de motores por que as proprias equipes se autodigerem, aconteceu na F1, esta acontecendo na DTM (da dó de ver) e aconteceu na TC 2000, que já vinha perdendo espaço para a TRV6, é importante lembrar que até mesmo o FIA GT tem lastro pra equilibrar as coisas e a série Le mans esta com grids pequenos.
Na minha opinião, se é pra padronizar motores, acho melhor que se faça um chassi tubular, fica muito estranho isso que a TC2000 ta fazendo.
O que é interessante apontar é que a TC2000 só tem duas etapas confirmadas para 2009(imagina se fosse na Stock), além disso esse autódromo que correram é do nível de guaporé ou Goiania. reparem como ficam fotografos e carros de auxilio espalhados proximos a pista.
Tenho só uma pergunta. Se o motor é Ford, por que dizem que é Mazda?? Já vi inventarem nomes genéricos para motores, mas alterar o fabricante nunca vi.
Os motores serão os mazda da F3 com 320 HP , conforme a materai do clarin informa. Alguem sabe se esses motores são o da F3 Sudam?? Não são menos potentes??
Pelo o que li em fóruns e no site da propria TC2000, o motivo para a adoção de um motor único foi a crise, pois as equipes estavam gastando uma fortuna para preparar os motores, inclusive enviando-os para o exterior. As equipes oficiais de fábrica ainda existem, menos a Honda, que não apoia mais diretamente a equipe que é patrocinada pela Petrobras, o que não mudou nada, pois foi um Honda Civic o vencedor da primeira etapa da categoria. O motor preparado pelo Berta foi chamado de Mazda, mas na verdade é um Ford mesmo, só ficou estranho os Vectras, Corrollas e Méganes usando motor Ford. No fundo continuou a mesma coisa, com as mesmas equipes, só o motor que é padrão. Para assistir a um VT da primeira etapa da TC2000 é só clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/user/motorsportzx?gl=ES&hl=es
Outra: cadê a Honda?
Ah, ótimo, motores iguais e a Ford pulou fora…
Acho que a base do motor “bertista”será o Duratec. Vi uma entrevista dele com o Jorge Koechlin no Speed Channel, e empresa dele é de primeira.
A Ford pulou fora então? Não tem mais Focus Sedan com Duratec 2.0 16V dando cacete na galera toda?
Eu como fordista torço para que ela não participe dessa “estocada”.
A crise deve ser o argumento
uma péssima notícia. Temo que isso seja uma tendência. Será que as montadoras não se interessam mais pelo mundo desportivo? Aquela geração com o vírus da competição na veia já acabou? E agora em seus lugares apenas um engravatados chatos preocupados apenas com a imagem de algo falso na pista que não foi preparado por eles? Lamentável!!!
Céus, Orestes Berta ainda existe? Ainda faz motor? Cáspite!